26/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN convoca mais 402 professores efetivos

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, publicou na edição de ontem (25) do Diário Oficial do Rio Grande do Norte, a convocação de 402 candidatos aprovados no concurso público para professor e suporte pedagógico efetivos.

Professores para atuar nas áreas de língua portuguesa, física, matemática, geografia, química, ciências biológicas, religião foram alguns dos convocados para atender as necessidades encaminhadas pelas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc).

Com esta convocação supera-se a marca dos 2300 aprovados convocados nesse concurso do edital 001/2015.

Nos próximos 10 dias úteis os convocados devem comparecer nos locais indicados no edital, levando uma série de documentos, entre eles, originais e cópias do CPF, Identidade, certidão de nascimento e de casamento, diploma, conforme determina o edital 001/2015.

26/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Confira como garantir a saúde dos dentes e da gengiva

Adotar hábitos que proporcionem a higiene bucal é uma das principais medidas para garantir a saúde da boca, evitando o surgimento de inúmeros desconfortos. A falta de atenção com a higiene da boca pode causar desde situações mais simples, como cáries, até a perda dos dentes.

Especialistas garantem que infecções em gengivas e dentes podem ser evitadas com cuidados no dia a dia. A dentista Daniela Andrade alerta que “entre as causas de doenças bucais estão os açúcares, muito presentes em hábitos alimentares da população, além de fumo, falta de higienização adequada e até mesmo a hereditariedade”.

Escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia

“Para escovar os dentes é preciso uma escova macia e uma técnica suave. A orientação é de que a escovação ocorra pelo menos 3 vezes ao dia: após o café da manhã, após o almoço e após o jantar. É preciso escovar inclusive a língua e o céu da boca. Uma escovação errada é a causa de tártaros, cáries e retração gengival”, explica Daniela Andrade.

Escovação infantil

Bebês e as crianças pequenas merecem uma atenção ainda mais especial. “Tanto com a amamentação quanto com o uso da mamadeira, é recomendado que os pais, principalmente durante a noite, façam higienização bucal com gaze úmida por água filtrada e fervida”, acrescenta a dentista.

Fio dental

O fio dental, indicado por todos os profissionais da odontologia, é responsável por alcançar espaços onde a escova não chega. Ele finaliza a limpeza adequada de dentes e gengivas. É indicada a utilização após cada escovação.

Enxaguante bucal

O uso tem a função de deixar o hálito mais refrescante, mas também de eliminar bactérias causadoras de placa bacteriana, gengivite e cárie dentária. Recomenda-se que a população evite enxaguantes à base de álcool, por causar ressecamento.

Visita ao dentista

O recomendado é que a população, tanto adultos quanto crianças, visitem os consultórios uma vez a cada 6 meses.

Saiba sobre as doenças bucais que podem ser causadas pela falta de cuidados

Cárie

É uma doença infectocontagiosa que pode causar a perda dos dentes. O incômodo é provocado por bactérias que se juntam com restos de alimentos nos dentes. Ácidos são desenvolvidos com esses resíduos e formam buracos na dentição.

Gengivite

Seus principais sinais são a gengiva inchada e dolorida, além de sangramento gengival ao escovar os dentes ou quando é utilizado o fio dental. Causadora de situações de mau hálito, pode evoluir para quadro de periodontite.

Periodontite

A doença é a extensão da gengivite, quando a inflamação alcança os tecidos de suporte do dente. Rompem-se as fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Um espaço entre o dente e a gengiva maior que 3 mm na sondagem é formada, o que indica a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento.

Doenças associadas

As doenças bucais podem provocar outros tipos de doenças no corpo. As cáries e os problemas periodontais podem evoluir e alcançar a endocardite bacteriana, infecção grave do coração causada por bactérias que entram na corrente sanguínea e se alojam na válvula cardíaca.

“A cavidade oral ainda é porta de entrada comum para várias doenças graves, inclusive as que atingem as válvulas do coração e os rins”, alerta a odontologista Natália Freitas.

26/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Ipem e Procon/RN fazem fiscalizações de revendas de gás de cozinha em Natal

Equipes de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) estão percorrendo revendas de gás de cozinha em Natal, cobrando que o peso anunciado de 13 quilos de gás, bem como as demais normas estabelecidas para comercialização do produto ao consumidor, pelo governo brasileiro, sejam respeitadas.

Na operação, os fiscais pesam cada botijão de uma amostragem do estoque encontrado na revenda. Os botijões identificados abaixo do peso, são lacrados e devolvidos para recarga ao envazador. O lote inteiro que passar da tolerância admissível é isolado pelos fiscais, o fabricante notificado e o produto devolvido. Os botijões contendo menos gás que o anunciado pelo fabricante, embora dentro do limite, podem prejudicar o consumidor, o que justifica a ação dos fiscais, que lacra o produto e impede a comercialização do mesmo.

O botijão deve ter 13 kg de gás de cozinha e o recipiente deve ter o peso (tara) descrito na embalagem, podendo variar. Em cada ponto de venda, deve haver uma balança acessível para o consumidor fazer essa verificação. O consumidor pode pedir para usar o equipamento.

Na fiscalização do gás de cozinha são verificados os preços, a qualidade dos recipientes, o peso do produto e a disponibilidade da balança de fácil acesso ao consumidor. A operação em Natal teve continuidade nesta segunda-feira (23) sempre com fiscais do Ipem e Procon/RN atuando em conjunto.

Para Cyrus Benavides, diretor do Ipem/RN e Coordenador Geral interino do Procon/RN “com os frequentes aumentos do preço do gás de cozinha, o Procon/RN cumpre seu papel para evitar os abusos ao consumidor e o Ipem/RN verifica se a comercialização do produto está dentro das normas estabelecidas”.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Receita envia cartas para contribuintes autorregularizarem declarações

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) enviará cartas a cerca de 340 mil contribuintes que estão com indício de inconsistências na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) exercício 2017, ano-calendário 2016. Segundo a Receita, as inconsistências podem levar a atuações futuras. O envio das cartas começou esta semana e vai até o final do mês.

“O Projeto Cartas 2017 é uma iniciativa da Receita Federal destinado a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas DIRPF e providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco”, explicou em nota a Receita.

O órgão esclarece que as cartas somente são enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados. Não é necessário comparecer à Receita Federal.

Para saber a situação da declaração apresentada, basta consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal, serviço Extrato da DIRPF, utilizando código de acesso ou certificado digital. A Declaração retida em alguma malha da RFB apresenta sempre a mensagem pendência. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na Declaração apresentada.

A sugestão para quem retificar a Declaração apresentada é acompanhar o seu processamento por meio do serviço disponível na internet: Extrato da DIRPF. Esta é a maneira mais rápida de saber o que ocorreu no processamento da Declaração e se há pendências que podem ser resolvidas pelo próprio contribuinte.

A Receita adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.

Após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na Declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescido de multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Caicó

Prefeitura de Caicó promove Curso de Condutores para Mototaxistas em parceria com o DETRAN

Prefeitura de Caicó promove Curso de Condutores para Mototaxistas em parceria com o DETRAN

A prefeitura de Caicó, em parceria com o DETRAN e Associação dos Mototaxistas, iniciou o Curso para Condutores de Mototáxi. Nesta semana serão ministradas as aulas teóricas e na próxima semana, os participantes terão a parte prática.

Nesta primeira etapa serão formados 30 mototaxistas e o curso terá sequência para atender toda a demanda existente na cidade. A iniciativa vai possibilitar que o mototaxista fique habilitado para exercer a profissão, além de qualificar a categoria para o trabalho. Para os próximos cursos, o interessado deve procurar o DETRAN local para realizar a inscrição.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Laboratórios da UERN são referências na região Nordeste

Fruto de investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, o Centro de Síntese e Análise de Materiais Avançados (CSAMA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é referência na região Nordeste. Os laboratórios multiusuários, instalados no prédio do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEP), atendem a diversos grupos de pesquisa, nas mais variadas áreas do conhecimento.

“Pesquisadores de várias instituições do Nordeste fazem análise aqui”, informa o professor Dr. João Maria Soares. Pesquisadores das Universidades Federais Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Ceará (UFCE), de Pernambuco (UFPE), de Sergipe (UFSE), do Piauí (UFPI), do Maranhão (UFMA) fazem análises no CSAMA. “Até uma universidade de Mato Grosso já utilizou nossos laboratórios”, destaca.

João Maria declara que além de instituições públicas, a UERN mantém parceria com empresas privadas na área de mineral e garimpo para pesquisas e análises de materiais nos laboratórios do CSAMA. “Estamos estudando ainda firmar parcerias com empresas do setor salineiro da região”, comenta o professor.

O CSAMA iniciou suas atividades em 2008, juntamente com o Programa de Pós-graduação em física da UERN, tendo como proposta ser um dos suportes na consolidação desde programa. “Os equipamentos foram adquiridos com recursos captados através de projetos aprovados junto à CAPS, CNPq e agências de fomento”, informa João Maria. O Centro é composto por laboratórios de Preparação de Amostras, de Caracterização Estrutural, de Microscopia Eletrônica, de Espectroscopia e de Magnetismo.

Os espaços possibilitam o desenvolvimento de análises e pesquisas em diversas áreas.“Pesquisas nas áreas de física, química, arqueologia, odontologia e medicina são feitas nos nossos laboratórios”, detalha João Maria. Os laboratórios atendem docentes, estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado da UERN e pesquisadores, de várias instituições de pesquisa e ensino superior.

O CSAMA tem o intuito de promover o desenvolvimento e fortalecimento de pesquisas em materiais avançados com ênfase na nanociência e nanotecnologia, buscando o desenvolvimento de novos processos de síntese de materiais nanoestruturados. Os materiais preparados podem ser estudados e analisados por diversas técnicas e equipamentos instalados, como caracterização morfológica, estrutural, térmica, ótica, magnética e elétrica.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

TJRN promove Semana Nacional da Conciliação em comarcas do Estado em novembro

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), presidido pelo desembargador Cornélio Alves e e coordenado pelo juiz Herval Sampaio, realizará a 10ª edição da Semana Nacional da Conciliação.

A Semana Nacional da Conciliação é um evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizado por tribunais de todo o Brasil. Durante o período, o TJRN irá mobilizar todas as comarcas do estado a fim de dar um prazo às audiências dos conflitos já judicializados, para que sejam realizados de forma mais rápida.

Para participar da Semana Nacional da Conciliação, pessoas físicas e jurídicas devem indicar processos em trâmite nos primeiro (http://conciliacao.tjrn.jus.br/) e segundo (http://www.tjrn.jus.br/index.php/judicial/conciliacao2/agende-sua-conciliacao) graus nos quais desejam conciliar, através do formulário especifico de cada um. As empresas que desejarem realizar a pauta concentrada, deverão preencher planilhas (https://drive.google.com/file/d/0ByTtxmvAYWqZVVdzMXZEVVlvbzQ/view) com as informações dos processos e enviar para o e-mail nupemec@tjrn.jus.br, junto com a lista dos representantes para participar de um Curso de Negociação Para Representantes de Empresas.

O curso será realizado no dia 24 de novembro de 2017, das 8h às 18h, na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN). As inscrições para o curso poderão ser feitas no período 13 a 17 de novembro de 2017 por meio de formulário:

(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDUHp6hZl99yp_OE5P6oeH_PoRq7vZgH3cOexr_eyOEBGahA/closedform).

Ao final, os participantes do curso estarão aptos a realizar negociações empresariais com os mais diversos graus de dificuldade. Em Tribunais que já adotam a prática, o percentual de resolução consensual das demandas na área consumeristas chega a 80%.

Conciliação

A conciliação é um método pacífico, seguro, célere e com validade legal, que pode ser utilizada para a resolução de conflitos em casos como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros. Os únicos casos que não podem ser resolvidos em casos de conciliação são os que envolvem crimes contra a vida, como homicídios, e situações previstas na Lei Maria da Penha.

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, o e-mail para contato é nupemec@tjrn.jus.br.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Nelter Queiroz cobra agilidade do DNOCS na manutenção de diques em Jucurutu

Buscando a prevenção de possíveis transtornos, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) solicitou, nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), urgência ao Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS) no que tange a liberação de recursos financeiros para a manutenção dos diques, tubulações e bombas d’água que protegem a cidade de Jucurutu contra inundações.

“De extrema importância, esta solicitação é uma luta de nosso mandato visando o bem estar dos jucurutuenses. Requeremos a urgência no atendimento do pleito uma vez que estamos nos aproximando do final do ano e, consequentemente, do período chuvoso, o qual já é dado como certo por especialistas da área. Assim, nosso mandato busca a viabilização de ações preventivas para evitar que nossos conterrâneos passem por sufocos desnecessários caso o bom inverno se concretize, acima da média, no ano de 2018, rompendo com essa longa estiagem que se estende há seis anos consecutivos”, frisou o parlamentar.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Dia do Dentista: Saúde bucal de São Gonçalo é exemplo para todo o RN

Neste dia 25 de outubro comemora-se em todo o Brasil o Dia do Dentista. Em São Gonçalo do Amarante, que tem uma das melhores saúdes bucais entre os 167 municípios do estado, um projeto-exemplo apresentado para outras cidades, e até mesmo estados, dá ainda mais razões à sua população para se orgulhar de seus profissionais e celebrar a data.

É o que explica a filha da terra e renomada cirurgiã-dentista, Aldenísia Albuquerque, que tem apresentado a experiência exitosa na Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica da Saúde da Família Igreja Nova em várias conferências e eventos da saúde. Segundo detalha, o município trabalha seguindo as diretrizes colocadas pelo Projeto Brasil Sorridente, realizando ações em todos os ciclos de vida, com excelência.

Desse modo, inicia o atendimento na gestante, realizando o pré-natal odontológico; e faz também o atendimento aos escolares no Projeto Cáries Zero, além de visitas domiciliares, com atendimento a acamados e pessoas que não podem se locomover, com atividades educativas e de orientação à higienização bucal, e até mesmo fazendo atendimentos cirúrgicos e periodontais no projeto Andarilho do Sorriso.

Aldenísia ressalta ainda que a equipe de saúde bucal também realiza atividades de prevenção e promoção à saúde em conjunto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família, junto a grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes, e realiza atividades de acolhimento e se envolve nos projetos terapêuticos singulares.

Destaque ainda que São Gonçalo tem 32 equipes de saúde bucal e um Centro de Especialidades odontológicas (CEO) com cinco especialistas experientes, que atendem aos pacientes referenciados das Unidades Básicas, realizando procedimentos de média complexidade, como: cirurgia oral menor, periodontia, radiografias odontológicas e atendimento à pacientes com necessidades especiais.

VALORIZAÇÃO

Todos os dentistas do município são concursados e recebem seus salários em dia, têm o incentivo do PMAQ inseridos nos seus vencimentos e recebem o repasse, conforme Lei Municipal, além de terem condições de trabalho.

“Todas as unidades têm estruturas físicas adequadas, com equipamentos odontológicos em boas condições, salas climatizadas, com instrumental e material de consumo em quantidade suficiente para atender aos usuários. Ter todas essas condições é muito bom, portanto quem ganha mais com isso são nossos munícipes, que têm seu acesso à assistência odontológica garantida e são atendidos por profissionais comprometidos e satisfeitos”, destacou.

25/10/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Força de Intervenção Penitenciária ficará em Alcaçuz (RN) por mais 30 dias

Foto: Arquivo/Ministério da Justiça

A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) vai permanecer por mais 30 dias na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. O grupo atua no presídio desde 26 de janeiro, após uma briga de facções ter destruído os pavilhões e causado a morte de 26 presos. Lá, eles prestam serviços de guarda, vigilância e custódia de detentos.

A operação da força em Alcaçuz é a primeira experiência do grupo, formado por agentes penitenciários federais, ligados ao Departamento Nacional Penitenciário (Depen) e agentes penitenciários cedidos pelos estados. Ele atuará em situações de crise, sempre que houver pedido dos estados. A ação é, também, a primeira intervenção do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) no sistema prisional brasileiro.

A equipe que atua em Alcaçuz tem 63 integrantes. Destes, 30 são agentes penitenciários do Depen e os outros 33 foram cedidos pelo Distrito Federal e pelos estados do Rio de Janeiro e Ceará. Em nota, o Ministério da Justiça informou que “os salários e vencimentos dos agentes penitenciários são de responsabilidade dos órgãos de origem, e o Ministério da Justiça e Cidadania fica responsável pelas despesas de deslocamento e pelo pagamento das diárias enquanto a força-tarefa estiver disponível”.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros