13/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Comperve abre vagas para bolsistas de TI

Anna Vale de Agecom

O Núcleo Permanente de Concursos da UFRN (Comperve) seleciona dois bolsistas de apoio técnico para atuar no suporte às atividades desenvolvidas no setor de Tecnologia da Informação (TI), com remuneração de R$ 400 mensais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto.

A oportunidade é direcionada a alunos de graduação regularmente matriculados que tenham cursado alguma disciplina de programação e possuam boa noção de lógica de programação, não podendo estar cursando os dois últimos semestres do curso ou ter trancado os últimos dois semestres letivos.

Interessados devem enviar o currículo Lattes e histórico escolar, em formato PDF, para o e-mail informatica@comperve.ufrn.br. O não envio ou o envio incompleto dos documentos levará à desclassificação do processo seletivo, não sendo aceitos e-mails enviados fora do prazo.

A seleção será composta por duas etapas: análise curricular e entrevista. A documentação terá nota inicial de 10 pontos, sendo subtraído 1 ponto por reprovação e 0,5 ponto por trancamento de disciplina. Apenas aqueles com nota superior a 7,0 pontos irão se classificar para a entrevista, e os empates nas últimas posições implicarão a classificação dos envolvidos. Um máximo de dez aprovados será convocado, por e-mail, para a entrevista.

As entrevistas serão realizadas, até o momento, nos dias 24 e 26 de agosto, com horário a definir. Cada um dos candidatos receberá uma nota entre 0 e 10, de acordo com os seguintes critérios: experiências profissionais anteriores (3 pontos); conhecimentos de programação WEB (5 pontos); e desenvoltura e comunicação (2 pontos). Nenhum dos critérios é eliminatório.

A nota final será calculada pela média ponderada entre a análise curricular (peso 3) e entrevista (peso 7). Os alunos serão convocados por ordem decrescente da nota final. Em caso de empate, a preferência será dada aos alunos carentes e de maior idade, respectivamente. O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de agosto.

13/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Internações por Covid em UTIs caem pela metade em um mês no RN

Leitos de UTI – Foto: Sandro Menezes

Por G1 RN

A internações por Covid em UTIs públicas caíram 54% no período de um mês no Rio Grande do Norte. Os dados estão no sistema Regula RN, que monitora a rede de assistência em todo o estado desde o início da pandemia.

No dia 11 de julho, o estado tinha 213 pessoas internadas em leitos críticos nos hospitais com Covid. Na última quarta-feira (11), dia mais recente com o relatório fechado no sistema, o Regula RN registrava 96 pacientes.

Atualmente, o Regula RN indica que o estado tem 31% de ocupação dos leitos críticos de Covid, tendo a Região Seridó na situação mais tranquila, com 11%.

Em um relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que foi publicado nesta quinta-feira (12), os cientistas apontam a relação direta dessa redução com a vacinação.

“É possível identificar a eficácia da imunização, pois demonstra a redução das internações dos idosos em relação à população não-idosa. E agora mais recentemente, com a imunização da população não idosa, já é possível verificar que não há mais diferença entre as internações para esses dois grupos na população”, explica o relatório.

Apesar da melhora nos índices, o relatório reforça a necessidade de acelerar o processo de vacinação neste momento. “É preciso pressionar o Ministério da Saúde para ampliar o envio de remessas de vacinas para os estados, a fim de acelerar o processo de imunização no estado. Somente desta forma será possível promover o bloqueio vacinal da disseminação do Sars-CoV-2 e mitigar o desenvolvimento de novas potenciais variantes”, cita o documento.

“Paralelamente, é necessário reforçar a vigilância em saúde nos portos, nos aeroportos e nas rodovias federais para conter/retardar a introdução das outras variantes anteriormente identificadas no estado”.

Perfil das internações

Durante boa parte da pandemia, os idosos representaram o grupo com mais internados. Desde de maio deste ano, com a conclusão do ciclo vacinal de boa parte das pessoas acima de 60 anos, esse número tem reduzido e chegou a ser de 26% – sendo os outros 74% de não-idosos.

No atual momento, o que ocorre é também a queda de internações das pessoas abaixo de 60 anos.

“A gente está num momento da pandemia em que os resultados da vacinação em massa começam a aparecer de forma muito expressiva na redução do número de casos, de óbitos, dos internamentos”, explicou o epidemiologista Ion de Andrade, da UFRN, em entrevista ao Bom Dia RN.

“O Brasil tem a vantagem na estratégia adotada de vacinar esses grupos. Portanto hoje, embora toda a população não esteja vacinada, a gente tem um contingente de vacinados concentrado nas populações mais vulneráveis. Isso refletiu na redução dos internamentos de idosos e agora se espraiou inclusive para os não-idosos”.

As solicitações por leitos críticos também caíram. No dia 26 de maio, elas chegaram ao seu maior número: 156. Na quarta (11), foram 18 solicitações em todo o estado.

O relatório do LAIS também aponta para uma consequente redução no número de casos e de óbitos.

“Nesse sentido, à medida que o processo de imunização avança, o número isolado de novos casos diários passa a ter uma importância menor, enquanto o número de hospitalizações em leitos críticos e óbitos em decorrência da Covid deve ser avaliado com mais atenção”, diz o relatório.

Com a redução de internações, o governo do RN passou a reverter os leitos críticos que eram de Covid para atendimento de outras doenças. O estado também retomou as cirurgias eletivas.

Vacinação

De acordo com o RN+ Vacina, o RN tem atualmente 1,7 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose contra a Covid. Outras 645 mil estão com a imunização completa com as duas doses e mais 53 mil tomaram a dose única da Janssen, também completando o esquema vacinal.

13/08/2021
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 26 milhões

Por G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.399 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (12) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 27 – 35 – 42 – 44 – 51 – 52.

A quina teve 34 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 45.545,20. A quadra teve 1.706 acertadores; cada um receberá R$ 1.296,71.

O próximo concurso (2.400) será no sábado (14). O prêmio é estimado em R$ 26 milhões.

Excepcionalmente, nesta semana, os sorteios serão terça, quinta e sábado, como parte da série especial Mega-Semana dos Pais. Normalmente os sorteios ocorrem às quartas e aos sábados.

13/08/2021
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Estudo ambiental para extração de minério na Mina do Bonito, em Jucurutu, é entregue a gestores municipais

Profissionais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) entregaram na última quarta-feira (11), ao prefeito Iogo Queiroz e ao secretário Saul Morais, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relativos à extração e beneficiamento de minério de ferro na Mina do Bonito, na zona rural de Jucurutu.

Essa documentação será utilizada para a implantação do empreendimento, de interesse da Mgah Serviços e Mineração S.A. A empresa terá de cumprir todas as medidas com base nas informações agregadas pelo Idema.

O projeto em pleito visa à produção para fabricação de aço voltado ao mercado externo e uso na fabricação de cimento em indústrias cimenteiras dos Estados circunvizinhos.

“A gente torce e reza todos os dias pra que essa atividade seja retomada. A gente sabe o quanto é importante pra economia do município e da região”, externalizou Iogo.

Para o titular da pasta municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saul Morais, o trabalho concederá avanço não só ao Seridó, mas também ao Vale do Açu e Médio Oeste. “É uma atividade que vai trazer um desenvolvimento enorme, gerando emprego, gerando renda. Chegou na hora certa”, declarou.

13/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern funcionará temporariamente no Telecentro de Jardim do Seridó

A partir da próxima segunda-feira (16), o escritório da Caern em Jardim do Seridó passará a funcionar temporariamente no prédio Telecentro, anexo da Câmara Municipal da cidade.

O motivo da mudança é uma reforma na atual sede do escritório, que terá duração de 45 cinco dias, período em que os serviços funcionarão no endereço provisório.

O horário de funcionamento do escritório será de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30, e das 13h às 17h30. O Telecentro fica localizado na Avenida Doutor Fernandes, centro de Jardim do Seridó.

12/08/2021
Por Danilo Evaristo em Esporte

CBF define datas, horários e locais dos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Troféu da Copa do Brasil – Foto: Felippe Costa

GE

A CBF definiu, nesta quinta-feira, as datas, horários e locais dos confrontos de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Três das partidas serão realizadas no dia 25 de agosto, quarta-feira, e um jogo será disputado no dia 26 de agosto, quinta-feira.

 Jogos de ida

Quarta, 25/08

19h00 – Athletico-PR x Santos (Arena da Baixada)

21h30 – Grêmio x Flamengo (Arena do Grêmio)

21h30 – São Paulo x Fortaleza (Morumbi)

Quinta, 26/08

21h30 – Fluminense x Atlético-MG (Nilton Santos)

O jogo entre Fluminense e Atlético-MG será disputado no Nilton Santos. O Maracanã está fechado por um período de 18 dias para recuperação do gramado. A previsão é que o estádio esteja disponível para receber jogos a partir do dia 31 de agosto.

As partidas de volta já tiveram locais confirmados, mas as datas e horários ainda não foram definidos.

Jogos de volta

Santos x Athletico-PR (Vila Belmiro)

Flamengo x Grêmio (Maracanã)

Fortaleza x São Paulo (Castelão)

Atlético-MG x Fluminense (Mineirão)

12/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste encerra primeiro semestre com lucro líquido de R$ 710,4 milhões

O Banco do Nordeste contratou, no primeiro semestre deste ano, R$ 20,38 bilhões, valor correspondente a 2,6 milhões de operações de crédito, que beneficiaram empreendimentos e empreendedores de todos os estados do Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. Os resultados operacionais geraram lucro líquido acumulado para o BNB da ordem de R$ 710,4 milhões, o que representa incremento de 113,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Banco alcançou lucro de R$ 332,5 milhões. Em relação aos valores aplicados, o incremento foi de 11% em relação ao resultado alcançado em igual período do ano passado, apesar das consequências da crise sanitária, o que evidencia sinais de retomada da economia.

Do volume total de recursos investidos, 66,6% (R$ 13,57 bilhões), equivalentes a 329,4 mil operações de crédito, destinaram-se a financiamentos de longo prazo. A área rural registrou a maior participação, com 37,4% (R$ 5,07 bilhões), seguindo-se a infraestrutura, com 34,9% (R$ 4,74 bilhões), Comércio, com 10,1% (R$ 1,4 bilhão), Serviços, com R$ 9,4% (R$ 1,3 bilhão), e Indústria, com 8,2% (R$ 1,1 bilhão).

Especificamente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding do BNB, as contratações alcançaram, nos seis primeiros meses do ano, R$ 12,57 bilhões, correspondentes a 327,3 mil operações de crédito. Por setor econômico, destacam-se as aplicações rurais, que somaram R$ 4,16 bilhões para o total de 311,3 mil operações de crédito, registrando incremento de 10,7%, em termos de valores, em comparação com as contratações realizadas em igual período de 2020.

O balanço completo do Banco está publicado no portal da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, destaca a estimativa das repercussões econômicas na Região, resultantes tanto das contratações com recursos do FNE, como das contratações globais do Banco, no semestre.

Nesse ponto, Rolim informa que os R$ 12,57 bilhões contratados com recursos do FNE devem gerar ou manter 577,7 mil empregos na área de atuação do Banco, ocupações que refletem a entrada de novos trabalhadores, formais e informais, no mercado, ou a manutenção do emprego em decorrência dos financiamentos contratados.

A estimativa dos impactos econômicos resultantes das aplicações com recursos do Fundo aponta, ainda, para o incremento de R$ 4,13 bilhões na massa salarial, de R$ 2,48 bilhões na arrecadação tributária, de R$ 25,87 bilhões no Valor Bruto da Produção e de R$ 14,73 bilhões de Valor Adicionado à Economia.

Quando o estudo abrange as contratações globais do Banco, no primeiro semestre, a estimativa é de que 675,62 mil empregos formais e informais foram gerados ou mantidos na área de atuação do BNB, além da elevação de R$ 4,58 bilhões na massa salarial, do incremento de R$ 2,72 bilhões na arrecadação tributária, de R$ 28,73 bilhões no Valor Bruto da Produção e de R$ 16,28 bilhões no Valor Adicionado à Economia.

Microfinanças e MPEs

No primeiro semestre de 2021, o Banco do Nordeste contratou, por meio do Crediamigo, maior programa de microfinança rural da América do Sul, R$ 6,44 bilhões, relativos a 2,2 milhões de operações de crédito, observando-se crescimento, em termos de valores, de 30,06% em comparação ao realizado nos seis primeiros meses de 2020. No período, a carteira do Crediamigo cresceu R$ 860,0 milhões, registrando aumento de 15,8%.

Já por meio do Agroamigo, programa de microfinança rural, as contratações atingiram valor total de R$ 1,59 bilhão para o total de 299.759 operações. Em termos de valores, o incremento foi de 28,6% comparativamente às contrações do primeiro semestre do exercício anterior. Na posição do final do semestre, a carteira ativa do programa atingiu valores de R$ 5,36 bilhões, alcançando 1,4 milhão de clientes, dos quais 74,9% empreendem no semiárido.

No segmento de micro e pequenas empresas (MPEs), um dos mais impactados pela pandemia, o BNB contratou R$ 1,7 bilhão, atendendo a 10,27 mil empreendedores do porte, que contrataram 12,51 mil operações de crédito. Destaque-se que R$ 1,59 bilhão foram contratados com recursos do FNE, contribuindo para a manutenção dos negócios.

O Banco do Nordeste manteve, ainda, a liderança nos financiamentos do agronegócio em sua área de atuação, sendo responsável por 55,7% dos créditos rurais, que cresceram 37,4%, com a contratação de R$ 5,07 bilhões.

Especificamente no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programa do Governo Federal da qual o Banco do Nordeste é o principal agente financeiro, foram contratados 306,9 mil financiamentos, totalizando R$ 1,87 bilhão de aplicação no primeiro semestre deste ano, crescimento de 20,3% em relação a igual período de 2020.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Esporte

Libertadores: Gabriel brilha e Flamengo abre vantagem sobre Olimpia

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional

O Flamengo abriu uma confortável vantagem sobre o Olimpia (Paraguai) no confronto pelas quartas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira (11), o Rubro-Negro superou os paraguaios por 4 a 1 no estádio Manuel Ferreira, em Assunção (Paraguai), no jogo de ida do duelo.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1425613709951610884?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1425613709951610884%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fesportes%2Fnoticia%2F2021-08%2Flibertadores-gabriel-brilha-e-flamengo-abre-vantagem-sobre-olimpia

Os cariocas se classificam à semifinal mesmo se perderem por 3 a 0 ou qualquer placar por dois gols de diferença. Caso o Olimpia repita o 4 a 1 na partida de volta, na próxima quarta-feira (18), no Mané Garrincha, em Brasília, o confronto será decidido nos pênaltis. O time do Paraguai avança no tempo normal se vencer por quatro gols de diferença ou por três gols de saldo a partir de 5 a 3.

Antes do jogo de volta, o Flamengo tem o Campeonato Brasileiro pela frente. No domingo (15), às 16h (horário de Brasília), o Rubro-Negro recebe o Sport no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), pela 16ª rodada da competição.

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Carlos Eduardo confirma que é pré-candidato ao Governo do RN

Foto: reprodução/Blog Carlos Costa

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, confirmou que é pré-candidato ao Governo do Estado. Em visita ao município de Angicos nesta quarta-feira (11), ele confirmou a pré-candidatura em entrevista à mídia local.

“Sou pré-candidato ao governo do estado, atendendo a população, estou ouvindo os anseios populares. Meu desejo é concorrer ao governo, para fazer pelo estado o que já pude fazer por Natal”, disse Carlos Eduardo.

Via blog do BG

11/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Dez cidades do Agreste terão parada no abastecimento nesta quinta (12)

As cidades de Boa Saúde, Eloi de Souza, Serra Caiada, Tangará, Santa Cruz, Japi, Lages Pintadas, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel e Jaçanã terão uma parada no abastecimento nesta quinta-feira (12), das 6h às 14h.

A parada será necessária para que a Caern execute o serviço de manutenção de uma válvula na Adutora Monsenhor Expedito, próximo à estação de bombeamento 3, em Boa Saúde.

Com a conclusão do serviço, no começo da tarde, o abastecimento será retomado imediatamente. Mas, para a completa normalização do sistema, é preciso aguardar um prazo de até 24 horas.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros