21/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Reservas Hídricas Estaduais continuam com 54% da sua capacidade

Foto: ASCOM/IGARN

As reservas hídricas superficiais estaduais fecharam a primeira quinzena de agosto acumulando 2.378.007.829 m³, o que percentualmente representa 54,33% da carga máxima que os 47 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das águas do RN (Igarn), conseguem represar, que é de 4.376.444.842 m³. É o que aponta Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (20).

“Nós estamos fechando a primeira quinzena de agosto com um volume de mais de 54% de água nos nossos reservatórios, isso representa uma boa capacidade para o abastecimento das populações das cidades potiguares, além de propiciar que o Igarn atenda às demandas de produções, agricultura familiar e o agronegócio. Consequentemente poderemos garantir maior renda no campo e nas cidades”, disse o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, acumula 1.502.835.076 m³, que correspondem a 63,33% da sua capacidade total. No mesmo período de agosto do ano passado o reservatório estava com 718.645.962 m³, percentualmente, 30,28% do seu volume máximo.

Segunda maior barragem do Estado, Santa Cruz do Apodi acumula 202.741.340 m³, percentualmente, 33,81% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Em meados de agosto do ano passado o reservatório estava com 139.895.648 m³, correspondentes a 23,33% do seu volume máximo.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 256.914.034 m³, que em termos percentuais representam 87,74% da sua capacidade total, 292.813.650 m³. No mesmo período do ano passado o manancial estava com 108.649.165 m³, correspondentes a 37,11% da sua capacidade.

A barragem Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, acumula 18.638.462 m³, porcentualmente 33,98% da sua capacidade total. No mesmo período de agosto do ano passado o reservatório estava com 170.054 m³, que correspondiam a 0,31% do seu volume máximo.

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 13.395.912 m³, correspondentes a 30,16% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. Em meados de agosto de 2019 o Gargalheiras estava com 224.499 m³, percentualmente, 0,51% da sua capacidade.

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 2.769.094 m³ correspondentes a 25,49% da sua capacidade total que é de 10.865.000 m³. No mesmo período do ano passado o manancial estava com 487.074 m³, correspondentes a 4,48% do seu volume máximo.

Já o açude Itans, localizado em Caicó, acumula 10.031.521 m³, correspondentes a 13,23% da sua capacidade total que é de 75.839.349 m³. Em agosto do ano passado o manancial estava com 458.536 m³, percentualmente, 0,60% da sua capacidade.

Atualmente os reservatórios que se mantém com volumes acima dos 90% são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 93,33%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 90,64%; Apanha Peixe, em Caraúbas, com 97,33%; Encanto, localizado em Encanto, com 95,15%; Mendubim, localizado em Assu, com 96,13% e Beldroega, localizado em Paraú, com 90,99%.

Já os que estão com volumes acima dos 80%, além de Umari, são: Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 89,31%; Morcego, em Campo Grande, com 88,98%; Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, com 85,82%; Pataxó, em Ipanguaçu, com 88,46% e Dourado, em Currais Novos, com 85,93%.

Em termos gerais, dos 47 reservatórios monitorados, temos 2 em volume de alerta, que ocorre quando o açude está com volume inferior a 10% da sua capacidade e 2 secos. Em termos percentuais são 4,25% dos mananciais em nível de alerta e outros 4,25% secos, em um total de 8,50% de reservatórios em níveis críticos, porém Passagem das Traíras, que é um dos dois que está em nível de alerta, está em reforma, o que impossibilita que a barragem acumule água. O outro reservatório em nível de alerta é Esquicho, localizado em Ouro Branco. Já os secos são o açude Trairi, localizado em Tangará e o Inharé, em Santa Cruz.

Situação das lagoas

A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.

A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.268.555 m³, percentualmente, 92,72% da sua capacidade total que é de 11.074.800 m³.

A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 45.906.783 m³, correspondentes a 54,48% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.

21/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministério da Saúde destinou R$ 72.5 bilhões para o combate à Covid-19

Desde o início da crise do novo coronavírus, o Ministério da Saúde vem apoiando estados e municípios na compra e entrega de equipamentos, habilitação de leitos de UTI e enviando recursos para o enfrentamento da Covid-19. Ao todo, já foram R$ 72,5 bilhões, destinados aos 26 estados e o Distrito Federal. Desse total, R$ 52,6 bilhões foram para serviços de rotina do SUS, e outros R$ 19,9 bilhões para a Covid-19. O balanço das ações da pasta foram divulgados durante coletiva de imprensa online nessa quinta-feira (20).

O Ministério da Saúde já habilitou 12.005 dos 12.233 leitos solicitados pelos estados e municípios para o tratamento exclusivo de pacientes da Covid-19 – que representa quase 100% da demanda – 247 são de UTI pediátrica. O valor investido pelo Governo Federal é de R$ 1,72 bilhão, pago em parcela única, para que os entes federados façam o custeio dessas unidades pelos próximos 90 dias – ou enquanto houver necessidade em decorrência do novo coronavírus.

Cada leito para Covid-19 custa diariamente o dobro do valor habitual para leitos de UTI: de R$ 800 para R$ 1.600. Os gestores dos estados e municípios recebem o valor antes mesmo da ocupação do leito.

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento destas unidades. O Ministério da Saúde, por sua vez, repassa recursos destinados à manutenção dos serviços por 90 dias ou enquanto houver necessidade de apoio.

Para a habilitação, basta que estados e municípios enviem um ofício ao Ministério da Saúde com a solicitação. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Ventiladores Pulmonares

Brasil conta agora com o reforço de 10.328 ventiladores pulmonares entregues pelo Ministério da Saúde para auxílio no atendimento aos pacientes com Covid-19. Os equipamentos foram entregues em todos os estados e no Distrito Federal.

A distribuição para os municípios e unidades de saúde é de responsabilidade de cada estado, conforme planejamento local. As entregas levam em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública – principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade.

A Pasta assinou, até o momento, cinco contratos com empresas brasileiras para a produção de 16.252 ventiladores pulmonares: 6.500 com a Magnamed, no valor de R$ 322,5 milhões; 4.300 com a Intermed, no valor de R$ 258 milhões; 3.300 com a KTK, no valor de R$ 78 milhões; 1.202 com a empresa Leistung, no valor de R$ 72 milhões; e 950 com a WEG, no valor de R$ 57 milhões. O esforço envolve mais de 15 instituições, entre fabricantes, processadores, instituições financeiras e empresas de alta tecnologia. A distribuição tem ocorrido conforme a capacidade de produção da indústria nacional, que depende de algumas peças que são importadas.

EPI

O Ministério da Saúde distribuiu 241,3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 em todo o país. Entre os itens estão máscaras, aventais, óculos, protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool. As entregas representam mais um, entre diversos esforços do Governo do Brasil, para auxiliar e reforçar as redes de saúde dos estados e municípios no combate a pandemia da Covid-19.

Ao todo, o Ministério da Saúde já entregou aos estados 564,2 mil litros de álcool; 3,1 milhões de aventais; 36,9 milhões de luvas; 16,4 milhões de máscaras N95; 164,6 milhões de máscaras cirúrgicas; 2,3 milhões de óculos e protetores faciais, e 17,2 milhões de toucas e sapatilhas. Os materiais foram entregues para as secretarias estaduais de Saúde, responsáveis por definir quais os serviços vão recebê-los – a partir de um planejamento local.

Centros Comunitários

Para fortalecer as estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades e favelas, o Ministério da Saúde atendeu e credenciou 306 Centros Comunitários para conseguir atender os números de casos da doença e manter a demanda assistencial que habitualmente é feita na Atenção Primária à Saúde (APS), com investimento de R$ 3,9 milhões.

A estratégia vem para aumentar a distribuição das equipes que atuam na atenção primária no País, em especial nas regiões em maior situação de vulnerabilidade social, que é ponto central para o enfrentamento da Covid-19.

Além disso, existe a proposta da Rede de Atenção à Saúde (RAS) para atender os casos leves de síndrome gripal e Covid-19 nos Centros de Atendimentos e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde. Até o momento, foram credenciados 1.308 Centros de Atendimentos para Enfrentamento à Covid-19, com investimento de R$ 112,04 milhões.

Povos Indígenas

Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Telebrás vai levar internet aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), aos 367 polos e a todas as Casas de Saúde Indígena (Casais) do Brasil. O acordo prevê a instalação de dispositivos wifi para que as pessoas possam ter acesso à internet. Isso permitirá a adoção de melhores padrões de governança, qualificação do atendimento ao público e demais benefícios para a população indígena.

A perspectiva é que a instalação das 436 antenas seja concluída nos próximos três meses, beneficiando, assim, a comunicação com as comunidades de difícil acesso.

Plataforma Localiza SUS

A população pode acompanhar a quantidade de EPIs distribuída a cada estado pelo Localiza SUS, um painel on-line criado pelo Ministério da Saúde. Na plataforma também é possível acompanhar a quantidade de leitos habilitados, testes entregues, insumos e outros itens disponibilizados. O objetivo é informar a população sobre tudo o que foi comprado, doado e distribuído para o enfrentamento da Covid-19.

Com informações do Ministério da Saúde

21/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern terá de recalcular consumo e indenizar cliente

A 3ª Câmara Cível do TJRN manteve decisão de primeira instância que determina à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) o recálculo do consumo de água no imóvel de um cliente, bem como o pagamento de indenização no valor de R$ 5 mil pelos danos morais a ele causados.

Conforme consta no processo, originário da 3ª Vara Cível de Natal, o cliente demandante constatou o aumento significativo em sua conta de água a partir de julho de 2017, “sendo verificada a existência de vazamento externo à residência, o qual molhava toda a rua”. Nesse sentido, ele alegou ter sido surpreendido com o aumento progressivo nas contas, chegando ao valor de R$ 2.057,69, em outubro do mesmo ano. Mesmo após reclamações junto à demandada, as cobranças foram mantidas, tendo o fornecimento de água de sua casa sido cortado.

Ao analisar o caso, o desembargador Ibanez Monteiro, relator do acórdão na 3ª Câmara, ressaltou inicialmente a aplicabilidade ao caso do Código de Defesa do Consumidor (CDC), tendo em vista que a apelante é “concessionária de serviços atinentes a água e esgotos e a parte apelada é a destinatária final desses serviços”.

Neste sentido, levou em consideração o artigo 3º do CDC, o qual indica caber ao fornecedor a prova de que “o serviço não é defeituoso ou há culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro”. Por essa razão, era incumbência da concessionária demandada constituir provas de suas alegações, e, portanto, “a confirmação da existência de vazamento interno ou de culpa exclusiva do autor em relação ao aumento do consumo”. Entretanto no decorrer do processo ficou claro que a “ré não trouxe aos autos elementos capazes de dirimir sua responsabilidade”.

Além disso, consta a realização de perícia, “a qual não encontrou vazamentos no imóvel do demandante”. O laudo pericial também indicou que se existisse vazamento, “no vaso sanitário, por exemplo, na pior das hipóteses, seria, em média, trinta metros cúbicos por mês, tendo em vista que o consumo mensal é de treze vírgula cinco metros cúbicos por mês”, gerando valores muito menores que os registrados.

Desta forma, foram mantidos os termos da sentença de primeiro grau, na qual foi fixada indenização pelos danos morais sofridos, bem como a determinação de que a concessionária demandada deverá rever os valores atribuídos ao cliente demandante “nos meses de julho a outubro de 2017, tomando com base a média de consumo dos seis meses anteriores ao período reclamado” , fazendo também a correção das cobranças efetuadas.

21/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter propõe Lei que garante acesso pessoal à internet para alunos do estado

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) apresentou Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo do Rio Grande do Norte a requisitar pacotes de internet para estudantes da rede estadual de educação. A proposta tem como objetivo garantir o acesso à educação durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid- 19.

“O acesso à internet em banda larga tornou-se, ainda mais, um insumo fundamental no dia a dia das pessoas, que passaram a trabalhar e a estudar remotamente. Na educação, sobretudo, o impacto que esse acesso provoca faz a diferença na formação de milhões de jovens, hoje privados de aulas presenciais”, destacou Nelter.

De acordo com a proposta apresentada na Assembleia Legislativa do RN, o quantitativo de pacotes de dados móveis de internet a serem requeridos será determinado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), podendo ser ampliado, a qualquer tempo, em caso de aumento da demanda, considerando a necessidade dos alunos da rede estadual de educação.

“Entendemos ser fundamental que se garanta aos estudantes de escolas públicas, em geral oriundos de classes sociais menos favorecidas, o acesso às plataformas de ensino a distância a partir de conexões rápidas à internet, com baixos custos”, finalizou.

21/08/2020
Por Danilo Evaristo em Angicos/RN

Angicos: MPRN move ação para assegurar “teste do olhinho” a recém-nascidos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está movendo uma ação civil pública em desfavor do Município de Angicos. A intenção é que a Justiça determine à Secretaria de Saúde local que forneça aos cidadãos a realização do exame do reflexo vermelho, conhecido como “teste do olhinho”.

O pedido do MPRN é que o serviço esteja em funcionamento no prazo máximo de 20 dias, contados a partir da intimação da decisão liminar.  Os exames devem ser realizados em estabelecimento próprio ou através de pactuação/contratualização.

Nos últimos seis anos a Promotoria de Justiça de Angicos vem requisitando informações do Município que sobre a disponibilização do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos no Município. No entanto, o ente municipal manteve-se omisso na realização do exame.

O fornecimento do “teste do olhinho” é de responsabilidade do Município, por isso, o MPRN ajuizou a ação, com vistas a garantir o direito à saúde dos cidadãos, em especial a todos os recém-nascidos.

O Município de Angicos firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) em 2014 com o MPRN. Ao assinar o documento, o ente municipal se comprometeu a garantir, de forma imediata, o acesso de todos os recém-nascidos, nos primeiros dias de vida, em estabelecimento próprio ou através de pactuação/contratualização, aos exames denominados neonatal. Dentre esses exames, está o teste do reflexo vermelho, fundamental para o diagnóstico  precoce  de  diversas  doenças,  cuja  realização  é  obrigatória.

20/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Municípios do Seridó e Vale do Açu têm maior incidência de Covid-19

Os registros de infecção pelo novo coronavírus e de óbitos pela Covid-19 no Rio Grande do Norte seguem em tendência de queda. Porém, a área de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ressaltou, durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (20), que os dados apontam para uma diminuição recente na velocidade de queda, em comparação com as semanas anteriores.

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, explica que a condição se dá por alguns municípios permanecerem com elevada incidência de casos. “Verificamos aumento de incidência em alguns municípios de todas as regiões, mas a situação é mais preocupante no Seridó e Vale do Açu, onde também é alta a incidência de mortes”, disse Lucchesi.

Para seguir acompanhando os dados da pandemia com o máximo de precisão, auxiliando na melhoria da assistência aos potiguares, o Governo do RN e a Sesap estão reforçando as parcerias com os municípios, incluindo uma ampliação da testagem RT/PCR para toda a população sintomática. “Não há falta de exames, mas é preciso que o atendimento médico solicite a testagem pelo RT/PCR, que é o exame padrão-ouro e permite tomar medidas de isolamento e rastreamento ainda na fase de transmissão para o controle efetivo da pandemia no estado”, completou a subcoordenadora.

Além do estoque de RT/PCR disponível, a Sesap adquiriu recentemente mais 150 mil exames sorológicos que vão reforçar a testagem dos trabalhadores de diversas áreas que estão retomando o serviço presencial.

DADOS

Na manhã desta quinta-feira, a Sesap registrou 331 pacientes internados, sendo 154 em leitos críticos e 177 em leitos clínicos, nas redes pública e privada. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid na rede pública caiu para 49%.

Por região, a ocupação de leitos é de 63% no Oeste e Vale do Açu; 61% no Seridó; 44% na Região Metropolitana de Natal; 40% em Pau dos Ferros e 20% no Mato Grande. Nas regiões Potengi-Trairi e Agreste todos os leitos encontravam-se disponíveis durante a manhã.

Os casos confirmados somam 59.017, suspeitos são 23.382 e descartados mais 101.810 casos. Já em síndrome gripal não especificada (não realização de exames ou não tiveram resultado nos últimos 60 dias) alcançou-se 52.948 registros. Sobre os óbitos, o RN alcançou as 2.133 mortes por Covid-19, sendo 4 nas últimas 24h. Outros 237 óbitos seguem em investigação.

20/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Recomposição do FPM será creditada nesta sexta-feira

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os recursos da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de julho serão creditados nesta sexta-feira, 21 de agosto. Levantamento feito pela CNM com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estima que o montante partilhado será de R$ 106 milhões. Neste valor não incide o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Destaca-se que as perdas no Fundo de Participação dos Municípios serão repostas até o mês de novembro, o que representa mais uma conquista do movimento municipalista. A Lei 14.041/2020 foi publicada nesta quarta-feira, 19 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), e garante o repasse de até R$ 3,1 bilhões mensais, nos casos em que houver perda em relação aos valores de 2019.

Dados do Tesouro mostram que, em julho de 2019, foi repassada aos Municípios, referente ao FPM bruto, a importância de R$ 6.539.865.535,80. No mesmo período do ano de 2020, o valor repassado do fundo foi de R$ 6.446.897.493,36. Assim, no acumulado do mês de julho de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, o FPM apresentou uma queda de 1,42%. Veja os valores a serem repassados a cada Município

Por se tratar de transferência não ordinária de recursos da União aos Municípios por meio de medida provisória, esses valores não compõem as receitas pré-definidas pelo artigo 29A da Constituição Federal para partilhar com o legislativo municipal, ou seja, também não fazem parte da base de cálculo de repasse às câmaras municipais a título de duodécimo.

A entidade alerta, ainda, que não incide sobre o Apoio Financeiro desconto para o Fundeb. Além disso, 81 Municípios não receberão este recurso por terem recebido um valor maior a título do FPM no mês de julho de 2020 do que em julho de 2019.

É importante destacar que já houve quatro repasses aos municípios, conforme abaixo: 

I) O primeiro pagamento referente a março ocorreu no dia 14 de abril;

II) O segundo pagamento referente a abril foi realizado em 7 de maio;

III) Em 5 de junho, foi realizada a terceira transferência referente a maio; e

IV) No dia 7 de julho, foi realizada a quarta transferência referente a junho.

Veja perguntas e respostas elaboradas pela equipe do Núcleo Econômico da CNM sobre a utilização e a prestação de contas do recurso.

Da Agência CNM de Notícias

20/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados estaduais participam de agenda do presidente da República no RN

Em visita oficial ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (21), o presidente Jair Messias Bolsonaro cumpre agenda oficial nos municípios de Ipanguaçu e Mossoró, a segunda maior cidade do Estado.

Na capital do Oeste, o presidente desembarcará no Aeroporto Dix-sept Rosado e fará a inauguração do condomínio Residencial Mossoró I. Já em Ipanguaçu, o presidente visitará a comunidade Angélica, na região do Vale do Açu.

O presidente Bolsonaro cumprirá agenda ao lado dos ministros potiguares Fábio Faria, ministro das Comunicações e Rogério Marinho da pasta do Desenvolvimento Regional. Na comitiva dos deputados estaduais estão confirmados o vice-presidente da Assembleia Legislativa, George Soares (PL); o deputado Dr. Bernardo (Avante), ao lado dos parlamentares Getúlio Rêgo (DEM); Albert Dickson (PROS); Galeno Torquato (PSD); Tomba Farias (PSDB); Coronel Azevedo (PSC); deputado Ubaldo Fernandes (PL); o deputado Nelter Queiroz (MDB) e demais parlamentares do Legislativo Estadual.

As equipes da Diretoria de Comunicação, Tv Assembleia e Cerimonial também acompanharão a agenda do presidente da República.

20/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro inaugura amanhã obras e anuncia ações no RN

Estão previstas para esta sexta-feira (21) inaugurações de obras e lançamento de ações e programas federais no estado do Rio Grande do Norte.

A agenda tem previsão de participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; das Comunicações, Fábio Faria; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. As iniciativas envolvem a entrega de moradias, de empreendimentos de acesso à água, de Títulos de Domínio a assentados, além do anúncio de medidas para ampliar o acesso da população à internet e apoio ao setor produtivo de camarões.

O primeiro compromisso, em Mossoró, será a entrega de 300 unidades habitacionais. O residencial que leva o mesmo nome da cidade contou com investimentos de R$ 18,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Também serão entregues armamentos e cinco veículos ABTS do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na sequência, a comitiva federal segue para o município de Ipanguaçu. Na Comunidade Angélica, as autoridades acompanham a perfuração de um poço, executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs/MDR). No mesmo local, haverá a entrega simbólica de 23 sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce, que atendem cerca de 5,3 mil pessoas, além do anúncio de ampliação de crédito para a carcinicultura, a fim de fortalecer o trabalho dos produtores de camarões na região. Atualmente, o Rio Grande do Norte é responsável por 43,2% da produção brasileira.

Mais ações

Durante o evento em Ipanguaçu, o Ministério do da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entrega Títulos de Domínio para 1.060 famílias de agricultores assentados de 13 municípios. Além disso, 750 contratos de crédito serão emitidos para famílias beneficiárias da reforma agrária, representando um investimento de R$ 3,7 milhões. A Pasta também autorizará o início de obras, com investimentos de R$ 2,9 milhões, para a construção de uma adutora e um reservatório e a recuperação de estradas vicinais.

Já o Ministério das Comunicações irá anunciar medidas para ampliar o acesso da população do Rio Grande do Norte à Internet. São elas: Programa Wi-Fi na Praça (Mcom-Telebras); atendimento de áreas com potencial turístico; apresentação do TAC Tim: Termo de Ajustamento de Conduta entre a TIM e a Anatel; e doação de 30 computadores recondicionados para escolas públicas e telecentros da região, por meio do Programa Computadores para Inclusão.

SERVIÇO

MOSSORÓ

Entrega de 300 moradias no Residencial Mossoró I (MDR)

Entrega de armamentos e 5 veículos ABTS provenientes do Pró-Vida e de material da Força Nacional de Segurança Pública (Ministério da Justiça e Segurança Pública- MJSP)

Data: 21/8 (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Rua Isaura Rosado, bairro Nova Betânia, Mossoró (RN)- Estrada Alagoinha.

IPANGUAÇU

Perfuração de poço e entrega de sistemas dessalinizadores (MDR)

Entrega de 1.060 Títulos de Domínio (Incra/MAPA)

Emissão de 750 contratos de crédito no valor de R$ 3,75 milhões (Incra/MAPA)

Autorização de início de obras para beneficiar 6 assentamentos da região (Incra/MAPA)

Anúncio de medidas para ampliar o acesso da população à internet: Programa Wi-Fi na Praça (Mcom-Telebras), atendimento de áreas com potencial turístico, TAC Tim; Doação de computadores recondicionados para telecentros e região (Mcom)

Data: 21/8 (sexta-feira)

Horário: 12h30

Local: Comunidade Angélica, zona rural de Ipanguaçu (RN)

20/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern amplia atendimento on-line e oferece mais um canal, no Whatsapp

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) continua investindo no esforço para ampliar a oferta de seus serviços nas plataformas on-line. Agora, os usuários vão contar com mais uma opção de atendimento, com a disponibilização do canal de serviços pelo aplicativo Whatsapp, a partir da próxima segunda-feira (24). É só salvar o número (84) 98137-2343 na agenda e ter mais uma opção de contato na palma da mão.

Pelo aplicativo, será possível ter acesso a serviços que são ofertados também pela Agência Virtual. Outra novidade que vem com o perfil do Whatsapp é o retorno da assistente virtual da Caern, Caren, que desde o dia 24 de junho vinha passando por adequações para esse novo momento. Caren será presença no Whatsapp, onde o consumidor tem acesso à solicitação de serviços.

Para permitir a ampliação dessa presença virtual no atendimento, o setor de TI da Caern atuou no preparo do ambiente e ferramentas necessários ao serviço. “Nós aproveitamos a estrutura que tínhamos construído para a Agência Virtual, a fim de gerar a integração que a Caern precisava para virtualizar seus processos”, explicou Sáskya Gurgel, coordenadora da Unidade de Sistemas Comerciais da companhia.

Com isso, foi possível disponibilizar a tecnologia de integração que a empresa contratada por licitação pudesse operar o chatbot nos atendimentos on-line. O chatbot é um sistema de inteligência artificial que simula uma conversa sem a necessidade de intervenção humana nos diálogos. Com a estrutura construída, o chatbot pode receber demandas e ter acesso à base de informações da Caern.

Desde o último dia 15 de julho, a Caern retomou suas atividades presenciais de atendimento ao público, com todos os cuidados que o atual cenário exige, e organizando a fase presencial por meio de agendamento. “A Companhia reafirma que todos os serviços ofertados podem ser realizados pelo modo virtual, sem necessidade de comparecimento às unidades, o que só deve ser feito em casos de excepcionalidade”, conclui Samara Mendes, Gerente de Relacionamento com Clientes.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros