
Mais um final de semana chuvoso no Rio Grande do Norte com precipitações registradas em todas as regiões. De acordo com o sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os maiores volumes acumulados, no período da manhã da sexta (11) até a manhã desta segunda-feira (14), foram em Poço Branco 228,2 mm (Agreste), Taipu 150,2 mm (Leste), Jardim do Seridó 94,2 mm (Central) e São Francisco do Oeste 125,5 mm (Oeste). As chuvas foram provocadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical que segue atuando no Nordeste, favorecendo a ocorrência de precipitações em todo o RN.
O sistema destaca que só no sábado (12), choveu 211.6mm no município de Poço Branco e 145 mm em Taipu, localizados nas regiões Agreste e Central, respectivamente. Os acumulados superam a média de chuvas previstas para o mês inteiro nesses locais.
“Com as recentes chuvas, o município de Poço Branco registrou em todo 2022, o acumulado de 604.6mm, apresentando chuvas acima da média em todos os meses deste ano. Em Campo Grande choveu acima e 500 mm; Taipu e Encanto, apresentam volumes de chuvas acumuladas no mês de março acima da média esperada para o período”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.
O segundo boletim pluviométrico publicado nesta segunda-feira (14), às 09h15, registrou a ocorrência de chuvas em 113 postos de monitoramento. O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no site emparn.rn.gov.br, menu Meteorologia.
A previsão para o trimestre março, abril e maio de 2022, divulgada no final de 23 de fevereiro, em Reunião de Análise e Previsão Climática para o semiárido nordestino, é ocorrência de chuvas variando de nível normal a acima do normal no RN. “O cenário encontra-se favorável para se confirmar a previsão anunciada”, disse Bristot.
A temperatura para essa semana, no Litoral, será em torno dos 24°C, nas madrugadas, chegando a máxima dos 32°C durante as tardes. Já no interior, as temperaturas devem variar entre 22°C e 34°C.
Dia de São José
No próximo sábado (19), se comemora o Dia de São José. Segundo a crença predominante entre os agricultores, quando ocorrem chuvas nesta data, é sinal de bonanza e fartura na colheita. A origem da crença decorre do catolicismo que conta que São José, o pai de Jesus, era um trabalhador do campo.
De acordo com previsão da Emparn, os agricultores potiguares podem ficar otimistas, pois a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva em diversas regiões do RN, como Seridó, Vale do Açu e Mossoró. Confira abaixo a previsão da semana.
Previsão dia a dia
14/03/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva no Litoral, Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste.
15/03/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
16/03/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
17/03/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
18/03/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
19/03/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva no Seridó, Vale do Açu e Mossoró.
20/03/22 – domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões, exceto o Litoral (céu parcialmente nublado a claro).

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem se preparando nos últimos meses para oferecer as condições necessárias e seguras aos estudantes e servidores na retomada das atividades presenciais.
Após dois anos de suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia de Covid-19, as aulas presenciais serão retomadas nesta segunda-feira, 14 de março.
A Universidade não apenas examinou cautelosamente o momento mais seguro para o retorno presencial das aulas, como também promoveu uma série de aquisições e adequações para garantir a segurança, acessibilidade e comodidade da comunidade acadêmica.
Entre as principais modificações realizadas pela instituição, estão a manutenção geral e instalação de novos equipamentos de climatização, distribuição de novos bebedouros em ambientes de circulação, melhorias em salas de aula, ambientes administrativos, banheiros e corredores.
Também foram realizadas melhorias em ambientes externos de circulação e convivência, distribuição de mobília para as unidades acadêmicas, distribuição de dispensers nos corredores e abastecimento com álcool em gel e sabonete líquido nos banheiros, melhoria do sinal de internet, com distribuição de novos roteadores e distribuição de novos computadores para unidades e laboratórios.
O pró-reitor adjunto de Administração, Pedro Rebouças, explica que a Uern investiu mais de R$ 3,2 milhões na aquisição de materiais e equipamentos. Somente com serviços de climatização e manutenção geral de ar-condicionados foram cerca de R$ 400 mil.
Reformas em banheiros, pinturas, obras de acessibilidade. A assessora de Infraestrutura, Sara Barroso, informa que somente com reparos e reformas foram investidos mais de R$ 2 milhões. Algumas obras foram concluídas e outras estão em fase de execução.
“No Campus de Caicó concluímos a reforma das instalações elétricas, serviços de manutenção, pintura e também reformamos o prédio das Clínicas. No Campus Central vamos entregar os banheiros do Bloco de Música, na sede II da Faculdade de Letras e Artes, uma demanda muito aguardada”, comentou Sara Barroso.
O auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e o novo prédio do Campus de Natal estão previstos para serem entregues ainda neste mês de março.
Sara Barroso explica que os estudantes e servidores vão encontrar melhorias em todas as unidades acadêmicas, outras obras estão em fase de execução e vão ser licitadas em breve, sempre visando à melhoria das instalações físicas da Universidade, tendo como prioridade a segurança da comunidade acadêmica.
12/03/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação
As exportações do Rio Grande do Norte cresceram 143,4% nos dois primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com o Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a exportação de óleo diesel representa 40% do total.
Em seguida vem melões, melancias, açúcar, sal e peixes como os produtos com maiores valores exportados e todos com evolução positiva em relação ao ano passado.
Vale destacar que à exceção do diesel, as exportações do RN cresceram 45% no primeiro bimestre deste ano.
Já as exportações de fevereiro ficaram 37,4% maiores que as de janeiro. Em relação a fevereiro de 2021, as exportações tiveram um crescimento sendo 172% maiores.
Óleo diesel, melões, sal, melancias e peixes foram os produtos com maiores valores exportados no mês. Sem o óleo diesel, as exportações de fevereiro tiveram aumento de 27,8%.
Importações também tiveram crescimento
Neste primeiro bimestre de 2022, o crescimento de importações foi 21,88% maior quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Este ano, o Rio Grande do Norte mantém o fluxo de importações de equipamentos de geração de energia eólica e solar da China como os principais itens. Em seguida, é o trigo da Argentina.
FIERN

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Agência Brasil
O Concurso 2.462 da Mega-Sena, que será realizado hoje (12) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 130 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso (2.461), na quarta-feira (9), e o prêmio ficou acumulado.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.
12/03/2022
Por Danilo Evaristo em
NotasA Vara Única da Comarca de Tangará lançou edital para seleção de dois estagiários de pós-graduação remunerado em Direito, com classificação até o 8º colocado, para efeito de cadastro de reserva.
As inscrições serão realizadas até 25 de março, através do e-mail tangara@tjrn.jus.br, ou na Secretaria da unidade (Rua Getúlio Vargas, 19, Tangará), das 8h às 15h. O telefone de contato é o (84) 99216-3727.
Para ver o edital clique AQU
A divulgação dos candidatos inscritos será divulgado no Diário da Justiça Eletrônico e no Mural de Avisos no átrio do Fórum, no dia 28 de março.
Seleção
A seleção dos inscritos será realizada por meio de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistindo na elaboração de uma sentença cível. Ela terá duração de quatro horas de duração e será realizada no dia 5 de abril, às 9h, no Fórum Municipal, devendo o candidato comparecer ao local indicado com antecedência mínima de 30 minutos do início da prova.
Serão aprovados nesta etapa aqueles que alcançarem a nota mínima de 50 pontos. Estarão então aptos para a fase de entrevista e análise de currículo, com o juiz da unidade, apenas de caráter eliminatório, a ser realizada no dia 13 de abril, a partir das 9h, no Fórum de Tangará.
Durante a entrevista, os currículos dos candidatos aprovados serão analisados, esclarecendo-se dúvidas acerca de interesses, expectativas e experiências profissionais anteriores.
A lista de classificação final será publicada no Diário da Justiça Eletrônico, no dia 19 de abril.
Condições
A jornada de estágio é de seis horas diárias e 30 horas semanais. A duração do estágio é de um ano, prorrogável por mais um ano. O estagiário receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874,00, e auxílio-transporte, de R$ 127,60.
12/03/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) publicou o edital de Processo Seletivo de Estagiários de Ensino Superior para atuação nas Zonas Eleitorais de Natal e do interior do Estado. A seleção é destinada a estudantes dos cursos de Administração, Contábeis e Direito. O edital está disponível no Diário de Justiça Eletrônico – DJE – desta sexta-feira (11).
As inscrições serão realizadas no período de 16 a 21 de março nos cartórios eleitorais, no horário das 9h às 13h. Somente poderão concorrer às vagas de estágio para Ensino Superior os estudantes que estiverem regularmente matriculados e que tiverem contabilizado, no mínimo, 40% da carga horária total do curso.
Fica assegurado às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas, o que, no presente edital, será aplicado nas seleções das Zonas que pertençam ao mesmo município e que possuam mais de duas vagas ofertadas.
BOLSA
O estagiário de Graduação que for contratado fará jus a uma bolsa no valor de R$ 1.125,19, acrescida do valor de R$ 7,00 diários, referente ao auxílio-transporte.
Para mais informações, acesse o AQUI o Diário de Justiça Eletrônico.
12/03/2022
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: Unsplash
Uma das principais causas de morte no mundo, o diagnóstico de câncer precoce pode alterar significativamente a expectativa de vida do paciente. Para tornar esse processo mais rápido e fácil, pesquisadores da Universidade de Sorbonne, na França, decidiram testar se o olfato sensitivo das formigas poderia ser uma ferramenta para diferenciar células cancerígenas de amostras saudáveis. Os resultados, publicados na revista científica iScience, são animadores e mostram que o uso dos insetos para o diagnóstico é possível com apenas trinta minutos de treinamento. A descoberta abre portas para o desenvolvimentos de técnicas menos invasivas e menos custosas para a identificação da doença.
Os pesquisadores partiram de estudos que já demonstravam essa capacidade em cachorros. Um deles, realizado nos Estados Unidos, descobriu que cães conseguem “farejar” o câncer em amostras de sangue e saliva com 95% de precisão. No entanto, uma desvantagem no uso dos caninos é que eles demandam mais tempo para serem treinados — de meses a um ano — e os protocolos de ensinamento são mais intensos.
Por isso, os responsáveis do novo estudo decidiram testar se a mesma capacidade olfativa que é observada nas formigas poderia funcionar para o diagnóstico do câncer de forma mais fácil — e os resultados foram considerados um sucesso. No experimento, eles treinaram indivíduos da espécie Formica fusca colocando duas amostras celulares disponíveis para os animais: uma com células do câncer de mama e outra com unidades saudáveis.
Junto às amostras cancerígenas, foram colocadas porções de açúcar, de modo a atrair os insetos. Depois de três rodadas que duraram cerca de trinta minutos, os pesquisadores repetiram o experimento sem a adição do açúcar e observaram que as formigas continuaram a se dirigir para as células cancerígenas, indicando que elas foram capazes de identificá-las.
Em seguida, os responsáveis pelo estudo repetiram o treinamento, mas dessa vez com duas amostras de células de câncer de mama, mas de tipos diferentes. Assim como ocorreu anteriormente, as formigas conseguiram ser treinadas para identificar o tipo específico da amostra utilizada no experimento anterior, mesmo entre os dois exemplos parecidos.
Essa capacidade de identificação acontece devido aos compostos orgânicos voláteis, unidades de carbono presentes nas células cancerígenas que funcionam como biomarcadores para animais com o olfato sensitivo, como cachorros e formigas.
De acordo com os pesquisadores, as descobertas do estudo concluem que de fato é possível utilizar formigas como ferramentas para detectar os biomarcadores de células cancerígenas humanas de forma rápida e menos trabalhosa que com outros animais, como os cães.
O Globo

Nesta sexta-feira (11), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tornou público o Edital nº 14/2022 – Proeg/Uern, com a relação dos(as) candidatos(as) constantes em lista de espera do SiSU/Uern 2022. A lista consta do anexo I.
Saliente-se que somente se garante o direito à vaga se for constatada a existência de vaga remanescente no curso no qual o(a) candidato(a) realizou sua inscrição e após a efetuação da Matrícula Curricular.
Além disso, as vagas remanescentes serão ocupadas de acordo com a ordem decrescente de classificação dos(as) candidatos(as) em sua respectiva categoria de inscrição no SiSU/UERN 2022 (Cotista Social, Pessoa com Deficiência ou Não Cotista) de acordo com o cronograma previsto no anexo II do edital.
A Proeg divulgará na data prevista de 1º de abril, no portal da Uern (http://www.uern.br) e no endereço eletrônico do SiSU UERN (http://www.uern.br/sisu), edital de convocação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) na segunda chamada do SiSU/Uern 2022 para ocupar as vagas remanescentes, bem como os procedimentos e documentos necessários para efetivação do Cadastro Institucional.
Confira:
Edital nº 14/2022 – Proeg/Uern
ANEXO I – DOS INSCRITOS NA LISTA DE ESPERA DO SiSU/UERN 2022
ANEXO II – DO CRONOGRAMA DE CONVOCAÇÕES
11/03/2022
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Como forma de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero, o Ministério da Saúde alerta para o Março Lilás, campanha de prevenção e controle da doença. A ideia é estimular que as mulheres conheçam as principais formas de cuidado e que estejam atentas para sinais e sintomas desse tipo de câncer, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina (atrás do câncer de mama e de colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A iniciativa ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, simbolizando a luta por igualdade de direitos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), instituto federal vinculado ao Ministério da Saúde para promoção de políticas públicas, ações e controle do câncer no país, o Brasil deve registrar 16.710 novos casos de câncer de colo do útero no triênio 2020/2022.
Nesse sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente integralmente em todos os momentos da vida da mulher e tem papel fundamental, desde a prevenção até o tratamento das brasileiras que forem diagnosticadas com esse tipo de câncer. Procedimentos como cirurgia, quimioterapia e radioterapia são oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde.
O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos. Se confirmada a presença de lesão precursora, ela poderá ser tratada a nível ambulatorial, por meio de uma eletrocirurgia.
HPV
Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.
Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Recursos extras
O Ministério da Saúde investiu R$ 150 milhões extras, em caráter excepcional e temporário, para custeio de ações integradas ao rastreamento, detecção precoce, tratamento e controle do câncer de mama e do colo do útero por meio do SUS em todo o Brasil.
O objetivo é ampliar a cobertura assistencial das mulheres com idades entre 50 e 69 anos como medida estratégica complementar ao enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19, uma vez que, por conta da pandemia, houve redução dos procedimentos eletivos, incluindo o rastreamento e controle do câncer, pela necessidade de priorização das urgências e redução de risco de disseminação do coronavírus nos serviços de saúde.
Gustavo Frasão/Ministério da Saúde
11/03/2022
Por Danilo Evaristo em
Notas
Imagem: Bigstock
Gestantes com esquema vacinal completo contra o coronavírus devem retornar ao trabalho presencial. É o que determina a Lei 14.311, de 2022, publicada com vetos, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União.
A lei é originária do Projeto de Lei (PL) 2.058/2021, aprovado no Senado em dezembro do ano passado com relatoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). O texto foi ratificado parcialmente pela Câmara em fevereiro, quando foram excluídas emendas dos senadores que impediam o retorno ao trabalho presencial de gestantes com comorbidades e previam restrições para a volta de lactantes.
A norma sancionada disciplina o trabalho das grávidas não imunizadas quando a atividade não puder ser feita a distância — questão até então não prevista na Lei 14.151, de 2021, que trata do afastamento da empregada gestante durante a pandemia.
Dessa forma, a Lei 14.311 prevê que as gestantes não completamente imunizadas ficam à disposição do empregador para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, sem prejuízo da remuneração.
Para compatibilizar as atividades desenvolvidas, o empregador poderá alterar as funções da empregada, sem prejuízo de sua remuneração, com garantia de que ela terá retomada sua função original quando do retorno ao presencial.
Todas as gestantes (e não apenas as completamente imunizadas) deverão retornar imediatamente ao trabalho assim que for decretado o encerramento do estado de emergência de saúde pública por conta do coronavírus.
O retorno também é previsto para aquelas que optaram pela não vacinação contra a covid-19, mediante apresentação de termo de responsabilidade.
Vetos
O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o item que previa, no caso de retorno por interrupção da gestação, o recebimento de salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Também foi vetada a previsão de considerar gravidez de risco no caso de o trabalho ser incompatível com sua realização em domicílio por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma a distância. Nesse caso, o projeto previa a substituição da remuneração pelo salário-maternidade.
Para o presidente, a proposição contraria o interesse público, ao instituir concessão de benefício previdenciário destinado à situação de maternidade de forma diversa ao previsto para o auxílio-materninade.
“Ademais, ao se dilatar o prazo de fruição do benefício, restaria apresentado alto potencial de alteração de despesa obrigatória relacionada à concessão de benefícios previdenciários, o que violaria o disposto no parágrafo 5º do artigo 195 da Constituição da República e colocaria sob risco material a sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social”, justificou Bolsonaro.
Agência Senado