03/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Tony Winston/ MS
A média móvel de casos e mortes por Covid-19 no Brasil chegou ao número mais baixo desde janeiro deste ano. As quedas nas notificações, registradas nesta segunda-feira (02), são reflexo das ações do Ministério da Saúde no combate à pandemia, principalmente da campanha de vacinação, que segue em ritmo acelerado.
A média de óbitos por Covid-19 dos últimos 14 dias chegou a 1,03 mil – é o número mais baixo desde o dia 29 de janeiro. Os números de novos casos também estão diminuindo – a média móvel está em 40,12 mil. É o menor número registrado desde 8 de janeiro.
Os dados estão disponíveis na plataforma LocalizaSUS. O balanço é feito a partir de dados enviados pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério diariamente.
A redução no número de casos e óbitos já é observada nas últimas semanas, de forma progressiva. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos teve queda de 40%. Já quando ao número de óbitos, a redução foi ainda maior, de 42%. Nos últimos 4 meses, houve uma queda 46% na média móvel de casos e de 65% na de óbitos pela Covid-19.
A melhora no cenário epidemiológico do Brasil é consequência, principalmente, da vacinação contra a Covid-19. Até agora, mais de 101 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, o que representa mais de 63% dos 160 milhões de brasileiros acima de 18 anos. A segunda dose, ou a vacina de dose única, já chegou para mais de 41,5 milhões de pessoas, mais de 25% do público-alvo da campanha.
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 184 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal desde o começo da campanha de vacinação.
Ministério da Saúde
03/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Tribunal de Justiça do RN, por meio do programa Novos Rumos na Execução Penal e da Vara de Execução Penal de Mossoró, lançou na manhã desta segunda-feira (2/8), o projeto “Círculos de Leitura e Escrita: contribuindo para a transformação de vidas por meio da educação”, que vai ofertar a pessoas privadas de liberdade atividades educacionais de leitura e produção de textos utilizando literatura brasileira e mundial, permitindo a redução de suas penas e facilitando os processos de ressocialização nas unidades carcerárias.
Inicialmente, serão beneficiados 60 alunos, distribuídos entre a Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró; o Presídio Estadual do Seridó, em Caicó; e a Cadeia Pública de Caraúbas. A iniciativa se dá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
O Círculo de Leitura e Escrita já tem o calendário de atividades até janeiro de 2022. Os professores que farão parte do projeto já estiveram nos locais e conversaram com os participantes. Os livros que serão lidos nesse período também já foram definidos. O projeto acontece em três etapas para cada obra: o primeiro momento é a leitura, então é realizada uma discussão em sala de aula e por fim a produção escrita acerca da obra.
Transformação
“É lei que o preso tenha direito ao acesso à educação e a remissão de pena pela leitura, onde a cada livro lido é equivalente a quatro dias de remissão. Mas nosso objetivo não é exclusivamente esse, mas sim para transformações de vida. Entendemos que a literatura é um meio de reflexão, através dela a gente repensa e usa algum aprendizado para resolver problemas do cotidiano, da vida”, afirma a coordenadora do projeto, a professora do IFRN, Edneide Bezerra.
“É necessário cuidar de você, lutar para em igualdade poder viver. Veremos histórias que vão oferecer novas visões. Por meio do que os livros podem nos oferecer”, cantou em verso, um dos participantes do projeto, o ressociando Romário Barbosa dos Santos.
A coordenadora ressaltou a importância do momento e agradeceu aos parceiros do novo projeto. “Não existe um novo rumo sem reflexão e não existe reflexão sem educação. As pessoas que estão no sistema prisional precisam sim de disciplina, mas também de educação, para que eles pensem em novos projetos de vida”, ressaltou Edneide.
Para os organizadores do evento, o projeto Círculo de Leituras chega em um momento de implementação de um sistema de redes criativas pelo Poder Judiciário, com a meta de transformar o futuro da população carcerária, por meio da Educação.
Para a juíza Cínthia Cibele de Medeiros, da Vara de Execução Penal de Mossoró, a iniciativa do projeto é o cumprimento da Lei, a qual exige a implementação da Educação em unidades penitenciárias, como elemento de reintegração social. “O acesso ao livro, à leitura é um direito humano. Falar isso é defender o óbvio”, enfatiza a magistrada, ao destacar que o trabalho de um magistrado deve ter um sentido maior do que rotinas burocráticas ou do ato de julgar. “Nossas ações devem transformar”, aponta.
Dignidade
“Somente esta palavra [educação] pode transformar o mundo”, define a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente do TJRN e presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário. Ela ressaltou que a dignidade humana prevista na Constituição Federal só existe se for concretizada, também, no sistema carcerário. “Nós acreditamos nesses reeducandos. Nós queremos, junto aos parceiros, mudar a face do sistema penitenciário”, conclui.
Representante do programa Novos Rumos, o juiz Fábio Ataíde destacou que iniciativas como a do projeto se relacionam às novas ciências humanas do século XXI, que prioriza práticas comunitárias para transformar o modelo tradicional de fazer justiça. Ele citou também as APACs como exemplo de novos parâmetros de uma Justiça inovadora, unidades que utilizam uma metodologia dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, com formas alternativas de cumprimento das penas.
Para o secretário estadual de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, a solução do sistema prisional não está na capacidade de manter os presos nas unidades, por meio de melhorias em sistemas de segurança. “Fazemos isso todos os dias, mas tais medidas são falíveis. Melhoramos as condições de trabalho e as medidas de prevenção, mas o sistema prisional é passível de fuga. A solução não está nisso”, avalia Florêncio.
De acordo com Pedro Florêncio, o melhor caminho é implementar o que definiu como educação transformadora. “Seja alfabetização, seja leitura, seja completar níveis de ensino, o que uma pessoa privada de liberdade adquire em uma cultura de educação é transformador”, enfatiza o titular da Seap, ressaltando que o projeto deve ter uma ação continuada.
Educação nos presídios
Segundo a professora Edneide Bezerra, desde 2017 o IFRN vem desenvolvendo projetos de educação junto ao sistema prisional do estado. “Hoje somos uma das poucas instituições no Brasil e a única no estado que faz a tríade de ensino, pesquisa e extensão no sistema prisional. É uma experiência pequena e pontual, mas nós entendemos que são projetos pilotos que vão nos ajudando a construir um grande projeto de educação para o sistema prisional”, disse a professora.
O coordenador geral de Projetos da Funcern, Emerson Cortez, ressaltou que o IFRN vem fazendo esse trabalho, mas não teria condições de fazer sem ter o apoio e conhecimento de que a educação é o caminho certo para transformar. “A Fundação nasceu no intuito de apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição maior, que é o IFRN, que deu o pontapé inicial junto ao sistema prisional. É muito importante pararmos um pouco e darmos esse verdadeiro sentido a educação no sistema prisional, precisamos trazer um pouco de dignidade e esperança a esses presos”.
Ele também pontuou que “hoje temos salas de aulas de qualidade nos presídios do estado, o que infelizmente não é realidade em todo o país. Queria agradecer a confiança e dizer que estamos de portas abertas e que esse é o início de uma grande parceria entre nossas instituições, TJRN, IFRN e Estado, e nós temos muitos projetos e estamos a disposição para dar um pouco mais de esperança para as pessoas que estão nas nossas prisões”, disse Emerson Cortez.
Samuel de Carvalho Lima, assessor de Relações Internacionais do IFRN, representou o reitor José Arnóbio e parabenizou as instituições pelas parcerias realizadas. “Temos a certeza que o projeto Círculos de Leitura e Escrita contribuirá significativamente para transformação de vidas, para processos de ressocialização por meio da educação e para a promoção das novas ciências humanas para o Século XXI. Agradecemos a oportunidade da parceria permanente que tem sido realizada e dizer que o IFRN se encontra sempre aberto ao diálogo e à disposição para colaborar com esse projeto de excelência que está sendo lançado hoje, como também os demais projetos”.
“Quero gradecer aos diretores dos presídios e aos agentes que fazem esse trabalho acontecer. É uma grande rede de colaboração para que esse projeto seja viabilizado. Quero também dizer para os alunos da importância deles, existem muitas trocas e aprendemos muito a fazer educação prisional também com eles. Nós que fazemos educação não vemos presos, vemos alunos e entendemos que toda pessoa vale mais do que o que ela já fez. Entendemos que podemos transformar vidas e podemos sim construir novos projetos de vida com essas pessoas”, finalizou Edneide Bezerra.
03/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
Cosern
Com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de manter a bandeira tarifária vermelha no patamar 2 anunciada na última sexta-feira (30/07), a Cosern reforça junto aos consumidores potiguares a importância de evitar o desperdício de energia por meio de ações simples no dia a dia, tais como manter lâmpadas desligadas quando não estiver no ambiente e retirar os aparelhos da tomada sempre que não estiver utilizando.
A Cosern disponibiliza manuais e publicações sobre uso eficiente de energia elétrica num aplicativo especial para smartphones. Bastar procurar “Publicações Neoenergia” e baixar gratuitamente.
“Os nossos clientes podem economizar energia com mudanças de hábitos ou investindo em aparelhos mais eficientes, lembrando que o investimento inicial se paga com a redução do valor da conta de luz”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Entre as orientações da Cosern, utilizar a luz natural nos cômodos sempre que possível, abrindo portas e janelas. Quando for escolher as lâmpadas, o consumidor deve preferir os modelos mais econômicos, que são as de LED, capazes de proporcionar uma economia de até 78% se comparada com as halógenas, que substituíram as incandescentes, e 40% em relação as fluorescentes compactas.
Ao comprar eletrodomésticos, a orientação da Cosern é optar pelos modelos mais eficientes, que apresentam o Selo Procel ou que tenham a classificação de consumo de energia “A” estabelecida pelo Inmetro. É importante comparar o consumo descrito na etiqueta, porque a variação de uma marca para outra pode ser de até 50% entre aparelhos com a mesma capacidade.
No caso da geladeira, durante o uso, as principais dicas são: evitar deixar a porta aberta por mais tempo que o necessário e não colocar alimentos quentes dentro do refrigerador nem secar roupas e panos na parte de trás. Os refrigeradores duplex frost free de 342 litros são 50% mais econômicos que os side by side de 501 litros. A capacidade do refrigerador impacta no consumo de energia elétrica.
Chuveiro elétrico e ar-condicionado
Quando usarem ar-condicionado e chuveiro elétrico, os clientes devem ficar atentos à temperatura. Para economizar no banho, podem passar menos tempo, desligar a torneira enquanto se ensaboam e deixar o chuveiro na posição “verão”, que consome até 30% menos de energia. Isso vale também para o ar-condicionado: quanto mais alta a temperatura do termostato, menor o consumo. Quando não estiver usando o ar-condicionado no inverno, por exemplo, é recomendado desligar no disjuntor do quadro geral de energia, pois o stand-by também consome energia.
No banho, um minuto a menos no chuveiro elétrico de 5.500 W faz diferença no final do mês. Se a casa tiver quatro pessoas, a economia mensal com esse minuto a menos no banho equivale ao uso de 8 (oito) lâmpadas LED de 9W durante cinco horas diárias por 30 dias.
Ferro de passar roupas
O modelo do ferro de passar roupas também faz muita diferença. O consumo dobra quando utilizamos o ferro a vapor em relação ao ferro a seco e, se utilizar vaporizador, esse consumo multiplica por seis vezes. Cabe ainda destacar que alguns ferros a vapor possuem um dispositivo de desligamento automático que atua após 15 minutos de inatividade (posição vertical), evitando o desperdício de energia e protegendo contra possíveis incêndios.
Segundo estudo realizado pelo Inmetro e pelo MDIC, a economia de energia quando se opta por acumular roupas ou passar tudo de uma vez é muito pequena comparada com passar roupa todo dia. Isso quer dizer que o consumidor pode escolher passar poucas peças por dia sem que isso aumente significativamente sua conta de energia.
Mais dicas
No ventilador de teto que tem três posições de velocidade – baixa, média e alta –, a posição média em alguns modelos economiza metade da energia gasta na posição alta. Esses equipamentos também têm o selo Procel e o ideal é comprar os mais eficientes.
Deve-se atentar para o uso de micro-ondas para descongelar alimentos: aumentando o tempo de uso, como a potência do forno é alta, o consumo mensal é impactado. Se for adquirir algum equipamento novo, prestar atenção no consumo na etiqueta do Inmetro, pois existem diferenças de potência de até 70% entre os modelos – quanto maior o volume, maior o consumo.
Nas lavadoras de roupa, as que lavam e secam com abertura frontal, usando água quente, o consumo de energia pode triplicar em relação as que apenas lavam apenas com água fria.
O que significa a bandeira tarifária?
As contas de luz estão vindo com valor extra devido à decisão da Aneel de acionar a bandeira tarifária vermelha para compensar os custos relacionados à menor geração hidrelétrica na estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
No mês, a cada 100 kWh consumidos, os clientes terão um custo adicional que pode ser consultado na parte de “Informações Importantes” da conta luz.
No Brasil, a energia hidráulica representa quase 60% da matriz elétrica – ou seja, mais da metade da capacidade instalada vem da água. Isso quer dizer que nos períodos de estiagem, outras fontes precisam ser acionadas, principalmente a térmica, elevando o custo.
Quando a geração nas hidrelétricas está em condições favoráveis, não há aumento e a bandeira é verde. Porém, se houver a necessidade de utilizar mais outras fontes, podem ser acionadas as bandeiras: amarela (aumento de R$ 1,874 a cada 100 kWh) vermelha no patamar 1 (acréscimo de R$ 3,971 a cada 100 kWh) ou no patamar 2 (acréscimo de R$ 9,492 a cada 100 kWh).
03/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Cícero Oliveira
Hellen Almeida de Agecom/UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), lançou edital do processo seletivo para Reocupação de Vagas Residuais com ingresso nos cursos de graduação no período letivo de 2021.2, para os Campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. São disponibilizadas 302 vagas. As inscrições acontecem na página da Comperve, a partir das 8h do dia 6 de agosto até as 23h59 do dia 22 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 30.
O processo seletivo se destina a candidatos que têm ou tiveram vínculo com curso de graduação em Instituição de Ensino Superior. As vagas residuais são geradas por cancelamentos de curso, conforme o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN. As vagas ofertadas são para os cursos nas áreas de Ciências da Vida e da Saúde – Campus Natal e Multicampi (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz), e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Ciências Exatas e Tecnológicas – para o Campus Natal.
A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: Avaliação do Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de caráter eliminatório e classificatório, sendo os candidatos classificados de acordo com as notas obtidas no Exame; e Avaliação Institucional e Acadêmica, de caráter classificatório, sendo atribuída aos candidatos pontuação, de acordo com o Anexo II do Edital (tabela de pontuação – avaliação institucional e acadêmica).
Podem participar do processo seletivo para reocupação de vagas residuais os candidatos com vínculo ativo em curso de graduação: na UFRN – em curso distinto daquele que tenha vínculo ativo (atual); em outra Instituição de Ensino Superior – para o mesmo curso daquele que o candidato tem vínculo ativo (vínculo atual); candidatos portadores de diploma de curso de graduação – desde que a inscrição seja para curso distinto do que o candidato tenha concluído; estudantes de graduação da UFRN que tiveram seu curso cancelado – por abandono de curso, por decurso de prazo máximo ou por insuficiência de desempenho acadêmico – nos períodos de 2016.1 a 2020.2.
Todas as informações sobre o processo seletivo de reocupação de vagas residuais da UFRN podem ser consultadas no edital. O resultado final deve ser divulgado no dia 24 de setembro, na página da Comperve.
03/08/2021
Por Danilo Evaristo em
NotasA diminuição do índice de ocupação de leitos críticos hospitalares na rede estadual de saúde e o avanço na vacinação contra a Covid-19 vão permitir que a Caern retome, a partir da próxima segunda-feira (9), o atendimento presencial nos escritórios do Estado, com horário disponível nos expedientes da manhã e da tarde. A companhia vai manter todas as medidas de segurança recomendadas e abrirá o atendimento mediante agendamento prévio.
A medida visa manter a efetividade da prestação dos serviços da Caern nas áreas essenciais de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto., contribuindo para a saúde coletiva e sanitária da população potiguar.
A companhia também reforça que todos os serviços de atendimento ao cliente podem ser acessados pelos seus canais virtuais. Além do telefone 115, estão disponíveis a Agência Virtual (www.caern.com.br), o aplicativo Caern Mobile, e o whatsapp 98137-2343.
Caso o consumidor opte pelo atendimento presencial, o agendamento pode ser feito pelo site da Caern, no endereço https://caern.com.br/#/agendamento, ou pelo aplicativo Caern Mobile.
Os escritórios terão sinalização do fluxo das filas, orientando os clientes para a importância do distanciamento físico mínimo de 1,5m, e também utilizará barreiras físicas entre o atendente e o cliente.
Para saber o escritório mais próximo, o cliente pode consultar a informação contida no canto superior direito da sua conta de água.
02/08/2021
Por Danilo Evaristo em
NotasA plataforma RN+ Vacina registra, nesta segunda feira (2), 41.127 cidadãos com residência no Rio Grande do Norte em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número preocupa devido à imunização só ser considerada com o complemento do esquema vacinal.
“Precisamos alertar à população de que quem já estiver dentro do prazo deve procurar as unidades básicas de saúde, os postos ou os drives do seu município, garantindo assim a imunização. Uma dose, apenas, não garante eficácia da vacina contra a Covid-19, que já levou a morte de mais de sete mil potiguares”, ressalta Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Os dados da plataforma apontam que das pessoas que estão com suas doses atrasadas, 86 recusaram-se a tomar a segunda dose e 48 conseguiram se vacinar em outro Estado. Além desses, 736 óbitos foram registrados de pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina. “O restante das pessoas estão em atraso sem justificativa, o que nos deixa em alerta. O estado tem feito busca ativa nos municípios, convidando as pessoas a tomarem a segunda dose e sensibilizando sobre a importância de completar o esquema vacinal”, disse a coordenadora.
Hoje o RN registra 1.577.438 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 59% da população e 602.381 pessoas com a segunda dose, representando 22% da população com esquema vacinal completo.
02/08/2021
Por Danilo Evaristo em
NotasOs estudantes que querem concorrer a uma vaga no ensino público superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem se inscrever a partir desta terça-feira (3), pela internet. Nesta edição do Sisu do segundo semestre de 2021 serão ofertadas 62.365 vagas em 70 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 6 de agosto.
Podem participar os estudantes que fizeram a prova do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiveram nota zero na redação. Quem fez o Enem na condição de treineiro não pode se inscrever no Sisu, conforme previsto no edital do exame.
“O Ministério da Educação instruiu que as instituições de ensino superior participantes do Sisu devem disponibilizar acesso a computadores com internet para que os estudantes interessados possam fazer suas inscrições”, disse o secretário de educação superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas.
O que é o Sisu?
É o sistema informatizado do Ministério da Educação onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos participantes do Enem.
Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do exame, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.
“Todas as instituições públicas e gratuitas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais podem aderir ao Sisu para oferta de vagas no ensino superior”, explicou o secretário Wagner Vilas Boas.
Como funciona
Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode marcar duas opções de curso, por ordem de preferência e, até o encerramento do prazo, pode modificar essas escolhas.
Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.
No momento da inscrição, o candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Lista de Espera
Quem não conseguir uma vaga na chamada regular poderá participar da lista de espera se inscrevendo na página do Sisu, na internet, entre os dias 10 a 16 de agosto.
Pode se inscrever quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.
Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.
Acesso ao Sisu
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do Governo Federal, mediante uma conta gov.br. Se você ainda não tem conta gov.br, clique aqui para criar uma.
Calendário
Inscrições: 03 a 06 de agosto
Atualização da nota de corte: 04 a 06 de agosto
Resultado: 10 de agosto
Matrículas: 11 a 16 de agosto
Manifestação da lista de espera: 10 a 16 de agosto
Resultado da lista de espera: 18 de agosto
Convocação da lista de espera: 19 de agosto
01/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução
CNN Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou em público neste sábado (31) seu apoio à candidatura do correligionário e governador de São Paulo João Doria (PSDB-SP).
“Ele é candidato a Presidência e tem meu voto”, disse o ex-presidente em um breve comentário enquanto discursava, ao lado de Doria, durante a cerimônia de reabertura do Museu da Língua Brasileira, na manhã de ontem, em São Paulo.
Em maio, encontro de Fernando Henrique com o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva esquentou as conversas sobre a corrida eleitoral para 2022 e rendeu críticas ao tucano dentro do PSDB, que ainda tenta buscar espaço para uma “terceira via” na disputa ao lado de outros partidos de centro e centro-direita.
Em entrevista à CNN pouco depois, Fernando Henrique afirmou a importância de não ficar na neutralidade em meio a uma disputa polarizada, e voltou a acenar ao adversário petista. “Claro que sou do PSDB, sou presidente de honra e prefiro [o PSDB], mas se o Lula for capaz de se expressar de uma maneira, e não havendo outro, o que eu posso fazer?”, disse.
As pesquisas mais recentes mostram a corrida presidencial para 2022 liderada por Lula, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro.
01/08/2021
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira vermelha, patamar 2, para o mês de agosto. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. Segundo a agência, não houve mudança nos cenários hidrológicos do país. Ou seja, os reservatórios das usinas hidrelétricas ainda sofrem com o período de seca, forçando o uso de fontes de energia mais caras.

“Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN [Sistema Interligado Nacional] em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos”, explicou a Aneel.
Em períodos de seca e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.
Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico (banhos mais curtos e em temperatura morna), do ar condicionado (manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização) e do ferro de passar (juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura).

Foto: Marcelo Brandt/G1
Por G1
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (31) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.
Veja as dezenas sorteadas: 04 – 11 – 12 – 44 – 45 – 57.
A quina teve 72 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 51.378,77. A quadra teve 6.026 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 876,97.
O próximo concurso (2.396) será na quarta (3). O prêmio é estimado em R$ 46 milhões.
Página 12 de 13« Primeira«...910111213»