18/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Semana do Cérebro começa nesta segunda-feira, 19

Marcelha Pereira de Sala da Ciência

A Semana do Cérebro, que ocorre todo ano no Rio Grande do Norte, organizada pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), dentro da programação nacional do evento, acontece este ano de forma on-line, devido à pandemia. Com o tema Mulheres na neurociência: singulares e altamente conectadas, o formato on-line do evento começa nesta segunda-feira, 19, através do canal do YouTube do ICe e por meio do canal do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim.

Realizada há nove anos em todo o Brasil, a Semana Nacional do Cérebro (SNC) não só atua como um espaço de discussão sobre os avanços das pesquisas em desenvolvimento nas Neurociências, mas também serve para aproximar a população deste tema. É promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW).

Na programação norte-rio-grandense deste ano, diversas temáticas envolvidas com a Neurociência serão abordadas, dando destaque às mulheres neurocientistas para que elas tenham o espaço para compartilharem seus conhecimentos.

Na tarde do primeiro dia, a partir das 14h desta segunda-feira, 19, o foco será nos estudos das pesquisadoras da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA/UFRN). Serão quatro convidadas, Cláudia Anjos, Rarielly Dantas, Denise Cortês e Viviane Gomes, que vão falar sobre Ciclos Hormonais e Cognição; Daltonismo, Cor e Neurociência; Inteligência Artificial; e Inteligência Emocional.

De acordo com a moderadora da conversa da tarde e estudante do 10º período de Biomedicina na UFRN, Taíla Fialho, a aproximação com o público é fundamental para que a Neurociência se popularize e ajude a sociedade a entender mais sobre o que se passa com o cérebro. “Acredito que o debate de temas como esses são de fundamental importância para o momento atípico em que nos encontramos, pois nos proporciona reflexões acercas de nós, como indivíduos, e da nossa sociedade, visto que ela é plural”, conta.

Taíla Fialho também fala sobre a necessidade de divulgar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Rio Grande do Norte. Como bolsista de iniciação científica no Laboratório de Plasticidade em Circuitos Neurais, no Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), ela destaca que a maior parte das pesquisas brasileiras são produzidas pelas Universidades Federais e por isso é preciso que o conhecimento seja levado para fora dos muros dos institutos.

Por sua vez, a conversa da noite desta segunda, às 18h30, será sobre saúde mental e vai receber Karina Azevedo, pesquisadora do Departamento de Psicologia da UFRN, assim como Fernanda Palhano e Débora Hashiguchi, ambas pesquisadoras do ICe. Elas vão apresentar ao público dados sobre o índice de suícidio em estudantes universitários, os efeitos antidepressivos da ayahuasca e a influência da atividade física no sistema nervoso.

Para a mestranda em Neurociências pelo Ice e moderadora da conversa noturna, Gabriela Barbalho, é de extrema importância falar sobre saúde mental, já que doenças mentais como a depressão vêm aumentando no mundo todo, incluindo no meio acadêmico. “Não é só falar sobre, mas também mostrar que existem pesquisas sendo feitas com novas substâncias e que recursos como a atividade física podem ser benéficos para tal problema. Além disso, infelizmente, ainda existe um certo tabu quando falamos sobre problemas mentais tais como a depressão. Então, ter uma ação como a Semana do Cérebro trazendo esse tema com dados científicos concretos, acaba por ajudar a desmistificar e estimular as pessoas a falarem mais abertamente sobre o assunto, além de incentivar a busca por ajuda apropriada”, afirma.

Após as palestras do primeiro dia, a programação da Semana do Cérebro se estende por duas semanas, até o dia 30 de outubro, incluindo a participação de pesquisadores de instituições parceiras da UFRN.

17/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministro Rogério Marinho anuncia obras no Nordeste

 Foto: Adalberto Marques/MDR

O Ministério do Desenvolvimento Regional encerrou a semana com entregas e lançamento de obras no Nordeste. Nesta sexta-feira (16), em Petrolina (PE), o ministro da pasta, Rogério Marinho, lançou edital para a conclusão da área norte do projeto de irrigação Pontal.

