17/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Recém-nascido de 3 dias sobrevive a acidente com 5 mortos em MG: ‘Conseguimos achá-lo através do choro’, diz bombeiro

Recém-nascido foi resgatado sem ferimentos após grave acidente na MG-307 – Foto: Samu/ Divulgação

G1

Cinco pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na MG-307, próximo ao trevo de Grão Mogol na noite de domingo (15). Um recém-nascido, de três dias, estava em um dos veículos e foi resgatado sem ferimentos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois veículos bateram na carreta bitrem que saiu de uma estrada vicinal e entrou na rodovia. A perícia foi acionada e as causas do acidente serão investigadas. Um dos carros era da Prefeitura de Botumirim e transportava cinco pessoas, entre elas o recém-nascido e a mãe. No outro veículo, viajavam duas pessoas. O motorista morreu no local e o passageiro, de 30 anos, foi resgatado com escoriações e suspeita de fratura.

“Nós chegamos ao local e constatamos os quatro óbitos no carro e não vimos o bebê. Em seguida, conseguimos retirar com vida o passageiro do outro veículo. Já estávamos felizes por isso quando veio s surpresa. Os colegas escutaram o choro da criança e, ao voltarmos para averiguar, encontramos o bebê no assoalho do veículo debaixo dos corpos. Ele estava bem escondido e conseguimos achá-lo através do choro. A gente realmente não esperava e foi uma alegria e emoção para todo mundo, resgatar essa criança ilesa. Os dois carros ficaram destruídos e não encontramos nenhum ferimento no recém-nascido”, contou o sargento Layon Freitas Pereira.

O sargento acredita que o bebê conforto pode ter ajudado a proteger o recém-nascido.

“Ele estava fora do bebê conforto quando o encontramos, mas provavelmente foi o equipamento que ajudou a proteger bastante. O recém-nascido foi levado para o hospital de Grão Mogol onde passou por uma avaliação e depois foi transferido pelo Samu”.

Segundo a assessoria do Samu, a criança apresentava hipoglicemia e foi medicada. Em seguida, ela foi levada para o hospital de Francisco Sá e transferida para a Santa Casa de Montes Claros na manhã desta segunda-feira (16). A assessoria do hospital informou que o estado de saúde é estável e “o recém-nascido está sendo avaliado pelos médicos, mas até o momento não foi necessário nenhum procedimento”.

Por telefone, a secretária de Saúde de Botumirim, Jéssica Messias Oliva Carvalho, disse ao G1 que a mãe deu à luz em um hospital de Montes Claros e estava retornando para o município quando aconteceu o acidente. O motorista da prefeitura saiu da cidade por volta das 15h desse domingo para buscar pacientes em Montes Claros e a previsão era de chegar no município por volta de 21h30.

De acordo com a secretária, morreram no acidente a mãe do bebê Fernanda Caroline Alves Ferreira, de 23 anos, o motorista da prefeitura Eliomar Célio Pereira dos Santos, de 47 anosSebastião Pereira dos Santos, de 50 anos, e a filha dele Samara de Jesus dos Santos, de 18 anos. Sebastião tinha feito uma cirurgia em Montes Claros e estava acompanhado da filha. A prefeitura de Botumirim decretou luto oficial de três dias.

16/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Pela 1ª vez desde novembro, RN não registra morte por Covid em 24 horas

Foto: Divulgação/Sesap

Por G1 RN

Pela primeira vez desde novembro de 2020, o Rio Grande do Norte passou 24 horas sem registrar nenhuma morte por Covid-19. Os dados são da plataforma Regula RN que monitora a situação da pandemia no estado.

Das 23h da sexta-feira (13) até as 23h do sábado (14) nenhuma pessoa morreu no RN por Covid. Além disso, o número de pacientes internados em leitos críticos no SUS caiu para um patamar abaixo de 100, ante mais de 400 em junho deste ano.

Os pedidos de internação de pacientes em leitos covid também registram queda gradativa à medida que a vacinação avança. No pico da pandemia, eles chegaram a mais de 150 pedidos/dia. A média móvel atual é de 25. No sábado (14) foram apenas 10 pedidos.

“Esses pedidos indicam o número de pessoas que estão adoecendo de forma moderada ou grave. Se o paciente estiver positivado, mas sem precisar de internação, principalmente em UTI, significa que não vai gerar óbito”, explicou o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde–LAIS/UFRN, Ricardo Valentim.

Ele destacou que os indicadores do Rio Grande do Norte são melhores que os do Nordeste e os do Brasil. “O RN tem um número proporcional de óbitos (mortes por 100 mil habitantes) menor que os regionais e nacionais. O estado está de parabéns pela imunização. A vacinação tem colocado o nosso estado em destaque no enfrentamento da Covid-19”, disse.

15/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Covid-19: Brasil tem 20,3 milhões de casos e 569 mil mortes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

O número de mortes por covid-19 chegou a 569.411 no Brasil, informou neste domingo (15) o Ministério da Saúde. O balanço divulgado registra 270 óbitos nas últimas 24 horas. 

No mesmo período, também foram notificados 13.957 novos diagnósticos da doença, totalizando agora um acumulado total de 20.364.099 casos de infecção desde o início da pandemia.

O balanço aponta ainda 576.411 pacientes em acompanhamento e 19.218.630 pessoas recuperadas da doença.

Estados

Os estados com mais mortes por covid-19 são os seguintes: São Paulo (142.588), Rio de Janeiro (60.647), Minas Gerais (51.849), Paraná (36.484) e Rio Grande do Sul (33.756).

As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.807), Roraima (1.916), Amapá (1.936), Tocantins (3.615) e Sergipe (5.948).

Vacinação

Dados da pasta mostram que foram distribuídas 202,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal. Ao todo, 114,1 milhões de pessoas tomaram a primeira dose e 49,2 milhões completaram o ciclo vacinal.

15/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

RN vai receber mais 81 mil doses de vacinas contra Covid na segunda-feira (16)

Por G1 RN

O Rio Grande do Norte vai receber mais 81.760 doses de vacinas contra a Covid na segunda-feira (16). A informação foi confirmada pela superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte.

As doses são 49 mil de Oxford/AstraZeneca e 32.760 de Pfizer.

Com a nova remessa, o estado terá recebido, em cerca de uma semana, mais de 360 mil doses de imunizantes, considerando a que chegará na segunda-feira (16).

Veja as entregas anteriores:

Segunda-feira (9) – 24.600 doses de CoronaVac e 51.480 da Pfizer

Quarta-feira (11) – 17 mil de Oxford/AstraZeneca e 18.720 da Pfizer

Sexta-feira (13) – 46.360 doses de CoronaVac e 29.250 da Pfizer

Sábado (14) – 59.670 doses de Pfizer e 35.650 doses de CoronaVac

De acordo com o RN+ Vacina, o estado tem atualmente 1,8 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma das doses. Dessas, 658 mil estão imunizadas com as duas doses das vacinas da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. E 53 mil foram vacinadas com a dose única da Janssen.

15/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Detran prorroga mutirão de testes práticos de direção veicular em Natal

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai prorrogar por mais uma semana o mutirão de testes práticos de direção veicular que está ocorrendo em Natal. Serão mais cinco dias de avaliações intensificadas compreendendo agora o período de 16 a 20 de agosto. O agendamento dos testes já pode ser realizado no site do Detran (www.detran.rn.gov.br).

De acordo com o coordenador de Registro de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, o plano é de que somente em Natal sejam realizados 1.400 testes práticos de direção veicular no período de cindo dias. “A equipe de examinadores foi reforçada para atender a demanda e estamos conseguindo até mesmo superar nossa meta de testes. Na primeira semana de mutirão chegamos a 1.467 exames realizados”, contou.

Para agendar o exame, o cidadão vai no site do Detran e na página principal clica na opção “Agendamento”, em seguida em “Habilitação” e seleciona o serviço de “Mutirão CNH”, concluindo o preenchimento dos dados e escolhendo a data e horário do teste.

É importante lembrar que somente serão atendidos os usuários que tenham realizado agendamento prévio pelo site e que disponham do comprovante de marcação para ter o acesso liberado a unidade do Detran. Outro ponto obrigatório é a utilização de máscara de proteção facial por todos candidatos à Habilitação.

Os examinadores do Detran analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor da sua escolha. Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três.

15/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Mortes por covid-19 de pessoas vacinadas são raras, diz especialista

Foto: Myke Sena/MS

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

A morte do ator Tarcísio Meira na última quinta-feira (12), por complicações da covid-19, reacendeu o debate sobre a eficácia da vacinação para controlar a pandemia. Aos 85 anos, o ator estava completamente imunizado desde abril, quando tomou a segunda dose da CoronaVac. O episódio gerou nova onda de desinformação nas redes sociais, com falsas narrativas de que “não adianta tomar vacina”. A Agência Brasil conversou com especialistas que foram taxativas na defesa da imunização em massa como a principal estratégia para que o país saia da crise sanitária.

“Nenhuma vacina disponível no Brasil, a da Pfizer, a Janssen, AstraZeneca ou a CoronaVac asseguram 100% de proteção. As pessoas continuam precisando de cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. Mas a efetividade das vacinas é indiscutível. Basta ver que nos países com vacinação avançada, como Israel e Inglaterra, mesmo com aumento de casos por causa da variante Delta, o número de internações e mortes são proporcionalmente muito menores, resultado direto da imunização”, diz a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) avaliou o efeito das vacinas contra o novo coronavírus na população brasileira e concluiu que 91,49% das pessoas que morreram pela infecção, entre maio e julho deste ano, não tinham tomado vacina ou não estavam totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen.

A mesma pesquisa demonstrou que 84,9% das pessoas imunizadas que morreram no país tinham algum fator de risco para a covid-19 e 87,6% tinham 70 anos ou mais. A incidência de agravamento de quadros em pessoas idosas, mesmo que vacinadas, tem uma explicação biológica. A imunossenescência é o processo de envelhecimento e desregulação da função imunológica no organismos de idosos, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções por vírus e bactérias, além do desenvolvimento de doenças como o câncer e a redução da resposta vacinal imunológica.

“Nos idosos a partir dos 60 anos, há o que a gente chama de imunossenescência. O nosso organismo, fisiologicamente, perde a capacidade, ante a exposição de um antígeno, seja a doença ou a vacina, de gerar resposta imunológica adequada”, explica a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). “Além da imunossenescência, é muito raro um idoso acima dos 60 anos não ter uma comorbidade, como cardiopatia ou diabetes. Então, com esses dois aspectos, aumentam as chances de evoluir gravemente frente ao vírus da covid”, acrescenta.

Mesmo com maior suscetibilidade à eficácia das vacinas, a imunização de idosos é crucial para protegê-los. Lorena Diniz faz uma analogia com a guerra para explicar como as vacinas colaboram nessa estratégia. “Se a gente estiver numa guerra, com homens treinados, a chance de a gente ganhar é muito maior do que chamar pessoas da reserva que não foram treinadas para vencer o combate”.

Para ganhar essa guerra, no entanto, a cobertura vacinal na maior parte da população é fundamental. “A vacina em si é somente um produto. A estratégia mesmo é a vacinação. Vacina sem vacinação não adianta nada. Não adianta apenas você se vacinar, as outras pessoas também precisam disso para gerar proteção coletiva”, ressalta Isabella Ballalai.

A médica lembra, por exemplo, o caso do vírus do sarampo. A doença que foi considerada erradicada no Brasil em 2016, com direito a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a atingir a população em 2019, revertendo esse status. O motivo foi a vacinação abaixo do esperado.

14/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Brasil completa dez dias com média móvel de óbitos abaixo de mil

O resultado das mais de 162,7 milhões de doses aplicadas nos braços de mais de 113, 4 milhões de brasileiros tem refletido numa média móvel cada vez mais decrescente, tanto no número de casos quanto de óbitos. Neste sábado (14), o país completa dez dias com uma média de mortos inferior a mil registros por dia. O dia 5 de agosto foi a última vez que os dados do Ministério da Saúde registraram patamar superior a mil óbitos.

Com a média móvel de 887 óbitos, o dado registrado neste sábado é o menor desde janeiro. No que diz respeito ao número de casos, os gráficos também mostram diminuição. A média móvel dos últimos 14 dias, de 31,3 mil, mostra que as novas infecções estão no menor número desde novembro do ano passado.

A tendência de queda vem se acentuando e, nos últimos quatro meses, houve uma redução superior a 46% na média móvel de casos e decréscimo superior a 65% na de óbitos pela Covid-19. A tendência de redução dos dois indicadores ficou ainda mais acentuada a partir de junho, época em que os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), como idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, população ribeirinha, entre outros, já estavam perto dos 100% de imunização.

Com os 28 grupos do PNO já atendidos, a vacinação avança por faixa etária, com o objetivo de proteger todos os brasileiros, a partir da vacinação completa de pessoas com 18 anos ou mais até dezembro deste ano.

Patrimônio Nacional

Desde que tomou posse, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem defendido que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um patrimônio de cada um dos mais de 210 milhões de brasileiros. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o PNI tem mostrado a força que tem. Nesta semana, o Brasil se tornou a quarta nação que mais aplicou a segunda dose ou dose única, conforme dados da plataforma localizasus.saude.gov.br

Ministério da Saúde

14/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Cidade de Parelhas tem parada de abastecimento neste domingo (15)

A cidade de Parelhas terá parada no abastecimento, a partir das 6h da manhã, deste domingo (15). A Caern fará manutenção no sistema de manobras da cidade, o serviço é necessário para garantir a distribuição igualitária de água para as diversas áreas da cidade. Ao longo do domingo, é necessário esperar a rede de água secar, para permitir a execução do trabalho. O serviço será concluído no final da tarde de segunda-feira (16). São necessárias 48 horas para normalização do abastecimento.

14/08/2021
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com Data-Fifa tripla em setembro, CBF adia partidas do Brasileirão e da Copa do Brasil

Band

A CBF fez nesta sexta-feira (13) alterações no calendário do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. O intuito das mudanças realizadas pela entidade é evitar os desfalques nas equipes do futebol nacional por conta da Data-Fifa tripla de setembro.

No próximo mês, três rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 serão disputadas entre os dias 2 e 9, no mesmo intervalo dos jogos de volta das quartas de final Copa do Brasil e as partidas de ida das semifinais. No entanto, as apresentações às seleções ocorrerão com antecedência. A delegação brasileira, por exemplo, começa a se concentrar a partir do dia 29 de agosto

Com o novo calendário, a CBF passou os jogos de volta das quartas de final da competição nacional para o dia 15 de setembro. As semifinais devem ser realizadas entre os dias 20 e 27 de outubro. Apenas a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Data-Fida, mas a entidade também adiará partidas de equipes que tenham atletas convocados, como Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.

O técnico Tite anunciou a lista de jogadores relacionados para as rodadas das Eliminatórias nesta sexta-feira. O Brasil enfrentará Chile, Argentina e Peru, nos dias 2, 5 e 9 de setembro, respectivamente.

14/08/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Bombeamento completo do trecho 1 no Eixo Norte do Projeto São Francisco é retomado

Foto: Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), retomou, no final da tarde de quinta-feira (12), a operação da segunda linha de conjuntos motobomba da estação de bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. Uma parada programada, iniciada em maio deste ano, foi necessária para a manutenção nos motores da estação.

Aproveitando a pausa operacional, as equipes de manutenção fizeram a substituição das válvulas borboletas das EBIs 2 e 3. Até o final de agosto, estarão em operação simultânea todos os conjuntos das três estações de bombeamento. O intervalo de tempo é necessário para que os níveis nos reservatórios atinjam o nível suficiente para possibilitar o bombeamento.

As estações de bombeamento do Eixo Norte possuem capacidade para receber até oito conjuntos de motobombas cada. Atualmente, cada estação conta com dois conjuntos instalados.

Eixo Norte

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Avidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação.

Após a conclusão, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros