
Robson Oliveira
Prego batido e ponta virada. A volta do experiente radialista Robson Oliveira, a Rádio Cidade FM de Jucurutu ocorrerá no próximo mês, quando ele estreará um programa, independente na emissora. As conversas entre Robson e a direção da FM Cidade sobre o retorno do profissional se encerraram na última semana. Robson já trabalha a produção das vinhetas para o programa.
Com a presença do prefeito, Valdir Medeiros, a prefeitura de Jucurutu, através da secretaria de Educação, abriu na manhã de ontem (13), o intervalo para discussões e planejamento dos próximos dias letivos, entre professores, demais servidores lotados na Educação e os próprios gestores da pasta. A Semana Pedagógica ocorre sempre dias antes do início das aulas. O evento está sendo realizado na quadra do Ginásio da escola municipal Joel Lopes Galvão e será encerrado na próxima sexta-feira (17).
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Márcia Nobre
Ricardo Morais informa em seu Blog que a prefeita de Florânia, Márcia Nobre (DEM), que desde fevereiro de 2016 está no comando do Poder Executivo Municipal, dá exemplo pessoal de sintonia com austeridade.
Márcia Nobre não usou nenhuma diária funcional, se abdicando do direito que tem quando está viajando para resolver problemas do município.
Diante da tamanha crise que o país está vivendo, a gestora não usa às diárias que tem direito pelos deslocamentos no exercício do cargo de Chefe do Executivo.
Via Blog do Tonny Washington
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Carlos Augusto acompanhou, nessa segunda-feira (13), a prefeita de Olho D’água do Borges, Maria Helena, e a de João Dias, Tássia Veríssimo, em uma audiência com a secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria.
Durante a audiência, o deputado Carlos Augusto e as duas prefeitas solicitaram a secretária ações que possam diminuir o déficit habitacional dos municípios, além de outras políticas de promoção social. Nos próximos dias, as duas cidades já devem receber essas ações.
A secretária garantiu que eventos como o Mini-Vila Cidadã serão programados para acontecer tanto em Olho D’água do Borges como em João Dias, levando uma vasta agenda de serviços e ações integradas de várias secretarias do Estado.
Outra boa noticia para os moradores de Olho D’água do Borges e de João Dias é a inclusão de ambos no Programa Criança Feliz, que tem como prioridade trabalhar o bem-estar da criança para o crescimento saudável em todos os aspectos sociais.
A audiência também resultou em outros benefícios como, por exemplo, a oferta de microcrédito para os comerciantes e os pequenos empreendedores formais e informais. Para o deputado, essas ações do governo devem oferecer mais cidadania aos moradores das cidades.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO programa Microcrédito do Empreendedor continua beneficiando milhares de empreendedores em todo o Rio Grande do Norte. Dessa vez o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) leva o projeto pioneiro até a cidade de Jucurutu, segundo maior município da microrregião do Vale do Açu.
A segunda ação do ano de 2017 será realizada na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro, às 9h30, no Ginásio Poliesportivo Francisco Eufrásio Medeiros – Jucurutu/RN, e contará com a presença do governador Robinson Faria.
Além dos comerciantes da cidade de Jucurutu, o programa irá beneficiar também os pequenos empreendedores formais e informais de Triunfo Potiguar, Parelhas, Caicó, São Fernando e Carnaúba dos Dantas. Ao todo serão entregues cerca de 600 cheques referentes aos financiamentos de 3 a 6 mil reais, totalizando um investimento de quase R$ 2 milhões destinados ao fomento da economia na região do Seridó.
Histórico de sucesso
O Microcrédito do Empreendedor, Programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Sethas e em parceria com a AGN, tem como objetivo apoiar o empreendedor potiguar através de ações integradas, voltadas para geração de ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da nossa economia.
Ao longo de todo o ano de 2016 o Programa se consagrou passando pela sua fase de interiorização, na qual foi levado de Natal para inúmeros municípios do interior do RN.
Ao todo, o Governo investiu cerca de R$ 18,9 milhões, em operações de concessão de crédito, destinadas a beneficiar 6.600 pequenos negócios formais e informais espalhados por 74 municípios, gerando cerca de 9 mil empregos diretos. E a expectativa é que até o final de 2018, os recursos investidos pelo Governo do RN cheguem a R$ 40 milhões, beneficiando cerca de 20 mil empreendedores em todo o estado.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasApós concluir obras de saneamento na cidade de João Câmara para atender 3.400 domicílios, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) implantou 2.656 ligações, faltando executar 744 que só dependem da formalização do pedido dos responsáveis pelos imóveis. Como até agora isso não aconteceu, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmou parceria com a companhia para fiscalizar os domicílios que não solicitaram ligações e estão lançando água servida na rua. Quando concluir o trabalho, a empresa terá atingido 65% da cidade com a coleta e tratamento de esgotos.
A Caern está distribuindo “Comunicado” aos clientes para comparecerem ao escritório da empresa a fim de formalizarem o pedido das ligações. Caso os responsáveis pelos domicílios não compareçam, a cobrança do serviço será feita nas contas de consumo mensal de água. Como se trata de ligações na modalidade condominial, o preço é calculado em 35% do valor do consumo de água. Por exemplo: Em um consumo de R$ 100,00 mais o esgoto R$ 35,00 o resultado será uma tarifa de R$ 135,00. Na modalidade convencional para o mesmo valor de água, o percentual é 70% e o resultado será R$ 170,00.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Estação de Bombeamento (EBV-4)
Falta pouco para a água do Projeto de Integração do Rio São Francisco beneficiar a população de Pernambuco e da Paraíba. Neste domingo (12), o ‘Velho Chico’ chegou à quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo Leste, na cidade de Custódia (PE), completando um percurso de 96,5 quilômetros deste trecho. De lá, seguirá por gravidade até a quinta elevatória (EBV-5), localizada em Sertânia (PE). A expectativa do Ministério da Integração Nacional é atender Monteiro (PB) no próximo mês de março.
Desde o último dia 30, a água avançou por mais de 60 quilômetros entre a terceira (EBV-3) e a quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo, passando por três reservatórios Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova) e um aqueduto (Jacaré). A EBV-3 foi acionada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Floresta (PE). Prioridade do Governo Federal, a maior obra de infraestrutura hídrica do País, quando totalmente concluída, vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Rafael Motta
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4810/16, do deputado federal Rafael Motta (PSB), que dispensa de licitação a contratação de associação de pessoas com deficiência para prestar serviços ou fornecer mão de obra para o Estado. Pela proposta, o preço do serviço deverá ser compatível com o praticado no mercado.
“A matéria corrige uma falha da Lei de Licitações (8.666/93), que assegura a dispensa de licitação, apenas, às associações de pessoas com deficiência física, deixando de fora outros casos de deficiência”, explica o deputado federal Rafael Motta. Segundo o relator da matéria na Comissão de Trabalho, deputado Cabo Sabino (PR), não há sentido em restringir a aplicação da dispensa de licitação somente aos casos de deficiência física. “Muitas atividades no setor público podem ser perfeitamente desenvolvidas por pessoas com deficiências de outras naturezas”, disse.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira (13), em Petrolina (PE), portaria que estabelece novas regras operacionais para a renegociação de dívidas de agricultores em perímetros públicos irrigados sob gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A medida beneficia cerca de 12 mil agricultores atingidos pela seca prolongada em regiões do semiárido. Os débitos são relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação, conhecidas como K1 O documento regulamenta o artigo 13 da Lei n. 13.340, de 28 de setembro de 2016.
“Hoje damos mais um passo para garantir a adimplência do produtor rural, para que ele possa ter preservado aquilo que é mais valioso, que é ter seu nome limpo e, dessa forma, possa continuar trabalhando com afinco para fazer o Nordeste e o Brasil crescerem”, destacou o ministro Helder Barbalho. A renegociação é válida para parcelas de dívidas vencidas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011. Os pagamentos poderão ser quitados até 29 de dezembro de 2017 e os descontos variam de 15% a 95%, considerando o período do débito.
14/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasNo Dia Mundial do Rádio, celebrado ontem (13), as emissoras brasileiras comemoram a modernização do setor. Das 1.781 emissoras AM do Brasil, mais de 70% já pediram a migração ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTCIC) para FM. A mudança eleva a qualidade do sinal das transmissões e permite que as rádios sejam sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Na próxima sexta-feira (17), rádios de Santa Catarina serão beneficiadas com a mudança de frequência em cerimônia com a participação do ministro Gilberto Kassab.
“Mesmo com todas as espantosas inovações trazidas pelas novas tecnologias, o rádio segue firme como um dos meios de comunicação mais importantes nos dias de hoje. Em nossas casas, ambientes de trabalho, ônibus e automóveis, em todos os momentos, o rádio continua a ser uma fonte efetiva de informação, conhecimento e lazer, abrangendo a rica diversidade brasileira, constituindo-se de vital fator de integração nacional. A Secretaria de Radiodifusão está muito empenhada em fortalecer o rádio no Brasil com a aceleração do processo de migração das rádios AM/FM”, afirmou a secretária Vanda Nogueira.
O Brasil conta com mais de 10 mil emissoras de rádio, sendo 5.463 nas categorias AM e FM comercial e educativa, além de outras 4.775 emissoras comunitárias. Com baixo custo de operação e fácil acesso à tecnologia, o rádio chega às áreas mais remotas do País, levando informação e serviços à população.