O deputado estadual Tomba Farias (PL) voltou a ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para falar, mais uma vez, sobre o grave problema da falta d’água no município de Santa Cruz. O parlamentar criticou a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), apontando a má gestão da empresa como principal responsável pela situação enfrentada pela população.
“O povo de Santa Cruz não tem água nas torneiras. Estamos vivendo um verdadeiro caos, um estado de calamidade”, declarou Tomba, indignado com a omissão da companhia.
O deputado também reagiu às declarações do presidente da Caern, Roberto Linhares, que, segundo ele, teria insinuado a possibilidade de processá-lo judicialmente. Tomba foi enfático: “Estou pronto para ser processado pelo senhor, mas não deixarei de cobrar uma solução para esse problema que tanto aflige o povo de Santa Cruz”.
Durante o pronunciamento, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) aparteou Tomba para prestar solidariedade e reforçar a crítica. “Quero me somar a Vossa Excelência nessa luta e registrar meu repúdio à postura do presidente da Caern, tanto em relação ao senhor quanto à nossa Casa Legislativa”, afirmou.
Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão chama a atenção para os riscos desta doença silenciosa, que afeta órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiovasculares. Estudo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, mostra que pessoas com 60 anos ou mais apresentam maior propensão a desenvolver hipertensão arterial.
Informações da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgadas em 2023, estimam que cerca de 30% da população adulta brasileira viva com hipertensão. O levantamento revela ainda que a prevalência é maior entre as mulheres nas capitais brasileiras, com 29,3% dos diagnósticos, enquanto os homens correspondem a 26,4%.
A cardiologista Poliana Requião, docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), informa que a prevalência aumenta com a idade e em pessoas acima de 60 anos há entre 50% e 60% de pacientes hipertensos.
“Estima-se que cerca de 50% dos pacientes hipertensos não sabem do diagnóstico. É uma doença silenciosa”.
A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em todas as faixas etárias. “Apesar de a incidência da doença aumentar com a idade, isso não impede que jovens — e até mesmo crianças – sejam afetados“, diz a cardiologista.
A hipertensão arterial é caracterizada pelo enrijecimento das paredes das artérias — um processo lento, que na maioria das vezes se desenvolve sem apresentar sintomas até estágios mais avançados da doença. Segundo a cardiologista, diversos fatores podem contribuir para o surgimento do quadro.
“Os principais fatores de risco envolvem a predisposição genética e hábitos de vida inadequados, como alimentação rica em sódio, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo”, afirma.
Trata-se de uma condição sistêmica que pode comprometer diferentes órgãos. No coração, por exemplo, pode provocar aumento do tamanho do órgão (hipertrofia) e, posteriormente, levar ao enfraquecimento da musculatura cardíaca, resultando em insuficiência cardíaca. Além disso, a doença é considerada o principal fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal, que pode evoluir para a necessidade de hemodiálise.
“A hipertensão pode matar. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017, 388 pessoas morrem por dia no Brasil relacionadas direta ou indiretamente à hipertensão”, afirma Poliana.
Apesar de ser, na maioria dos casos, uma doença silenciosa, a hipertensão pode apresentar alguns sinais. “Dor de cabeça, náuseas, tontura, falta de ar, intolerância ao exercício, alterações visuais ou até disfunções eréteis podem surgir como sintomas”, alerta a médica. A especialista ressalta que, justamente por ser assintomática na maioria dos casos, a hipertensão pode passar despercebida por longos períodos, o que dificulta o diagnóstico precoce.
“Se tem antecedente familiar de hipertensão, deve-se redobrar os cuidados”, acrescenta Poliana. A aferição regular da pressão arterial é uma medida simples, mas essencial para levantar suspeitas e permitir a investigação adequada, prevenindo complicações causadas pela pressão elevada ao longo do tempo.
Para evitar complicações mais graves, como infarto, AVC ou insuficiência renal, a médica orienta que os pacientes diagnosticados com hipertensão adotem cuidados contínuos.
“É fundamental manter as mudanças no estilo de vida, fazer visitas ambulatoriais regulares e usar corretamente as medicações prescritas”, diz Priscila.
Segundo a nutricionista e coordenadora de Nutrição e docente da Universidade Estácio de Sá, Anete Mecenas, a dieta Dash (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada um padrão alimentar saudável, sendo preconizada para o controle da hipertensão arterial, que consiste no adequado consumo de frutas, verduras, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixes, aves, castanhas, amêndoas, nozes.
“A dieta também restringe o consumo de carnes vermelhas e processadas, além de sódio e bebidas açucaradas”, afirma a especialista.
De acordo com a nutricionista, um ensaio clínico avaliou adultos norte-americanos, que evidenciou que o consumo da dieta DASH resultou em aumento na ingestão de nutrientes que podem contribuir para redução da hipertensão, como potássio, magnésio, cálcio, selênio, compostos fenólicos, fibras alimentares.
“A obesidade é uma doença que vem crescendo consideravelmente no país. Atualmente 55% da população brasileira tem excesso de peso. E a hipertensão é uma das comorbidades que estão associadas à obesidade. Normalmente pacientes obesos na faixa de 40- 45 anos também tem hipertensão”, comenta a nutricionista.
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) encaminhou ao Governo do Rio Grande do Norte um requerimento solicitando a implantação de um ponto de atendimento da Agência de Fomento do RN (AGN-RN) nas dependências da Câmara Municipal de Angicos. A iniciativa parte de uma demanda apresentada pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Clóves Tibúrcio, em articulação com o prefeito municipal, Pinheiro Neto.
“Angicos tem demonstrado expressivo potencial de crescimento econômico, especialmente por meio do empreendedorismo. Nesse contexto, a atuação da AGN-RN, através do Programa de Microcrédito, é vista como estratégica para a geração de emprego, renda e inclusão produtiva”, destacou Nelter Queiroz, apontando também que, caso acatada, a proposta descentralizará os serviços da AGN-RN, aproximando-os da população.
Ainda segundo o deputado, a expectativa é de que a implantação do ponto de atendimento da AGN-RN represente um avanço significativo no fortalecimento da economia local, consolidando o apoio institucional aos empreendedores locais.
Em um aceno a setores conservadores da Igreja Católica, o Papa Leão XIV fez uma fala contra o aborto e disse ainda que a família está fundamentada na “união estável entre um homem e uma mulher”. As declarações ocorreram em uma audiência privada nesta sexta-feira (16) e o conteúdo foi divulgado pelo Vaticano.
Ao mesmo tempo, o pontífice também fez falas em defesa dos idosos e dos imigrantes – ele, que é norte-americano -, já criticou publicamente as políticas de imigração do governo de Donald Trump.
“Ninguém está isento de se esforçar para garantir o respeito pela dignidade de cada pessoa, especialmente a mais frágil e vulnerável, desde os não nascidos até os idosos, desde os doentes até os desempregados, cidadãos e imigrantes igualmente”, afirmou.
Até o momento, as visões de Leão XIV sobre a comunidade LGBTQI+ ainda não estão totalmente claras, mas no passado, ele também fez críticas ao que chamou “estilo de vida homossexual”. Porém, anos depois, ele chegou a dizer que não queria que pessoas fossem excluídas da igreja devido a seu “estilo de vida”.
O deputado federal General Girão (PL) afirmou que o senador Rogério Marinho, pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026, tem potencial para vencer as eleições, mas seria mais vantajoso para o Estado se permanecesse no Congresso Nacional. Ele avaliou os nomes da centro-direita para a disputa e defendeu uma aliança entre PL, União Brasil e outros partidos para derrotar o PT.
“O nome de Rogério é o mais forte. Hoje, é quem tem mais apoio político no Estado e uma posição nacional muito forte. Mas, eu acredito que Rogério será muito mais útil para o RN se ele ficar em Brasília, no cargo que vier a receber, seja vice-presidente, seja presidente do Congresso Nacional”, afirmou Girão, em entrevista à rádio 94 FM nesta sexta-feira 16.
Para ele, o senador ganharia “fácil” o comando do Rio Grande do Norte. “Se ele tiver que vir para o Governo do Estado, com certeza ganha disparado. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso”, disse. E minimizou o fato do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), liderar as pesquisas de opinião para o Governo do Estado. “A pesquisa induz alguma coisa que a gente precisa refletir sobre isso”.
O deputado citou o próprio Allyson e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) como nomes competitivos para as próximas eleições estaduais, mas com menor projeção nacional. Ele também criticou a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). “Nós precisamos, de um jeito total agora, agastar essa gestão petista do Governo do Estado. Precisamos tirar isso”, afirmou.
Girão ainda defendeu uma união ampla na centro-direita para evitar divisão de votos para o Governo do RN. “Eu espero que a liderança do ex-senador José Agripino, no União Brasil, possa fazer com que a gente converse sobre isso. Para que não prevaleçam somente interesses pessoais. O trabalho em equipe poderá fazer com que a gente tenha essa vitória na eleição de 2026 para o governo do Estado”, concluiu.
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para o processo seletivo de especialistas convidados e estudantes de graduação que desejem atuar no projeto Izy Manager, vinculado ao Laboratório de Computação Móvel e Ubíqua (LabCOMU). O certame oferece uma vaga, além da formação de cadastro de reserva.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de maio, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, conforme as orientações do Edital nº 003/2025. As oportunidades são destinadas a graduandos e pós-graduandos em Computação ou áreas correlatas, bem como a profissionais formados na área de Tecnologia da Informação (TI). Todos os pré-requisitos estão especificados no Anexo I do edital.
A seleção prevê a contratação de bolsistas de dois perfis, Júnior e Pleno, ambos para Desenvolvedor Front End. O primeiro conta com remuneração mensal de R$ 4 mil e, a ele, é oferecida uma vaga. Enquanto para o perfil de Desenvolvedor Front end Pleno, as oportunidades são apenas para cadastro reserva. As bolsas têm o valor de R$ 6 mil. Ambas as funções preveem carga horária de 30 horas semanais, em regime de trabalho híbrido.
O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de documentos e entrevista. A divulgação preliminar dos candidatos com inscrições homologadas está prevista para o dia 25 de maio, enquanto as entrevistas ocorrem entre 27 e 28 do mesmo mês.
O resultado final da seleção deve ser divulgado a partir do dia 29 de maio, no portal do IMD, na seção Editais.
Em mais uma edição do programa “Entre Elas”, exibido pela TV Assembleia, a endometriose — doença que afeta milhões de mulheres — foi tema central do debate. Conduzido pela jornalista Juliana Lobo, o programa recebeu a deputada Cristiane Dantas (SDD) e as médicas Ana Lígia Dantas e Gleisse Aguiar, para discutir o diagnóstico, os sintomas e os impactos da doença na vida das mulheres. De acordo com dados do DataSUS, o número de internações por endometriose no Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 5.500 por ano, com custos que ultrapassam os R$ 8 milhões anuais para o sistema público de saúde.
“A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, que vai dos 15 aos 49 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, isso representa aproximadamente 7 milhões de mulheres que sofrem com dor pélvica crônica, infertilidade e comprometimento da qualidade de vida e da saúde mental”, reforçou Cristiane Dantas que é autora da lei que define o dia 13 de março, como o dia Estadual da Endometriose.
Durante a conversa a deputada reforçou que é preciso debater o tema, visto que a doença é crônica e incapacitante. “Precisamos debater, criar políticas públicas e capacitar os profissionais para um diagnóstico precoce, evitando um sofrimento prolongado para as mulheres”, ressaltou.
Exibido no canal 10.3 da TV Assembleia, Entre Elas vai ao ar sempre na última quarta-feira de cada mês, às 20h30, com reprises às quintas-feiras, às 21h, e aos sábados, às 19h.
Interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando José Sarney anunciou nesta sexta-feira (16) a data da nova eleição da entidade. Um dia após ser colocado no cargo, ele definiu que o pleito será realizado no dia 25 deste mês, véspera do início do trabalho do técnico Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira.
A eleição vai definir o sucessor de Ednaldo Rodrigues, destituído do comando da CBF na quinta por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), designado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar uma possível fraude no acordo que manteve o dirigente no poder. Uma perícia indicou que a assinatura do ex-vice-presidente Coronel Nunes, um dos signatários, seria falsa. A decisão cabe recurso.
Em seu despacho, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro definiu Fernando José Sarney, vice-presidente da CBF, como interventor e definiu que ele convocasse uma eleição para os cargos diretivos da CBF “o mais rápido possível”.
Seguindo estas determinações, Sarney anunciou que o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral será publicado em jornais neste sábado. A eleição vai decidir quem será o novo presidente da entidade e vai definir também oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.
“Observando as regras e procedimentos eleitorais previstos no Estatuto da CBF, o processo será conduzido de forma transparente, democrática e participativa”, afirmou o interventor da entidade que rege o futebol mundial.
De acordo com o cronograma informado por Sarney, o prazo para registro de chapa será aberto no dia 18, domingo, e será encerrado no dia 20. E, no dia 25, acontecerá a Assembleia Geral Eleitoral para a realização do pleito. “Informo, ainda, que a condução do processo eleitoral ficará sob responsabilidade de Comissão Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsão do art. 22, VI, da Lei n’ 9.615/98”, informou Sarney, em comunicado.
Será a segunda eleição para presidência da CBF em menos de dois meses. Em março, Ednaldo obteve vitória contundente para se manter no cargo, com todos os votos das federações e dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ele iniciaria o novo mandato em 2026. No entanto, agora está recorrendo ao STF para tentar reverter a decisão judicial de quinta-feira.
CONVOCAÇÃO
A eleição, portanto, acontecerá na véspera do primeiro dia de trabalho de Ancelotti à frente da seleção. No dia 26, ele concederá entrevista coletiva para anunciar sua primeira lista de convocados, para os jogos contra o Equador, fora de casa, no dia 5 de junho, e contra o Paraguai, no dia 10, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou nesta quarta-feira (14) a capacitação de policiais militares lotados na 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual (2ª CIPRv), de Mossoró, por meio do Curso de Identificação Veicular. Ao todo, 32 policiais que atuam na fiscalização e segurança do tráfego em municípios da Região Oeste estão participando da qualificação, que acontece na cidade de Mossoró.
A ação visa proporcionar aos agentes maior conhecimento técnico para identificar sinais de fraudes em veículos e, assim, combater com mais eficácia os crimes de roubo, furto e adulteração. A expectativa é de que, com as novas competências adquiridas, os policiais ampliem a efetividade das fiscalizações no estado, identificando não apenas crimes, mas também infrações relacionadas à modificação de características dos veículos, ausência de equipamentos obrigatórios, transformações irregulares e outras anomalias.
Esta é a segunda turma de policiais militares capacitada pela Escola Pública de Trânsito do RN (EPT) no Curso de Identificação Veicular em 2025. Uma terceira turma, composta por agentes da segurança pública, está com início previsto para a próxima semana, na cidade de Currais Novos. Desta vez, a capacitação será voltada aos militares da 3ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário Estadual.
O curso é fundamental para o aprimoramento da leitura técnica dos códigos veiculares e para o desenvolvimento da capacidade de análise de segurança dos automóveis. Com a formação, os policiais estarão mais preparados para identificar irregularidades, prevenindo crimes como clonagem e adulteração veicular.
Durante o treinamento, os participantes aprendem a reconhecer fraudes ou alterações em identificadores veiculares e na documentação dos veículos, avaliando tecnicamente se o bem inspecionado é regular ou proveniente de roubo, furto ou adulteração.
Com carga horária de 20 horas, o curso é dividido em 15 horas de aulas teóricas e 5 horas de atividades práticas. Na etapa prática, os profissionais realizam vistorias completas em veículos e documentações, examinando cada item de identificação veicular e analisando a autenticidade das informações coletadas.
Entre os conteúdos abordados estão: códigos identificadores WMI, VDS e VIS (Identificação de chassi); leitura e análise do VIN (Número de Identificação do Veículo); localização e modelos de gravação do VIN; análise do motor e das plaquetas de identificação; inspeção de conjuntos agregados e etiquetas adesivas; identificação de placas e vidros; detecção de documentos adulterados; fundamentos da perícia técnica veicular; tipos e objetivos de perícias automotivas; principais formas de adulteração veicular; legislação de trânsito; além de procedimentos administrativos, tipos de vistoria e serviços correlatos.
Desde a madrugada desta quarta-feira (15), Natal e outras cidades da faixa leste do Rio Grande do Norte registram pancadas de chuva de intensidade variada. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o fenômeno é típico do período entre abril e agosto, quando instabilidades oceânicas atingem com maior frequência o litoral nordestino.
Segundo o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, as chuvas são provocadas por sistemas atmosféricos que se formam sobre o oceano e avançam em direção ao continente, impactando diretamente as capitais da região Nordeste. “Essas instabilidades oceânicas foram observadas nas últimas horas e trouxeram chuvas fortes não apenas para Natal, mas também para regiões metropolitanas de Recife e João Pessoa”, explica o meteorologista.
Em Natal e região metropolitana, as chuvas registradas nesta quarta foram classificadas como fracas a moderadas, mas com tendência de continuidade nos próximos dias. “Essas precipitações costumam se intensificar no período noturno e nas primeiras horas da manhã, devido às condições de temperatura e umidade entre o oceano e o continente”, detalha Bristot.
MAIS CHUVAS NO LITORAL E AGRESTE
A previsão da EMPARN indica que as pancadas de chuva devem continuar a ocorrer principalmente na faixa litorânea leste e no Agreste potiguar, com menor intensidade nas regiões do interior do Estado. Ainda assim, há possibilidade de episódios mais fortes, especialmente nas madrugadas e no início das noites, por conta do incremento do sistema de brisa e das diferenças térmicas entre terra e mar.
A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais e tomar precauções em áreas com histórico de alagamentos ou deslizamentos. A EMPARN continua monitorando as condições meteorológicas e informando sobre qualquer alteração significativa no quadro climático.