18/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (15) faz uma alerta sobre o vírus da influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre as crianças.

Foi registrado também um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados do Centro-Sul e nas regiões do Norte e Nordeste.
Em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o número de casos de SRAG em crianças pequenas, associado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vem apresentando sinais de desaceleração ou até de reversão.
“Apesar disso, ainda não é o momento de relaxar os cuidados nessas regiões, já que a incidência de casos continua alta ou moderada”, avalia a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.
A especialista chama a atenção que a mortalidade por SRAG nas crianças pequenas se aproxima da observada nos idosos. A principal causa de mortalidade por SRAG nos idosos é o vírus da influenza A, seguida pela Covid-19. Já nas crianças, o VSR permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG, seguido pelo rinovírus e pela influenza A.
Tatiana Portella orienta que as pessoas dos grupos mais vulneráveis se vacinem contra o vírus da influenza o quanto antes. Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença.
“Além disso, reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com maior aglomeração de pessoas e, principalmente, em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado”, alertou a pesquisadora.
Casos de SRAG
O boletim mostra sinal de aumento de casos de SRAG em diversos estados, tanto nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) quanto nas de curto prazo (últimas 3 semanas). Esse cenário se deve ao crescimento de SRAG nas crianças pequenas, associado principalmente ao VSR, e na população de jovens, adultos e idosos, associado ao vírus da influenza A.
O VSR mantém uma incidência expressiva tanto de incidência quanto de mortalidade por SRAG em crianças pequenas. Outros vírus de destaque nessa faixa etária são o rinovírus e a influenza A. A influenza A, além de ser a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos, é uma das três principais razões de óbitos por SRAG em crianças pequenas.
Estados
Ao todo, 15 das 27 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Outros oito estados também apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, porém sem sinal de crescimento de longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Agência Brasil
18/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasAtenção com o consumo exagerado de açúcar. Um paciente em Minas Gerais teve 35 cálculos renais retirados. Ele consumia de 2 a 3 litros de refrigerante por dia.
Jornal da Noite/Band
O sorteio do concurso 2.864 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (17), em São Paulo. O prêmio acumulou e subiu para R$ 100 milhões.
Veja os números que saíram: 05 – 06 – 15 – 17 – 31 – 53.
– Nenhuma aposta acertou as seis dezenas.
– 77 apostas acertaram cinco dezenas: cada uma ganhará R$ 64.445,11.
– 7.767 apostas acertaram quatro dezenas: cada uma ganhará R$ 912,70.
O próximo sorteio é na terça-feira (20).
G1
18/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
tawatchai07/Freepik
O governo de Minas Gerais descartou, neste sábado (17), cerca de 450 toneladas de ovos férteis e materiais relacionados como medida preventiva contra a gripe aviária. A decisão foi tomada após uma reunião emergencial das autoridades estaduais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A ação ocorreu após a confirmação, na quinta-feira (16), da presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial localizada na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A partir da notificação, técnicos mineiros iniciaram o rastreamento de ovos férteis oriundos desse local.
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que lotes de ovos da granja contaminada foram enviados para o Paraná e incubadoras no próprio Rio Grande do Sul, além de Minas Gerais. A pasta ressalta que não há comprovação de que os ovos estivessem contaminados e que está tomando “todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional”.
Os produtos foram descartados no Centro-Oeste de Minas, em uma operação que faz parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – acordo firmado em 2022 entre a União, os estados e o setor produtivo, desde que surgiram os primeiros casos da doença na América do Sul.
Apesar da gravidade da doença para o setor avícola – a gripe aviária costuma levar as aves à morte –, o governo ressalta que não há risco para a saúde da população, já que a doença não é transmitida por meio do consumo de carne ou ovos.
Ovos férteis são aqueles utilizados para a produção de novas aves, não para o consumo humano. A operação de rastreamento ainda está em andamento e novos descartes podem ser realizados nos próximos dias, caso sejam identificadas outras cargas vindas da granja contaminada.
Em nota, o governo de Minas informou que vem atuando com políticas contínuas de prevenção, rastreamento e controle sanitário, além de manter colaboração direta com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Minas Gerais é atualmente o segundo maior produtor de ovos do país e o quinto maior na produção de galináceos, o que reforça a importância das medidas adotadas para proteger a cadeia produtiva local.
SBT News

Arquivo/Agencia Brasil e CBF
As recentes polêmicas de Ednaldo Rodrigues reascenderam o histórico de afastamentos e problemas dos últimos problemas da confederação. Desde 1989, apenas um presidente terminou o mandato à frente da CBF. A principal entidade brasileira acumula escândalos.
Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira talvez seja o caso mais emblemático dentre esses presidentes. O cartola ficou mais de 20 anos à frente da CBF. Viu o Brasil conquistar duas copas do mundo, mas seu legado ficou marcado por inúmeros escândalos antes da saída dele, em 2012.
Em 2019, ele foi banido do futebol pela FIFA por conta de casos de suborno. Segundo a entidade, Ricardo Teixeira recebeu mais de 30 milhões de reais em propinas por contratos de transmissões de competições. Ele também teria recebido para votar a favor do Qatar na disputa pela sede da copa do mundo de 2022.
José Maria Marin
No lugar dele, veio José Maria Marin que também teve seu nome envolvido em casos de corrupção. Ele chegou a ser preso em 2015, na Suíça, em um caso que ficou conhecido como FIFA gate. Em 2018, foi condenado a 4 anos de prisão nos Estados Unidos por corrupção, lavagem de dinheiro e conspiração. O ex-presidente da CBF conseguiu deixar a prisão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Marco Polo Del Nero
Outro presidente que teve o nome ligado ao caso de corrupção na FIFA e banido das atividades do esporte foi Marco Polo Del Nero. O dirigente comandou o futebol brasileiro entre 2015 e 2017. No final das contas, esses três últimos presidentes têm condenações e acusações bem parecidas.
Rogério Caboclo
Depois veio Rogério Caboclo. Em 2021, uma funcionária da CBF denunciou caboclo por assédio moral e sexual. A denúncia incluía relatos de: comentários sexistas e inapropriados. Constrangimentos repetitivos no ambiente de trabalho. Pressões psicológicas constantes.
Ednaldo Rodrigues
Em 2023, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, por considerar invalido um termo de ajustamento de conduta, celebrado em 2022 entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Confederação Brasileira de Futebol.
Em fevereiro deste ano, Gilmar Mendes, relator do caso no STF, homologou um acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) para encerrar a disputa judicial contra a eleição de Ednaldo Rodrigues para presidência da entidade máxima do futebol brasileiro.
Agora a Justiça do Rio de Janeiro determinou, na última quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão é do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro.
Band
17/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou neste sábado (17/5) que 1,4 milhão de pessoas não reconheceram descontos nos pagamentos das suas aposentadorias e pensões, e solicitaram reembolso. O órgão público iniciou há quatro dias uma operação para restituir os desvios feitos por uma série de organizações, num esquema de fraudes revelado pelo Metrópoles.
De acordo com o balanço do instituto, 41,7 milhões de pessoas acessaram o Meu INSS, das quais 6,9 milhões se dirigiram à funcionalidade de consulta de descontos. Entre os que foram verificar os débitos, 3,3 milhões não tiveram subtrações nos seus pagamentos. Enquanto isso, 1.494.956 consultaram as retenções feitas por entidades associativas, mas somente 27 mil constataram tê-las autorizado. Dessa forma, 1.467.933 solicitaram o reembolso.
Ao todo, 41 organizações foram contestadas. Essas entidades são suspeitas de fraudar assinaturas dos aposentados e pensionistas do INSS para fazer descontos nas suas mensalidades. O esquema começou em 2019, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e persistiu até este ano, quando a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que levou à queda do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e logo depois do ministro da Previdência, Carlos Lupi, do governo Lula (PT).
No dia 14/5, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o instituto oferecerá atendimento presencial para atender todas as pessoas atingidas pela fraude dos descontos, se for necessário. “Faremos um balanço para verificar se alguma comunidade ou região não foi possível realizar esse tipo de pedido ao INSS. (…) Todos serão ressarcidos no menor tempo possível”, comentou.
Ainda de acordo com a nova gestão do INSS, o reembolso a aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos indevidos nos contracheques, nos últimos cinco anos, serão reembolsados com correção pela inflação. Por enquanto, as entidades questionadas pelos beneficiários terão 15 dias para apresentar provas de que praticou os descontos de maneira devida.
Caso não consiga comprovar a adesão voluntária do beneficiário, a entidade deverá fazer a restituição ao INSS por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Após ressarcimento, o instituto vai repassar o montante recebido às pessoas cujo valor foi desviado em sua conta cadastrada para recebimento do benefício.
Metrópoles
17/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Agecom/UFRN
A Comissão Permanentes de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação (CPIA) do Centro de Educação (CE) da UFRN promove o evento Saúde Mental no Ensino Superior. O encontro será realizado no auditório do Centro de Educação, no dia 28 de maio, às 19h, tendo transmissão pelo canal no YouTube do CE. As inscrições estão abertas via formulário, com vagas limitadas.
A ação busca olhar para dentro da comunidade universitária, para as questões relacionadas às mudanças que acontecem no crescimento, especialmente na saída da fase da adolescência para a vida adulta. Também procura focar em questões de adoecimento relacionadas à saúde mental na universidade, ajudando a compreender as possibilidades de apoio, principalmente, no contexto da UFRN. A realização da ação tem apoio do CE, junto à Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) e à CPIA.
Gestão e saúde mental
A iniciativa do debate é uma das ações que a Universidade vem buscando reforçar, no intuito de promover um espaço com bem-estar e qualidade de vida. Inclusive, esses são pontos do Plano de Gestão (2023-2027) da UFRN, que são alcançados pelo índice de qualidade de vida no trabalho (nº 31) e de taxa de absenteísmo por doenças com características relacionadas ao trabalho (nº 33).
Em abril, a Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS) lançou o observatório de dados em saúde de servidores, Observaí. Na reunião de lançamento, a diretoria discutiu sobre a necessidade de haver um fortalecimento da Universidade, no sentido de melhorar a saúde mental dos membros da comunidade acadêmica.
Programação:
Abertura – 19h00-19h10 – Tema: CPIA/CE e a pauta da Saúde Mental na Comunidade Universitária. Palestrante: professora Cynara Ribeiro e diretora do CE da UFRN.
Mesa-Redonda – 19h10-20h10 – Tema: Saúde Mental na Comunidade Universitária.
- Saúde Mental na transição da adolescência para a idade adulta – 19h10-19h40. Palestrante: Thiago Bezerril (psiquiatra da UFRN).
- Saúde Mental na Universidade – 19h40-20h10. Palestrante: Symone Melo (psicóloga, docente do Depsi/UFRN e secretária adjunta da SIA).
- Mediação: professora Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN – DFPE – Centro de Educação).
Discussão e Encerramento – 20h10 – 20h30.
Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Jefferson Tafarel; Edição: Juliana Holanda; Revisão: Rebeca Ribeiro.

Foto: Reprodução
Pesquisa do Instituto Exatus realizada em Natal a pedido do AGORA RN mostra um cenário embolado na disputa para o Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, faltando mais de um ano para as convenções partidárias.
O levantamento, publicado neste sábado 17 na edição impressa do AGORA RN, foi realizado entre os dias 13 e 15 de maio, ouvindo 817 eleitores em Natal. A margem de erro é de 3,43 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), lidera com 18,6% das intenções de voto no cenário estimulado – quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos. A liderança é especialmente expressiva, considerando que a pesquisa foi feita apenas em Natal, distante da área de atuação do prefeito de Mossoró.
Allyson, no entanto, é seguido de perto pelo senador Rogério Marinho (PL), com 17,38%, e pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), com 15,18%. Os três estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3,43 pontos percentuais.
Pré-candidato com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT), aparece com 5,88%, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), tem 2,2%. Um número expressivo de eleitores (33,9%) declarou voto em “nenhum”, indicando insatisfação com os nomes apresentados. Outros 6,85% não sabem ou não quiseram responder.
Allyson lidera para governador em Natal – Tabela: Exatus

Agora RN
17/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasO projeto Caern Móvel estará presente nas cidades de Mossoró, Cruzeta, São José do Seridó e São Miguel do Gostoso, na próxima semana, de 19 a 23 de maio, levando atendimentos em diversos tipos de serviços aos clientes da empresa estadual de saneamento. Para ser atendido é preciso levar uma conta de água e documentos de identificação pessoais. Entre os serviços oferecidos pelo projeto estão emissão de segunda via de fatura mensal, emissão de documentos diversos, negociação de débitos e alteração de dados cadastrais, entre outros.
Nos dias 19 e 20 de maio, a unidade Caern Móvel 1 atenderá clientes de Cruzeta, região do Seridó, das 8h às 17h, na Rua João XXIII, S/N, em frente ao escritório da Companhia. O serviço será oferecido aos moradores de São José do Seridó, na quarta-feira (21), também em frente ao escritório local da empresa, das 8h às 17h. E durante este horário, o Caern Móvel 1 estará em São Miguel do Gostoso, Litoral Norte Potiguar, dias 22 e 23, na Avenida dos Arrecifes, 1216, em frente ao Centro de Cultural.
Em paralelo ao trabalho de atendimento nos três municípios, unidade Caern Móvel 2 ficará durante o período de segunda a sexta-feira em Mossoró, postada na Rua Campos Sales, S/N, bairro Bom Jardim, das 8h às 17h, na lateral do escritório da Companhia.
Se o atendimento for relacionado à troca de titularidade e pedido de ligação de água, é necessário apresentar documentos como RG, CPF e documentos do imóvel. Nos casos em que o pedido for feito por pessoa que não seja a titular da conta, é preciso apresentar procuração, além dos documentos do imóvel e documentos pessoais. Inquilinos que querem assumir a titularidade da conta de água devem apresentar cópia do contrato de aluguel e os documentos pessoais.
Confira a programação abaixo:
MOSSORÓ
De segunda-feira (19) a sexta-feira (23)
8h às 17h
Rua Campos Sales, na lateral do escritório do Bom Jardim
CRUZETA
Segunda-feira (19) e terça-feira (20)
8h às 17h
Rua João XXIII, S/N, em frente ao escritório da Caern
SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
Quarta-feira (21)
8h às 17h
Rua Dalva Cirne, S/N, em frente ao escritório da Caern
SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
Quinta-feira (22) e sexta-feira (23)
8h às 17h
Avenida dos Arrecifes, 1216, em frente ao Centro de Cultura

Em sua terceira edição, o Derradeiro de Maio consolida-se como o grande marco de abertura dos festejos juninos no Nordeste. O evento não apenas esgotou seus ingressos antecipadamente, como também conquistou a transmissão oficial da Globo (InterTV), levando a essência da cultura nordestina para além das fronteiras potiguares.
A cobertura abrangerá 518 cidades nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais, atingindo uma audiência estimada de 12 milhões de telespectadores. E não para por aí: o portal G1 transmitirá o evento ao vivo e na íntegra para todo o Brasil e diversos países, consolidando o festival como um fenômeno cultural.
“As marcas procuram pela cultura, pela raiz. Abrir o São João com este evento é importante para mostrarmos a riqueza da cultura nordestina ao país”, destaca Thiago Lajus, diretor-geral da InterTV Cabugi.
A essência do Derradeiro de Maio ultrapassa os shows. Segundo André Dantas, um dos organizadores, o evento representa “um resgate profundo da cultura nordestina, do autêntico forró tradicional e da rica história do interior”.
O coração do Derradeiro passa pela cidade cenográfica erguida na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges. Este cenário cuidadosamente construído se torna, de acordo com André Dantas, uma “experiência histórica onde música e cultura se entrelaçam, dando vida a um evento único”.
Reconhecida oficialmente como patrimônio material cultural do Rio Grande do Norte, a Fazenda Tome Xote se estabelece como lugar que celebra e preserva a autêntica essência do forró e as tradições culturais mais profundas do interior potiguar.
O Derradeiro de Maio promete uma noite inesquecível com um line-up de peso: o poeta Dorgival Dantas, Waldonys, Flávio José e Eliane, considerados verdadeiros ícones da música nordestina. Diretor de marketing do projeto, Antônio Torres, ressaltou que, além de levar a cultura nordestina, o evento vai divulgar o Rio Grande do Norte. “Levaremos além do melhor da música, estamos preparando uma experiência única que vai surpreender a todos”, disse. A reunião também contou com a presença de Vivian Leiva, diretora de marketing da Rede Inter TV.
Com todos os ingressos esgotados, o Derradeiro de Maio comprova seu status de fenômeno cultural ao atrair caravanas de fãs do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso e de todos os estados nordestinos, além de público de todos os cantos do RN.
Para mais informações e conteúdos exclusivos sobre o Derradeiro de Maio, siga o perfil oficial @fazendatomexote no Instagram.