07/04/2018
Por Danilo Evaristo em
Assú
O governador Robinson Faria iniciou o dia desta sexta-feira (6) em uma série de visitas técnicas às obras que o Governo do RN está realizando na região do município de Assu. O chefe do Executivo estadual esteve acompanhado do deputado federal Fábio Faria (PSD), dos secretários estaduais Cláudia Santa Rosa (Educação), Ivan Júnior (Semarh), dos diretores-presidentes Marcelo Toscano (Caern) e Josivan Cardoso (IGARN), além de gestores e lideranças municipais.
Desassoreamento do Canal do Piató
A primeira vistoria aconteceu junto à Comunidade Linda Flor, onde fica o Canal do Piató. Com recursos próprios de R$ 2,5 milhões, está em fase final de execução a obra de desassoreamento do canal, em uma extensão de 9km.
Quando finalizada, no final deste mês de abril, a via escorrerá, em período de cheia, água do Rio Piranhas para a lagoa do Piató – maior reservatório natural do estado, com capacidade de 96 milhões de metros cúbicos de água – e proporcionará a retomada das atividades econômicas das pessoas de comunidades ribeirinhas. Sobre a necessidade da obra, Robinson completou: “Essa população estava sendo prejudicada com a obstrução do canal causada pelas fortes chuvas ocorridas entre 2005 e 2009. Foram anos de sofrimento que estão agora perto do fim.”
Pescador e morador da comunidade Porto Piató, Antônio Fabiano de Moura disse que “vai melhorar a queda de água para a lagoa, vai ficar bom demais para gente”. Para o secretário Ivan Júnior, “É muito gratificante ouvir relatos como esse e poder transformar a vida das pessoas levando diretamente ações do Governo”, ressalta.
Novo Centro Estadual de Educação Profissional
A população do Vale do Açu também está sendo beneficiada com um Centro Estadual de Educação Profissional, queestá com as obras já avançadas. A escola oferecerá cursos em tempo integral e semi-integral de nível médio, além de cursos profissionalizantes que potencializam as características da região, tudo para fortalecer o Ensino Médio integrado à educação profissional. Para isso, a estrutura conta com um investimento de R$ 9,2 milhões, com recursos federais e estaduais, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, banheiros, quadra coberta, bloco administrativo, estacionamento, refeitório e laboratórios.
“Com mais esta unidade, o RN passa a contar com oito novos Centros, além de outros dois que seguem em construção, um em Macaíba e outro em Natal, no bairro Parque dos Coqueiros”, lembrou Robinson.
A meta é que o estado chegue a 63 unidades de ensino que integrarão o ensino médio ao profissional, formando a rede estadual de ensino técnico. As unidades fazem parte do programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação – MEC.
Ampliação do Sistema de Abastecimento
A outra parada aconteceu para vistoriar a obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Assu, que também está em sua fase final com 84% de conclusão e previsão de término em maio deste ano.
Executada pela Caern, a obra teve um investimento de R$ 13,5 milhões para beneficiar toda população do município de Assu com cerca de 60 mil habitantes. “Com a ampliação, duplicamos a capacidade de tratamento e, consequentemente, de fornecimento de água para a cidade”, destacou Marcelo Toscano.
A expansão do sistema compreende setorização, ampliação e substituição de redes e ramais, construção de adutoras e de um reservatório elevado, além do aumento da Estação de Tratamento de Água (ETE) existente.
Sistema Captacional Jerônimo Rosado
Robinson encerrou a agenda com outra grande obra do Governo do RN,o Complexo Emergencial Jerônimo Rosado. A obra está em fase de conclusão, com 90% de avanço físico. Sua capacidade beneficia mais de 150 mil pessoas, atendendo 100% da cidade de Assu e assegurando o abastecimento de 30% da população de Mossoró e ainda de algumas vilas em Serra do Mel.
O complexo tem 11km e recebeu um investimento de R$ 17 milhões, com recursos próprios da Caern. Fica localizado no volume morto da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves e garantirá o fornecimento de água para Assu e parte da população de municípios vizinhos em situações de agravamento da crise hídrica. “O grande diferencial desta obra é que a barragem vai entrar em volume morto, mas não afetará o abastecimento, pois per
https://www.facebook.com/daniloevaristo.com.br/videos/1221219931347676/
O Rio Piranhas aumentou seu volume em Jucurutu. A água barrenta observada neste sábado (07), mostra claramente o aumento no nível do manancial após as chuvas caídas em terras paraibanas, somando-se com os registros pluviométricos em municípios da região Seridó do Rio Grande do Norte.
A noite da última sexta-feira (06), foi fortes chuvas em Jucurutu, com índices que ultrapassam os 100 mm, em vários locais da zona rural. Na zona urbana não foi diferente. O vídeo e as fotos em destaque nessa nota, foram feitas pelo blog do Danilo Evaristo, na manhã de hoje.

07/04/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Raquel Freitas/G1
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) transferiu seu título eleitoral de Porto Alegre para Belo Horizonte, nesta sexta-feira (6). A petista estava, às 15h20, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), no bairro Cidade Jardim, Região Centro-Sul da capital mineira, onde também fez seu cadastramento biométrico.
De acordo com o TRE-MG, este é o último dia para quem pretende se candidatar a algum cargo nas eleições deste ano alterar o domicílio eleitoral.
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), acompanhou Dilma ao tribunal. A secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo (PT), e Nilma Lino, que foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo Dilma, também estiveram na militância que aguardava a chegada da ex-presidente, assim como deputados e vereadores de Belo Horizonte.
Na chegada, a ex-presidente foi recebida com gritos de “Dilma guerreira da pátria brasileira” e “olê olê olê olá, Dilma, Dilma”. A petista disse que estava mudando seu título eleitoral para Belo Horizonte para acompanhar a mãe, Dilma Jane Rousseff, que está com 94 anos e tem precisado de cuidados especiais.
Ao ser questionada se será ou não candidata ao Senado, ela disse à imprensa que vai participar da campanha para as eleições mesmo se não concorrer. “Campanha eu vou fazer candidata ao Senado ou não. Porque eu acho que o Brasil precisa de se reencontrar consigo mesmo. Se nós tivermos eleições diretas, eu participarei da campanha”, completou.
Pimentel também disse, na chegada ao TRE-MG, que a decisão sobre uma possível candidatura de Dilma será tomada posteriormente.
Por Flávia Cristini e Raquel Freitas, G1 MG, Belo Horizonte
07/04/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Na última quinta-feira (05), o vereador Vagner Souza (PSDB), solicitou ao deputado estadual Nelter Queiroz, que interceda ao Governo do Estado, que seja implantado no município de Campo Grande, o projeto “Bandas Filarmônicas”.
De acordo com o vereador, o pedido tem o objetivo de transformar a realidade dos jovens e crianças de Campo Grande, através da música. “O pedido tem o objetivo de apoiar as bandas filarmônicas, no sentido de transformar vidas, impulsionando a inclusão social, o acesso à cultura e a formação dos jovens por meio da música”, disse Vagner.
A implantação do projeto “Bandas Filarmônicas” em Campo Grande será fundamental para o desenvolvimento da juventude local, bem como, para manter viva uma tradição antiga, que já rendeu ao nosso município, o título de “Cidade dos músicos”.
“Estarei solicitando ao governo do estado, ainda hoje, o credenciamento do município de Campo Grande para receber o projeto “Bandas Filarmônicas”, disse o deputado Nelter.
CG na Mídia
07/04/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasSabrina Craide – Repórter da Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data final, inicialmente marcada para 11 de abril, foi adiada para o dia 15 de abril.
Também foi prorrogado o prazo para os candidatos que tiveram isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova justificarem sua ausência, para continuar tendo o benefício.
Segundo o Inep, o objetivo da mudança é dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, “garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame”, diz o instituto.
Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na Página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio.

A ACD – Associação Curraisnovense de Diabetes promove o “Seminário Seridoense de Prevenção e Tratamento de Feridas” no sábado, dia 28 de abril de 2018. O Seminário acontecerá no auditório do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e contará com palestra abordando o cuidado e prevenção de feridas na pessoa com diabetes, coberturas especiais, informações sobre a doença e outros assuntos.
Será emitido certificado de 08 horas ao final do Seminário. As inscrições terão seu inicio na próxima segunda-feira, dia 09, estendendo-se até a quarta-feira, dia 25 de abril, na sede da ACD – Associação Curraisnovense de Diabetes, situada na AV. Cândido Dantas, 570, no Parque Dourado, em Currais Novos/RN.
Informações:
Na página www.facebook.com/acdcurraisnovos ou pelo telefone (84) 99906.7011 e pelo E-mail: acd.curraisnovos@gmail.com
07/04/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Dia Nacional do Parkinsoniano foi celebrado no último dia 4 de abril. E para chamar atenção para a causa, com o objetivo de disseminar informações sobre os avanços e tratamentos que a doença obteve ao longo dos anos, a Rede da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta sobre o tema. Com isso, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, mais conhecido como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Macaíba, hoje (07), no Parque das Dunas (Espaço Folha das Artes) várias atividades relacionadas à enfermidade.
A programação será das 8h às 12h e conta com atividades físicas, rodas de conversa e a realização de um jogo de perguntas e respostas sobre alguns mitos sobre o parkinson. O evento é aberto ao público em geral. A Rede da Pessoa com Deficiência da Sesap tem incentivado os serviços de Reabilitação do Estado a promoverem ações educativas junto a pacientes, familiares e públicos externos.
Para Célia Melo, coordenadora da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência da Sesap, o evento visa, sobretudo, derrubar preconceitos sobre a doença e mostrar que existem hoje alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal. “Esta atividade pretende mostrar como é possível conviver com esta doença”, enfatiza. O Dia Nacional do Parkinsoniano foi instituído para conscientizar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças responsáveis por afetar o sistema nervoso central.
O Mal de Parkinson é uma doença neurológica, degenerativa, crônica e progressiva que ocorre, em sua maioria, em pessoas acima de 65 anos, nesse caso o sistema nervoso sofre degeneração em uma região do cérebro chamada substância negra e, consequentemente, terá deficiência de dopamina, neurotransmissor que possui a função de controlar os movimentos finos e coordenados das pessoas. Apesar doença ainda não possuir cura e nem formas efetivas de prevenção, existem formas de tratamento disponíveis, que possibilitam uma qualidade de vida melhor e promove o controle dos sintomas apresentados por ela.
06/04/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) providencie, de forma imediata, a regularização do sistema de abastecimento de água aos municípios de São João do Sabugi e Ipueira. Pelo que foi apurado pela Promotoria de Justiça de São João do Sabugi, o motivo da deficiência no abastecimento não é a falta de água, mas sim econômico. A recomendação foi publicada na edição de quarta-feira (4) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo apurado em inquérito civil, foi constatada irregularidade no fornecimento de água aos moradores dos São João do Sabugi e Ipueira em razão do não abastecimento nos finais de semana, fato que prejudica a continuidade do serviço, pois os moradores estão ficando sem água por três ou quatro dias. Segundo o MPRN, o problema é gerado em razão de a Caern, visando a contenção de despesas, não pagar horas extras aos seus funcionários nesses dias.
Além de providenciar a regularização imediata do abastecimento, a Caern deve se abster de empreender a cobrança da tarifa integral de água aos usuários desses municípios, devendo ser concedido um desconto de 50%, enquanto perdurar a deficiência da qualidade do serviço, no que tange à regularidade do abastecimento.
Na recomendação, o MPRN lembra que a Caern é empresa concessionária de serviço público responsável pela prestação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas duas cidades e que, por isso, é obrigação da Companhia fornecer o abastecimento de água de forma regular e contínua, adotando as medidas necessárias à garantia da prestação do serviço de qualidade.
O MPRN deu prazo de 30 dias para que sejam prestadas informações sobre as providências adotadas. Caso não seja atendido o que foi recomendado, o MPRN adverte que podem ser tomadas as medidas cabíveis, inclusive pela via judicial.
06/04/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Créditos da Foto: Divulgação/Assessoria
Líder da região Trairi, ex-prefeito de Santa Cruz e deputado estadual desde 2010, Tomba Farias assinou a ficha de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nesta quinta-feira (5). Ao lado do presidente estadual do partido e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira e dos deputados tucanos Gustavo Carvalho, José Dias, Larissa Rosado, Márcia Maia e Raimundo Fernandes, Tomba agradeceu o acolhimento e ressaltou o projeto do PSDB para o RN.
Em seu pronunciamento, Tomba Farias, ao lado da esposa, prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, agradeceu a presença de cada um dos presentes, relembrou o ex-governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, com iniciou na carreira política e emocionado relatou que viveu os últimos três dias de angústia. “Toda mudança é traumática. Mas não tinha mais espaço no PSB e chego ao PSDB motivado para construir uma história de vida como fiz no PSB. Não terei dificuldade porque sou um político de responsabilidade, da presença e trabalho 24 horas buscando servir o povo”, disse Tomba Farias.
A prefeitura de Jucurutu vem prestar esclarecimentos sobre nota, veiculada no Blog de Robson Píres, nesta quinta-feira (05), sobre a situação de uma máquina do tipo “pá carregadeira”, que se encontra em frente à Casa do Estudante, em Jucurutu. A máquina citada na referida nota presta serviços ao Município, através da Associação dos Municípios do Seridó.
A empresa Seridó Tratores, ganhadora da licitação para fornecimento de peças ao Município, entrou em contato com a prefeitura informando que está providenciando o conserto dessa máquina, todavia foi necessário encomendar as peças fora do Estado do Rio Grande do Norte.
A empresa informa ainda que o veículo está sendo recolhido para a oficina e, tão logo receba as peças, será feita a reposição para que a máquina volte a trabalhar.
É importante ressaltar que o prefeito Valdir Medeiros está sempre atento às melhorias no município de Jucurutu e já havia solicitado aos representantes da Seridó Tratores urgência no conserto da máquina, para dar continuidade aos trabalhos no município de Jucurutu.