O governo federal autorizou reajuste máximo de 5,06% no preço de medicamentos a partir desta segunda-feira, 31 de março, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e uma pequena parte do Nordeste terão um mês de abril com temperaturas acima da média, indica previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessas regiões, as chuvas também serão mais escassas para o período, mantendo a tendência do que ocorreu durante o verão, encerrado no último dia 20 de março.![]()
![]()
Segundo o balanço da estação, apesar da influência do fenômeno La Niña, esse foi o sexto verão mais quente do país desde 1961. As chuvas ultrapassaram a média histórica na faixa norte do país, mas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e em parte da Região Sul, as precipitações foram predominantemente abaixo da média.
“Os volumes apresentados não foram suficientes para recuperar o estoque hídrico do solo, maltratado pelas últimas secas e incêndios florestais que têm atingindo com mais frequência os biomas Amazônia, Cerrado e o Pantanal nos últimos dois anos”, destaca nota divulgada pelo Inmet.
Temperaturas
As previsões para abril indicam também que o centro-sul do país e áreas pontuais no Nordeste devem atravessar o mês com temperaturas acima de 24°C. Já outras áreas no Nordeste e toda a Região Norte deverão registrar temperaturas dentro da média histórica para o período, com termômetros marcando entre 26º e 28º.
Para o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste haverá chuvas mal distribuídas, com tendência de volumes mais concentradas no leste do Sudeste. Na Região Sul, a seca deverá ser percebida principalmente no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Em outras áreas, as chuvas acima da média podem ajudar na recuperação do solo.
Outono
Para a temporada de outono – iniciado em 20 de março para terminar em 20 de junho – a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, destaca que as chuvas ainda persistirão somente na faixa norte do país, mas o mesmo não será observado na parte central brasileira.
“A tendência é de redução das chuvas à medida que a gente vai para meados e fim do outono, que é o estabelecimento do período seco. Na Região Sul teremos um pouco de irregularidade em abril, mas poderemos ter o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, principalmente, a partir de maio”, acrescentou.
Em termos de temperatura, a previsão para outono é de termômetros acima da média no centro-sul do país, com algumas entradas de massa de ar frio a partir de abril. “Isso pode provocar temperaturas mais amenas, principalmente em regiões mais elevadas e até mesmo ocorrência de geadas, em especial nas áreas mais elevadas da Região Sul. Por enquanto, a gente não tem previsão de geada para a Região Sudeste, mas à medida que o outono vai se estabelecendo, é possível que ocorra também”, concluiu a meteorologista.
Agência Brasil
Há três anos, Dorian Carlos, proprietário da Fazenda Pau D’Arco, em Upanema (RN), utilizou recursos do FNE Inovação para implantação de um sistema de irrigação automatizada, uma fábrica de ração e uma planta de energia solar – ampliada no ano passado em novo financiamento pela linha de crédito. Os investimentos mudaram as características do empreendimento rural.
“A propriedade era bem elementar, com uma gestão familiar tradicional como é comum na região. A gente enxergou que podia avançar e partir para a profissionalização, e foi aí onde o Banco do Nordeste nos ajudou bastante. A renovação da frota, a aquisição de máquinas e equipamentos modernos e a adoção de novas tecnologias vieram alavancar a fazenda. O Banco do Nordeste foi e está sendo parceiro em todos os momentos”, avalia o produtor.
Hoje, a Fazenda Pau D’Arco investe em melhoramento genético e tem um rebanho bovino de 460 cabeças. A produção diária de leite é de 800 litros, destinados a uma grande indústria queijeira da região. A maior parte da alimentação dos animais sai do cultivo irrigado de feno, milho e sorgo, totalizando 64 hectares. A empresa rural tem 20 colaboradores regulares.
Assim como a propriedade de Dorian Carlos, outros empreendimentos sediados no Rio Grande do Norte podem utilizar os recursos do FNE Inovação do Banco do Nordeste (BNB) para investir em produtos, serviços, processos ou métodos organizacionais que impactem na melhoria de seus negócios. A instituição está disponibilizando R$ 138,6 milhões no estado, durante o ano de 2025. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
A linha FNE Inovação oferece condições especiais, como taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento ampliados, que podem chegar até 15 anos, incluindo uma carência de até cinco anos para o início do reembolso. O financiamento pode chegar a 100% do projeto.
Valores globais
Em toda área de atuação do BNB, que abrange estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, estão sendo oferecidos R$ 2 bilhões em crédito pela linha FNE Inovação. O volume é 19,7% maior do que o R$ 1,7 bilhão contratado em 2024.
Segundo o diretor de Planejamento, José Aldemir Freire, a oferta de crédito está alinhada à política de incentivo à modernização de processos na região. “A inovação é um dos catalisadores do desenvolvimento. Estamos vendo de forma muito clara essa preocupação em modernizar nossas empresas, a exemplo do programa Nova Indústria Brasil, do Governo Federal. O Banco do Nordeste quer incentivar a inovação do pequeno ao grande empresário”, afirma.
Os interessados podem procurar as agências do Banco do Nordeste ou solicitar o crédito direto pela página do BNB na Internet, onde também é possível fazer uma simulação da operação.
Na próxima sexta-feira (4), às 9h, a Câmara Municipal de Caicó será palco de uma audiência pública para debater a situação do Estádio Marizão e do Ginásio Nonozão, espaços esportivos localizados no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana e considerados fundamentais para a cidade que atualmente enfrentam condições precárias e interdição. A iniciativa é do deputado estadual Adjuto Dias (MDB), que busca soluções para viabilizar a recuperação desses equipamentos.
O Estádio Marizão, um dos principais palcos do futebol no Seridó, já recebeu grandes partidas e movimentou o esporte local. Já o Ginásio Nonozão é uma referência para diversas modalidades esportivas de quadra e eventos culturais. No entanto, a deterioração da estrutura desses espaços tem comprometido o acesso da população ao esporte e ao lazer.
A audiência reunirá autoridades, desportistas e a comunidade para discutir os desafios e possíveis investimentos para revitalizar os equipamentos. O objetivo é garantir que os espaços voltem a ser utilizados com segurança e qualidade, proporcionando mais oportunidades para o desenvolvimento esportivo na região. O evento será aberto ao público.
O governo federal autorizou reajuste máximo de 5,06% no preço de medicamentos a partir desta segunda-feira, 31 de março, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A decisão é da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação do segmento. O índice de aumento corresponde à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses encerrados em fevereiro.
De acordo com o ato, o reajuste seguirá três faixas, conforme a classe terapêutica dos medicamentos: o remédio de nível 1, poderá ter o aumento máximo de 5,06%; o de nível 2, seguirá o índice de 3,83%; e o de nível 3, 2,60%.
Estadão Conteúdo
O concurso 2.846 da Mega-Sena, realizado neste sábado (29), não teve nenhum acertador das seis dezenas sorteadas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 45 milhões para a próxima terça-feira (1º).![]()
![]()
Os números sorteados foram: 01 – 12 – 16 – 17 – 25 – 57.
74 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 48.408,41;
5.871 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 871,65.
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Agência Brasil
As inscrições para a segunda turma do curso de capacitação em Indústria 4.0 para gestores e profissionais do setor têxtil e de confecções já estão abertas. Iniciativa da FIERN, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), o curso visa capacitar profissionais e empreendedores do setor têxtil e de confecção para promover a integração de tecnologias digitais aos processos produtivos e gerenciais.
As inscrições seguem até o dia 4 de abril e podem ser realizadas através do link. A segunda turma do curso – com 40 vagas e início em 9 de abril – irá acontecer no âmbito dos laboratórios do IMD/UFRN.
O presidente da COINCITEC, Djalma Júnior, ressaltou a importância da capacitação para a indústria têxtil e de confecção do Nordeste. “A adesão na primeira edição mostrou a demanda por qualificação em tecnologias da Indústria 4.0. Essa nova turma amplia ainda mais a oportunidade para que empresas e profissionais estejam preparados para os desafios da digitalização e automação dos processos produtivos”, afirmou.
De acordo com ele, em função do sucesso da primeira turma, a continuidade do curso reforça o compromisso com a modernização e competitividade do setor. “O conceito da Indústria 4.0 é disseminado para que as pessoas entendam que qualquer mudança tecnológica pode avançar na indústria, beneficiando a produtividade e ganho de capital, de recursos”, destaca.
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina é feito pelo FIERN através de sua Comissão Temática de Inovação (COINCITEC). A iniciativa também conta com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), no âmbito do Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0), promovido em toda a região pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com apoio do Sebrae.
Abordagem prática
Com carga horária de 100 horas em aulas presenciais, a formação oferece uma abordagem prática e aplicada, voltada para a inovação, a automação e o uso estratégico de dados, contribuindo para o fortalecimento da competitividade da indústria nordestina.
“Esse curso é um passo estratégico para reposicionar o RN como um polo têxtil moderno, ágil e preparado para os desafios da economia digital”, destacou o professor e coordenador do programa no IMD, Anderson Paiva.
Ao longo da capacitação, os participantes irão desenvolver competências em áreas como, tecnologia e ferramentas digitais, Indústria 4.0, Internet das Coisas (loT), Big Data e Inteligência Artificial, além de estratégias de marketing digital, comunicação, análise de métricas e uso ferramentas para gestão de projetos.
Essas tecnologias, quando bem utilizadas, possibilitam a redução de desperdícios e otimização do uso de matérias-primas, diminuindo erros e aumentando a produtividade.
Para participar, é necessário ser gestor ou funcionário de uma empresa do setor têxtil e de confecções, ter disponibilidade para participar das aulas presenciais no IMD/UFRN e apresentar a documentação solicitada durante o processo de inscrição.
Meta
O Programa de Revitalização da Indústria Nordestina tem como meta avaliar 30 instituições nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de capacitar 100 profissionais do setor e implantar soluções de Indústria 4.0 em 15 empresas diferentes.
O programa propõe a ampliação e adoção de novas tecnologias por parte das indústrias da região, envolvendo diversos segmentos e capacitando mão de obra de alta qualificação, por meio de residência tecnológica.
E prevê ações estratégicas de médio prazo voltadas para o desenvolvimento de metodologia de monitoramento do nível de maturidade da Indústria 4.0, suporte ao desenvolvimento de políticas públicas e implantação de residência em Cloud Computing (computação em nuvem), além da criação de Núcleos Estaduais de Indústria 4.0.
Com o objetivo de facilitar o acesso da população à emissão da Carteira de Identidade Nacional (RG), o deputado Nelter Queiroz (PSDB) solicitou ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte a renovação do convênio que permite que as Câmaras Municipais de Vereadores realizem esse serviço diretamente em seus territórios.
“Diante da importância do tema, nosso mandato pede atenção especial e urgência na renovação deste convênio, uma vez que a medida beneficiará diretamente os moradores de todas as regiões de nosso Rio Grande do Norte”, destacou Nelter Queiroz.
O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), órgãos responsáveis pela identificação civil no Estado. A iniciativa busca garantir maior agilidade e eficiência no atendimento aos cidadãos, descentralizando a emissão do documento e tornando o processo mais acessível para a população.
A Justiça da Espanha anulou nesta sexta-feira (28) a condenação por estupro do ex-jogador brasileiro Daniel Alves.
Em sentença, a que o g1 teve acesso, o Tribunal Superior da Catalunha decidiu de forma unânime anular a decisão anterior que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha. Com isso, o brasileiro fica automaticamente absolvido.
Com isso, o ex-jogador, que foi preso em janeiro de 2023, ficou mais de um ano atrás das grades aguardando julgamento, foi condenado a 4 anos e 6 meses e pagou 1 milhão de euros por liberdade provisória, fica totalmente livre e sem qualquer acusação na Justiça espanhola.
Os advogados da vítima ainda não haviam se pronunciado até a última atualização desta reportagem.
O brasileiro já estava em liberdade provisória desde o ano passado, quando a Justiça catalã aceitou um recurso da defesa do ex-jogador. Os juízes, no entanto, analisavam outro recurso apresentado pela Promotoria de Barcelona que pedia aumento de pena para Alves.
Na sentença desta sexta-feira, os juízes afirmam entender que houve “imprecisões” e “déficits” na decisão anterior sobre o caso e disseram concordar com o argumento apresentando pelos advogados de Alves de que houve “falta de confiabilidade do depoimento” da vítima durante o julgamento do caso, em fevereiro do ano passado .
G1
Veja os números sorteados: 10 – 31 – 40 – 52 – 54 – 56
5 acertos – 31 apostas ganhadoras: R$ 86.551,10
4 acertos – 2.307 apostas ganhadoras: R$ 1.661,45
O próximo sorteio da Mega será no sábado (29).
G1
No horário destinado às lideranças partidárias, na sessão desta quinta-feira (27), o deputado estadual Neilton Diógenes (PP), chamou atenção para o dia 21 de abril próximo, quando o Governo do Estado vai oficializar promoções de profissionais da Saúde nos quadros da Polícia Militar. “Será a oportunidade para 40 novos profissionais para o quadro médico da PM no Rio Grande do Norte”, acenou o parlamentar.
O deputado Luiz Eduardo (SDD) enalteceu os três primeiros meses da gestão do novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União). “Está cumprindo o que prometeu na campanha”, disse o deputado, afirmando que o Município zerou a fila de creches e reajustou o piso dos professores. Fazendo contraponto, fez críticas ao Governo do Estado, citando os setores da Educação, Tributação, Saúde e as estradas, inclusive as que já foram recuperadas. “São de péssima qualidade os serviços nas estradas do Rio Grande do Norte”, concluiu Luiz Eduardo.
Já as críticas do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) foram à Saúde da Prefeitura de Natal, citando os problemas registrados na unidade de Saúde do bairro das Rocas. Ele adiantou que terá uma audiência com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, em companhia do vereador da capital, Herberth Senna (PV). “A unidade precisa de reforma, com as chuvas o prédio ficou comprometido. Não adianta fazer pequenas melhorias”, alertou Ubaldo Fernandes, que também vai solicitar que a Prefeitura retome as obras de edifício na Ribeira que poderá ser ocupado pela Secretaria de Saúde.
Último orador do horário, o deputado Coronel Azevedo (PL) relatou números de pesquisas nacionais divulgados na quarta-feira (26) e fez críticas aos governos federal e estadual. Ele citou programas federais como o que autoriza empréstimos consignados para o setor privado, que liberou um número bem inferior ao dos interessados. O parlamentar também criticou o cenário econômico do país, considerando como “ruim e péssimo”.