O idoso de 65 anos de idade que havia retirado um tumor gigante do rosto no mês de agosto, em Natal, morreu na manhã desta quarta-feira (1º), segundo confirmou a família do paciente ao g1.
Quase três meses após a cirurgia, o tumor voltou a crescer e causar dores intensas. José Nilton Cardozo foi internado na última segunda-feira (30), no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu.
Segundo a advogada Minarí Cardozo, filha de José Nilton, a família descobriu que o tumor era, na verdade, um câncer, há cerca de um mês.
Após a cirurgia realizada em agosto, os médicos pediram uma biópsia. Até então, a família acreditava que o tumor era benigno.
O resultado do primeiro exame foi inconclusivo. No entanto, os médicos solicitaram uma nova biópsia, que confirmou uma neoplasia maligna.
A filha informou que a família buscou um tratamento para José Nilton, mas recebeu a notícia nesta terça-feira (31) de que o marceneiro já estava com metástase no cérebro e não havia mais o que fazer.
Até a publicação desta matéria a família ainda não tinha informações sobre o velório e sepultamento de José Nilton.
Procedimento anterior
O marceneiro José Nilton Cardozo conseguiu realizar a cirurgia na rede pública de saúde do estado em agosto após uma decisão da Justiça do Rio Grande do Norte, depois de cerca de cinco meses de batalha judicial.
O procedimento foi realizado na Liga Contra o Câncer, em Natal, tendo um procedimento pré-operatório sido realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HOUL), da UFRN.
O diagnóstico, naquele momento, era de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. Por conta do tumor, o idoso teve surdez em um dos ouvidos.
O pós-operatório foi realizado em casa sob os cuidados familiares. Ao longo dos meses, no entanto, o estado de saúde do marceneiro piorou.
O Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), decidiu nesta quarta-feira (1º) reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros pela terceira vez consecutiva desde agosto. Com isso, a Selic passa de 12,75% para 12,25% ao ano, o menor patamar desde março de 2022 (11,75% ao ano).
Após a terceira baixa do ciclo, o mercado ainda prevê um novo recuo de igual magnitude em dezembro, movimento que, se confirmado, levará a Selic a 11,75% ao ano na entrada de 2024.
“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 12,25% ao ano, e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e o de 2025”, afirmou o Copom, em comunicado, após reunião.
O comitê sinaliza que manterá o ritmo de corte dos juros básicos. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, acrescentou o texto.
Votaram pela redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Gabriel Muricca Galípolo, Maurício Costa de Moura, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes.
Para Vinicius Moura, economista e sócio da Matriz Capital, um dos destaques do comunicado é sobre a necessidade do cumprimento das metas fiscais já estabelecidas pelo governo para a continuação do ciclo de queda de juros.
“A ideia que passa é que o governo precisa ficar comprometido com essa questão do déficit zero. Caso os compromissos fiscais não sejam cumpridos da forma como planejado, o BC pode precisar rever a rota”, afirma Moura.
Para os próximos anos, o mercado financeiro espera a manutenção do movimento de corte dos juros. As previsões mais recentes, no entanto, estimam que o ciclo de queda da taxa básica de juros será menos intenso, com a chegada da Selic a 9,25% ao ano em 2024 e 8,75% ao ano em 2026.
A Selic é o principal instrumento de política monetária do país no combate à inflação e pode afetar empréstimos e aplicações. Em outubro, a prévia da inflação oficial do Brasil desacelerou e avançou 0,21%, ante alta de 0,35% apurada no mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a variação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) agora acumula alta de 5,05% nos últimos 12 meses e continua acima do teto da meta perseguida pelo governo, de 4,75%. No ano, a variação da inflação é de 3,96%.
Entenda a Selic
A taxa básica de juros é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A Selic é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.
Em linhas gerais, é a taxa Selic que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo a empresas e consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.
A taxa básica também serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, perto da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam alternativas de investimento.
Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando os juros básicos são reduzidos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.
O Rio Grande do Norte registrou médias de chuvas abaixo do esperado no mês de outubro de 2023. Em todo o estado, segundo análise do sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a média esperada de chuva foi 39,3% menor do que era esperado para o mês.
De acordo com a Emparn, era espero 8,3 milímetros de média de chuva no mês de outubro deste ano, e choveu 5 mm. Embora seja naturalmente mais seco, o mês de outubro, assim como setembro, novembro e dezembro, foi influenciado pelo fenômeno El Ñino.
Ainda segundo a estatal, as poucas chuvas neste mês estiveram concentradas nas regiões Agreste e Leste do RN, em decorrência de restos de Frentes Frias (FF) que vieram do Sul e Sudeste do país.
“Além da diminuição maior do volume das chuvas, observamos o aumento na circulação dos ventos, um pouco acima do normal, o que dificulta mais a formação das nuvens de chuva no território”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Para os próximos meses, novembro e dezembro, a expectativa do meteorologista é que “‘a condição deverá permanecer a mesma, com poucas chuvas com a intensificação do fenômeno El Ñino, tendo provavelmente seu ápice em janeiro de 2024”.
O fenômeno El Ñino corresponde a uma anomalia nas temperaturas nas águas do oceano Pacífico (aquecidas acima do normal) na área equatorial, podendo causar seca de diversas intensidades no Norte e Nordeste brasileiro, aumento da temperatura e chuvas acima do normal nas demais regiões do país.
O envio de mais recursos por parte do governo federal para o RN foi a pauta de destaque no horário das lideranças durante a sessão plenária desta quarta-feira (1). Os deputados Coronel Azevedo (PL) e Nelter Queiroz (PSDB) se pronunciaram sobre o assunto.
“Aqui estamos precisando de investimentos. Muitas vezes o governo federal anuncia e nada acontece”, criticou Coronel Azevedo.
Em outro momento o deputado se pronunciou contra investimentos do governo brasileiro direcionados a outros países.
Mais investimentos para a saúde pública do Seridó foi a pauta defendida por Nelter. O parlamentar também citou a necessidade de investimentos por parte do governo estadual em recursos hídricos. “É preciso a locação urgente de poços em São José do Seridó, pois a comunidade está sofrendo com a falta de água”, disse.
Nelter também destacou a demanda por mais investimentos nas políticas públicas de saúde, notadamente em saúde mental, além de uma unidade de cuidado intermediário neonatal. “É um pleito antigo que o ex-deputado Vivaldo Costa defendeu. Não só ele, mas o prefeito de Caicó, Doutor Tadeu, para que cheguem novos investimentos”, disse.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nesta quarta-feira (1º), que estudantes beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e que têm dívidas em atraso poderão renegociar os débitos com até 99% de desconto em juros e multas. Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas que inclui a renegociação de dívidas de estudantes inadimplentes.
Atualmente, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes no Fies, com saldo devedor de R$ 54 bilhões.
Em vídeo publicado pelo presidente Lula na rede social X, o ministro Camilo Santana diz que o Fies “se burocratizou demais” e anuncia que o governo estuda mudanças no programa. “Estamos discutindo como fazer uma mudança para o um novo Fies, um Fies mais social, [porque] transformaram o Fies num programa econômico. Na realidade, tem que ser um programa social, de dar oportunidade aos jovens terem acesso à universidade”, afirmou.
No mesmo vídeo, Lula argumenta que, para o governo, o mais importante é que as pessoas continuem a estudar. “Não tenha vergonha se você está devendo, porque não pode pagar ou porque alguém prejudicou você”, acrescentou o presidente.
Vantagens
As vantagens da renegociação são para os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023.
A lei, aprovada pelo Congresso Nacional em outubro, traz ainda condições mais favoráveis de amortização dos contratos celebrados até o fim de 2017.
De acordo com o texto, os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.
Para aqueles que não se enquadram nessas condições, mas ainda com débitos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, e que queiram amortizar o contrato, o desconto será de até 77% do total da dívida.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou ao menos 3 mil servidores com indícios de depressão e ansiedade. O levantamento foi realizado este ano pela Central de Acolhimento e Acompanhamento em Saúde (CAAS) da PRF.
O departamento monitorou a saúde mental de 9.500 policiais para identificar a necessidade de atendimento especializado, de modo a prevenir casos de suicídio.
“Em 2023, a CAAS foi responsável por mapear e monitorar a saúde mental de todos os servidores do órgão. Tal medida, inovadora nas forças policiais, permitiu intervenções precoces em casos de ansiedade, depressão e ideação suicida”, informou levantamento da PRF ao qual a coluna teve acesso.
No total, o CAAS avaliou a saúde mental de 9.500 servidores. Em 3 mil, quase um terço do total, foram identificados algum indício de depressão, ansiedade ou estresse. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a todos eles foram ofertados acolhimento e encaminhamento para o Projeto Vida PRF.
Em janeiro de 2023, a PRF criou a Coordenação-Geral de Saúde, com o objetivo de dar “efetividade às políticas institucionais de promoção da saúde física e mental dos servidores e do seu bem-estar no trabalho”.
Desde 2021, a PRF registrou 13.637 consultas psicológicas e psiquiátricas para 1.496 servidores por meio do Programa Vida PRF. A corporação tem 436 psicólogos e 16 psiquiatras credenciados para atender os servidores em todo o país.
Entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, a PRF gastou R$ 1,6 milhão do orçamento próprio e R$ 725 mil oriundos de emendas parlamentares com a saúde mental de seus funcionários.
Para 2023, a previsão de gastos do Programa Vida PRF é de R$ 1,1 milhão, do total de R$ 1,8 milhão investido na saúde do quadro de pessoal.
Rotina pesada
Um estudo sobre suicídio policial produzido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo alerta para os cuidados com profissionais da área.
“Ser policial é inevitavelmente estar exposto a situações, imagens, sons, cenários que fogem da rotina de um ofício dito comum, fazendo com que, no passar dos anos, os profissionais ligados à área de segurança pública somatizem todas as experiências”, diz trecho do documento.
O técnico Fernando Diniz vai anunciar, nesta segunda-feira, às 14 horas, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio, a lista dos jogadores convocados para os dois próximos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O Brasil vai enfrentar a Colômbia, em Barranquilla, dia 16, às 21h (de Brasília). Na sequência, o rival será a Argentina, dia 21, às 21h30, no Maracanã, no Rio. Estas duas partidas vão encerrar o calendário da seleção no ano.
O Brasil está na terceira colocação das Eliminatórias, com sete pontos, ao lado de Uruguai e Venezuela. O time de Dini estreou com goleada sobre a Bolívia, por 5 a 1, no Mangueirão, em Belém, e depois, em Lima, bateu o Peru por 1 a 0.
Na última Data Fifa, o Brasil não foi bem. Empatou, por 1 a 1, com os venezuelanos, em Cuiabá, e depois acabou derrotado pelos uruguaios, em Montevidéu.
Os seis primeiros colocados nas Eliminatórias garantem vaga na Copa do Mundo de 2026, enquanto o sétimo colocado disputa a repescagem.
O pronunciamento do deputado Adjuto Dias (MDB), na sessão plenária desta quarta-feira (1), destacou o projeto de lei de autoria do colega, Coronel Azevedo (PL), que impede a cláusula de barreira no concurso da polícia civil. O parlamentar defendeu a celeridade na tramitação do projeto.
“Chamo atenção porque o projeto irá passar pelas comissões da Casa até chegar a plenário e os concursos que estão em andamento podem ser beneficiados por essa lei”, disse Adjuto.
O projeto propõe a correção das redações de todos os aprovados neste concurso, permitindo ampliar o número de candidatos aptos a passarem para as etapas seguintes, bem como, a formação de cadastro de reserva.
“O projeto dispõe que fica vedada a eliminação dos aprovados, dentro do quantitativo e também tem um dispositivo para que a lei se aplique dentro do prazo de validade ou de sua prorrogação”, disse.
Faltando menos de 15 dias, Natal já está no clima do maior festival de samba e pagode do Brasil, que acontece dia 11 de novembro, no Arena das Dunas, pelo segundo ano consecutivo.
Com organização da Clap Entretenimento e D&E Music, o Samba Brasil Natal tem mais uma novidade: no intervalo entre os shows vai ter um palco 360 montado com shows de Davizão e o projeto potiguar “O Pagode Tá Aí Vai Quem Quer”, que é uma composição com músicos do Mesa Doze, Daquele Jeito e Preto no Branco para transformar o gramado do Arena das Dunas em uma grande roda de samba e pagode.
Já o palco principal do Samba Brasil recebeu os shows de Belo, Xanddy Harmonia, Menos é Mais, Ferrugem e Dilsinho. Pelas atrações reunidas, a expectativa dos organizadores é que pessoas de outras cidades e estados venham curtir o Samba Brasil Natal, no Arena das Dunas.
Pela cidade, ativações foram iniciadas para mostrar que o maior festival de samba e pagode desembarca na cidade nos próximos dias. Isso sem falar em tudo que está sendo planejado para proporcionar ao público uma verdadeira experiência com dois dos maiores ritmos do Brasil.
A venda de ingressos continua no site Seu Tickets (Clique aqui) , na Central do Carnatal (Natal Shopping) e na Grand Optical (Midway). Mais informações nos perfis @sigaclap e @sambabrasil_natal no Instagram.
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou uma série de requerimentos visando melhorias para as cidades de Extremoz, Parnamirim e Macaíba, na Grande Natal. As solicitações incluem as áreas de segurança, infraestrutura, saúde e transporte.
Pensando em reforçar o patrulhamento ostensivo e a capacidade investigativa do setor de segurança potiguar, Ezequiel requereu a disponibilidade de uma viatura para a Polícia Civil da cidade de Extremoz.
Também para a cidade de Extremoz, Ezequiel solicitou um estudo de viabilidade para a execução do saneamento básico e calçamento das ruas do município, além de uma ambulância e ônibus escolares para atender aos estudantes que residem na zona rural.
Ainda para a segurança, o presidente da Casa solicitou a elaboração de um projeto de reforma para o posto policial localizado na Rua José Inácio, na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim. Na mesma cidade, foi pleiteado um projeto de reforma para a 1ª Companhia da PM, localizada na rua Edson Luís Rodrigues de Siqueira – Cohabinal.
O presidente da ALRN também apresentou requerimento solicitando a recuperação asfáltica da RN-160, que liga os municípios de Macaíba e Serrinha. A rodovia se encontra esburacada em consequência das fortes chuvas e da falta de manutenção.