07/03/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Mutirão Nacional renegociará dívidas em atraso

Pessoas físicas que têm dívidas em atraso com instituições financeiras poderão se beneficiar entre os dias 7 e 31 de março do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procon de todo o país, permitirá que o devedor tenha a oportunidade de conhecer e quitar seus débitos em atraso, e tenha acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.

O mutirão nacional é uma ação conjunta que não apenas contribui para o reequilíbrio financeiro das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira consumidores.

Uma página específica foi desenvolvida para esta preparação prévia, com o objetivo de direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira até o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos consumidor.gov.br, sistema do Governo Federal que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

Na página, entre outras ferramentas, o interessado encontrará link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

São alvo da campanha pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

A adesão ao mutirão se dá da seguinte forma:

– O consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma consumidor.gov.br, ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos.

– Na plataforma, o consumidor encontra um modelo de reclamação no qual o consumidor pode se basear para redigir a sua solicitação.

– O banco tem o prazo de 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

07/03/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

A partir de hoje (7), as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.

06/03/2022
Por Danilo Evaristo em Saúde

Covid e gripe: vacina única do Butantan para as duas doenças tem resultados promissores

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

São promissores os primeiros resultados de um estudo realizado com a vacina única contra a Covid-19 e a gripe feita pelo Instituto Butantan. Os testes preliminares mostraram que o imunizante produz anticorpos contra o vírus da gripe e contra o coronavírus.

Os testes em humanos podem começar em até um ano, afirma o instituto. A candidata a vacina única está em fase de testes em modelos animais que após imunização produziram anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B) assim como ao vírus SARS-CoV-2.

O imunizante único conta com a formulação da vacina contra a Covid-19 que está em desenvolvimento pelo Butantan e será inteiramente produzida no Brasil, e da vacina da influenza, também produzida pelo Instituto e que abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“Os primeiros resultados são muito promissores. Ela funciona para produção de anticorpos contra a influenza e para produção de anticorpos contra Covid-19”, afirmou em nota o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira.

O diretor ressalta que os estudos ainda são iniciais e estão na chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. Mas diante dos desdobramentos positivos, ele vê a possibilidade de começar os ensaios clínicos, ou seja, os testes em humanos em até um ano. A data toma como base a experiência do instituto na produção do outro imunizante contra a Covid-19, cujos testes em humanos começaram exatamente um ano depois de finalizada a prova de conceito.

A primeira etapa dos estudos para viabilizar a vacina combinada não somente mostrou que ela funciona na proteção contra Covid-19 e contra a influenza, como deu indícios de que pode ter uma resposta imune ainda mais robusta e duradoura do que as vacinas atuais, explica o pesquisador científico do Centro BioIndustrial do Butantan, Paulo Lee Ho, que participa diretamente do estudo.

“Os resultados são excelentes porque a gente vê que funciona, e estamos vendo que a resposta está muito melhor porque estamos incluindo um adjuvante, que produz uma proteção muito mais eficaz contra os dois antígenos”, afirmou também em nota.

Segundo o pesquisador, a introdução do adjuvante produzido pelo próprio Butantan, chamado de IB160, que é muito semelhante a adjuvantes usados na vacina contra influenza sazonal, tem como vantagem adicional exigir uma quantidade menor de antígenos na composição da vacina, aumentando a capacidade de produção de doses com o mesmo quantitativo de antígenos produzidos, algo importante em tempos de pandemia e também diante da possibilidade de haver reforço na vacinação.

O Globo

06/03/2022
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

SEBRAE/RN promoverá evento em Pau dos Ferros com a presença de Fátima Menezes da Del Rayssa Lingerie

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a agência SEBRAE/RN, Alto Oeste, irá promover na próxima terça-feira (08), evento intitulado “Super Mulher Empreendedora”.

A empreendedora jucurutuense Fátima Menezes da Del Rayssa Lingerie, é uma das convidadas do SEBRAE/RN. O evento será realizado às 19h, no auditório do Sebrae, na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Por sua história de sucesso que inspira outras mulheres no meio empresarial no Rio Grande do Norte, Fátima Menezes, constantemente é convidada para eventos que envolvem o mundo do empreendedorismo.

06/03/2022
Por Danilo Evaristo em Política

Ex-governador do RN, Geraldo Melo morre aos 86 anos em Natal

G1 RN

Morreu na madrugada deste domingo (6) em Natal o ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador Geraldo Melo, aos 86 anos de idade. Ele lutava contra um câncer desde 2020.

A informação foi confirmada por Geraldo Melo Filho, que informou ainda em uma rede social que o velório acontece a partir das 10h no Morada da Paz, em Emaús, e o sepultamento às 16h.

Geraldo Melo foi governador do Rio Grande do Norte entre os anos de 1987 e 1991 e esteve como senador pelo estado entre 1995 e 2002 – ele tentou a reeleição ainda em em 2003, 2006 e 2018.

Atuou ainda como vice-governador, entre 1979 e 1982, na gestão de Lavosier Maia, morto em outubro de 2021.

Em novembro do ano passado, Geraldo Melo também foi eleito para ocupar a cadeira 32 na Academia Norte-riograndense de Letras. Ele é autor do livro “Luzes E Sombras Do Casarão: Alegrias e dores de ‘Seu’ Tonho do Umbuzeiro”.

Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo nasceu em 12 de julho de 1935 na cidade de Campo Grande. O ex-governador era casado desde a década de 1960 com a ex-prefeita de Ceará-Mirim Edinólia Melo e teve cinco filhos.

05/03/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

IFRN oferta nova turma do curso em Elaboração de Projetos de Pesquisa para servidores

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ofertará a segunda turma do curso de Elaboração de Projetos de Pesquisa, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe). A primeira turma já está em curso e para as inscrições, foram priorizados os servidores que se submeterão ao processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Recentemente, o IFRN celebrou convênio com o PPGA para capacitação de servidores. O curso foi planejado com a pretensão de possibilitar que cada servidor interessado tenha acesso aos conhecimentos necessários para a elaboração de um bom projeto de Pesquisa, com o qual o candidato ao Programa poderá obter sucesso na seleção. No entanto, o número de inscrições chegou perto dos 100 possíveis participantes. “Diante da necessidade dos servidores, resolvemos abrir outras duas turmas, com o objetivo de atender a importante demanda”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Oliveira.

Inscrições

A segunda turma do curso estará sob a responsabilidade do professor do IFRN, André Toledo, que possui experiência na área de Engenharia. Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas para os servidores que já haviam se inscrito anteriormente. As aulas terão início no dia 10 de março, e ocorrerão no período matutino, das 8h às 12, no formato de ensino remoto. “Como resultado, esperamos servidores mais capacitados para concorrer em editais internos e, principalmente, externos de fomento à investigação”, disse Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

05/03/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

UFERSA sai na frente com aulas presenciais no RN

Foto: Rachel Amorim

Após dois anos desde o início da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) reabriu suas portas na última quinta-feira, 3. Depois do período difícil e desafiador de ensino remoto, a instituição se preparou para o retorno gradual e seguro que foi tão aguardado pelos estudantes. A UFERSA é a primeira universidade pública do Estado a retornar suas aulas presenciais.

O cearense Dorico Germano está nos últimos períodos do curso de Engenharia Florestal e voltou à universidade tendo aulas práticas. Para ele, o ensino remoto foi muito desafiador, e apesar de morar fora, o estudante se mostrou a favor das aulas presenciais. “Eu fui a favor, porque não aguentava mais estar em casa. Apesar de não morar aqui, eu prefiro estar perto da universidade, dá um incentivo maior para a pessoa estudar”, conta.

Vitor Araújo também é de outra cidade e expõe suas impressões sobre o primeiro dia de retorno. “Eu já cheguei a fazer algumas visitas durante a pandemia por causa dos projetos, mas por enquanto estou achando bem tranquilo”, afirmou. Apesar de perceber pouco movimento, os cuidados não deixam de existir, e o aluno procura sempre estar usando máscara, além de carregar o próprio álcool em gel.

Há também quem está vindo à universidade pela primeira vez, como é o caso de Matheus Gomes. O estudante de Ecologia iniciou o curso em 2020 quando a pandemia da Covid-19 estava no início e por isso está animado para conhecer a UFERSA. Ele também foi a favor do retorno presencial, mas entende que o momento é delicado. “Eu sou mais a favor agora que tomei a vacina, e que tenho certeza de que a maioria da minha turma também já tomou, mas se for necessário voltar ao ensino remoto eu não serei contra”, pondera Matheus.

No último dia 23 de fevereiro, o Comitê Permanente de Biossegurança da UFERSA divulgou nota que recomendava o retorno presencial. A alegação teve como base os indicadores epidemiológicos como queda da taxa de transmissibilidade, ocupação de leitos e número absoluto de casos da Covid-19 nas últimas duas semanas.

CANAIS OFICIAIS – Os estudantes que ainda tiverem alguma dúvida sobre o funcionamento das diversas unidades da Universidade, a recomendação é para que busquem os canais oficiais que são disponibilizados no site da UFERSA. Na Pró-Reitoria de Graduação, a PROGRAD, os discentes vão encontrar informações sobre os cursos, componentes curriculares, calendário acadêmico, entre outras. Na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a PROAE, as informações são os serviços oferecidos aos estudantes, como moradia, restaurante, esportes, auxílios permanência, além dos serviços de nutrição, psicologia, orientação pedagógica, serviço social e odontologia.

Na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a PROEC, o estudante terá acesso às informações sobre os projetos e programas que são desenvolvidos da referida Pró-Reitoria e os caminhos para o engajamento nas atividades. E na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a PRPPG, para os estudantes de graduação as orientações são voltadas para os estudantes que desejam se engajar na iniciação científica.

A UFERSA disponibiliza ainda dentro do Portal da Institucional uma página voltada exclusivamente para a Covid-19, onde são disponibilizadas as informações referentes ao combate à pandemia (https://covid19.ufersa.edu.br/. Outras informações também poderão ser obtidas diretamente com o Comitê Permanente de Biossegurança. Ainda no Portal da UFERSA os usuários vão encontrar informações sobre o funcionamento das bibliotecas e também sobre as ações inclusivas da CAADIS.

04/03/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

Curso preparatório para o Enem da UFRN recebe inscrições até dia 20

Rayssa Vitorino de Agecom/UFRN

O Programa Complementar para Estudantes do Ensino Médio (PROCEEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abre vagas para o curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). São ofertadas 200 vagas para o turno da manhã, sendo dividido em quatro turmas. As inscrições vão até o dia 20 e devem ser feitas por este formulário.

Visando orientar os estudantes para realizar a prova do Enem, o Programa oferece, de forma gratuita, conteúdos das seguintes áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias. As aulas começam a partir das 7h30 até 12h, de segunda-feira à sexta-feira.

Para ingressar no cursinho, é necessário alguns pré-requisitos como, por exemplo, ser estudante concluinte do ensino médio ou já ter concluído; Não ter vínculo ativo com qualquer curso de graduação em instituição pública de ensino superior e ser brasileiro residente do Rio Grande do Norte. As vagas são distribuídas 70% para ampla concorrência, 20% para candidatos que já participaram do PROCEEM em edições anteriores e 10% para candidatos transgêneros.

Tendo em vista o contexto da pandemia, as aulas serão ministradas remotamente pelo Google Meet e transmissão no YouTube para gravação de aulas, canais e grupos no Telegram. O canal do YouTube também será usado para transmitir os aulões interdisciplinares para os alunos.

A coordenadora do PROCEEM, Jucimar Villar, afirma que, neste ano, 52 alunos do programa foram aprovados na primeira chamada do Sisu 2022. “Foi uma vitória, pois foi um ano difícil, de maneira remota. Às vezes, tínhamos poucos alunos na sala virtual devido o acesso a internet, mas entrávamos em contato com eles para encontrar uma solução para esse problema. E ter 52 aprovados no Enem deixa todos nós motivados”, declara.

O PROCEEM é um projeto de ensino e extensão que, com apoio dos bolsistas de licenciatura, fornece ensino para outros estudantes. Essa prática é importante para dar experiência aos futuros professores. Além disso, essa ação é fornecida gratuitamente para preparar alunos carentes do Estado. Para saber outras informações sobre o processo seletivo, acesse o edital.

04/03/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realiza ato de posse de 268 aprovados no concurso público

Na manhã desta sexta-feira (04), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realizou o ato de posse dos novos servidores do município. Tomaram posse 268 aprovados no último concurso.

Wiviane Costa, professora aprovada no concurso, representou todos os demais convocados durante o ato, e destacou a felicidade em poder contribuir com a educação do município. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Estamos aqui nesse ato solene para contribuir com a educação (nós professores) e os demais em suas áreas de forma ética e profissional. E não é por acaso que isso está acontecendo. Estamos aqui porque fomos as pessoas mais preparadas deste certame”, disse.

Além da Educação, foram convocados servidores para a Assistência Social, Saúde e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O prefeito em exercício, Eraldo Paiva, destacou o compromisso da Prefeitura de São Gonçalo com o funcionalismo público, bem como o empenho do município em garantir a boa execução dos serviços básicos para a população. “Aqui vocês vão encontrar uma gestão responsável, com salário em dia. Servidor é parceiro, é aliado, é parte da gestão. Por isso, estamos empenhados em estabelecer essa parceria, porque são vocês que vão atender os nossos filhos nas escolas, no CRAS, CREAS e nas unidades de saúde. Sejam bem-vindos a São Gonçalo do Amarante. Sintam-se em casa”, declarou.

Eraldo ainda lembrou o pagamento do piso dos professores, que começa a ser pago agora em março. Na última quinta-feira (24), em reunião com o sindicato da categoria, foi proposto o pagamento de forma escalonada, garantindo os 33,24% de aumento até o mês de julho/2022 a todos os trabalhadores e trabalhadoras ativos e inativos, sendo 20% em março; 6,62% em maio e 6,62% em julho. Já o retroativo, será pago em outubro/2022, conforme o financeiro da Prefeitura.

04/03/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

FECAM realiza audiência para apresentar prestação de contas aos presidentes das Câmaras potiguares

Em assembleia geral na Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), nesta sexta-feira (04), o presidente Paulinho Freire apresentou aos presidentes das Câmaras, o balancete financeiro da Federação.

Paulinho falou sobre como encontrou a federação e do trabalho que foi realizado para dar equilíbrio financeiro a federação. Só de rescisões com funcionários foram pagos mais de R$ 90 mil reais, além de colocar em dia parcelamentos com impostos e outros vencimentos.

De acordo com o balancete de junho de 2021 a fevereiro de 2022 foram arrecadados R$ 783.658,00.

Na oportunidade foi aprovado com unanimidade a prestação de contas por todos os presidentes presentes.

Outro assunto abordado na reunião diz respeito a renovação do convênio com o ITEP para o retorno das emissões das cédulas de identidade. Ficou acertado que as Câmaras passarão por outro treinamento para trabalhar com o novo sistema que traz mais informações dos usuários como CNH, Carteira de Trabalho, além de outros documentos pessoais.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros