11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Covid-19: país vive melhor cenário na taxa de ocupação de leitos desde 2020

Foto: Reuters / Kai Pfaffenbach / Direitos Reservados

A edição extraordinária do Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz desta quarta-feira (11/8) destaca que desde outubro de 2020, é a primeira vez que não há estados com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS iguais ou superiores a 80%. Além disso, comparado àquele momento, tem-se o menor número (cinco) de estados na zona de alerta intermediário (taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%), dois deles, por conta da redução de leitos destinados à Covid-19, o que já vem ocorrendo em diversos locais. Os dados, obtidos no dia 9 de agosto, indicam que se trata do melhor cenário desde que o Observatório passou a acompanhar esse índice, em julho de 2020.

Os estados do Mato Grosso e de Goiás registraram as maiores taxas de ocupação, com 79% e 78% dos leitos de UTI para adultos destinados à Covid-19 ocupados, respectivamente. Por outro lado, 14 estados apresentam taxas inferiores a 50%. O estado do Rio de Janeiro, nas duas últimas semanas, apresentou crescimento do indicador, registrando uma taxa de 67%. Em relação às capitais, a cidade do Rio de Janeiro (97%) e Goiânia (92%) são as mais preocupantes, mantendo taxas muito críticas há semanas.

Os pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo Boletim, ressaltam que esse resultado reflete os ganhos adquiridos com as vacinas e o processo de vacinação. “Considerando que ainda são altos os níveis de transmissão de casos e óbitos, a vacinação deve ser ampliada e acelerada, além de combinada com o uso de máscaras e distanciamento físico, para manutenção e avanços nos resultados”, orientam.

A análise ressalta que este quadro de melhora nas taxas de ocupação de leitos acontece simultaneamente ao processo de redução significativa dos leitos disponíveis à Covid-19 no Distrito Federal e em muitos estados. Ou seja, apesar de menos leitos estarem disponíveis, as taxas de ocupação seguem em declínio”, explicam os cientistas”.

A análise constatou ainda que o número de óbitos reduziu 1,1% em relação à semana anterior. A incidência de novos casos, ao mesmo tempo, diminuiu 0,8% por dia. Essa disparidade entre a velocidade de queda da mortalidade e a queda da incidência de casos é atribuída à vacinação, com a infecção produzindo menor impacto sobre hospitalizações e óbitos. Como consequência, de acordo com o estudo, foi observada uma pequena redução da letalidade, agora em 2,7%.

Alerta

A nova edição do Boletim traz mais uma vez o alerta de que é fundamental ampliar vacinação, combinando com vigilância em saúde, amplo uso de máscaras e medidas de distanciamento físico e social. Reforça a importância do esquema vacinal completo como a melhor proteção que se dispõe para a proteção em relação aos casos graves e óbitos por Covid-19, incluindo os relacionados à variante Delta.

“Ampliar a vacinação completa para todos os elegíveis torna-se fundamental neste momento, incluindo campanhas e busca ativa para os que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas que envolvem duas doses, como a Coronavac, a  AstraZeneca e a Pfizer”, destacam os pesquisadores..

“Embora as vacinas venham claramente contribuindo para a redução de casos graves, internações e óbitos no país, o surgimento e crescimento da presença de novas variantes de preocupação, como a Delta, deve manter os serviços de vigilância em saúde em alerta, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena”, recomendam.

Variantes 

A circulação de novas variantes do vírus, observam os pesquisadores, tem aumentado as infecções, mas não necessariamente o número de casos graves. Isso acontece devido à proteção já adquirida por grupos populacionais mais vulneráveis vacinados, como os idosos e portadores de doenças crônicas.

Apesar dessa observação, os cientistas alertam que, por mais que as vacinas contribuam para a redução de casos graves, internações e óbitos, a possibilidade de surgimento e espalhamento de novas variantes de preocupação exige esforço para manter os serviços de vigilância em saúde em alerta, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena.

“Aqueles que já se vacinaram estão mais protegidos do risco de evolução para casos mais graves do que as pessoas não vacinadas. Mas é importante destacar sempre que nenhuma vacina é 100% eficaz, de modo que pessoas vacinadas podem se infectar — ainda que em menor proporção do que os não vacinados — e também transmitir o vírus”.

Estados

Os estados de Rondônia e de Roraima retornaram à zona de alerta intermediário depois de ficarem fora da zona de alerta, mas a elevação do indicador responde à redução de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS, provavelmente em um processo de gerenciamento de leitos frente à queda na demanda, e não ao aumento de leitos ocupados. Além desses estados, encontram-se na zona de alerta intermediário, Rio de Janeiro (aumento da taxa de 61% para 67%), Mato Grosso (estabilidade em 79%) e Goiás, que deixou a zona de alerta crítico (82% para 78%).

Outros vinte e um estados e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta, com taxas inferiores a 60%. São eles Acre (13%), Amazonas (54%), Pará (48%), Amapá (26%), Tocantins (58%), Maranhão (52%), Piauí (48%), Ceará (47%), Rio Grande do Norte (34%), Paraíba (22%), Pernambuco (41%), Alagoas (26%), Sergipe (35%), Bahia (43%), Minas Gerais (47%), Espírito Santo (42%), São Paulo (46%), Paraná (59%), Santa Catarina (56%), Rio Grande do Sul (57%), Mato Grosso do Sul (56%) e Distrito Federal (59%).
Cinco estados permanecem na zona de alerta intermediário (entre 60% e 80%) e apresentam taxas entre 64% e 79%: Rondônia (64%), Roraima (70%), Rio de Janeiro (67%), Mato Grosso (79%) e Goiás (78%).

Capitais

Seguem em situação preocupante as cidades de Goiânia (92%) e Rio de Janeiro (97%), ratificando tendência que se mantém há semanas, com taxas acima de 90%. Seis capitais estão na zona de alerta intermediário, com a piora nas taxas de Porto Velho (40% para 63%) e Boa Vista (58% para 70%), também reflexo da redução de leitos de UTI Covid-19, melhora em São Luís (69% para 64%), Curitiba (67% para 65%) e Campo Grande (74% para 65%) e estabilidade em Cuiabá (74%).

Dezenove capitais estão fora da zona de alerta. São elas Rio Branco (12%), Manaus (54%), Belém (44%), Macapá (29%), Palmas (53%), Teresina (39%), Fortaleza (53%), Natal (34%), João Pessoa (19%), Recife (39%), Maceió (25%), Aracaju (43%), Salvador (38%), Belo Horizonte (57%), Vitória (36%), São Paulo (43%), Florianópolis (31%), Porto Alegre (59%) e Brasília (59%).
Casos e óbitos por Covid-19

A maior velocidade de queda da mortalidade em relação à incidência de casos novos mostra que permanece a transmissão de Covid-19 em todo o país. Os pesquisadores observam que, no entanto, há menor impacto sobre hospitalizações e óbitos, em resposta à vacinação que já alcança cobertura de grupos mais jovens e grande parte da população idosa.

O estudo salienta ainda, porém, que o número de casos (média de 33.400 novos por dia) e de óbitos (910 s por dia) são ainda muito elevados. Além disso, a taxa de positividade dos testes permanece alta, o que mostra a intensa circulação do vírus. Esses e outros dados para monitoramento da pandemia em estados e municípios podem ser acessados pelo sistema MonitoraCovid-19.

Ana Flávia Pilar e Regina Castro (Agência Fiocruz de Notícias)

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz volta a cobrar da classe política potiguar diálogo com o Governo Federal em favor do pequeno produtor rural do RN

Em mais uma fala na defesa do homem do campo, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) pediu apoio dos ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), e de todos os integrantes da bancada federal, no Congresso Nacional, para que intercedam junto ao Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), buscando a compra e destinação de milho ao Programa Venda de Balcão (ProVB), tocado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O parlamentar destacou encontro com o superintendente da Conab no RN, Boris Pinheiro, e relatou preocupação com a escassez do grão na unidade da Companhia no Estado. Nelter Queiroz também frisou confronto travado entre bancada federal potiguar e Governo Federal que, na avaliação do deputado, é prejudicial ao Rio Grande do Norte.

“Apelo aos nossos ministros bem como à nossa bancada federal para que intercedam junto ao Governo Federal para que este possa dar celeridade à Medida Provisória (MP) que permitirá a compra e o repasse de milho às unidades da Conab em todo país e, em especial, ao nosso Rio Grande do Norte”, disse Nelter, lembrando que a última compra e repasse de milho à Conab, feita pelo Governo Federal, foi em 2016, há cinco anos.

Segundo Queiroz os estoques de milho na Conab do RN estão praticamente zerados e na programação da Superintendência da Companhia no Estado só consta a chegada de 4.866 toneladas até setembro deste ano. “O que o Governo Federal fará para manter o estoque da Conab abastecido uma vez que o milho está acabando e os pequenos produtores do RN dependem deste Programa para manter os seus rebanhos?”.

LUTAS

Ao final de sua participação, na sessão plenária desta quarta, o parlamentar lembrou que em fevereiro deste ano solicitou ao Governo Federal articulação para inclusão de soja, farelo de soja, caroço de algodão, torta de algodão e DDG na pauta de produtos comercializados no ProVB da Conab. Nelter também lembrou que no último mês de abril realizou pronunciamento, na ALRN, convocando a bancada federal para socorrer os produtores de leite do Estado em virtude do aumento do preço da ração de armazém (+ 71,1%), na proporção de quase dois pra um, em relação ao preço do leite (+ 36,5%).

“Essa é minha bandeira. Sempre foi. Essa luta pelo homem do campo tão sofrido; o homem que vive trabalhando e sustentando seus filhos e familiares através da agricultura e pecuária”, frisou Nelter Queiroz, mostrando que a Conab do RN precisa não só do apoio da bancada federal, mas também da governadora Fátima Bezerra (PT) que até agora se negou em dialogar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em favor do Rio Grande do Norte.

VENDA DE BALCÃO

O Programa de Vendas em Balcão tem como objetivo viabilizar o acesso de criadores rurais de pequeno porte de animais e micro agroindústrias aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.

O ProVB propicia a democratização do processo de venda do Governo Federal, pois estabelece condições de igualdade de oportunidades entre os pequenos e grandes criadores, que, tradicionalmente, são adquirentes de volumosas quantidades por meio de leilões públicos, em conformidade com as legislações pertinentes.

Com o Programa, o setor público tem assegurado suprimento regular de insumos a inúmeras propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento de um dos mais representativos segmentos da economia nacional. Induz à geração de renda e empregos, sobretudo nas áreas rurais mais necessitadas, beneficiando, também, de forma significativa, o criador vinculado à agricultura familiar.

O ProVB contribui ainda para a renovação constante dos estoques, reduzindo a depreciação comercial dos produtos e os desvios.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

MDR anuncia investimentos de mais de R$ 1,3 bi em obras no Rio Grande do Norte no primeiro semestre

Foto: Dênio Simões/MDR

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), anunciou, no primeiro semestre deste ano, investimentos de cerca de R$ 1,3 bilhão em ações no Rio Grande do Norte, a maior parte delas voltada a garantir segurança hídrica para os municípios do estado que convivem com a seca.

Em maio, o MDR anunciou investimentos para a implantação de 275 poços e 462 cisternas em 47 municípios do estado, totalizando R$ 16,7 milhões em investimentos.

Em junho, foi assinada Ordem de Serviço para o início da construção do Ramal do Apodi, que vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 32 municípios potiguares. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões.

No mesmo mês, o ministro Rogério Marinho anunciou repasse de R$ 38,2 milhões para a conclusão das obras da barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu. Quando concluída, a estrutura vai atender 330 mil pessoas de oito cidades potiguares: Jucurutu, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Jardins de Piranha, Cruzeta, São José do Seridó e São José do Sabugi.

A barragem Poço de Varas é outro empreendimento que recebeu recursos federais no primeiro semestre. O projeto, elaborado em 2011 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), está sendo revisado. A estrutura está localizada no município de Coronel João Pessoa e deverá beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer. Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa.

“Com a capacidade que o Nordeste terá de oferta de água, certamente haverá desenvolvimento mais intensivo na região, gerando toda sorte de benefícios, inclusive na instalação de indústrias, de comércio, de tratamento de água, de esgoto, de resíduos sólidos. Enfim, de ferramentas que vão permitir o crescimento integrado da região”, destaca o ministro Rogério Marinho.

No estado, também foram investidos R$ 24,7 milhões na recuperação de 11 barragens, além das comportas de Maré de Estivas pelo Dnocs.

Habitação

Além das obras hídricas, o Governo Federal também entregou 3.358 moradias, incluindo todas as faixas do Programa Casa Verde Amarela (PCVA), no primeiro semestre deste ano, que contaram com R$ 369,5 milhões por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No total, quase 13,5 mil pessoas foram beneficiadas com a casa própria.

Saneamento

Para melhor a qualidade de vida da população, o MDR liberou, em maio, R$ 8,5 milhões para obras de manejo de águas pluviais e saneamento integrado em Natal e de esgotamento sanitário em Parnamirim. Desse total, R$ 5 milhões serão destinados aos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, na capital potiguar, para continuidade das intervenções. A obra vai atender 19,6 mil famílias com renda mensal média de até R$ 1.810, em uma região em que menos de 4% da população conta com coleta de esgoto.

Mobilidade urbana

Para a mobilidade urbana, o Governo Federal, por meio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), destinou R$ 25 milhões para operações na Região Metropolitana de Natal. Serão investidos R$ 8,7 milhões para realização dos estudos necessários para o início das obras da Linha Roxa, que prevê a implantação de cerca de 4,1 quilômetros de linha férrea e a construção de três estações de passageiros. A previsão é que duas mil pessoas possam ser atendidas.

Para a Linha Branca, serão aportados R$ 13,4 milhões, sendo R$ 10 milhões destinados para os Trechos 2 e 3, que atendem as cidades de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Uern convoca aprovados em quarta chamada do SiSU 2021 para realização do Cadastro Institucional e Matrícula Curricular

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou, em edição extra do Jouern, de segunda-feira (9), o edital com a relação de aprovados na quarta chamada do Sistema de Seleção Unificada – SiSU/UERN 2021 e convocou os aprovados para a realização do Cadastro Institucional e Matrícula Curricular.

O Cadastro Institucional e a solicitação de Matrícula Curricular para todas as Categorias será realizado exclusivamente de forma virtual, no período de 11 a 13 de agosto de 2021.

Para efetivação do Cadastro Institucional e para a solicitação da Matrícula Curricular, o candidato deve digitalizar os documentos exigidos para a sua respectiva Categoria (listados no Anexo II do Edital), e enviá-los para os endereços eletrônicos contidos no Anexo III, informando o nome completo e o respectivo curso e campus. Os documentos exigidos para a efetivação do Cadastro Institucional devem ser reunidos em um único arquivo, no formato pdf, identificado com o nome do candidato e curso.

O candidato que se declarou Pessoa com Deficiência deverá fazer o cadastro institucional e submeter-se a uma perícia realizada pela Junta Multiprofissional, constituída por profissionais nomeados pela UERN que, com amparo na legislação, emitirá parecer conclusivo quanto à possibilidade de o candidato ocupar a vaga destinada à Pessoa com Deficiência. Não caberá recurso administrativo contra o parecer emitido pela Junta Multiprofissional. A junta será realizada no dia 16 de agosto, no horário das 18h até as 19h, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde – FACS da UERN, localizado na Rua Atirador Miguel A. da Silva Neto, s/n, Bairro Aeroporto, Mossoró/RN.

Os candidatos aprovados na Categoria Cota Social PPI (Pretos, Pardos ou Indígenas) deverão obrigatoriamente efetuar, no período de 11 a 13 de agosto de 2021, o Cadastro Institucional, sob pena de eliminação do certame. Após realização do cadastro, os candidatos desta categoria, convocados para os cursos com início no semestre letivo 2021.1, deverão realizar os procedimentos pertinentes à comprovação provisória da respectiva condição autodeclarada. O procedimento de heteroidentificação será realizado de 16 a 17 de agosto. O candidato deve enviar a documentação exigida em edital somente para a Unidade de Recebimento do Campus de sua convocação.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Campanha alerta sobre a obesidade infantil

“Vamos prevenir a obesidade infantil: 1,2,3 e já!” Esse é o tema de campanha lançada, nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Saúde que destinou R$ 90 milhões para fortalecer o cuidado e a nutrição infantil.

E você sabe como participar do movimento? São três passos:

Alimentação saudável – estimule a criança a participar da escolha dos alimentos e do preparo das refeições. Arroz, feijão, frutas, legumes e verduras são a base para uma alimentação saudável.

Atividade física – jogue junto, brinque, pule, corra. Incentive a substituição do tempo dedicado aos aparelhos digitais, como TV, celulares e jogos, por brincadeiras que movimentam o corpo.

Mais brincadeiras ao ar livre

“A prevenção à obesidade infantil também deve ser feita nas escolas. É fundamental essa ação conjunta, isso tem um reflexo até nos pais”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Obesidade é um problema de saúde no Brasil e no mundo e pode perdurar por toda a vida das nossas crianças se não for efetivamente enfrentada”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participou do lançamento da campanha.

Confira aqui a campanha

Estratégia Nacional

Durante cerimônia, foi assinada portaria que institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) que busca articular as iniciativas nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Também foi assinada portaria que destina recursos a cidades de até 30 mil habitantes que registraram, em 2019, sobrepeso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos.

A ideia do governo é estimular os municípios a implementarem ações em todos os espaços que são frequentados pelas crianças e suas famílias. Entre as medidas estão o monitoramento, prevenção e cuidados do excesso de peso nas unidades básicas de saúde, ofertar alimentos saudáveis e atividades esportivas nas escolas e ainda criar ou revitalizar espaços para atividades físicas. Os municípios interessados devem fazer a adesão até o dia 10 de setembro.

Acompanhamento nutricional

O Ministério da Saúde faz o acompanhamento das crianças de todo o país por meio das equipes de atenção primária à saúde, que atendem nos postos de saúde de cada município. São mais de 40 mil equipes espalhadas por todo o Brasil.

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 15,9% das crianças com menos de 5 anos, acompanhadas na Atenção Primária à Saúde do SUS, apresentavam excesso de peso e 7,4% estavam obesas.

Já nas que tinham entre 5 e 9 anos a taxa de excesso de peso subiu para 31,8% e a de obesidade para 15,8%. Entre os adolescentes, 31,9% estavam com sobrepeso e 12% com obesidade. São 6 milhões de crianças menores de 10 anos e 11 milhões de adolescentes com excesso de peso.

Os indicadores mostram que a obesidade infantil vinha aumentando nos últimos anos e piorou ainda mais por conta das restrições impostas pela Covid-19. “Quando a gente fala do retorno às aulas, estamos falando também na prevenção da obesidade infantil, porque essas crianças que não estão nas salas de aula por conta da pandemia, estão se alimentando mal em casa. Mais um efeito deletério dessa pandemia que afeta nossas crianças que foram privadas por um ano e meio das aulas”, ressaltou o ministro Marcelo Queiroga.

Além disso, o Ministério da Saúde desenvolveu um curso online, voltado para profissionais de saúde, sobre prevenção e controle do excesso de peso. O curso “Obesidade Infantil: uma visão global da prevenção e controle na atenção primária” será disponibilizado na plataforma Avasus e tem carga horária de 40 horas.

Painel nutricional

O Ministério da Saúde também lançou, nesta terça-feira, um painel para apoiar os estados e municípios no acompanhamento nutricional das crianças menores de 10 anos na Atenção Primária à Saúde (APS). Pela plataforma é possível acompanhar os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2018 a 2020. É possível filtrar os dados por estado da situação das crianças por faixa etária.

Acesse aqui o painel

Guias

Para orientar os brasileiros sobre hábitos alimentares e atividades saudáveis, o Ministério da Saúde possui três guias para orientar a população:

Guia Alimentar para a População Brasileira

Guia alimentar para crianças menores de 2 anos

Guia de Atividades Físicas para a População Brasileira

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena, concurso 2.398: aposta única de Mogi Mirim (SP) acerta as seis dezenas e fatura R$ 60,9 milhões

Foto: Marcelo Brandt/G1

G1

Uma aposta única de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, acertou sozinha as seis dezenas do concurso 2.398 da Mega-Sena, realizado nesta terça (10) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio ao vencedor será de R$ 60.902.054,13.

Veja as dezenas sorteadas: 08 – 17 – 30 – 36 – 54 – 59.

A quina teve 78 acertadores; cada uma receberá R$ 43.757,99. A quadra teve 5.421 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 899,44.

O próximo sorteio será nesta quinta (12). O prêmio é estimado em R$ 2,5 milhões.

Excepcionalmente, nesta semana, os sorteios serão terça, quinta e sábado, como parte da série especial Mega-Semana dos Pais. Normalmente os sorteios ocorrem às quartas e aos sábados.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Câmara dos Deputados rejeita PEC do Voto Impresso

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação. A matéria será arquivada.

“Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, disse o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao encerrar a votação.

Discussão

Todos os partidos de oposição votaram contra a proposta. Segundo o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição, os parlamentares contrários à proposta evitaram se manifestar durante a votação para acelerar o tempo de análise da proposta. “Foi correto que rechaçássemos essa proposta porque seria um grave retrocesso no país. Não houve um caso de fraude comprovada nos 25 anos de uso da urna eletrônica no país”, disse.

O deputado Carlos Sampaio, vice-líder do PSDB (SP), citou que, em 2014, a sigla solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria nas urnas após a vitória de Dilma Rousseff, do PT, sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. Segundo o parlamentar, novas resoluções da Corte Eleitoral em 2019 deram mais transparência ao processo de votação.

“Tudo o que o nosso partido colocou na auditoria de 2014, melhor, finalizada em 2015, constou dessa resolução. Pode não agradar grande parte dos que estão me ouvindo, talvez grande parte dos meus eleitores, mas esses são os fatos como eles são. E quando disse que o TSE tinha, em 2015, urnas não auditáveis, eu disse com embasamento técnico e científico, com base em perícias. E se hoje venho aqui dizer que esse voto é auditável e ele é aferível, é porque tem a mesma resolução, essa de 2019, a respaldar o que eu estou dizendo”, afirmou Sampaio.

Ao defender a proposta, a autora do texto, deputada Bia Kicis (PSL-DF), argumentou que o sistema atual não permite ao eleitor verificar se o voto foi corretamente computado pela urna.

“A verdade é que, quando imprimimos o voto, ainda que seja impresso pelo mesmo software, o eleitor é capaz de ver com os próprios olhos. E é nisto que ele acredita: nos seus olhos, e não num software que está cercado pelo segredo da urna. Ninguém consegue enxergar dentro do software. Então, o boletim de urna traz apenas o resultado final, a soma dos votos, mas ele não permite ao eleitor enxergar o próprio voto. Por isso essa impressão é tão importante e torna todo o sistema auditável”, afirmou a deputada.

10/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Presidente do Cosems é agraciada com honraria da Polícia Militar do RN

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) no aperfeiçoamento e engrandecimento do serviço de saúde da Polícia Militar (PM) do Estado, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19, a PM potiguar condecorou a presidente Maria Eliza Garcia com a “Medalha do Mérito da Saúde Coronel Médico Pedro Germano Costa”.

O evento, que aconteceu nesta terça-feira (10), no salão nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, homenageou 74 autoridades civis e militares do Rio Grande do Norte que desempenham papel de grande importância no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje foi um momento muito importante por recebermos tamanha honraria em decorrência de nosso serviço prestado em prol da vida nesta guerra contra a Covid-19. Sou grata pelo reconhecimento e por poder representar o Cosems e os gestores norte-rio-grandenses neste momento histórico. Esta medalha pertence a todos os secretários municipais de saúde que tanto lutam nesta guerra pela vida”, comemorou Maria Eliza Garcia.

10/08/2021
Por Danilo Evaristo em Esporte

Messi é anunciado oficialmente como novo jogador do PSG

Foto: REUTERS/YVES HERMAN – 10/08/2021

Do R7

Lionel Messi é o mais novo jogador do Paris Saint-Germain. Aos 34 anos, o craque argentino chega com um contrato de dois anos, válido até 2023, e com rendimentos na casa dos 35 milhões de euros (R$ 214 milhões na cotação atual). O anúncio, feito oficialmente nas redes sociais do clube nesta terça-feira (10), já ultrapassou 130 mil curtidas no Twitter em poucos minutos.

De acordo com informações dos meios de comunicação europeus, Messi fechou um contrato de dois anos com o PSG, tendo a opção de renovar por mais uma temporada, até o meio de 2024. Seu salário rondaria os 35 milhões de euros (R$ 214 milhões na cotação atual) líquidos por temporada, com bônus incluídos — isso o deixaria no nível dos vencimentos do futuro companheiro Neymar no elenco.

10/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministério das Comunicações autoriza 97 municípios a receberem sinal digital da TV Câmara

O Ministério das Comunicações avança com o processo de digitalização do sinal de TV em todo o Brasil. A Pasta publicou hoje (10) portaria que autoriza a Câmara dos Deputados a realizar transmissão digital em 97 municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. As cidades contempladas foram convocadas na primeira fase do programa Digitaliza Brasil.

“Os brasileiros poderão acompanhar de perto as discussões que afetam o nosso dia a dia. Levar o sinal digital é uma forma de promover inclusão social, porque com acesso à tecnologia garantimos informação com qualidade e cidadania”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Sinal digital nas telinhas

Com o programa Digitaliza Brasil, o MCom concluirá até 2022 o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 municípios que têm apenas TV aberta analógica. A mudança para o digital representa mais qualidade de som e imagem na televisão, ampliação do número de canais e mais interatividade.

Os municípios convocados a aderir ao programa receberão sem custo a instalação completa da infraestrutura que leva o sinal digital da TV para a população. Adicionalmente, serão instalados dois canais, sendo um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação e outro para o conteúdo da Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

O formulário de adesão é simplificado e está disponível no endereço: https://gov.br/mcom/digitalizabrasil


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros