Uma queda de energia e a instalação de grampos em dois acessos ao presídio conhecido como Pereirão, em Caicó, região Seridó potiguar, são motivos que levam agentes penitenciários e Polícia Militar a acreditarem na existência de um plano articulado para a fuga de vários presos da unidade. Uma tentativa foi frustrada na madrugada desta segunda-feira (25). Os agentes encontraram teresas – cordas feitas com lençois – que seriam usadas pelos apenados.
De acordo com a direção da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o caso aconteceu por volta das 3h30. Durante uma queda de energia, os agentes penitenciários e policiais militares, responsáveis pela guarda externa, perceberam um preso correndo em direção ao muro, com uma teresa. “Foi dado um tiro de advertência e ele voltou”, conta o diretor da unidade, Ubirajara Oliveira. O preso teria conseguido chegar à parte externa passando por cobogóis.
Ao serem avisados da tentativa de fuga, agentes de grupos especiais da Secretaria de Justiça e Cidadania, além de equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar se deslocaram ao presídio. No caminho, porém, alguns dos carros tiveram pneus furados por grampos, que tinham sido instalados em duas entradas para o presídio, na ponte velha e nas proximidades do IFRN do município. “Foi um plano articulado”, considerou o diretor do presídio, que teve dois pneus de seu carro furados pelos grampos.
“Com certeza tinha alguém do lado de fora dando apoio a essa tentativa de fuga”, afirmou o tenente coronel Walmary Costa, comandante do 6º BPM. A suspeita é de que a queda de energia também tenha sido provocada criminosamente. Uma corrente de ferro jogada em fiações da cidade, pode ter provocado um curto-circuito. “Vamos procurar a Cosern para saber se foi um problema téncnico ou uma ação intensional”, revela o comandante.
Nenhum suspeito foi detido na área externa do presídio. De acordo com a direção da unidade, uma recontagem foi realizada na manhã desta segunda e constatou que nenhum preso escapou.
A cidade de Macau tem potencialidades principalmente para o turismo de eventos, sol e mar. Por isso, o Ministério do Turismo em parceria com a secretaria municipal de Turismo realiza nesta segunda, 25, e terça-feira, 26, visitas aos hotéis e pousadas da cidade para orientar sobre a importância dos prestadores de serviços turísticos se inscreverem no Cadastur – um banco de dados para consulta sobre o mercado turístico no Brasil.
Logo mais às 19 horas, acontecerá uma palestra sobre o Cadastur na Câmara Municipal de Macau. A ação conta também com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e beneficia não apenas proprietários de hotéis e pousadas, mas também dono de restaurantes e outros meios de alimentação e hospedagem.
O sistema de cadastro permite o acesso a diferentes dados e relatórios gerados pelos sistemas de informações do Ministério de Turismo e tornou-se obrigatório desde 2008 para agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, meios de hospedagem e acampamentos turísticos.
“O cadastro no Ministério do Turismo é importante também para que a prefeitura obtenha recursos federais para a área no município. É a partir desses números que o governo vai conhecer o potencial turístico da cidade. Quanto menos estabelecimentos cadastrados, menos a cidade parece oferecer”, explicou a secretária de Turismo, Jemima Aladim.
Pelo quarto dia consecutivo, 950 homens das Forças Armadas continuam com o cerco à Favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. O clima é de aparente tranquilidade e as pessoas tentam retomar a rotina normal saindo de casa para o trabalho. Durante a madrugada de hoje (25), não houve confronto entre as forças de segurança e traficantes de drogas. O comércio mais próximo da autoestrada Lagoa-Barra está aberto.
Apesar disso, as unidades de ensino da comunidade vão ficar fechadas nesta segunda-feira por motivo de segurança. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, seis escolas, duas creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil não estão funcionando, e mais de 3 mil crianças vão ficar sem aula hoje. Além disso, pelo menos duas escolas particulares que ficam próximas à favela cancelaram as aulas: a Escola Parque e a Escola Americana, também por medida de segurança.
A Polícia Militar realiza duas operações para tentar prender os envolvidos na disputa pelo comando do tráfico de drogas no morro da Rocinha. Homens do Batalhão de Choque fazem incursões na comunidade.
Já a tropa do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) está no morro do Turano, no Rio Comprido, zona norte da cidade. Os militares subiram pela Rua do Bispo e Barão de Itapagibe, dois principais acessos ao morro. Na subida dos militares do Bope houve confronto. Neste momento, dezenas de moradores da comunidade tentam fechar a Rua do Bispo, em protesto contra a presença da tropa do Bope.
A comunidade é dominada pelo Comando Vermelho, facção rival da Amigos dos Amigos (ADA), que comanda a Rocinha. De acordo com a Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, o bando liderado pelo traficante Rogério Avelino dos Santos, o Rogério 157, teria mudado de facção e alguns deles teriam fugido para o Turano. A Polícia Militar ainda não divulgou informações sobre prisões ou apreensões de armas e drogas.
