06/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Sancionada lei de Ubaldo Fernandes que cria o ‘Selo AmigoPet’ no RN

Foto: Eduardo Maia

De autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), o Executivo Estadual recém sancionou, no último dia 25, a lei nº 12.139, que institui o ‘Selo AmigoPet’ no Rio Grande do Norte. A nova legislação certifica estabelecimentos comerciais que autorizam a entrada e a permanência de animais de estimação em companhia de seus tutores.

Para receber a certificação, o estabelecimento interessado deverá cumprir ao menos um dos seguintes requisitos: disponibilizar uma área específica para os pets, oferecer água potável para os animais, promover o treinamento de seus funcionários para lidar com os pets e seus tutores, e demonstrar respeito à legislação vigente sobre o tema. O ‘Selo AmigoPet’ terá validade de dois anos, com possibilidade de renovação após esse período.

Os estabelecimentos que obtiverem a certificação poderão utilizar o selo em sua comunicação visual, como fachadas e materiais impressos, bem como em suas redes sociais. A medida tem como objetivo principal promover uma convivência mais harmoniosa entre as pessoas e seus animais de estimação, além de incentivar a adoção de práticas ‘pet-friendly’ no comércio local.

De acordo com Ubaldo Fernandes, o ‘Selo AmigoPet’ também possui o potencial de fortalecer o comércio local, atraindo e fidelizando um público consumidor cada vez mais preocupado com o bem-estar de seus animais. A iniciativa integra um conjunto de ações propostas pelo parlamentar com foco na causa animal.

Recentemente, outra lei de sua autoria criou a campanha ‘Fiel Companhia’, que visa combater o abandono de animais no estado. “A instituição do ‘Selo AmigoPet’ representa mais um importante avanço na garantia dos direitos dos animais no Rio Grande do Norte”, justifica o parlamentar.

06/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD faz seleção com nove vagas para estudantes de graduação em TI

IMD/UFRN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou edital para seleção de estudantes de graduação. A oportunidade oferece nove vagas de bolsas, além da formação de cadastro de reserva, destinadas à atuação no projeto Aplicando IoT para Automação em Laudos de Patologia Médica, em parceria com a AS Soluções em Informática LTDA.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 15 de maio e devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. As oportunidades são destinadas a estudantes da área de computação ou afins.

De acordo com o Edital nº 001/2025, as nove vagas estão distribuídas entre quatro perfis distintos: Desenvolvedor Fullstack/Frontend; Desenvolvedor Backend; Infraestrutura de TI; e Inteligência Artificial. As remunerações são de R$ 3 mil.

Todos os pré-requisitos e conhecimentos necessários para cada um dos perfis estão especificados no edital. A carga horária do expediente semanal é de 30 horas, desempenhadas no modelo presencial de trabalho.

A seleção possui as seguintes etapas: homologação das inscrições, análise curricular e entrevistas, realizadas em dia e horário a serem definidos pela Comissão Examinadora. Os candidatos serão contatados por e-mail para agendamento das entrevistas.

A data provável para divulgação do resultado final deve ser divulgada no dia 23 de maio, no site do IMD, na seção de Editais.

06/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Revisão periódica das instalações elétricas das residências evita acidentes, aponta Neoenergia Cosern

A sobrecarga de energia gerada pela excessiva quantidade de equipamentos conectados a um “T”, também conhecido como benjamim, ou em extensões, pode provocar curtos-circuitos e até incêndios.  Os episódios recentes registrados no Rio Grande do Norte envolvendo incidentes em imóveis reforçam a necessidade de os moradores e proprietários atentarem para a importância da manutenção preventiva das instalações elétricas, principalmente no período chuvoso, quando as paredes podem apresentar infiltrações e danificar o cabeamento, atingindo eletrodomésticos.

A Neoenergia Cosern reforça a necessidade da revisão periódica das instalações internas dos imóveis, dos equipamentos e dos sistemas de aterramento para prevenir curtos-circuitos, descargas elétricas, queima de eletrodomésticos e até incêndios.

“É importante fazer a revisão periódica nas instalações elétricas das residências para que possamos evitar acidentes com pessoas e danos materiais. A qualidade das instalações elétricas e a condição dos equipamentos precisa ser vista. Se eles estão em bom funcionamento, não estão dando choque e se estão bem acondicionados. É importante verificar se uma tomada ou interruptor, por exemplo, está em uma parede molhada ou com infiltração para que se evite um choque”, destaca o engenheiro eletricista supervisor da Neoenergia Cosern, Carlos Augusto Câmara.

O engenheiro eletricista ressalta que esse tipo de manutenção deve ser feita por um profissional treinado e habilitado para que não ocorram acidentes de nenhuma natureza. A identificação antecipada de possíveis problemas com a rede elétrica pode ser efetuada por esse profissional, que deve verificar o dimensionamento dos cabos, circuitos, sistema de aterramento, equipamentos de proteção e se os condutores elétricos da residência estão de acordo com o que preconizam as normas regulamentadoras brasileiras. Caso sejam identificados elementos danificados ou incompatíveis com as novas demandas de consumo, eles devem ser prontamente substituídos.

Em cidades localizadas no litoral, próximas de salinas ou em áreas com atividades de mineração, a revisão da rede elétrica dos imóveis e equipamentos eletroeletrônicos deve ser mais frequente. Além disso, para evitar perdas e gerar economia na conta de luz, as lâmpadas ineficientes devem ser trocadas pelas que utilizam a tecnologia de LED, com maior durabilidade, menor consumo de energia e menos agressiva ao meio ambiente.

Etapas da revisão elétrica

Não permita a utilização de “T” ou “benjamins” para conexão de diversos equipamentos. O mais seguro é ligar os equipamentos com potências compatíveis numa régua do tipo filtro de linha;

Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;

Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontrem em perfeitas condições de uso;

Identificar os produtos a serem trocados, caso apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;

Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT​ NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V).

Neoenergia Cosern

06/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

3ª etapa dos atendimentos itinerantes será realizada de 12 a 15 de maio

TRE-RN

O TRE-RN realizará, entre os dias 12 a 15 de maio, a 3ª etapa dos atendimentos do Projeto Itinerante das zonas eleitorais objetivando as Eleições 2026. Os atendimentos serão feitos nos municípios de Cerro Corá, São Vicente, Cruzeta, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, São Rafael, Bodó, Tenente Laurentino, Carnaúba dos Dantas, Ouro Branco e Jardim de Piranhas.

Atendimentos Itinerantes:

Os atendimentos acontecerão das 8h às 16h nos seguintes locais:

Município: Cerro Corá

Data: 12 e 13/05

Local: Sede do CRAS – Rua Gracindo Deitado, 271 – Centro

Município: São Vicente

Data: 12 e 13/05

Local: Plenário da Câmara Municipal – Rua Senador Agenor N. de Maria s/n

Município: Cruzeta

Data: 12 e 13/05

Local: Câmara Municipal – Praça João de Góes, 173 – Centro

Município: Jardim do Seridó

Data: 12 e 13/05

Local: Plenário da Câmara Municipal – Praça Prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho, 122 – Centro

Município: Serra Negra do Norte

Data: 12 e 13/05

Local: Câmara Municipal – Rua Otaviano Augusto de Araújo, 63 – Centro

Município: São Rafael

Data: 12 e 13/05

Local: Plenário da Câmara Municipal – Av. José Pedro Azevedo – Centro

Município: Bodó

Data: 14 e 15/05

Local: Sede do CRAS – Rua Pedro Macedo, 63 – Centro

Município: Tenente Laurentino

Data: 14 e 15/05

Local: Plenário da Câmara Municipal – Av. Airton Laurentino, s/n

Município: Carnaúba dos Dantas

Data: 14 e 15/05

Local: Câmara Municipal – Rua Juvenal Lamartine, 200A – Centro

Município: Ouro Branco

Data: 14 e 15/05

Local: Plenário da Câmara Municipal – Rua Tenente Manoel Cirilo, 345 – Centro

Município: Jardim de Piranhas

Data: 14 e 15/05

Local: Fórum da Justiça Estadual Des. João Marinho – Praça Getúlio Vargas, 100, Vila do Rio – Centro

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro deixa hospital após 22 dias internado

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, na manhã deste domingo (4.mai.2025). O ex-chefe do Executivo foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.

Bolsonaro estava internado desde o dia 12 de abril. Foi submetido a 7ª cirurgia por complicações decorrentes da facada que levou em 2018. Ao deixar o hospital, o ex-presidente chorou com a presença dos apoiadores. Continuará o tratamento em casa e, por recomendação médica, não pode participar de aglomerações.

Desde que sofreu o atentado em 2018, Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, o ex-presidente realizou 10 cirurgias, 7 delas por complicações.

Ao todo, os 7 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.

Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta.

O ex-presidente recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na 4ª feira (30.abr.2025), sem dor ou febre. Segundo boletim divulgado um dia após deixar a UTI, Bolsonaro apresentou melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos. Foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.

Mesmo internado, Bolsonaro manteve suas redes sociais ativas, com publicações sobre seu quadro de saúde. Em uma delas, mostrou a retirada da sonda nasogástrica. No sábado (3.mai.2025), publicou uma foto da laparotomia exploradora a que foi submetido em 13 de abril, para desobstrução do intestino e reconstrução da parede abdominal.

Poder360

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com gol de Gabigol no final, Cruzeiro vence Flamengo pelo Brasileirão

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Na noite deste domingo (4), Cruzeiro e Flamengo protagonizaram um jogo bastante movimentado pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Gabigol no último minuto, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, em jogo disputado no Mineirão.

O Cruzeiro abriu o placar cedo, aos 14 minutos de jogo, com Kaio Jorge. O atacante recebeu no mano a mano com Léo Pereira, cortou o zagueiro e emendou uma bomba de fora da área para fazer o primeiro do jogo. O atacante quase ampliou, mas parou na defesa de Rossi e também no travessão.

Com dificuldades e atacando menos do que o costume, o Flamengo chegou ao empate aos 44 minutos. Depois de boa jogada coletiva, Gerson ajeitou e Arrascaeta acertou um lindo chute no ângulo de Cássio para empatar o duelo no Mineirão.

Na segunda etapa, o Cruzeiro teve mais presença no campo de ataque e viu o goleiro Rossi fazer grandes defesas para impedir o segundo gol. Aos 49 minutos, após cruzamento na área, Léo Pereira acertou Eduardo e cometeu pênalti. Na cobrança, Gabigol viu Rossi defender, mas o camisa 9 aproveitou o rebote e anotou o tento da vitória do Cabuloso.

Com o resultado, o Flamengo perdeu a liderança para o Palmeiras e agora ocupa a segunda posição, com 14 pontos, dois atrás do líder. Enquanto o Cruzeiro segue na quarta colocação, com 13 pontos conquistados.

CNN

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Loterias

Mega-Sena, concurso 2.858: prêmio acumula e vai a R$ 20 milhões

O sorteio do concurso 2.858 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (3), em São Paulo, com prêmio de R$ 12.844.488,43. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 20 milhões.

Veja os números sorteados: 08-18-27-28-48-52.

5 acertos – 78 apostas ganhadoras: R$ 42.013,90

4 acertos – 5.555 apostas ganhadoras: R$ 842,76

O próximo sorteio da Mega será na terça-feira (6).

G1

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Papamóvel será usado para atender crianças na Faixa de Gaza

Foto: Vatican News/Divulgação

O papamóvel, veículo que era utilizado pelo papa Francisco, se tornará uma unidade de saúde para cuidar de crianças na Faixa de Gaza, atendendo um pedido feito pelo próprio papa, nos seus últimos meses de vida. Francisco morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos, por AVC e insuficiência cardíaca.

“Foi seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, sobretudo ao longo dos últimos anos”, informou o Vaticano, em nota.

De acordo com o comunicado, a adaptação, com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos —, está sendo realizada pela organização humanitária Caritas Jerusalém.

O objetivo é alcançar crianças nos lugares mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido. A equipe que utilizará o veículo em Gaza será composta por médicos e paramédicos.

“Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis ​​colocando suas vidas em risco”, afirmou a Santa Sé.

SBT News

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz propõe criação de comissões para fiscalizar estradas e hospitais do RN

Foto: Eduardo Maia

Durante a sessão plenária de quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) apresentou requerimento propondo a criação de duas comissões parlamentares voltadas à fiscalização das estradas e dos hospitais estaduais. A proposta, segundo ele, é transformar em ação oficial um trabalho que muitos parlamentares já realizam individualmente.

“Já fazemos esse trabalho em nossas bases, mas é preciso oficializar. Por isso espero uma reunião e todos os deputados para que possamos criar essas comissões”, afirmou Nelter, destacando a importância de uma atuação mais coordenada da Casa.

Além da proposta, Nelter também fez críticas ao Governo do Estado, citando como exemplo o não pagamento às autoescolas participantes do programa CNH Popular, iniciativa de sua autoria. “Isso é uma marca péssima para o Governo do Estado”, avaliou. O deputado mencionou ainda a ausência de repasses aos árbitros que atuaram nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) 2024.

04/05/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Hospital Varela Santiago realiza novo bazar com produtos da Receita Federal nos dias 7, 8 e 9 de maio

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Varela Santiago promove, nos dias 7, 8 e 9 de maio, mais uma edição do tradicional Bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal. A ação acontece no auditório da própria unidade hospitalar, localizada em Natal, e promete ser uma excelente oportunidade para quem deseja antecipar a compra do presente de Dia das Mães, com itens variados e preços acessíveis.

Entre os produtos disponíveis estão eletrônicos, smartphones, perfumes importados, artigos de cama, mesa e banho, entre outros. Toda a renda arrecadada com as vendas será revertida em prol das atividades do hospital, que é referência no atendimento infantil 100% SUS no Rio Grande do Norte.

A participação no bazar será mediante inscrição, com valor de R$ 30,00 por pessoa, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/hospitalinfantilvarelasantiago. As vagas são limitadas.

Os horários de funcionamento serão os seguintes: na quarta-feira, 7 de maio, o público poderá acessar o bazar em turmas, das 10h às 16h. Já nos dias 8 e 9 de maio (quinta e sexta), o atendimento será das 8h às 16h, também em horários previamente agendados via Sympla.

Além de permitir que os participantes adquiram produtos de qualidade com valores reduzidos, o bazar é uma das importantes iniciativas para arrecadação de recursos destinados à manutenção dos serviços prestados pelo Hospital Infantil Varela Santiago. A instituição realiza mensalmente cerca de 15 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames, para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de todo o estado.

Serviço:
Bazar do Hospital Infantil Varela Santiago com produtos da Receita Federal
Datas: 7, 8 e 9 de maio de 2025
Local: Auditório do Hospital Varela Santiago – Natal/RN
Horários:
– 07/05 – das 10h às 16h
– 08 e 09/05 – das 8h às 16h
Inscrições: R$30,00 pelo site https://www.sympla.com.br/produtor/hospitalinfantilvarelasantiago
Mais informações: www.hospitalvarelasantiago.org.br e Instagram @hospitalvarelasantiago


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros