15/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Ednaldo Rodrigues – Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afastou, nesta quinta-feira (15), Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão se baseia em suspeitas de fraude envolvendo um dos signatários – Coronel Nunes- do acordo firmado entre a CBF, cinco dirigentes da entidade, e a Federação Mineira de Futebol (FMF), que garantiu Ednaldo Rodrigues no cargo de presidente.

Nunes não teria condições cognitivas e de saúde para participar do pleito, o que levantou dúvidas sobre a validade de sua assinatura.

O SBT News teve acesso a documentos, revelados pelo Portal Leo Dias, mostrando que Nunes sofreu, em 2023, um quadro de ataxia com déficit cognitivo. Em ação judicial datada de 2024, o coronel afirmou que não possuía saúde para procurar o Ministério Público e celebrar um acordo sobre pensão alimentícia.

Após as denúncias, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) apurasse, com urgência, as supostas irregularidades. No entanto, manteve Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF.

Nesta quinta, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro chegou à conclusão que “a robustez dos indícios trazidos aos autos leva à inarredável conclusão acerca de um fato, até mesmo óbvio: há muito o Coronel Nunes não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade. Seus atos são guiados”, diz um trecho do documento.

“Determino afastamento da atual diretoria da CBF que o vice-presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se aos prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade; esta decisão servirá como mandado de intimação”, assina o desembargador.

Zefiro determinou que o vice-presidente da CBF, Fernando José Sarney, assuma como interventor e organize, “o mais rápido possível”, nova eleição para os cargos diretivos da entidade, respeitando os prazos do estatuto. Ele também ficará responsável pela administração da instituição até a posse da nova diretoria.

SBT News

15/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados repercutem fala de Lula, na China, sobre regulação das redes sociais no Brasil

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), deputados da oposição repercutiram as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, sobre o TikTok, durante reunião com o presidente da China, Xi Jinping. Primeiro a se pronunciar, Coronel Azevedo (PL) destacou a “gravidade de uma fala de Lula, quando afirmou que ele pretende trazer uma pessoa de confiança da China para ajudar a regular as redes sociais do Brasil”.

O parlamentar citou a falta de liberdade de expressão na China “onde os cidadãos vivem sob extrema vigilância e qualquer declaração contra o governo é censurada”. Dando continuidade ao horário destinado aos deputados, na Assembleia Legislativa do RN, José Dias (PL) recordou a recente viagem do presidente Lula à Rússia para, segundo ele, “trazer a tecnologia mais moderna do que tem de ditadura no mundo”, finalizou.

Contexto

Interlocutores que participaram de uma reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e a delegação brasileira, na terça-feira (13) contaram que Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos da rede social chinesa. Ela teria pedido a palavra para falar com o líder chinês sobre a rede social TikTok, que considera ter um algoritmo favorável à direita. Segundo relatos, a fala de Janja teria “incomodado” autoridades chinesas que estavam presentes no encontro.

15/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Simpósio Brasileiro de Redes e Sistemas Distribuídos começa nesta segunda

Começa na próxima segunda-feira o 43º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que acontece na capital potiguar, no Wish Natal Resort (Via Costeira). Trata-se do maior evento científico do Brasil em sua área, que vai se estender até o dia 23 de maio.

O SBRC 2025 é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC) e, neste ano, contará com a organização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

As inscrições ainda podem ser feitas n o site do evento . Os preços variam de acordo com a data em que forem realizadas e também pelo fato do participante ser ou não associado à SBC, além da categoria em que esteja incluído: estudante de graduação, estudante do ensino técnico e tecnológico; pós-graduando; professor da educação básica; professor da educação básica federal; profissionais.

A inscrição no Simpósio possibilita a participação em todos as suas atividades, englobando as sessões técnicas, palestras, workshops, minicursos e painéis de discussão. O objetivo central do evento é promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e avanços científicos e tecnológicos entre pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas áreas de redes e sistemas distribuídos.

Palestrantes

O coordenador geral SBRC 2025, o professor da UFRN Everton Cavalcante destaca o time de convidados com atuação nacional e internacional para esta edição do evento, dentre eles o engenheiro Robert Metcalfe e a cientista da computação Radia Perlman, ambos figuras essenciais para a criação da internet.

Robert Metcalfe é conhecido principalmente por ter criado a Ethernet na década de 1970, enquanto trabalhava no centro de pesquisas Xerox PARC. Essa inovação permitiu a conexão eficiente de computadores em redes locais, tornando-se um dos pilares da infraestrutura da internet moderna. Fundador da 3Com, Metcalfe também foi responsável por levar a Ethernet ao mercado global, contribuindo decisivamente para a popularização das redes de computadores em todo o mundo. Ele foi contemplado com o ACM A.M. Turing Award 2022 , considerado o Prêmio Nobel da Computação, pela invenção, padronização e comercialização da Ethernet.

Radia Perlman é uma das figuras mais influentes na história da internet, reconhecida mundialmente por desenvolver o protocolo Spanning Tree (STP), essencial para o funcionamento das redes em larga escala. Criado nos anos 1980, o protocolo viabilizou a comunicação segura e eficiente entre computadores, tornando-se fundamental para a construção de redes robustas e estáveis — uma base crucial para a expansão da internet. Conhecida como a “mãe da internet”, Perlman também se destacou por suas contribuições em segurança, simplicidade no design de redes e pela formação de gerações de profissionais da computação.

Programação

O 43º SBRC também contará com uma programação de peso, com palestras e painéis voltados às fronteiras tecnológicas da computação e das redes digitais. Entre os destaques, está a conferência de abertura de Robert Metcalfe, que abordará os impactos da conectividade na sociedade moderna.

Em sua palestra, intitulada Connectivity is a thing, is THE thing , ele vai revisitar momentos históricos da evolução das redes, desde a Arpanet até a atual ascensão da inteligência artificial, refletindo sobre desafios como fake news, segurança digital e as transformações trazidas pela chamada Internet Gigabit.

Outro nome internacional que participa da programação é o pesquisador francês Guillaume Pierre, da Université de Rennes, que abordará o uso da computação em névoa (fog computing) em aplicações que vão das cidades inteligentes ao monitoramento de ecossistemas naturais. Sua apresentação destacará o papel dessa tecnologia como elo entre sensores ambientais e nuvens públicas, discutindo as particularidades técnicas de observatórios científicos em áreas remotas.

Dois painéis também prometem fomentar discussões estratégicas sobre o futuro das redes. O primeiro, sobre Computação e Internet Quântica, reunirá especialistas como Samuraí Brito (Itaú Unibanco) e Antônio Abelém (UFPA) para discutir os avanços e desafios das tecnologias quânticas, especialmente seu impacto sobre criptografia, segurança e infraestrutura de rede.

Já o painel Novos Desafios da Privacidade trará vozes da academia e da indústria, incluindo Alexandre Freire (Google Brasil), Igor Moraes (UFF) e Michele Nogueira (UFMG), em um debate sobre a proteção de dados frente a tecnologias emergentes como blockchain, inteligência artificial e computação de borda.

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Presidente do TSE alerta eleitores para a importância de regularizar o título até 19/5

Foto: Reprodução/TSE

Na abertura da sessão plenária desta terça-feira (13), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um alerta sobre a proximidade do fim do prazo para regularização do título de eleitor na próxima segunda-feira, dia 19 de maio. Eleitoras e eleitores faltosos, isto é, que não votaram, não justificaram, nem pagaram multas relativas à ausência às três últimas eleições — incluindo os pleitos suplementares —, devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.

“O título eleitoral é um documento importantíssimo para o exercício da cidadania e para o Brasil. Quem não votou nas três últimas eleições precisa regularizar”, disse a ministra Cármen Lúcia, salientando que o processo é simples.

Segundo a presidente do TSE, a regularização da situação eleitoral “é importante não só para o ano que vem, para exercer plenamente a cidadania [nas Eleições 2026], mas também para tomar posse em concurso, tirar outros documentos e, principalmente, para a democracia brasileira, que exige a participação de todos os cidadãos”.

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores acessem, até 19 de maio, os sites do Tribunal Superior Eleitoral (Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral”) ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para verificar se constam da lista dos títulos passíveis de cancelamento. O serviço é gratuito e deve ser realizado somente em sites oficiais da JE.

TSE

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

INSS: 473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram nesta quarta-feira (14) a abrir requerimentos de devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos, por meio dos canais oficiais da autarquia.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSSpelo site ou pelo telefone 135.

Em balanço apresentado no fim do dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.

Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não reconhecer a cobrança de mensalidade por entidade associativa. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram apurados até as 16h.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

“Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou realizem o pagamento [do desconto não autorizado]. Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo no pagamento em folha, na conta em que ele recebe o benefício”, explicou Waller, em coletiva de imprensa.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

“A gente precisa reforçar: a forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém, não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, liga para o INSS. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação”, reforçou o presidente do INSS.

Sem prazo

Waller Júnior também enfatizou que os segurados do INSS não precisam ter pressa em abrir o requerimento, pois não há prazo para a contestação dos valores.

“Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr, gente não vai fechar o sistema de um hora para outra”, garantiu.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar a documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, também em uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.

“Foi colocado à disposição das entidades um sistema que permite que elas façam exatamente esse procedimento. Já é possível para as entidades cumprirem com sua obrigação de apresentarem autorização comprobatória”, explicou Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev.

Para quem abriu procedimento pelo Meu INSS, após esse prazo, a documentação apresentada pela entidade poderá ser conferida, e o segurado vai poder verificar se a assinatura e os documentos conferem com seus dados.

Na mesma plataforma, o segurado pode recusar a veracidade da documentação. A entidade associativa também vai ter a opção de pagar o valor descontado, por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU) paga ao Tesouro Nacional.

Quem vai pagar

“A ideia inicial é que quem custeie essa indenização seja o fraudador, aquele que gerou dano a essa pessoa. Depois de verificado quantas pessoas, qual valor a ser pago, aí a gente vai verificar de onde vai sair o dinheiro e como vai sair o dinheiro. Mas, primeiro a gente precisa levantar um tanto, qual o valor”, disse o presidente do INSS.

Até o momento, o órgão conta com R$ 1 bilhão apreendido em contas de entidades já no dia da deflagração da operação contra as fraudes, no fim do mês passado.

Outros R$ 2,5 bilhões e bloqueios também já foram solicitados pela Advocacia Geral da União (AGU).

A Dataprev, empresa que fornece o serviço de tecnologia da informação para os sistemas da Previdência, não quis adiantar o valor total contestado por esses mais de 473 mil segurados que já abriram processo na plataforma, já que os prazos de apuração sobre a legalidade dos descontos ainda estão em andamento.

Atendimento presencial

Segundo o INSS, dos mais de 480 mil requerimentos já abertos, 450.426 (93,7%) utilizaram o canal Meu INSS (aplicativo ou site). Pela Central 135, houve 30.234 ligações. Pela média dos atendimentos diários, a autarquia registrou um aumento de 13% nos atendimentos neste primeiro dia de período para pedido de devolução dos descontos.

Dos quase 100 milhões de segurados, 89,5 milhões já utilizam regularmente a plataforma Meu INSS, via aplicativo ou página na internet. Já a média mensal de atendimento pela Central 135 é de 6,9 milhões de ligações, e o atendimento presencial chega a 2,1 milhões de pessoas, mas, nesses casos, se referem a segurados que precisam realizar algum tipo de perícia.

No momento, o presidente do INSS avalia que não é necessário expandir o atendimento de forma presencial utilizando agências de parceiros como Caixa Econômica Federal ou os Correios, que possuem maior capilaridade que o INSS, que está presente em cerca de 800 dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

“O INSS vem monitorando esses canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outros canais. Esse pedido [de devolução de desconto] não tem prazo para terminar. A gente vai monitorando essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros, se vai precisar atender nas agências ou outras formas de busca”, afirmou Gilberto Waller Júnior.

O gestor, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer busca ativa a partir de um balanço futuro, caso segmentos específicos desses 9 milhões de segurados não tenham conseguido acessar os canais principais de atendimento para avaliar os descontos.

Agência Brasil

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Assembleia realiza audiência sobre Turismo de Base Comunitária nesta quinta

Nesta quinta-feira (15), às 14h, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, será palco de um debate público sobre o Turismo de Base Comunitária. A audiência pública, proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT), tem como objetivo discutir a construção de políticas públicas que valorizem práticas turísticas mais inclusivas, sustentáveis e com protagonismo das comunidades locais.

A iniciativa surgiu a partir de visitas e escutas realizadas em municípios potiguares, onde grupos e organizações compartilharam suas vivências e práticas ligadas ao turismo comunitário. Essas conversas deram origem a um diálogo com instituições como a UFRN e o IFRN, resultando na formulação de uma proposta de Lei Estadual de Turismo de Base Comunitária, que atualmente tramita na Casa Legislativa.

Segundo Divaneide Basílio, o encontro será um espaço fundamental para que diversos atores sociais – entre moradores, empreendedores, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades públicas – possam contribuir com suas visões, ajudando a construir uma política mais sensível às realidades locais.

“O turismo pode ser uma ferramenta de transformação social. Quando feito com respeito às comunidades, ele impulsiona a economia, preserva culturas e fortalece a cidadania”, defende a parlamentar.

A audiência também se propõe a fortalecer a democracia participativa, garantindo que a população envolvida tenha voz ativa nas decisões que impactam seus territórios. O evento é aberto ao público e representa uma oportunidade de avançar na construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável para o estado.

Audiência Pública “Turismo de Base Comunitária”
Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
Hora: 14h
Local: Auditório Deputado Cortez Pereira, Assembleia Legislativa do RN

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais um Banco é condenado por descontos indevidos em conta de aposentado

Um desconto indevido, realizado na conta bancária de uma cliente, aposentada e beneficiária do INSS, gerou condenação para uma instituição financeira, que não conseguiu comprovar a legalidade de um suposto contrato de empréstimo consignado, que teria sido firmado entre as partes. De acordo com a decisão, a instituição se limitou a sustentar a regularidade da cobrança, alegando que os descontos são legais. Contudo, conforme o órgão julgador, O BANCO não anexou contrato ou qualquer outro documento que corroborasse a sua defesa.

“O desconto indevido em conta da aposentada no INSS, única fonte de renda, caracteriza falha na prestação do serviço e enseja dano moral ‘in re ipsa’, pois compromete verba de natureza alimentar, conforme jurisprudência consolidada”, explica a relatora, Lourdes Azevêdo.

De acordo com o julgamento, nos extratos anexados, se verifica um desconto no valor de R$ 589,00, valor considerado alto e que, apesar de único, ultrapassa o mero aborrecimento para quem é aposentado e recebe seus proventos pelo instituto de seguridade social.

“A debitação direta de descontos indevidos, reduzindo seu benefício previdenciário, caracteriza dano moral ‘in re ipsa’, ou seja, dano moral presumido, não exigindo a prova do prejuízo posto tratar-se de verba alimentar destinada ao sustento básico, de modo que a subtração de qualquer valor configura a privação do patrimônio”, confirma a relatora.

TJRN

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Veja como obter descontos na conta de luz da Neoenergia Cosern através da reciclagem de resíduos sólidos

A adoção de atitudes simples no dia a dia, como a separação dos resíduos sólidos produzidos em casa ou no ambiente de trabalho, pode render descontos na conta de energia. Na semana do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Neoenergia Cosern incentiva clientes em todo o estado a adotarem a coletiva seletiva para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, colaborar para a preservação dos ecossistemas e ainda ajudar no orçamento mensal.

Através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Neoenergia Cosern desenvolve o Projeto Vale Luz. Ele possui três pilares de trabalho: o econômico, com descontos na conta de energia dos clientes; o ambiental, pois evita o descarte incorreto dos resíduos; e o de eficiência energética, pois o processo de reciclagem consome muito menos energia do que o tradicional.

“Desde que foi criado, em 2008, o Projeto Vale Luz concedeu mais de R$ 790 mil em descontos na conta de energia de quase 13 mil clientes no Rio Grande do Norte. Há casos nos quais os clientes conseguem zerar o valor da fatura de energia com o importante ato de separar os resíduos sólidos e os entregarem em um dos nossos pontos de coleta”, destaca Gabriel Lopes, engenheiro de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern.

Troque resíduos recicláveis por descontos na conta

O Projeto Vale Luz da Neoenergia Cosern, que é regulado pela Aneel, se divide em duas linhas: os pontos fixos e itinerantes das tendas em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante; e com a Retorna Machine, em quatro pontos de Natal. Todos os meses, o cronograma do projeto é publicado no seguinte endereço: https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz .

Dois novos pontos entraram em funcionamento: a Máquina Retorna Machine no Supermercado Nordestão, em Lagoa Nova; e uma nova tenda itinerante na Home Center Ferreira Costa, em Capim Macio, funcionando todos os sábados das 09h às 15h. Há, também, o Ecoponto no Supermercado Nordestão do Conjunto Santa Catarina, que funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 19h.

Veja onde trocar resíduos sólidos por descontos

Tendas Fixas do Vale Luz

Parnamirim

Dias: Segunda-feira a Sábado (exceto feriados) – Das 8h às 18h (segunda a sexta) e das 8h às 14h (sábado)

Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 1010 – Posto Pinheiro Borges

São Gonçalo do Amarante

Dias: Segunda-feira a Sábado (exceto feriados) – Das 7h às 19h (segunda a sábado)

Endereço: Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos, 258 – SuperFácil Atacado

Natal

Dias: Segunda-feira a Sábado (exceto feriados) – Das 7h às 19h

Endereço: Estacionamento do Supermercado Nordestão, no Conjunto Santa Catarina, na Av. Dr. João Medeiros Filhos, zona Norte de Natal

Cadastro de catadores, condomínios e empresas

O Projeto Vale Luz contempla ações voltadas para todos os perfis de consumidores com benefícios específicos para catadores(as) de recicláveis, por exemplo. Essa categoria pode optar pelo recebimento do valor correspondente aos itens coletados por dinheiro. O pagamento é feito via Pix até 48 horas após a entrega e pesagem dos itens no ponto de coleta.

O cadastro dos catadores pode ser feito em um dos pontos de coleta do Vale Luz com RG, CPF, comprovante de residência e dados da conta bancária para fins de registro no projeto. O(a) trabalhador(a) assina uma declaração confirmando o desempenho da atividade.

As empresas e condomínios que desejam aderir ao Projeto Vale Luz devem seguir os passos indicados no link a seguir:

https://www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz

Materiais aceitos

Vidro;

Papel e Papelão: jornais, revistas, cadernos e caixas;

Plásticos: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas);

Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro;

Óleo Vegetal: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona;

Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares (sem bateria), impressoras e copiadoras;

Baterias: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

Retorna Machine

As máquinas coletoras são o ponto de partida para o Programa Triciclo de Benefícios, que garante ao cliente, a cada descarte, os tricoins – pontuação que será revertida em créditos na conta de energia. Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura desse código que a máquina identifica o material e contabiliza os pontos ao usuário. Aquele que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET, por exemplo, em qualquer uma das máquinas, receberá a pontuação de 150 tricoins, equivalente a R$1,00, que poderá ser creditado na conta de luz.

Para participar, cada usuário deverá criar uma conta Triciclo que poderá ser gerada através do site cliente.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para IOS e Android nas lojas App Store e Google Play). O cliente poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter os tricoins em desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a este número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará na pontuação de tricoins.

Os consumidores poderão colocar latas de alumínio e aço, embalagens de plástico e longa vida, e vidro nas máquinas Retornas Machine em qualquer lugar do Brasil e solicitar o resgate dos tricoins por descontos nas contas de energia da Neoenergia Cosern.

A Neoenergia Cosern conta com quatro máquinas automáticas de reciclagem, chamadas de Retorna Machines, que estão dispostas em locais distintos da cidade (veja lista abaixo), aumentando as possibilidades de acesso ao Projeto Vale Luz.

Onde encontrar a Retorna Machine?

Natal Shopping, na Av. Sen Salgado Filho, Candelária – Zona Sul;

Carrefour, na BR-101 (trecho urbano), Candelária – Zona Sul;

Supermercado Favorito, na Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio – Zona Sul;

Supermercado Nordestão, na Av. Sen Salgado Filho x Av. Antônio Basílio, Lagoa Nova – Zona Sul.

Neoenergia Cosern

14/05/2025
Por Danilo Evaristo em Loterias

Mega-Sena, concurso 2.862: prêmio acumula e vai a R$ 60 milhões

O sorteio do concurso 2.862 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (13) em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 60 milhões.

Veja os números sorteados: 02 – 04 – 14 – 18 – 22 – 44

5 acertos – 139 apostas ganhadoras: R$ 26.070,20

4 acertos – 8.156 apostas ganhadoras: R$ 634,72

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (15).

G1

13/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

No PodLegislar, deputado Coronel Azevedo fala sobre mandato, projetos da CFF e defesa da segurança

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) é o participante do 7º Episódio da 2ª Temporada do PodLegislar, e detalha o papel da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) que preside no atual ano legislativo. Ele fala sobre os principais projetos que tramitam no colegiado e ainda sobre sua bandeira de atuação parlamentar com foco na segurança pública.

Analisar e emitir parecer sobre propostas de lei relacionadas a finanças, orçamento e tributação; essas são atribuições da Comissão de Finanças e Fiscalização, que segundo o deputado Coronel Azevedo tem trabalhado para manter a celeridade nas análises das matérias.

No episódio, o deputado Coronel Azevedo detalha ainda as linhas de ação parlamentar. Reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual com 62.607 votos, sendo o terceiro mais votado do Estado, Coronel Azevedo é cristão, casado e tem duas filhas.

Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar (1996), se especializou em Gestão de Políticas Públicas (Escola de Governo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 2006). Coronel Azevedo tem mestrado Oficial em Governo e Administração Pública (Faculdade de Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Complutense de Madri – Espanha – 2008/2009). Comandou a PMRN em 2017 e saiu por discordar da falta de investimentos e de apoio do Governo do Estado.

Os episódios do podcast legislativo são exibidos semanalmente na TV Assembleia (canal 10.3) e no YouTube da Casa. Toda terça-feira, às 20h, um bate-papo diferente. As reprises na TV Legislativa acontecem na sexta-feira, 12h; sábado, 19h30 e aos domingos, às 14h. O conteúdo também fica disponível no site (al.rn.leg.br), nas plataformas de podcast, como Spotify, e nas redes sociais @assembleiarn. Assista ao 7º Episódio, 2ª Temporada do PodLegislar clicando aqui.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros