20/08/2020
Por Danilo Evaristo em
Notas
Por Reitoria
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) adia a retomada do período letivo 2020.1 para o dia 8 de setembro. O adiamento foi necessário porque o programa de pacote de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)/Ministério da Educação (MEC) não estará implementado na data prevista para o início das aulas da Universidade. Nesse sentido, além do auxílio instrumental para aquisição de equipamentos, a UFRN vai também disponibilizar apoio financeiro para custear a contratação de internet dos estudantes prioritários da assistência estudantil.
Com base na segurança à saúde, formação de qualidade, flexibilidade e inclusão, a retomada do 2020.1, no formato remoto, havia sido planejada para 24 de agosto. Diante da situação, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) prorrogou até esta quinta-feira, 20 de agosto, o período de rematrícula para o 2020.1 (2020.6) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) lançou edital de Auxílio de Inclusão Digital, para contratação de pacote de dados de internet – direcionado aos estudantes da graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que participam, como alunos prioritários, do Cadastro Único da Assistência Estudantil. A divulgação do processo seletivo estará disponível no Portal da UFRN.
Planejamento do ensino remoto
Como medidas de planejamento para o ensino remoto no contexto da pandemia da covid-19, a UFRN vem desenvolvendo diversas ações, como a discussão descentralizada sobre o tema, envolvendo as representações de todos os segmentos (técnicos, professores e estudantes); capacitações sobre a temática para docentes e discentes; criação de comissões de monitoramento da covid-19 na comunidade universitária; publicação do Protocolo de Biossegurança e do Guia para Estudantes sobre a retomada do 2020.1; aprovação de novas resoluções de assistência estudantil; aprimoramento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa); questionário sobre o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), para aperfeiçoar a experiência da retomada do 2020.1; além de realizar avaliações de desempenho e de adesão às atividades acadêmicas remotas.
20/08/2020
Por Danilo Evaristo em
NotasA aprovação do presidente Jair Bolsonaro saltou 7 pontos percentuais nos últimos 15 dias, passando de 45% para 52%, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (19), pela pesquisa PoderData. Trata-se do maior patamar de aprovação do governo neste ano.
Por outro lado, a rejeição à administração de Bolsonaro caiu mais 5 pontos, para 40%. Em junho, a gestão do presidente era rejeitada por 50% da população. De acordo com o levantamento, 8% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
A pesquisa ainda questionou os entrevistados o que acham da atuação de Bolsonaro como presidente. Para 38%, o desempenho de Bolsonaro é “ótimo ou bom”. Outros 23% avaliaram a atuação como “regular” e 35% disseram que a gestão é “ruim ou péssima”.
A pesquisa contou com 2.500 entrevistas realizadas em 481 municípios entre os dias 17 e 19 de agosto, por meio de ligações telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Do R7/ Foto: Adriano Machado/Reuters
20/08/2020
Por Danilo Evaristo em
NotasNesta quinta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a prova de vida por biometria facial. “Será uma experiência piloto com cerca de 500 mil pessoas que não fizeram a prova de vida até fevereiro deste ano e terão uma nova oportunidade”, informa o presidente do INSS, Leonardo Rolim.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro e os primeiros contatos com os segurados que participam desta primeira etapa já começam a ser realizados esta semana por meio de mensagens enviadas por SMS, Central 135 e e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados pelo INSS.
O presidente Leonardo Rolim destaca que a prova de vida digital “é mais uma inovação do INSS para facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que se deslocar para o banco neste momento de pandemia”. O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste.
Biometria facial
A prova de vida digital por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do Governo Digital (Meu gov.br) vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. O aplicativo Meu Gov.Br, no qual é realizada a biometria, está disponível para celulares android. Nos próximos dias, os usuários de iPhone também terão acesso.
É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.
Prova de vida
Suspensa de março até setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
20/08/2020
Por Danilo Evaristo em
Notas“Diga Sim à Vida e Não à Queimada” é tema de campanha lançada nesta quarta-feira (19) pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A iniciativa tem como objetivo manter a vigilância contínua contra as queimadas e chamar a população para participar das ações de preservação na região da Amazônia.
“As queimadas trazem prejuízos à saúde e à segurança da população e, obviamente, a economia. Também trazem prejuízo a imagem da região amazônica, em particular, e do nosso Brasil, de uma maneira geral”, disse o vice-presidente.
As queimadas na região preocupam, sobretudo, no período do verão amazônico, nos meses de agosto a novembro, quando o clima e a vegetação estão mais secos. Hamilton Mourão convidou a população a ser aliada do Brasil na causa da preservação da floresta e disseminar a campanha. “Com união de esforços, o Brasil permanecerá sendo o país que mais preserva e protege a sua vegetação nativa”, disse.
O material da campanha Diga Sim à Vida e Não à Queimada está disponível na página da vice-presidência. “Você poderá, inclusive, baixar o avatar e a capa da campanha para viabilizar nas suas redes sociais com a hashtag “queimadanão”, explicou o vice-presidente Hamilton Mourão.
A ação é do Conselho Nacional da Amazônia Legal, que tem o vice-presidente no comando, e ministérios.
Moratória do fogo
Uma medida adotada recentemente pelo Governo Federal para proteger a floresta amazônica e diminuir os efeitos dos incêndios florestais foi a publicação, no dia 16 de julho, de um decreto conhecido como moratória do fogo que proíbe, por 120 dias, o uso das queimadas legais no território nacional com atenção especial para a Amazônia e o Pantanal.
A suspensão não será aplicada em casos, como por exemplo, nas práticas agrícolas de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas e no controle fitossanitário, desde que autorizado pelo órgão ambiental competente.
A iniciativa havia sido tomada também em 2019 pelo Governo Federal. A intenção é que o produtor rural substitua o uso do fogo nas atividades agrícolas e pastoris por métodos mais seguros.
APP Guardiões da Amazônia
Um aplicativo de celular foi criado para facilitar as denúncias de crimes ambientais de desmatamento, queimadas e garimpo ilegal na região da Amazônia.
O aplicativo Guardiões da Amazônia está disponível desde junho e permite que o cidadão registre com foto e coordenada geográfica o local exato de uma queimada ou a denúncia de outros crimes ambientais. A informação é repassada ao órgão fiscalizador para que sejam tomadas as providências.
A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quem preferir se cadastrar tem a garantia de que não terá os dados expostos.
O Guardiões da Amazônia foi lançado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva para apoiar a Operação Verde Brasil 2, criada para prevenir e reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal.
Os aplicativos estão disponíveis para download em:
Link da loja (Android)
Link da loja (IOS)

No início da tarde desta quarta-feira (19) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional ao lado do ministro Rogério Marinho. Durante audiência o deputado esteve acompanhado do vereador Fagner Brito, presidente do Poder Legislativo jucurutuense.
“Na oportunidade, o ministro Rogério Marinho me convidou a participar da comitiva que acompanhará a visita do presidente Jair Bolsonaro, ao nosso Estado, nesta sexta-feira (21)”, destacou o parlamentar jucurutuense.
Durante a audiência, que teve o objetivo de pleitear recursos para viabilizar importantes obras de pavimentação asfáltica na região Seridó, Nelter Queiroz solicitou ao ministro a inclusão de recursos, na ordem de R$ 50 milhões, no Orçamento Geral da União de 2021, para viabilizar pavimentação asfáltica em trecho da RN-088.
“Solicitei ao ministro a viabilização destes recursos e a transferência deste montante ao Estado para possibilitar a pavimentação asfáltica do trecho da RN-088 que liga o município de Cruzeta, via RN-288 ao município de Florânia, via BR-226” frisou Nelter, mostrando que este pleito foi demandado ao seu mandato por lideranças políticas de Cruzeta e São José do Seridó, a exemplo de Joaquim de Medeirinho (pré-candidato a prefeito de Cruzeta) e Elismária Catarina (pré-candidata a vice prefeita de Cruzeta), dos vereadores cruzetenses Ariluzia de Joaquim, Dudú, Gaby de Dequinha, Ethel Moraes, Maria de Lourdes e Cypriano Pinheiro; e dos pré-candidatos a prefeito e vice de São José do Seridó, Jackson Dantas e Ricardo Medeiros, respectivamente.
De acordo com Queiroz, a pavimentação deste trecho da RN-088 é de suma importância pra região Seridó, pois nele existem várias indústrias (minério, têxtil e cerâmica) além de empresas que atuam na produção de queijos e de polpa de frutas.
SERRA JOÃO DO VALE
Ao lado do vereador Fagner, Nelter Queiroz reiterou pleito anterior, realizado ainda em março de 2020, durante outra audiência realizada no Ministério. Na oportunidade, foi tratado sobre a inclusão de recursos, na ordem de R$ 28 milhões, no Orçamento Geral da União de 2021, visando a retomada das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga Jucurutu, Serra de João do Vale e Triunfo Potiguar.
“Entregamos o projeto executivo da obra, que já está licitada, foi iniciada, mas que encontra-se paralisada. A retomada e conclusão desta obra é de fundamental importância para o desenvolvimento turístico das regiões Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste”, lembrou Nelter, reforçando que continuará com esta luta até que o pleito em questão seja viabilizado.

Reuters/Direitos Reservados
O Bayern de Munique garantiu a classificação para a grande decisão da Liga dos Campeões, na qual enfrentará o PSG, graças a uma vitória por 3 a 0 sobre o Lyon nesta quarta-feira (19). O destaque da partida foi o atacante Serge Gnabry, com dois gols.

O Bayern tentará conquistar seu sexto título na competição ao enfrentar o time de Neymar e do francês Mbappé, no domingo, depois de derrotar de maneira convincente Chelsea, Barcelona e o Lyon em seu caminho até a decisão.
Os alemães estão invictos em 2020, com 24 vitórias em suas últimas 25 partidas por todas as competições, e não perderam uma partida pela Liga dos Campeões ao longo de toda a temporada, o que faz do time de Hans-Dieter Flick certamente favorito.
Reuters
19/08/2020
Por Danilo Evaristo em
NotasO Palácio do Planalto confirmou a agenda do presidente Jair Bolsonaro no RN na próxima sexta-feira (21). Na página destinada ao credenciamento da imprensa, consta que a visita está prevista para às 11h30.
Por Heitor Gregório
19/08/2020
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Alexandria no exercício de suas funções institucionais junto à 41ª Zona Eleitoral do Estado, expediu recomendação direcionada aos presidentes das Câmaras de Vereadores, Secretários Municipais e dirigentes de autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista dos municípios de Alexandria, Pilões, João Dias e Tenente Ananias com uma série de medidas que devem ser observadas nesse período pré-eleições 2020.
No documento, o MPRN recomenda que os gestores não permitam, a qualquer tempo, a veiculação de publicidade institucional que, pelo conteúdo da informação ou pela inserção de nomes, símbolos ou imagens, possa promover pessoas ao eleitorado.
Desde o último dia 15 de agosto, eles não podem autorizar nem permitir a veiculação de qualquer publicidade institucional, qualquer que seja o seu conteúdo, salvo nos demais casos de grave e urgente necessidade, neste caso pleiteando prévia autorização da Justiça Eleitoral.
Deve ser retirada toda a publicidade institucional veiculada por meio de placas, faixas, cartazes, outdoors, sites na Internet, perfis, páginas ou contas em redes sociais e aplicações de mensagens instantâneas, dentre outros.
A recomendação ministerial cita ainda que será admitida a permanência de placas de obras públicas, desde que não contenham expressões que possam identificar autoridades, servidores ou administrações cujos dirigentes estejam em campanha eleitoral e que se limitem a identificar o bem ou serviço público, e de qualquer publicidade relacionada ao enfrentamento da Covid-19, desde que nos limites da informação, educação e orientação social, sem promoção pessoal.
O Ministério Público adverte que a inobservância dos termos recomendados implicará na adoção de todas as medidas necessárias à sua implementação, com a responsabilização daquele que não lhe der cumprimento.
19/08/2020
Por Danilo Evaristo em
NotasWilliane Silva de Ascom-Reitoria
Com o intuito de aprimorar as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Selma Jerônimo, se reuniram com representantes dos municípios de Acari, Caicó e Jucurutu, na manhã desta terça-feira, 18 de agosto. O encontro virtual teve o objetivo de convidar os municípios a participar de uma pesquisa epidemiológica sobre o novo coronavírus, em virtude do avanço da covid-19 na região do Seridó.
O reitor Daniel Diniz contou que o IMT já realizou cerca de 20 mil testes da covid-19 em diversos municípios do estado, conforme foi planejado e definido junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen). Diante do aumento de casos do novo coronavírus na região do Seridó, o IMT planeja iniciar um estudo epidemiológico e clínico para entender como ocorreu a chegada da doença nos municípios da região, as formas de infecção, os grupos mais infectados, o grau de mortalidade, entre outras informações.
A diretora do IMT, Selma Jerônimo, explicou que para iniciar a pesquisa os municípios precisam assinar uma carta de anuência, indicando que as equipes da Universidade e dos municípios poderão trabalhar juntas na avaliação clínica, na coleta de swab (amostras para realizar o teste PCR) ou de sangue, conforme a situação dos pacientes. Em seguida, os pesquisadores do IMT farão a análise dos dados colhidos, o que resultará em um estudo científico.
Os representantes de Acari, Caicó e Jucurutu colocaram os municípios e suas respectivas Secretarias de Saúde à disposição da UFRN para a realização da pesquisa científica. Nessa perspectiva, a equipe do IMT visitará as cidades, nos próximos dias, para apresentar a proposta do estudo e conhecer a situação local.
Ações do IMT
O Instituto de Medicina Tropical (IMT) realiza o diagnóstico molecular, que é o método chamado de PCR, atendendo aos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caraúbas, Cruzeta, Janduís, Governador Dix Sept Rosado, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Santa Cruz, Pureza, Grossos, Olho-D’água do Borges, Extremoz, Natal, além de realizar exames para os profissionais de saúde e da força-tarefa do próprio IMT e dos hospitais universitários (Hospital Universitário Onofre Lopes, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Ana Bezerra).
A unidade também realiza o serviço de “telesseguimento”, acompanhando as pessoas que testaram positivo, e o “teleatendimento”, tirando dúvidas de toda população do RN sobre o coronavírus, das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, pelo telefone 84 3342-2300.
19/08/2020
Por Danilo Evaristo em
Notas