07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
NotasO Rio Grande do Norte sediará, pela primeira vez, o 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro, em Natal, nos auditórios Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, e no Tocandira, no Parque das Dunas.
O Encontro é realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do Idema.
O evento tem início no dia 20 de novembro, a partir da 18h, na sede do Idema, com a entrega do Prêmio Muriqui, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.
Em seguida, haverá a Palestra Virtual “O futuro é ancestral?” com o membro da Academia Brasileira de Letras, filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista ambiental, Ailton Krenak. Com uma trajetória marcada pela defesa dos povos originários, Ailton Krenak é organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que concentra comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e escreveu obras como ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’ (2019), ‘A Vida Não é Útil’ (2020), ‘O Amanhã Não Está à Venda’ (2020), entre outros.
Durante a abertura, outra participação significativa será a presença da principal liderança do Quilombo Mandira, Chico Mandira, que teve papel essencial na valorização da atividade de coleta sustentável de ostras e na criação da Cooperostra, no interior de São Paulo. Ele encabeçou o processo de reconhecimento de Mandira como quilombola, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
A gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva, Mary Sorage, destaca a importância do evento. “Neste encontro, reunimos uma comunidade dedicada e comprometida com a preservação da Mata Atlântica, que é uma das florestas mais biodiversas e ameaçadas do mundo. É essencial continuarmos a fortalecer nossos esforços e colaboração em prol do meio ambiente. A Mata Atlântica desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do planeta, fornecendo serviços ecossistêmicos vitais, como a regulação do clima e a purificação da água”, afirmou a presidente da RBMA.
Os interessados em participar da palestra virtual de Ailton Krenak, podem se inscrever AQUI.
O Rio Grande do Norte sediará, pela primeira vez, o 32ª Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA/Unesco, que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro, em Natal, nos auditórios Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, e no Tocandira, no Parque das Dunas.
O Encontro é realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em parceria com o Governo do Estado do RN, por meio do Idema.
O evento tem início no dia 20 de novembro, a partir da 18h, na sede do Idema, com a entrega do Prêmio Muriqui, com o objetivo de incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.
Em seguida, haverá a Palestra Virtual “O futuro é ancestral?” com o membro da Academia Brasileira de Letras, filósofo, professor, escritor, poeta, ambientalista e líder ativista ambiental, Ailton Krenak. Com uma trajetória marcada pela defesa dos povos originários, Ailton Krenak é organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que concentra comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e escreveu obras como ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’ (2019), ‘A Vida Não é Útil’ (2020), ‘O Amanhã Não Está à Venda’ (2020), entre outros.
Durante a abertura, outra participação significativa será a presença da principal liderança do Quilombo Mandira, Chico Mandira, que teve papel essencial na valorização da atividade de coleta sustentável de ostras e na criação da Cooperostra, no interior de São Paulo. Ele encabeçou o processo de reconhecimento de Mandira como quilombola, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
A gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva, Mary Sorage, destaca a importância do evento. “Neste encontro, reunimos uma comunidade dedicada e comprometida com a preservação da Mata Atlântica, que é uma das florestas mais biodiversas e ameaçadas do mundo. É essencial continuarmos a fortalecer nossos esforços e colaboração em prol do meio ambiente. A Mata Atlântica desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde do planeta, fornecendo serviços ecossistêmicos vitais, como a regulação do clima e a purificação da água”, afirmou a presidente da RBMA.
Os interessados em participar da palestra virtual de Ailton Krenak, podem se inscrever AQUI.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
O Verão da Gente e o Festival Gastronômico e Cultural de Martins agora são considerados como Patrimônio Histórico, Cultural, Turístico e Imaterial do RN. Para oficializar o reconhecimento aos eventos, duas leis de autoria do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, foram sancionadas pela governadora Fátima Bezerra (PT) e publicadas nesta terça-feira (07) no Diário Oficial do Estado.
O Verão da Gente acontece todos os anos no mês de janeiro, na praia do Marco do Descobrimento, em Pedra Grande, litoral norte potiguar. Promovido pela prefeitura do município, a primeira edição da festa ocorreu em 2020. Nos últimos anos, o evento vem ganhando cada vez mais importância e já é considerado o maior evento gratuito de verão do RN.
“É um reconhecimento à importância desta Festa que já garantiu espaço no calendário potiguar e tem fortalecido nossa economia, atraindo turistas e movimentando todo o mercado da região. Parabéns à população de Pedra Grande e, principalmente, a todos que contribuem para o crescimento do ‘Verão da Gente’”, celebra Ezequiel.
O “Verão da Gente” é realizado durante dois dias e conta com a participação de artistas nacionais na Arena do Descobrimento, palco da festa. O objetivo principal é promover o crescimento do turismo, bem como ampliar a visibilidade das praias do litoral norte.
FESTIVAL DE MARTINS
Além desse projeto, também foi sancionada pela governadora a lei que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural, Turístico e Imaterial do RN o Festival Gastronômico e Cultural de Martins. Este ano, o evento realizado no Oeste potiguar chegou à sua 15ª edição e atraiu cerca de 20 mil pessoas durante três dias.
“O Festival Gastronômico e Cultural de Martins é uma oportunidade incrível de conhecer o nosso Rio Grande do Norte, a nossa gastronomia, a nossa cultura e ainda por cima sentir aquele clima ameno de serra. Esse evento já está consolidado no calendário potiguar e agora, por meio desse reconhecimento, certamente ganhará mais visibilidade e fortalecerá ainda mais o turismo do nosso RN”, comemora o presidente da Assembleia.
Durante o evento, realizado na praça do centro da cidade, são montados diversos estandes de restaurantes da região, que concorrem a prêmios com pratos criados para o festival. Além disso, também há outras opções de alimentação, como lanchonetes, foodtrucks, entre outras. O festival também conta com apresentações culturais de artistas locais e nacionais.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou esta semana dando sequência a aplicação de exames práticos de direção veicular com foco no atendimento aos usuários residentes no interior do Estado. Os municípios de Passa e Fica e Nova Cruz foram os primeiros a receberem os examinadores do Detran, nessa segunda-feira (06). Outras 25 cidades serão contempladas com a ação itinerante que segue durante todo este mês de novembro.
De acordo com o cronograma de exames práticos de volante divulgado pela Coordenadoria de Habilitação de Condutores do Detran, os testes estão sendo aplicados hoje na cidade de Goianinha, e seguem nos municípios de Arês e São José do Mipibu (08/11); Extremoz (09/11);Ceará-Mirim e João Câmara (10/11); São João do Sabugi e Caicó (13/11); Caicó (14/11); Jucurutu e Santana do Matos (16/11); Assú (17/11); Lagoa Nova e Currais Novos (20/11); Santa Cruz e Tangará (22/11); Jaçanã e Santa Cruz (23/11); Acari, Parelhas e Jardim do Seridó (24/11); Patu e Alexandria (27/11); São Miguel e Pau dos Ferros (28/11); Pau dos Ferros (29/11); Umarizal e Caraúbas (30/11).
Além da aplicação dos exames práticos no interior do Estado, o Detran continua com a realização de um mutirão sequenciado na pista de exames práticos situada na sede do Órgão em Natal. Nesse caso, estão sendo contemplados os usuários que possuem processos de habitação que vão vencer até o dia 31 de dezembro deste ano.
Os exames do mutirão ocorrem nos horários das 14h às 17h, nas sextas-feiras, e das 8h às 17h, nos sábados. Para efetivar o agendamento o usuário entra no Portal de Serviço (https://portal.detran.rn.gov.br), clica no botão “Agendamentos”, “Habilitação”, “Mutirão CNH”, seleciona o serviço (no caso, escolhe a categoria de habilitação, A ou B), o local de atendimento (Sede – Setor de Habilitação), e por fim, escolhe as datas disponíveis (10, 11, 17,18, 24 e 25 de novembro; e 1, 2, 8, 9, 15, 16 de dezembro).
“É importante ressaltar que os mutirões atendem uma demanda específica, que são aqueles processos abertos no período de pandemia e que foram prorrogados por meio da Deliberação 265, do Conselho Nacional de Trânsito. Então, apenas processos com vencimentos programados para até o final deste ano é que serão contemplados pelo sistema de mutirões”, explicou o coordenador de Habilitação do Detran, Rodrigo Fernandes.
A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação para que o cidadão possa ter direito à CNH. Os examinadores analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutores. Para que o candidato seja aprovado é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Assessoria de Comunicação
O Parlamento Potiguar promove nesta quarta-feira (8), às 14h, no Auditório Cortez Pereira da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Proposta pela deputada Divaneide Basílio (PT), o encontro tem como objetivo celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas.
“A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude. Sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que dão norte às atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB”, justificou Divaneide Basílio.
O DNJ é celebrado oficialmente no último domingo de outubro em todas as dioceses do Brasil, mas cada diocese pode alterar esta data de acordo com sua agenda. Neste ano, a Pastoral Juvenil propõe aprofundar a questão da fome em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023 com o tema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores da Igreja Católica, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Ranyere Fonseca de Agecom/UFRN
Termina nesta terça-feira, 7, o prazo para inscrição e submissão de trabalhos para o Encontro Nacional sobre População, Gênero, Raça e Etnia, que ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, no Campus Central da UFRN, em Natal. A organização do evento é feita pelo grupo de trabalho População e Gênero, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem). A atividade acontece de forma híbrida, com atividades presenciais nos auditórios A e B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).
O evento busca promover o desenvolvimento de estudos demográficos no Brasil, proporcionando um espaço de diálogo entre pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação, gestores de políticas públicas e a sociedade. Os temas em destaque abordam questões raciais e étnicas, de gênero e suas interseções, visando a uma compreensão mais abrangente da realidade demográfica brasileira.
O primeiro dia do evento será para o credenciamento e a cerimônia de abertura, com palestrantes do GT de População e Gênero da Abep, seguida de uma oficina on-line sobre a interseccionalidade de gênero, raça e etnia nas políticas públicas. Além disso, destaca-se a programação cultural com o Grupo Parafolclórico da UFRN e um coquetel de abertura.
Para os demais dias, as atividades programadas incluem palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, sessões de pôsteres e atividades artísticas. O objetivo é fortalecer a formação de especialistas em estudos populacionais e incentivar a colaboração entre os participantes para aprimorar a pesquisa e desenvolver políticas públicas mais eficazes e inclusivas. As modalidades de participação incluem comunicação oral, pôster e outras linguagens.
Esta edição do Encontro Nacional sobre População, Gênero, Raça e Etnia proporciona um ambiente de aprendizado e debate sobre temas relevantes para a sociedade e as políticas públicas. As inscrições e demais informações podem ser encontradas no site oficial do GT População e Gênero da Abep.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Banco do Nordeste (BNB) realiza, de 9 a 11 de novembro, o seminário Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir, em Recife (PE), com performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores de onze estados. Haverá, também, a abertura de uma exposição com 216 obras de 107 artistas. A programação realizada pelo Banco do Nordeste Cultural é totalmente gratuita e será dividida em dois espaços da cidade.
O Seminário irá ocupar a Galeria Janete Costa, no Complexo Cultural Dona Lindu. Durante os debates, especialistas, pesquisadores e artistas irão participar de discussões e performances coletivas que colocarão em pauta o fazer artístico recente no Nordeste. Para participar, é necessário cadastrar-se gratuitamente pelo link de inscrição. A programação completa pode ser acompanhada no perfil @bancodonordestecultural.
As rodas de conversa trazem temas como curadoria, produção artística local, políticas sociais e apoio à arte, dança, acervos artísticos e exposição da cultura. Entre os participantes, estão previstos nomes como Nicolas Soares, Arissana Pataxó, Ariana Nuala, Sanzia Pinheiro, Jane Junqueira, Fefa Lins, Aslan Cabral e Ziel Karapotó.
Haverá, ainda, performances ao longo da programação. Na quinta, às 19h, Yuri Bruscky realiza o Trava-Língua, uma atividade de texto-som baseada em jogos populares de linguagem. O artista trabalha os trava-línguas, textos caracterizados pela dificuldade de pronúncia, por meio da manipulação sonora dos elementos que formam esses trechos. Na sexta, é a vez de Tieta Macau levar ao Dona Lindu o Rezos pra rasgar o mundo, 18h20.
No sábado, 11, o espaço será o Terceiro Jardim, na Praia de Boa Viagem. O artista Aslan Cabral realiza, às 8h, uma aula aberta sobre mobiliário caiçara.
“O Seminário será um momento rico para dividir experiências na produção, no mercado e nos pensamentos do Nordeste expandido. Terá a presença de onze curadores dos diversos estados, participando de rodas de conversa, além de 22 artistas, gestores de espaços independentes e galeristas em momentos permeados por performances artísticas”, pontua Jacqueline Medeiros, curadora geral e coordenadora do projeto.
Segundo ela, a programação busca as diversidades raciais, étnicas, de gênero e de território, considerando as especificidades inerentes da região, assim como criar um espaço de diálogo entre artistas, curadores e gestores.
Exposição
A exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir terá sua visitação iniciada, às 19h30, da quinta, 9, com abertura na Galeria Janete Costa, dentro do Complexo Cultural Dona Lindu. As 216 obras de 107 artistas ficarão expostas na galeria até o dia 5 de janeiro de 2024, período em que poderão ser visitadas de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.
As obras são aquisições recentes do Banco do Nordeste em todos os estados de atuação, que inclui a região Nordeste e parte de Espírito Santo e Minas Gerais. Elas também fizeram parte das exposições comemorativas dos 70 anos do Banco.
“Nessas novas aquisições buscou-se a equidade de território, gênero, raça e etnia para Coleção BNB, inclusive com uma curadoria indígena. Nesse sentido é uma coleção de toda a área de atuação que abrange xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações que apesar de distantes geograficamente se articulam entre si, como pode ser visto na exposição”, explica Jacqueline Medeiros.
07/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Carmem Felix/ASSECOM-RN
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), lançou nesta segunda-feira (06), no Complexo Cultural da Rampa, os três primeiros editais estaduais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2023). Serão destinados um total de R$ 39,7 milhões para aplicação em editais e premiações à cadeia da cultura potiguar.
Durante o lançamento, a governadora ressaltou que os editais já estarão disponíveis no endereço eletrônico https://maiscultura.rn.gov.br/. A plataforma também será o canal oficial para o cadastro e inscrição dos projetos, por onde será possível acompanhar a situac¸a~o das inscric¸o~es durante todo o processo de selec¸a~o.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, os editais foram pensados no intuito de fortalecer o setor cultural potiguar. “Essa iniciativa visa estimular a produção artística potiguar. Tenho uma compreensão muito clara de que investir na cultura é investir no futuro. Isso não é gasto, é investimento. Investir na cultura é o mesmo que investir na educação, pois a cultura é essencial para a nossa sociedade”, destacou.
As inscrições para os editais começam nesta segunda-feira (06) e seguem até 27 de novembro. A data de divulgação do resultado final está previsto para 28 de dezembro de 2023. Os projetos bem sucedidos terão a oportunidade de assinar o Termo de Execução Cultural de 28 a 30 de dezembro de 2023, com os pagamentos programados para serem realizados até 31 de dezembro de 2023.
No entanto, a expectativa é que o Governo Federal amplie o prazo de inscrições até 2024, para que os recursos sejam utilizados por completo. Inclusive, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 224/23 que estende até 30 de junho do próximo ano o prazo para aplicação dos recursos da lei de fomento.
06/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: Divulgação TV Brasi
Mais de 489 mil brasileiros foram internados para o tratamento de tromboses venosas entre janeiro de 2012 e agosto de 2023. Apenas nos oito primeiros meses deste ano, cerca de 165 pessoas foram hospitalizadas todos os dias na rede pública para tratar o problema. Os dados são de um levantamento inédito produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). 

O estudo – divulgado nesta segunda-feira (6) – foi elaborado a partir de dados do Ministério da Saúde e, de acordo com a entidade, evidencia a necessidade de os brasileiros terem cuidados diários relacionados à saúde vascular, já que o problema pode ser evitado por meio da adesão de medidas simples, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso corporal. A doença pode desencadear quadros clínicos ainda mais graves, como a embolia pulmonar.
Entenda o que é a doença
A trombose venosa ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias, principalmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular. A condição pode causar manchas arroxeadas ou avermelhadas nos locais afetados, acompanhadas de sensação de desconforto, dor e inchaço.
Se o coágulo se formar numa veia profunda, o quadro é denominado trombose venosa profunda. Se for formado numa veia superficial, é denominado tromboflebite superficial.
As principais causas do problema são alterações na coagulação, imobilidade prolongada ou lesão nos vasos sanguíneos. Para a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tromboses venosas.
Cenário nacional
O levantamento mostra, também, aquilo que a SBACV considera “um cenário preocupante” relacionado ao número de internações para o tratamento da trombose. Os números indicam que – entre janeiro de 2012 e agosto de 2023 – 489.509 brasileiros foram internados para o tratamento da doença.
Os dados indicam, ainda, que o ano que mais registrou internações por tromboses venosas foi 2019, com 45.216 notificações. O Sudeste responde por 53% (258.658) de todos os registros. Já o Norte contabiliza menos internações pela doença: 25.193 casos de trombose venosa notificados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A média diária de internações para tratamento da trombose venosa no país supera a marca de 165 pacientes em 2023, recorde na série histórica iniciada em 2012. Em 2019, ano com mais registros de internações dentro do período analisado, o total de procedimentos superou a média de 126 pacientes.
Estados
São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações para o tratamento de tromboses venosas, com 131.446 registros no banco de dados do SUS. Em seguida, aparecem Minas Gerais (77.823), Paraná (44.477) e Rio Grande do Sul (40.603).
Já os estados menos expressivos no número de internações pela doença são Roraima (485) e Acre (1.087) e Tocantins (1.527).
Embolia pulmonar
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta que uma trombose não diagnosticada precocemente e, consequentemente, não tratada, pode levar à formação de êmbolos que correm no interior das veias e que podem chegar ao pulmão, comprometendo a oxigenação.
Por meio do fluxo natural do sangue, esses êmbolos podem chegar ao pulmão, causando a temida embolia pulmonar, quadro clínico caracterizado pela obstrução de canais sanguíneos no pulmão. A parcela do pulmão comprometida pela falta de oxigenação não pode ser recuperada e pode levar à morte.
O levantamento revela que 122.047 brasileiros já foram internados para o tratamento de embolia pulmonar. Em números absolutos, o Sudeste é a região que mais sofre com o problema, reunindo mais da metade dos registros do país (56.065), seguido pelo Sul (26.687), Nordeste (12.756), Centro-Oeste (7.907) e Norte (1.745).
São Paulo foi o estado que mais contabilizou internações ao longo da série histórica, com 30.664 notificações. Ainda no ranking de unidades federativas com números mais expressivos estão Minas Gerais (19.771), Rio Grande do Sul (9.542) e Paraná (7.707). Já os estados com os menores números de internações são Amapá (52), Roraima (61) e Acre (69).
Agência Brasil

Foto: CBF
Após conquistar a Libertadores com o Fluminense no último sábado, o técnico Fernando Diniz anunciou sua terceira convocação como treinador da seleção brasileira. A lista é para os jogos contra Colômbia, no dia 16, em Barranquilla, e Argentina, no dia 21, no Maracanã. A principal novidade é a presença de Endrick, atacante de 17 anos do Palmeiras, convocado pela primeira vez. Lesionados, Casemiro e Neymar não foram chamados.
Confira a lista dos convocados:
GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)
Com 17 anos e três meses, Endrick é o jogador mais jovem convocado para a Seleção desde Ronaldo, em 1994. Fernando Diniz elogiou o atacante do Palmeiras, que irá para o Real Madrid em 2024.
— É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair — avaliou o treinador da Seleção.
Além de Endrick, a lista tem outros três estreantes na Seleção, também para o ataque: João Pedro, ex-Fluminense que está no Brighton; Paulinho, do Atlético-MG; e Pepê, ex-Grêmio, que está no Porto. Todos atuaram por seleções de base e a equipe pré-olímpica, mas nunca foram chamados para o time principal do Brasil.
Destaque do Aston Villa, Douglas Luiz voltou a ser convocado depois de dois anos. Na última convocação, Douglas chegou a dar uma indireta nas redes sociais diante de sua ausência.
Outra particularidade na lista desta segunda é a convocação de apenas três laterais, com apenas uma opção na direita, Emerson Royal, do Tottenham. Yan Couto, do Girona, não foi chamado.
Fernando Diniz convocou oito atacantes e colocou Rodrygo, do Real Madrid, entre os meio-campistas. Ainda investigado pela federação inglesa de futebol (FA) por suposto envolvimento em apostas esportivas, o meia Lucas Paquetá segue fora.
GE
06/11/2023
Por Danilo Evaristo em
Mundo
Foto: Reprodução
Em conversa telefônica com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou o apoio americano ao país na guerra contra o grupo extremista Hamas, mas também enfatizou a importância de se proteger palestinos inocentes e de mitigar os danos civis no decurso das operações militares.
Segundo comunicado emitido pela Casa Branca nesta segunda, 6, os dois líderes discutiram a possibilidade de “pausas táticas” nas ofensivas para permitir que civis fujam das regiões de combate intenso, facilitar o fluxo de ajuda humanitária e abrir espaço para potenciais liberações de reféns.
Biden e Netanyahu também conversaram sobre a situação na Cisjordânia, enquanto o democrata pediu a responsabilização dos “colonos extremistas”.
ONU
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que o “pesadelo em Gaza é mais do que uma crise humanitária, é uma crise de humanidade”, destacando que o território palestino se transformou em um “cemitério de crianças”. Em comunicado sobre a situação no Oriente Médio, o dirigente disse que “todas as partes do conflito devem respeitar o Direito Internacional Humanitário”, e condenou os ataques de Israel contra hospitais, campos de refugiados, mesquitas, igrejas, instalações da ONU e abrigos.
“Estou muito preocupado com as claras violações do Direito Internacional Humanitário que estamos observando”, afirmou ainda. Segundo ele, a catástrofe faz com que um cessar-fogo humanitário seja mais urgente a cada hora que passa.
Ao mesmo tempo, Guterres condenou o uso de civis como escudo humano pelo Hamas, e pediu a libertação imediata dos reféns pelo grupo. O secretário afirmou ainda que o Hamas segue lançando foguetes de forma “indiscriminada” contra Israel.
Estadão Conteúdo