
Exportações crescem 13,6% no 1º trimestre no RN
As exportações do Rio Grande do Norte apresentaram incremento de 13,6% no primeiro trimestre deste ano, puxadas principalmente pelos produtos do agronegócio. O melão continua líder da pauta, com 20,8 mil toneladas comercializadas para fora do país. Mas foi a castanha de caju que obteve maior crescimento: 76,6% em relação aos três primeiros meses de 2015.
Segundo o coordenador da assessoria técnica da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Eribaldo Vasconcelos, os números mostram a força da agricultura potiguar e principalmente do melão, que representa quase 20% do total das exportações do estado entre janeiro e março. “Mesmo com todas as dificuldades, o melão continua muito forte e lidera o ranking de exportações do RN”, frisa.
Entre janeiro e março deste ano o estado exportou US$ 60,9 milhões, contra US$ 53,6 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em termos de volume, foi quase o dobro: 418 mil toneladas contra 220 mil toneladas do ano anterior. O melão aparece em primeiro, com 20,8 mil toneladas exportadas e US$ 11,6 milhões. A castanha de caju também aparece com destaque, em terceiro lugar na pauta: foram comercializadas 704 toneladas, contra 396 em 2015, um incremento de 76,6%.
O mamão vem em seguida, com crescimento de 42% em relação ao ano passado. De janeiro a março deste ano foram exportadas mais de três mil toneladas da fruta, enquanto no mesmo período de 2015 o volume chegou a duas mil. Melão, mamão e castanha de caju têm participação de 32,8% no total do volume exportado pelo Rio Grande do Norte no primeiro trimestre de 2016. Os números estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Marília Rocha
G1 RN – O Partido dos Trabalhadores anunciou nesta quinta-feira (14) o rompimento com o Governo do Rio Grande do Norte. Em nota, o partido informou que a decisão foi tomada após o deputado federal Fábio Faria, do Partido Social Democrático – mesmo partido do governador Robinson Faria – anunciar publicamente que votará a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O deputado federal é filho do governador do estado. O partido protocolou o pedido de exoneração de pelo menos quatro secretários.
Nesta quarta-feira (13), Fábio Faria emitiu uma nota sobre a decisão de votar favorável ao impeachment onde afirma que “o Brasil vive hoje uma seríssima crise política e econômica em que o atual governo perdeu completamente a condição de produzir consensos e um mínimo de entendimentos efetivos em prol do desenvolvimento do país”.
O PT e o PSD integraram a coligação ‘Liderados pelo Povo’ – que contava ainda com outros sete partidos – nas eleições de 2014. Robinson Faria foi eleito no segundo turno com 54,4% dos votos válidos e, à época, declarou que o PT foi um “parceiro muito importante e comprometido com a eleição”. Atualmente o PT ocupa as secretarias de Educação e Cultura, Políticas para Mulheres, Políticas para Juventude, Assuntos Fundiários, além da Fundação José Augusto e Emater.
Também por meio de uma nota, o presidente estadual do PT, Eraldo Daniel de Paiva, afirmou que o partido entende que o posicionamento do Partido Social Democrático (PSD) no Estado é injustificável e contradiz com o discurso do governador nos últimos dois anos. “Não compactuamos com tamanha traição ao projeto político que viabilizou sua candidatura e o ajudou a eleger-se governador do Estado”
A nota informa ainda que o PT determinou que os filiados entreguem os cargos em comissão que ocupam nos quadros administrativos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “O PT cumpriu seu papel nos últimos 16 meses do Governo Robinson e pôde, durante esse período, trabalhar com afinco, em consonância com o Governo Federal, pela implantação de políticas públicas de transformações sociais para a juventude, mulheres, educação, cultura e assuntos relacionados ao campo, com ênfase na agriculta familiar. O PT e sua militância não abdicarão jamais da luta pela justiça social e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasPor Estadão Conteúdo – Partidos de oposição refizeram a contabilidade de votos e, de ontem para hoje, dizem ter conseguido mais 12 deputados a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a nova conta, são 361 votos favoráveis ao impedimento, 128 contra e 24 indecisos. Ontem, eram 349 a favor, 127 contra e 37 indecisos.
“É um número bastante razoável para quem precisaria de 342 votos. Eles não conseguem mais angariar votos pela simpatia ao governo. Eles conseguem única e exclusivamente a compra de votos o que é muito ruim para aquele que está dentro do Parlamento”, afirmou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Para os oposicionistas, é natural ainda haver 24 indecisos a três dias da votação do impeachment. “São pessoas que faziam parte do governo e permanecem indecisas”, disse Sampaio. “Alguns parlamentares não querem se expor diante da pressão, da barganha e do jogo pesado do governo”, afirmou Mendonça Filho (DEM-PE).
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou atrás na decisão anunciada ontem (13) sobre a ordem de chamada de votação para o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Pressionado por aliados do Governo, Cunha recuou e anunciou hoje (14) que a votação será alternada, começando por um estado do Norte.
De acordo com decisão lida em plenário pelo primeiro secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), a ordem de chamada para domingo (17) será a seguinte: deputados de Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Acre, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. A votação no estados obedecerá a ordem alfabética. Na decisão anterior, Eduardo Cunha havia determinado que a votações começaria dos estados do Sul para os do Norte.
Via Nominuto
Agência Brasil – Depois de passar a maior parte do dia em alta, a moeda norte-americana encerrou o dia com leve queda e voltou a fechar no menor valor em oito meses. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (14) vendido a R$ 3,476, com queda de 0,1%. A cotação está no nível mais baixo desde 20 de agosto (R$ 3,46).
O dólar iniciou a sessão com valorização. Na máxima do dia, por volta das 13h40, chegou a ser vendido a R$ 3,528. A cotação inverteu a tendência durante a tarde, até passar a operar em queda a partir das 15h50. A divisa acumula queda de 3,35% em abril e de 11,96% em 2016.
Como nos últimos dias, o Banco Central voltou a intervir no câmbio para tentar segurar a queda do dólar. A autoridade monetária fez três leilões de swap cambial reverso, equivalentes à compra de dólares no mercado futuro. A intervenção chegou a fazer a cotação operar em alta durante a maior parte do dia, mas não evitou que a divisa encerrasse em queda.
Na bolsa de valores, o dia foi de queda provocada por investidores que venderam ações para embolsar os ganhos dos dias anteriores. Depois de duas altas seguidas, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o dia com queda de 1,39%, aos 52.411 pontos. Ontem (13), o Ibovespa tinha fechado no maior nível desde julho do ano passado.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasPesquisa divulgada hoje (14) pelo Instituto Vox Populi e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) aponta que mais da metade dos brasileiros (57%) é favorável ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. No entanto, para a maioria (58%), o afastamento da presidenta não é a solução para os problemas econômicos e políticos do país.
Entre os entrevistados, 35% responderam que o impeachment resolveria os problemas do Brasil e 7% não souberam dizer ou não quiseram responder o que pensam sobre o processo. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de abril e ouviu 2 mil pessoas, maiores de 16 anos, em 118 municípios de quase todos os estados brasileiros [exceto Roraima] e no Distrito Federal, de áreas urbanas e rurais, de todos os segmentos socieconômicos e demográficos.
A margem de erro do levantamento é de 2,2%. Entre os entrevistados, 38% disseram ser contra o impeachment e 6% não responderam. A maior parte dos favoráveis ao impeachment estão nas regiões Centro Oeste/Norte (65% do total), Sudeste (63%) e Sul (62%). Entre os contrários ao processo, 54% estão na Região Nordeste e 33% na Região Sul.
A maioria dos entrevistados não considera que o impeachment seja um golpe (52%), embora 49% concordem com a afirmação de que o impeachment seria uma vingança do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), e 50% concordem que a oposição está sendo oportunista, aproveitando-se do desgaste do governo para tirar a presidenta Dilma do poder. Para 36% dos entrevistados há um golpe em curso contra a presidenta. A pesquisa mostrou um empate (44%) entre os que acreditam que Dilma sofrerá umimpeachment e os que acham que o processo não será levado a cabo. As informações são da Agência Brasil.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou hoje (14) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte anule o processo de impeachment de Dilma Rousseff, que tramita na Câmara dos Deputados. Neste domingo (17), os deputados federais irão votar o parecer a favor da abertura do processo contra a presidenta. A AGU também pede, em caráter liminar, que a votação de domingo não seja realizada até que os vícios do processo sejam eliminados. O relator do recurso no STF é o ministro Edson Fachin.
Segundo o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, a AGU não está pedindo que todo o processo seja anulado, mas parte dele. “Aqui neste caso eu não estou pedindo a anulação do processo desde o início. Não estou atacando o ato inicial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Estou dizendo que a partir de um certo momento houve uma irregularidade da tramitação do processo de impeachment, que afetou a defesa e que transformou o objeto desse processo em uma situação absolutamente indefinida. É isso que estou atacando. Então se for acolhido este pedido, o que acontece é anular-se os procedimentos a partir da junção da delação do Delcídio do Amaral e a partir da realização da audiência em que foram ouvidos os autores da denúncia”.
Para a AGU, o direito de defesa da presidenta Dilma Rousseff foi violado durante o processo. A advocacia argumenta que o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) levou em consideração acusações que não estão presentes na denúncia aceita pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entre as acusações incluídas no processo, Cardozo apontou assuntos relacionados ao mandato anterior da presidenta Dilma e a delação premiada do senador Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal.
Agência Brasil
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasCom a chegada do período chuvoso muitas pessoas começam a guardar a água que escorre do telhado em cisternas, tonéis e outros recipientes, sem os cuidados devidos, gerando ambiente favorável à multiplicação do mosquito aedes aegypti (Odioso do Egito). O inseto é o principal agente transmissor dos vírus causadores das doenças dengue, zika e chikungunya que está acometendo pessoas de todas as idades no país.
Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão orientando os norte-rio-grandenses a adotarem alguns cuidados no acúmulo de água, a fim de coibir a proliferação do mosquito transmissor de doenças. O gerente de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM), Afonso Holanda, está com a equipe de Educação Ambiental trabalhando em parceria com agentes de saúde no interior do Estado, recomendando que tampem e limpem os recipientes e caixas d’água, porque as larvas do mosquito se alojam também em locais inesperados. Com o fechamento dos reservatórios, a Caern quer evitar outros problemas como doenças provocadas pela urina do rato – a leptospirose – que pode ser fatal.
A educadora ambiental da Caern, Roberta Medeiros Falcão, explicou que as caixas d’água devem ser lavadas duas vezes ao ano, seguindo as instruções transmitidas pela companhia para manter a qualidade da água distribuída. “A empresa garante a potabilidade da água até a torneira de entrada do imóvel”, disse Roberta, “mas internamente é responsabilidade do cliente”. Ela ressaltou que muitas vezes usuários se descuidam achando que se a água é limpa não suja os reservatórios. É engano porque com o passar dos meses, alguns sedimentos se acumulam no interior do reservatório, formando-se uma espessa camada de lodo.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Secretaria de Juventude do RN possui nova secretária
A partir do dia 02 de abril de 2016 o Rio Grande do Norte passou a contar com uma nova secretária de Estado da Juventude: Berna Azevedo. Assumindo a pasta em substituição a Divaneide Basílio, que ocupava o cargo desde janeiro de 2015, a nova secretária Berna se comprometeu a continuar o trabalho realizado anteriormente e avançar ainda mais na efetivação dos marcos legais da juventude potiguar.
Advogada, Berna reúne experiências de gestão como subsecretária de Juventude do Governo do Estado do RN, de Janeiro de 2015 a Março de 2016, e chefe de gabinete do Instituto de Previdência dos Servidores do Governo do Distrito Federal entre 2013 e 2014. Trabalhou, ainda, no Consórcio Social da Juventude e Projovem, programas do Governo Federal, em suas execuções em Natal e prestou Assessoria Parlamentar com foco na temática juventude. Em reunião de equipe da Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejurn), ocorrida no dia 04, a ex-secretária Divaneide Basílio e a nova secretária Berna Azevedo fizeram a transição de gestões.
“Eu assumo o compromisso de seguir o caminho iniciado por Divaneide e que acompanhei enquanto Subsecretária. Agradeço a todas e a todos da equipe da SEJURN a confiança e sei que muitas conquistas virão graças ao empenho coletivo! Vamos institucionalizar nossa Secretaria, através do Sistema Estadual da Juventude do Rio Grande do Norte e efetivar os Marcos Legais da Juventude”, disse a nova secretária.
14/04/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA respeito do pagamento dos servidores do Estado do Rio Grande do Norte, o Governo esclarece: Ainda não é possível divulgar um calendário de pagamento, porque é necessário aguardar o fechamento da arrecadação do mês e a chegada dos recursos via transferências federais.
O cenário econômico do país continua bastante delicado e o Rio Grande do Norte registra frustração de receitas. Mesmo diante dessa realidade, o Governo está redobrando esforços para honrar todos os compromissos assumidos desde o início da gestão, em especial a folha de pagamento. O Governo do Estado não trabalha com a hipótese de parcelar os salários dos servidores.