Os moradores de Itaú, no Alto Oeste, terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED sem sair de casa em mais uma ação do Projeto Energia com Cidadania, da Neoenergia Cosern, da segunda-feira (7) até a próxima sexta-feira (11). O projeto é realizado na cidade no modelo porta a porta, em veículo identificado com a logomarca da empresa, com colaboradores uniformizados e com crachá. Serão percorridos bairros e comunidades de baixa renda, prioritariamente.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern e é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.
O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.
A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular.
Critérios para participar:
· Ser cliente residencial ou rural-residencial;
· Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
· Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
· Não ter débitos com a concessionária;
· Não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Cosern nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
· Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).
Entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) esteve presente no encontro “Metodologias de Planejamento Integrado das Eleições”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para aprimorar a gestão do processo eleitoral no país. O evento reuniu representantes da Justiça Eleitoral de diversas regiões, que participaram de palestras e oficinas voltadas ao planejamento e à segurança das eleições.
Representando o TRE-RN estiveram presentes a assessora da AGE, Ruth Hollanda, que também representou a Região Nordeste no Comitê Organizador; Maria Teresa Farache, coordenadora de Eleições do Regional; e Marcos Maia, secretário de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE).
O evento teve início no dia 1º de abril, com a abertura conduzida por Sabrina Beatriz Ribeiro, Secretária de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também estiveram presentes o diretor-geral do TSE, Miguel Piazzi, a assessora de Gestão Eleitoral (AGEL), Sandra Damiani, e Cássio Leite, assessor do TRE-PE e integrante da rede de governança colaborativa da Justiça Eleitoral.
A primeira palestra foi de Anderson Costa, responsável pelo projeto de transformação digital do Governo Federal (GOVBR). Durante sua apresentação, ele compartilhou a experiência do GOVBR na modernização dos serviços públicos, destacando os desafios da digitalização e o impacto da tecnologia na administração pública. A discussão trouxe reflexões sobre como a Justiça Eleitoral pode otimizar seus processos para tornar o planejamento das eleições mais eficiente.
No encerramento, no dia 3 de abril, os grupos apresentaram os resultados das oficinas, consolidando propostas para aprimorar a gestão eleitoral em todo o país. A participação do TRE-RN no evento reforça o compromisso do tribunal com a modernização e a segurança do processo eleitoral, permitindo a troca de conhecimentos e o alinhamento estratégico com outras unidades da Justiça Eleitoral.
O Conselho de Administração (Consad) do Banco do Nordeste (BNB) elegeu, nesta quinta-feira, 3, como sua presidente a assessora do Plano de Transformação Ecológica na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Sávia Gavazza dos Santos. A executiva é a primeira mulher a ocupar o cargo e substitui Marcello Froldi Negro.
Sávia é pós-doutora pela Universidade de Cornell (EUA) e tem doutorado em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora associada da Universidade de Toronto, no Canadá (status only). Foi vice-diretora do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia e Coordenadora de Parcerias da UFPE. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento em Engenharias da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Também coordenou os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (campus Recife e Caruaru).
“É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência do Conselho de Administração desta instituição tão importante para o desenvolvimento da Região Nordeste, parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Este momento é particularmente significativo, pois marca a primeira vez que uma mulher assume a presidência. Este é um marco histórico que reflete o compromisso da instituição com a diversidade e a inclusão, valores que são fundamentais para o nosso crescimento e sucesso. Agradeço a todos os membros do Conselho pela confiança depositada em mim. Juntos, continuaremos a trabalhar com dedicação e empenho para fortalecer o Banco do Nordeste, promovendo o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da nossa região. Conto com o apoio de todos para que possamos, juntos, enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam”, afirmou.
Com a eleição desta quinta-feira, a nova composição do Conselho de Administração do Banco ficou com Sávia Gavazza dos Santos como presidente e Adauto Modesto Júnior, Lindemberg de Lima Bezerra, Luiz Alberto da Silva Júnior, Olavo Rebelo de Carvalho Filho, Paulo Henrique Saraiva Câmara e Romildo Carneiro Rolim como conselheiros.
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) registrou as ações do senador Styvenson Valentim em relação aos seus esforços para garantir recursos para a saúde pública do Rio Grande do Norte. O parlamentar expressou indignação diante do que considera “uma tentativa de macular a reputação do senador ante a opinião pública”.
Nelter Queiroz destacou o trabalho de Styvenson Valentim desde o início de seu mandato para garantir recursos essenciais à saúde pública do estado. Segundo o deputado, “graças ao esforço do senador, diversas unidades hospitalares importantes receberam recursos que possibilitaram a construção e o funcionamento de hospitais cruciais para o tratamento de doenças graves como o câncer”. Ele mencionou especificamente a viabilização de recursos para a construção do Hospital da Liga em Currais Novos, onde segundo Nelter, foram aplicados mais de R$ 35 milhões.
O parlamentar também citou a alocação de R$ 15 milhões para o Hospital Infantil, em Mossoró e a previsão de R$ 12 milhões para o Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, ainda neste ano, além dos recursos a serem definidos para a construção de uma unidade oncológica e de diagnóstico e tratamento em Parnamirim. Nelter Queiroz lembrou que, em 2019, o senador destinou R$ 165 milhões para a reforma do Hospital Regional do Estado, Tarcísio Maia, em Mossoró, com o objetivo de melhorar sua infraestrutura e condições de atendimento, lamentando que as obras ainda não tenham sido concluídas pelo Governo do Estado. Ele ressaltou que parte desses recursos foi utilizada para ações emergenciais durante a pandemia e outra parte para a compra de peças e equipamentos.
Nelter Queiroz afirmou que é “justamente por cobrar soluções e melhorias da administração estadual que o senador Styvenson tem sido alvo de ataques”. Ele defendeu a postura firme do senador ao apontar falhas e exigir atitudes concretas da governadora Fátima Bezerra (PT), especialmente nas áreas de saúde e infraestrutura. O deputado criticou “aqueles que preferem atacar o senador em vez de focar em soluções para os problemas do estado”.
O parlamentar concluiu seu pronunciamento expressando pesar pelo falecimento do senhor Joaquim Santiago Dantas, ocorrido na noite da última terça-feira (1), em Caicó. “Foi o fundador do renomado grupo ótico ‘A Graciosa’, cuja trajetória de vida é um exemplo de superação e dedicação. O deputado prestou solidariedade aos familiares e amigos.
Um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma série de tarifas recíprocas que vão de 10% a 50% sobre produtos importados aos norte-americanos, o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as medidas adotadas, afirmando que o Brasil não “bate continência” para nenhuma bandeira que não a nacional.
“Um país [o Brasil] que não tolera ameaça à democracia, que não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a verde e amarela”, afirmou Lula ao participar de um evento para apresentar um balanço das ações do governo desde o início do mandato, em 2023.
O presidente brasileiro exigiu “reciprocidade no tratamento” internacional e defendeu o “multilateralismo e o livre comércio”, afirmando que responderá à qualquer tentativa de imposição de um protecionismo que, de acordo com ele, “não cabe mais hoje no mundo”.
“Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros. Tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, afirmou.
A lei referida por Lula, foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (2) em votação simbólica e agora segue para sanção presidencial. O projeto determina critérios para a reciprocidade, em casos de ações estrangeiras que objetivem impactar “negativamente a competitividade internacional brasileira”.
No anúncio das tarifas, Trump afirmou que essa medida já deveria ter sido tomada há muito tempo, citando como “injustiça” as barreiras tarifárias de países com relações comerciais com os americanos. Ele classificou as tarifas como “gentis”.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 116 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal e Mossoró. O aviso foi iniciado às 9h41 desta quinta-feira (3) e segue até às 10 horas desta sexta-feira (4).
De acordo com o comunicado, as cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. O Inmet pontuou ainda que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) mostram que o município de Encanto, no Oeste Potiguar, registrou 118,6 milímetros de chuvas nas 24 horas entre 7h da manhã de quarta-feira (2) e 7h da manhã desta quinta-feira (3). No Leste Potiguar, o maior volume foi em Baía Formosa, com 49,2 mm.
Os cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário junto com o pagamento no final deste mês. O calendário vai de 24 de abril até 8 de maio. No próximo mês, virá a segunda metade do décimo terceiro (de 26 de maio a 6 de junho). A expectativa é de que sejam injetados R$ 73,3 bilhões na economia brasileira. A antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. “O objetivo dessa gestão é cuidar de aposentados e pensionistas do INSS”, diz Lupi. O anúncio do decreto foi feito nesta quinta-feira (03) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o evento O Brasil dando a volta por cima, em Brasília.
Com a decisão, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, solicitou à Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, que rode a folha de pagamento com o abono já para o final deste mês. “Esse dinheiro é de extrema importância para ajudar aposentados e pensionistas do INSS. São 34,2 milhões de pessoas que terão a metade do décimo terceiro para pagar suas contas, comprar remédio, comida, suprir necessidades básicas”, afirma Lupi.
“Mais uma vez o presidente Lula e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com a sensibilidade que é peculiar a esse governo, promove o adiantamento do abono, mesmo não estando em situação de pandemia. O presidente Lula mantém o compromisso com a população, adiantando e aliviando um pouco esse dia a dia”, acrescenta o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
No documento enviado ao Planalto, o documento pontua que “na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2025, o valor do abono anual será proporcional, bem como haverá o encontro de contas entre o valor recebido pelo beneficiário e o efetivamente pago, na hipótese da cessação antes da data programada para os benefícios temporários, ou antes de 31 de dezembro de 2025, para os benefícios permanentes”.
Número final do benefício
O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. O crédito da primeira parcela do abono será feito entre os dias 24 de abril a 8 de maio. Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário-mínimo. Os aposentados e pensionistas que recebem acima do piso nacional terão o valor da parcela creditado de 2 a 8 de maio.
Dados da folha de fevereiro apontam que 28,68 milhões de pessoas, cerca de 70,5% do total dos aposentados e pensionistas do INSS, ganham até um salário-mínimo por mês (R$ 1.518). Outros 11,98 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional. Desse total, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social (R$ 8.157,41).
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está selecionando estudantes de Administração ou áreas afins para compor a equipe de apoio administrativo e financeiro da secretaria dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI).
O certame oferece uma vaga, além de cadastro reserva. Uma vez selecionado, o novo colaborador deverá atuar no Polo Natal dos cursos técnicos, com atividades semipresenciais e carga horária semanal de 20 horas. As vagas são exclusivas para discentes da UFRN.
A remuneração por hora é de, no máximo, R$ 18, segundo o Manual de Gestão da Rede ETEC Brasil e do Profuncionário, podendo variar de acordo com a disponibilidade orçamentária.
As atividades a serem desempenhadas pelo novo colaborador incluem auxílio na organização de eventos, participação de capacitações, suporte a docentes, oferecimento de informações aos discentes dos cursos técnicos e ao público externo, entre outras.
O processo de seleção consistirá em análise de currículo e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 23 de abril, no site do IMD, aba de Editais.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), em nome da Assembleia Legislativa, parabenizou os gêmeos autistas Ângelo e Augusto, que coincidentemente fazem aniversário nesta data. Protagonistas da campanha sobre Capacitismo, lançada pela casa legislativa em junho de 2024.
“Muito queridos nas mídias digitais”, ressaltou o deputado, enaltecendo o trabalho da professora Dona Luci, mãe dos gêmeos que estão completando 44 anos. “Ela que defende com muita bravura, o autismo no Rio Grande do Norte, através do seu testemunho diário no Instagram”, disse Ubaldo.
Ainda no horário dos deputados, o deputado Coronel Azevedo (PL) comentou sobre a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, nos próximos dias 11 e 12. Segundo o parlamentar, a visita começará pela cidade de Acari. “Às 10h30 a comitiva de Bolsonaro vai visitar a ‘Cidade da Moda’, seguindo para a barragem de Oiticica, em Jucurutu. Obra de extrema importância para o nosso estado”, ressaltou Coronel Azevedo.
De acordo com o parlamentar, a agenda de Jair Bolsonaro continua em Pau dos Ferros, onde haverá um ato do PL, e no dia seguinte, com uma visita ao município de Major Sales, onde está em construção o ramal do Apodi, da transposição do Rio São Francisco.
As seis dezenas do concurso 2.848 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 51 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.