
A tradicional Vaquejada de Macaíba está chegando e no dia 29 de março o Terreiro da Vila, que fica no Parque Otaviano Pessoa, será palco de um espetáculo musical que promete agitar o Rio Grande do Norte.
E para isso foi formado um line-up de peso com os shows de Taty Girl, Seu Desejo, Heitor Costa e Kelvy Pablo. Atrações que têm arrastado multidões por toda região sobem ao palco do Terreiro da Vila levando o melhor do forró e do arrocha.
As vendas acontecem de forma online no site Virtual Ticket e presencial nas lojas Gladiatore (Midway e Parnamirim Shopping), Gol Mania (Shopping Partage) e Doce Mel Boutique.
Mais informações no perfil oficial @oficialterreirodavila no Instagram.

Foto: Reuters/Mike Segar
Agência Brasil
Num dia de euforia no mercado financeiro, o dólar fechou abaixo de R$ 5,70 e atingiu a menor cotação em quatro meses. A bolsa de valores subiu pela quarta vez seguida e alcançou o maior nível desde o fim de outubro.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (17) vendido a R$ 5,686, com recuo de R$ 0,57 (-0,99%). A cotação operou em baixa durante todo o dia, mas acelerou a queda durante a tarde. Na mínima do dia, por volta das 16h, chegou a R$ 5,66, mas investidores aproveitaram o valor baixo para comprar moeda norte-americana.
Com o desempenho de hoje, o dólar está no menor nível desde 7 de novembro do ano passado, quando fechou a R$ 5,67. Em 2025, a divisa acumula queda de 7,99%.
No mercado de ações, o dia também foi marcado pela forte recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 131.213 pontos, com alta de 1,46%. No maior patamar desde 28 de outubro, a bolsa brasileira teve alta generalizada nas ações, com destaque para petroleiras, mineradoras e bancos.
Tanto fatores domésticos como internacionais beneficiaram o mercado financeiro nesta segunda. No cenário interno, a divulgação de que o indicador do Banco Central (BC) que mede a atividade econômica cresceu 0,9% em janeiro, acima das expectativas. O bom desempenho econômico favoreceu ações de empresas ligadas ao consumo.
No cenário internacional, o pacote de estímulos anunciado pela China favoreceu os países emergentes. O país asiático é o maior consumidor de commodities (bens primários com cotação internacional), o que beneficia países exportadores desses produtos, como o Brasil.
Além disso, a alta do petróleo no mercado internacional beneficiou os mercados emergentes. A cotação do barril do tipo Brent voltou a ficar acima de US$ 70 por causa dos bombardeios dos Estados Unidos ao Iêmen. A perspectiva de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia também foi bem recebida pelos investidores globais.
* com informações da Reuters
17/03/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a pagar hoje (17/3) o segundo grupo de trabalhadores nascidos em fevereiro com direito ao abono salarial. Serão pagos abonos a 1.976.258 trabalhadores com direito a receber o benefício, com a liberação de R$ 2.345.419.265 bilhões. São elegíveis para esse grupo os trabalhadores nascidos em fevereiro, e as consultas de valores estão disponíveis na CTPS Digital e no portal http://gov.br
O Abono Salarial será pago a 1.707.645 trabalhadores de empresas privadas com direito ao PIS – pagos pela Caixa Econômica Federal e 268.613 mil trabalhadores são servidores públicos com direito ao PASEP – pagos pelo banco do Brasil. Neste calendário o valor do abono salarial varia de R$ 127 a R$ 1.158 de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2023.
Em 2025, o calendário de pagamento do abono salarial referente ano base 2023 iniciou em 17 de fevereiro e os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário em 29/12/2025.
Quem tem direito – Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, como estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo; ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado; ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; ter seus dados, do ano-base 2023 informados pelo empregador corretamente no eSocial.
Pagamento na CAIXA
O pagamento do abono salarial na Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital; por crédito pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA.
Para o trabalhador não correntista será realizado o pagamento em canais como agência, lotéricas, autoatendimento, CAIXA Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa.
Pagamento no Banco do Brasil
No Banco do Brasil o pagamento do abono salarial será realizado prioritariamente como crédito em conta bancária; transferência via TED, via PIX ou presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntista e que não possua pix.
Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.
O calendário completo de pagamento pode ser acessado no linK: https://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Resolucao-no-1011-de-18-de-dezembro-de-2024-Calendario-do-AS-2025-.pdf
Agência Gov | Via MTE
17/03/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza na próxima quinta-feira (20) audiência pública para debater os impactos da recente redução de voos comerciais com destino para Natal e Mossoró. Proposta pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), o debate busca soluções para garantir maior conectividade para o estado. O evento, que acontecerá no Auditório Deputado Cortez Pereira, a partir das 14h, envolverá autoridades governamentais e representantes do setor empresarial, além de especialistas da área.
“O turismo é um dos pilares econômicos do Rio Grande do Norte, e essa redução na conectividade aérea prejudica não só o setor turístico, mas também a movimentação de negócios e investimentos. Precisamos discutir de forma urgente as alternativas para reverter esse cenário e buscar soluções viáveis para garantir que o nosso estado tenha a conectividade que merece”, afirma o deputado Ubaldo.
A diminuição da oferta de voos, observada nos últimos meses, tem gerado sérios reflexos na economia do Rio Grande do Norte, principalmente no setor de turismo, fundamental para o estado. A falta de voos diretos e a redução nas frequências estão comprometendo o fluxo de turistas e afetando toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, como hotéis, restaurantes, transporte e comércio local.
Ainda de acordo com o parlamentar, a redução de voos também tem afetado negativamente o desenvolvimento econômico de Mossoró, um importante polo regional do estado. “O município tem se mostrado cada vez mais estratégico para o crescimento da economia do interior, e a falta de voos dificulta a movimentação de pessoas e a chegada de investimentos. Precisamos garantir a conectividade de todo o estado, não só de Natal, mas também de Mossoró e de outras cidades”, destacou o parlamentar.
O evento contará com a presença de representantes das companhias aéreas, da Secretaria de Estado do Turismo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de representantes das prefeituras de Natal e Mossoró, do trade turístico e outras autoridades e especialistas do setor.
O convite é extensivo a todos os cidadãos interessados no tema, e a audiência promete ser um importante passo para reverter a situação e fomentar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
17/03/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasO Banco do Nordeste (BNB) vai aplicar R$ 21,8 bilhões dentro do Plano Safra 2024-2025. Desse total, R$ 11,6 bilhões foram contratados até o fim de fevereiro e R$ 10,2 bilhões serão disponibilizados até o fim de junho.
No Rio Grande do Norte, as contratações até fevereiro já somaram R$ 375,2 milhões, dos quais R$ 108 milhões foram direcionados à agricultura empresarial e R$ 267,2 milhões à agricultura familiar. Dos recursos alocados para o estado, ainda restam R$ 323,4 milhões, sendo mais de 80% desse total exclusivamente para os pequenos produtores.
O Banco do Nordeste atende, no âmbito do Plano Safra, produtores rurais de todos os portes nos estados do Nordeste, além de parte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Os investimentos impulsionam a geração de empregos, renda e arrecadação tributária, fortalecendo a economia do país.
“Atuamos em parceria com o Governo Federal, alinhados às políticas públicas e às demandas do mercado regional e nacional”, destaca Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste. “O aumento dos recursos para o Plano Safra é uma determinação do presidente Lula, dada a importância estratégica dessa iniciativa para o fortalecimento da agricultura e o aumento na produção de alimentos. O BNB tem cumprido essa diretriz com responsabilidade e eficiência”, complementa o executivo.
Inovação e Sustentabilidade no Campo
O Plano Safra 2024-2025 trouxe avanços, como a redução das taxas de juros e a ampliação dos limites de crédito. Entre as prioridades estão o financiamento para a compra de máquinas e equipamentos, tratores e implementos agrícolas, além de incentivos para melhoramento genético na pecuária leiteira, regularização fundiária e formação de florestas produtivas.
Na Agricultura Familiar, por meio do programa Agroamigo, o Banco do Nordeste busca fortalecer a permanência da mão de obra no campo, com destaque para iniciativas voltadas à juventude rural (Pronaf Jovem) e ao empreendedorismo feminino, com o Agroamigo Mulher.
Outro eixo estratégico do Plano Safra é o incentivo à inovação e sustentabilidade, com apoio a projetos de energias renováveis, conectividade no campo e fomento à produção orgânica e agroecológica.

Foto: Danilo Evaristo
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) lançou, na última sexta-feira (14), uma série de quatro vídeos, em suas redes sociais, revelando os bastidores, o contexto histórico e o processo que culminou na viabilização da barragem de Oiticica, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 19 de março.
Nos vídeos, o parlamentar destaca o papel fundamental do então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que, em 2013, utilizou sua influência para garantir a assinatura da ordem de serviço do reservatório pela então presidente da república, Dilma Rousseff. Queiroz também ressalta a contribuição dada pelo ex-secretário de Estado dos Recursos Hídricos e vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, na elaboração do projeto da Oiticica.
A série também conta com a participação do padre João Medeiros Filho, natural de Jucurutu, que resgata o contexto histórico da barragem, remontando ao dia 07 de abril de 1951, quando surgiu a necessidade da realização da obra, em virtude de uma seca severa que assolou o semiárido potiguar.
SÉRIE COMPLETA
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
17/03/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasTribuna do Norte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 159 municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60-100 km/h. O aviso começou a valer às 9h26 desta segunda-feira (17) e segue válido até às 10h desta terça-feira (18).
No alerta laranja, além das chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por conta desse cenário, o Inmet recomenda alguns cuidados a serem tomados pela população:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja lista de municípios em alerta:
Acari
Açu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arês
Augusto Severo
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Messias Targino
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Parnamirim
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Tibau do Sul
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
17/03/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Aplicativo da Receita Federal | Agência Brasil
A Receita Federal começa a receber, a partir desta segunda-feira (17), as declarações do Imposto de Renda 2025. A estimativa, segundo o órgão federal, é receber 46,2 milhões de documentos – número 7% superior em comparação ao ano passado.
Para enviar a declaração é preciso baixar o programa da Receita Federal e preencher as informações pessoais, bem como os dados de rendimentos e despesas. Caso já tenha uma conta Gov prata ou ouro, outra opção é utilizar a declaração pré-preenchida – responsável por preencher as informações automaticamente –, que ficará disponível em 1º de abril.
O período para o envio do documento será até 30 de maio. Aqueles que perderem o prazo ainda poderão enviar a declaração, mas mediante pagamento de multa por atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74, cifra que corresponde a 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto.
Quem deve declarar o IR?
Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.704,00 em 2024. Ano passado o limite era de R$ 30.639,90;
Quem obteve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;
Quem realizou operações na bolsa de valores em 2024 acima de R$ 40 mil ou teve ganhos líquidos sujeitos à tributação;
Quem obteve ganho de capital na venda de imóveis e utilizou a isenção ao comprar outro imóvel em até 180 dias;
Quem teve receita bruta superior a R$ 153.199,50 em atividade rural. Ano passado o limite era de R$ 153.999,50;
Quem possuía, até 31 de dezembro de 2024, bens ou direitos acima de R$ 800 mil;
Quem passou a ser residente no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o fim do ano;
Quem optou por declarar bens no exterior, possui trust fund fora do país ou deseja atualizar bens no exterior.
SBT News

Foto: João Gilberto
O deputado estadual José Dias (PSDB) celebrou o anúncio das obras da adutora do Agreste, que devem ser iniciadas ainda este semestre, e beneficiará diretamente 38 municípios do Estado e mais de 510 mil habitantes até 2050.
“Essa obra é o coroamento das obras de integração das bacias hidrográficas do Estado. Todos nós temos que estar solidários a esse assunto sem exploração unilateral ou de méritos. Mas é preciso reconhecer o esforço do senador Rogério Marinho, na realização dessa obra grandiosa que vai trazer tranquilidade para a população daquela região”, disse.
José Dias reforçou que a adutora do agreste representa a segurança hídrica de milhares de potiguares e dá um passo decisivo com a conclusão da licitação pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para obra da Adutora do Agreste, no valor de R$ 448 milhões.
Ainda em seu pronunciamento, José Dias, voltou a falar sobre as emendas parlamentares. “Não estou vendo nenhum movimento da Governadora para liberação das emendas desse ano e nem as do ano passado”, disse.
José Dias foi aparteado pelo deputado Francisco do PT, que informou que já existe uma programação por parte do Governo do Estado.
16/03/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/Facebook Vatican News
O papa Francisco afirmou que está passando por um “período de provação” e que o “físico fraco” não impede de rezar. A mensagem foi divulgada pelo Vaticano neste domingo (16). O pontífice está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, diagnosticado com pneumonia bilateral.
“Compartilho com vocês esses pensamentos, pois estou passando por um período de provação e me uno a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu. O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança”, disse o papa Francisco.
O líder da Igreja Católica pediu para que os fieis continuem rezando pela paz, em especial para os países que estão em guerra, como “a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo”.
INTERNAÇÃO DO PAPA
Francisco foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli de Roma (Itália) em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite, mas foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Elie Fiss, médico pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, disse que a pneumonia bilateral é uma infecção causada por bactérias, vírus ou fungos, afetando ambos os pulmões.
“A pneumonia bilateral é uma condição grave, especialmente para um paciente idoso. É muito comum começar com uma infecção viral e evoluir para uma infecção bacteriana”, afirmou o médico ao Poder360.
Fiss também declarou que esta forma da doença é mais grave do que uma pneumonia comum, pois compromete os 2 pulmões, aumentando significativamente o risco de evolução para uma infecção generalizada.
“Em pacientes muito idosos, o risco de complicação de uma infecção já existente aumenta consideravelmente”, disse o especialista.
Poder 360