Ao menos 36,4 mil presos foram inscritos em cursos de profissionalização do Pronatec nos últimos quatro anos, segundo o Ministério da Educação (MEC). O resultado ocorre após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apoiar o poder Executivo na inclusão de detentos de todo o país no programa. Os tribunais de Justiça, por meio de grupos de fiscalização penitenciária, dão suporte para que os internos participem da qualificação profissional.
Em 2013, o governo federal ampliou o programa de formação para o sistema penal, com o Pronatec Prisional. Podem participar apenados de todos os regimes — fechado, semiaberto e aberto —, bem como egressos e condenados a medidas alternativas. O detento tem o benefício de abater um dia de pena para cada 12 horas de estudo.
Ainda em 2013, o CNJ sondou as demandas de capacitação de presos junto aos tribunais estaduais. Foram ouvidos membros dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs) e juízes de execução penal, que indicaram cursos conforme necessidades e vocações regionais.
Metade de todas as vagas — 18,4 mil — foi distribuída em 2014. Após o pico, as matrículas caíram pelos dois anos seguintes. Os cortes e limitações orçamentárias feitos pelo poder Executivo levaram à redução do número de vagas do programa, conforme o MEC. No geral, a oferta por estado segue a distribuição da massa prisional, com São Paulo e Minas Gerais à frente.
Fernando Henrique achava que o melhor candidato para o PSDB era Geraldo Alckmin. Achava. Hoje o ex-presidente está convencido de que João Doria tem mais chances de emplacar.
Doria, aliás, tem feito importantes sinais ao DEM, como o jantar da semana passada. Mas o fato é que a maior referência da legenda, Rodrigo Maia, está mais para Geraldo Alckmin do que para o prefeito de São Paulo.
Governo do RN investe quase um milhão de reais em equipamentos escolares
Para promover maior conforto para alunos, professores e demais servidores, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do RN, realiza entrega de mesas, carteiras, bebedouros e refeitórios a diversas escolas da Rede Estadual de Ensino. Quase um milhão de reais estão sendo investidos na melhoria do ambiente escolar, somente nestes itens. Essa entrega faz parte de um conjunto de equipamentos que vem sendo entregues, desde o começo do ano, às unidades de ensino em todo o RN.
Na tarde da última sexta-feira (22), simbolizando as entregas que estão acontecendo por todo o RN, a secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, entregou esses conjuntos aos estudantes da Escola Estadual Zila Mamede, localizada no Conjunto Pajuçara.
Para a secretária de Educação as entregas representam o compromisso da atual gestão em melhorar as condições de ensino nas escolas estaduais. “Atentos aos pedidos da comunidade escolar, realizamos entrega de equipamentos na Escola Zila Mamede. O Governo tem trabalhado para que estes e outros recursos cheguem a todas as escolas do Estado”, declarou.
Nesta etapa, os equipamentos entregues as escolas beneficiarão as salas de aula, como o conjunto aluno, que é composto por mesa e cadeira, e o conjunto professor, que contém birô e cadeira. Um total de 4.233 conjuntos serão entregues até o final do ano, somando um investimento superior a R$ 650 mil.
Outros ambientes das escolas também receberão atenção, como os espaços de convivência e alimentação. Setenta (70) bebedouros e 380 refeitórios já começaram a ser entregues em diversas regiões do RN, resultando em mais de R$ 300 mil investidos.
Governador vai a Parelhas dar apoio aos empregos nas oficinas de costura
O governador Robinson Faria participou, em Parelhas, de uma audiência pública em defesa das pequenas indústrias têxteis. O encontro teve como objetivo discutir soluções e oferecer apoio do Governo para vencer as dificuldades que esse setor vem enfrentando atualmente. Situação agravada após decisão do Ministério Público do Trabalho, que entendeu ser a Fábrica Guararapes, e não as facções, a responsável pela contratação dos profissionais de costura terceirizados.
A mobilização reuniu políticos, empresários e trabalhadores, na manhã deste sábado, 23. “Estou aqui como governador para apoiar as facções e defender os empregos que esta atividade representa no interior do nosso estado”, destacou Robinson, realçando ainda que a situação econômica é bastante delicada. “Não podemos esquecer que estamos no sétimo ano seguido de seca, o que praticamente dizimou as atividades do setor primário “.
O principal impacto negativo, caso as facções de costura parem de funcionar, será o fechamento de quase três mil vagas de emprego, espalhadas por todo o interior do estado, mas concentrados principalmente no Seridó. O prefeito Alexandre Dantas destacou o importante papel social do Pró-Sertão, programa que implementou as oficinas de costura no interior. “Muitas pessoas viram no programa seu primeiro emprego. Outras saíram do Bolsa Família. E só em capacitação, aqui foram mais de 3 mil beneficiados”.
Mais ações
Durante discurso o governador ainda anunciou outras ações no município de Parelhas. Entre elas, uma nova Central do Cidadão, um matadouro e a recuperação das estradas ligando Parelhas a Equador e a Jardim do Seridó. “Outro tema que não pode ser esquecido é a água. E o nosso Governo vai fazer uma adutora interligando Parelhas, Equador e Jardim do Seridó”, acrescentou o governador.
Na manhã deste sábado (23), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve no município de Parelhas, onde participou da segunda audiência pública em defesa da manutenção dos empregos gerados através do Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (Pró-Sertão), nas facções de costura em todo o Rio Grande do Norte, principalmente no Seridó e Vale do Assú.
Desta vez o encontro que reuniu diversas lideranças políticas, empresariais, religiosas e dos trabalhadores, aconteceu na sede da Associação dos Caminhoneiros Parelhenses (ACAMPAR), e foi viabilizada pela Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas.
Em sua fala, além de sugerir que o Ministério Público do Trabalho (MPT) acabe com as facções criminosas e mantenha as facções têxteis, o parlamentar destacou seu orgulho em defender a dignidade de várias famílias do Seridó e Vale do Assú.
“Vivemos tantos problemas no Brasil, nos municípios e no mundo, será que essa procuradora [do MPT, Ileana Neiva Mousinho] não faz uma reflexão dos problemas que já são tantos?”, indagou Nelter Queiroz, mostrando que a ação movida contra a Guararapes, caso concretizada, gerará mais um grande e grave problema social, pois desempregará pais e mães de família, além de jovens trabalhadores.
Ainda em seu pronunciamento, Nelter relembrou o título de “Persona non grata” direcionado à procuradora Ileana Neiva Mousinho e convocou trabalhadores e faccionistas a participarem da audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que ocorrerá no próximo dia 02 de outubro, e que discutirá toda a problemática gerada pela ação movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a empresa Guararapes.
Vídeo: Confira a íntegra do pronunciamento do deputado:
A corrida eleitoral de 2018 ganhou um novo participante. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a jornalista e ex-apresentadora da TV Globo Valeria Monteiro lançou sua pré-candidatura ao Planalto nas eleições do ano que vem.
Primeira mulher a assumir a bancada do Jornal Nacional, em 1992, Valeria, que também apresentou o Fantástico nos anos 1990, esclarece logo no início do vídeo de 1 minuto e 37 segundos que sua empreitada não é uma brincadeira.
“Sou pré-candidata à Presidência da República. É sério”, garante ela. “Vou emprestar minha cara a tapa para juntos sermos capazes de levarmos à campanha temas verdadeiramente importantes.”
A jornalista não cita no vídeo nenhuma proposta de governo, mas promete uma candidatura independente, “sem dinheiro, sem padrinhos políticos, mas com muita consciência e colaboração.” Valeria afirma ainda que o “primeiro grande desafio” será conseguir um partido “corajoso o suficiente” para apoiar sua plataforma.
O mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte, o Setembro Verde, será marcado por uma sessão solene na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h, no plenário da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, pessoas ligadas à causa receberão homenagem do Legislativo Potiguar.
A sessão solene também acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21 de setembro. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, no ano de 1982 e oficializada através da Lei Federal 11.133, de 14 de julho de 2005. Já o Setembro Verde foi criado através de projeto de lei apresentado pela deputada Márcia Maia e aprovado na Assembleia.
Representantes de associações, entidades representativas, paratletas, servidores da Casa e outras pessoas ligadas ao segmento estarão presentes no evento. Mais do que apenas um momento para prestar homenagem aqueles que lutam pela causa, a sessão trará ainda histórias de superação de quem ultrapassou os obstáculos criados em razão da deficiência e também renovará a cobrança por políticas públicas efetivas para o segmento.
De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia, propositora da sessão, o Rio Grande do Norte está entre os 10 Estados da do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria. Além disso, em termos proporcionais, o estado possui o maior número de pessoas com deficiência no país.
“É um contexto que não pode ser ignorado. Uma gestão que pensa acessibilidade, não é apenas aquela que comemora uma data no calendário, mas que pensa nos cidadãos e no acesso deles não apenas físico às coisas, mas principalmente, aos direitos e políticas públicas. A cidadania deve ser garantida, a todos, o ano inteiro”, destacou a deputada e socióloga.
Para a parlamentar, as prefeituras precisam se unir ao Estado para promover políticas públicas articuladas para que a realidade das pessoas possa ser transformada. “A sessão será um momento para homenagear, mas também para promover uma reflexão e uma cobrança sobre o quanto ainda precisamos avançar na articulação e construção de um caminho para promover verdadeira inclusão social e a participação plena dessas pessoas na sociedade”, destaca Márcia.
A parlamentar é autora de mais de 10 projetos de lei com o objetivo de defender o segmento da pessoa com deficiência e tem realizado trabalho em prol dessas pessoas. “Levantamos a bandeira da pessoa com deficiência e garantido a voz ativa para essa luta que precisa durar o ano inteiro”, lembrou Márcia.