Quando estiver pronto, o empreendimento vai irrigar mais 4,1 mil hectares no semiárido pernambucano, beneficiando pequenos e médios produtores rurais e gerando emprego e renda. Com a área sul do Projeto Pontal, que já foi licitado, serão, ao todo, 7,6 mil hectares irrigáveis na região.

“A questão aqui do Pontal é a conclusão de um projeto que já se iniciou a algum tempo atrás, justamente o Pontal Norte, que vai permitir que mais 4 mil hectares sejam irrigados. É um perímetro público que será concedido a mais de 280 pequenos produtores e médios produtores”, disse o ministro.

“Nós imaginamos que isso vai agregar, aqui em Petrolina, pela expertise, pela experiência, pela capacidade que os produtores locais já têm, alguma coisa como 12 mil novos empregos”, acrescentou Marinho, ao cumprir agenda no município.

Entrega de unidades habitacionais

Também em Pernambuco, desta vez em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife, Rogério Marinho entregou 900 moradias a famílias de baixa renda, no Conjunto Habitacional São Lourenço I, II e III. Mais de 3,6 mil pessoas foram beneficiadas.

O ministro ainda esteve em Fortaleza, também para fazer a entrega de 1.111 moradias populares a famílias que vivem em áreas de risco. Localizado no bairro Vicente Pinzon, o Residencial Alto da Paz tem 61 blocos de quatro andares e vai beneficiar cerca de 4,5 mil pessoas.

“Ver a satisfação da proprietária ao receber o apartamento, como viemos testemunhar, faz valer a pena tudo que está sendo planejado, preparado, porque, no fim, os números se concretizam com ação com seres humanos. Então, é isso que dá significado às ações dos agentes públicos, tanto do federal, como do estadual e do municipal”, disse o ministro no evento em Fortaleza.

Moradias no Nordeste

Entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16), 2.511 moradias foram entregues na região Nordeste pelo Governo Federal. Na quinta, o ministro do Desenvolvimento Regional entregou 500 residências populares em Santo Amaro, na Bahia.

“Isso significa o compromisso que o Govermo tem de não deixar que obras fiquem paralisadas e de se enfrentar um déficit habitacional que é uma realidade no país. Nós entregamos pouco mais de 2.500 unidades na Bahia, no Ceará e em Pernambuco nesses dois dias. E isso tem sido uma constante em nossa atividade. Toda semana nós estamos fazendo entregas e retomadas de obras”, acrescentou Rogério Marinho.

Integração do São Francisco

No início da noite, ainda em Fortaleza, o ministro participou de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará para tratar de medidas de apoio para o desenvolvimento do Nordeste e Norte.

Marinho anunciou que foi autorizada a licitação do Ramal do Apodi-Salgado, projeto lançado há 15 anos, que levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

“Temos feito esforços para não paralisar obras, para retomar obras paradas, nos entendemos que a obras pertencem, na verdade, ao povo brasileiro, a sociedade brasileira e não ao governo de ocasião”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

O valor total desse empreendimento é de R$ 1,77 bilhão, em quatro anos de execução. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades desses três estados serão beneficiadas.

17/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern lança campanha para sanar dívidas em todo o Estado que somam R$ 58 milhões

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vem oferecendo opções para facilitar a vida do cidadão com negociações de débitos com condições especiais e, principalmente, trabalhando incansavelmente para levar água de qualidade aos lares potiguares durante a pandemia. Agora em outubro, a Caern lança uma nova campanha de negociação de débitos, possibilitando, aos clientes que possuem dívidas com a empresa, condições facilitadas de ficar no azul, até 13 de novembro.

A Caern registra um alto índice de inadimplência em todo o Estado. São aproximadamente 75 mil faturas em atraso, o que representa R$ 58 milhões devidos à Companhia. Com a retomada econômica e o fim da política de suspensão de cortes, é importante que o cliente se informe sobre as condições especiais e regularize sua situação de débitos, de maneira a garantir o fornecimento deste serviço essencial.

As maquinetas para pagamento de faturas atrasadas estão sendo implantadas para as equipes de corte em todo o Estado. Hoje já está disponível em Natal, Macaíba, Mossoró e Parnamirim. Isto quer dizer que antes de executar o corte, o cliente tem a opção de negociar os valores em atraso.

NOVA CAMPANHA

A partir desta segunda-feira (19), até o dia 13 de novembro, o valor da entrada para parcelamento, na própria fatura da Caern, está reduzido de 30% para apenas 10%. Por exemplo, quem tem um débito de R$ 300, poderá parcelar com entrada de R$ 30.

A Caern também retomou o parcelamento em até 36 vezes, sendo a parcela mínima correspondente a 50% do valor médio da fatura. Assim, se o consumidor tem uma fatura mensal média de R$ 60, o seu valor mínimo para a parcela é de R$ 30, respeitando a incidência de juros, multas e atualização monetária.

O parcelamento pode ser feito pelo Whatsapp (84) 98137-2343, na Agência Virtual (http://caern.com.br), através do link parcelamento de dívidas, ou nos escritórios de atendimento, mediante agendamento prévio na Agência Virtual ou no endereço http://agendamento.caern.com.br.

CARTÃO DE CRÉDITO – É possível negociar as faturas com o cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 12 vezes e com parcela mínima de R$ 5. A forma de negociação é a mesma da outra modalidade.

FISCALIZAÇÃO – A Caern tem intensificado a fiscalização de ligações irregulares e as fraudes no sistema. Além de coibir o uso indevido, a ação visa melhorar a distribuição de água para os consumidores. Os cortes por inadimplência também serão intensificados.

16/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Eleições 2020: É recorde o número de brasileiros aptos a votar

TSE

Daqui a um mês, 147.918.483 brasileiros poderão participar das eleições. O número é 2,66% superior ao de 2016. Não foram consideradas as bases de dados do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE), onde não haverá pleito em novembro, além dos brasileiros residentes no exterior, que só votam nas eleições gerais.

É importante lembrar que o horário de votação mudou em virtude da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus: será das 7h às 17h. O pleito em primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro e, em segundo turno, caso necessário, em 29 de novembro.

Eleitorado

O maior crescimento do eleitorado foi no Amazonas, com 7,88% (2.503.269). Por outro lado, Tocantins foi o único estado onde houve redução de 0,17% no número de votantes (1.035.289). São Paulo exibe o mais robusto colégio eleitoral (33.565.294), tendo contabilizado alta em relação a 2016 acima da média nacional: 2,69%. Somente a capital paulista tem 8.986.687 pessoas aptas a votar. Cabe ainda ressaltar que o menor eleitorado nacional está em Araguainha, em Mato Grosso: 1.001 eleitores.

As mulheres são 52,49% do eleitorado (77.649.569). Os homens totalizam 47,48% (70.228.457) Além disso, 0,03% não informou gênero (40.457). Como há dois anos é permitido o uso do nome social no título, 9.985 pessoas exercerão tal direito no título, em novembro.

Nos últimos quatro anos, houve um salto de 93,58% no número de eleitores que autodeclararam ter algum grau de deficiência – o quantitativo subiu de 598.314 em 2016 para 1.158.234 em 2020. A Justiça Eleitoral está capacitada a dar atendimento especial a esse público.

Em relação ao grau de instrução, as estatísticas do TSE mostram que a maior parte do eleitorado diz ter ensino médio completo (37.681.635). Em seguida, 35.771.791 eleitores revelaram ter o ensino fundamental incompleto. Outros 22.900.434 fizeram o ensino médio, sem conclusão. Apenas 15.800.520 concluíram a graduação superior. Ainda no quesito educação, 6,5 milhões de eleitores são analfabetos e 11,5 milhões apenas leem e escrevem.

Neste ano, cerca de 700 mil candidatos estão concorrendo a cargos em câmaras e prefeituras municipais. Além disso, em Mato Grosso, em paralelo ao pleito nacional para prefeito e vereadores, será preenchida uma vaga para o Senado Federal. A eleição se dará devido à cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, do mandato de Selma Arruda e de seus dois suplentes, pelas práticas de caixa dois e abuso do poder econômico, na campanha de 2018. Onze candidatos disputam a vaga.

Um dado curioso nas estatísticas do TSE é que, em 117 cidades, apenas um candidato disputa a prefeitura. Também chama a atenção o percentual de 37% dos municípios onde o embate ocorrerá entre duas candidaturas. Nas 2.069 cidades envolvidas, vivem 20,9 milhões de pessoas – 16,4 milhões de eleitores.

Candidaturas por partidos

Com 44.158 inscritos, o MDB é o partido com mais candidatos nas Eleições Municipais deste ano. Já PSD e PP aumentaram em mais de 30% seus números. Enquanto o primeiro inscreveu 32,4% mais filiados (eram 29.421 em 2016), o segundo elevou em 34,6% (eram 28.031 há quatro anos).

O Novo é a legenda com maior alta percentual de candidaturas. O crescimento de 330,56% corresponde à mudança de 144 para 620 candidatos. No rol ascendente, também estão o Podemos (104,99% sobre 2016, totalizando agora 20.071 candidatos) e o PSL (crescimento de 105,8%, com 21.667 postulantes). O DEM também concorrerá com um contingente maior – subiu de 21.953 para 32.536 candidatos.

Por outro lado, a legenda com a maior redução proporcional de candidaturas foi o PCB, que passou de 243 inscritos em 2016 para 75 em 2020 (69,14% a menos). Já o DC, que em 2016 disputou a eleição como PSDC, baixou de 7.607 candidatos para 4.635 (redução de 39,07%) e, finalmente, o PV, que teve diminuição de 11.866 inscritos para 5.089.

Campanha

A campanha eleitoral teve início em 27 de setembro, e a propaganda na rádio e televisão, no dia 9 de outubro.

Em virtude da pandemia, não haverá identificação biométrica nas Eleições 2020.

16/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Municípios devem organizar ampliação da testagem sorológica da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu ontem (15) uma nota técnica em que amplia a testagem sorológica da Covid-19 para toda a população do Rio Grande do Norte. Os locais para testagem são definidos pelos municípios e a população deve procurar a Secretaria de Saúde de sua cidade para confirmar os locais disponíveis para testagem.

Kelly Maia, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap, explicou que a coleta é feita pela rede municipal de saúde, que encaminha para os laboratórios regionais, que por sua vez disponibilizam os resultados para os municípios. “Cabe aos municípios pensar as estratégias para realização das coletas, que podem ser desde a atenção primária ou mesmo em centros de testagem. É importante que a população verifique junto aos municípios as estratégias utilizadas, procurem os agentes comunitários de saúde ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Ainda ressalta-se que é necessária a prescrição médica, e que alguns municípios já estão adotando a estratégia de, no local da coleta, ter um médico prescrevendo a requisição do exame”.

Os kits para diagnóstico já foram distribuídos aos Laboratórios regionais em Natal (Lacen), Caicó (Larec), Mossoró (Larem) e Pau dos Ferros (Larepf), atendendo a todas as oito regiões de saúde do estado.

Podem procurar os locais de coleta em cada município todas as pessoas sintomáticas (após 14 dias do início dos sintomas) e também as que não apresentaram sintomas. Os testes deverão ser realizados apenas em pacientes que não possuam previamente resultado positivo para detecção do vírus SARS-CoV-2 através da técnica RT-PCR.

A metodologia utilizada para a detecção de anticorpos é o imunoensaio por quimioluminescência in vitro para a determinação qualitativa de anticorpos de IgM e IgG para o novo Coronavírus, sendo a Imunoglobulina M mais associada a uma exposição recente ao vírus e a Imunoglobulina G a uma exposição mais tardia

A Sesap lembra que para a testagem de pacientes com sintomas agudos, deve ser priorizada a realização dos testes de RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico, destinado a toda a população sintomática, indicado para ser realizado até o 7º dia de início de sintomas.

16/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD seleciona 3ª turma para curso gratuito sobre tecnologias utilizadas pela Huawei

Fruto de parceria internacional, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), abriu hoje (16) as inscrições para a sua terceira turma de capacitações onlines e gratuitas em tecnologias utilizadas pela empresa chinesa Huawei.

Intitulada “Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação” (HAINA), a iniciativa é regida pelo Edital nº 068/2020, que contempla 60 vagas, mais cadastro reserva, para curso em HCIA Routing & Switching (R&S), centralizado nas soluções da Huawei.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 23, acessíveis por meio do link. Para participar, não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico, basta que o candidato comprove ter conhecimento sobre as temáticas do curso.

Segundo o professor Augusto Neto, coordenador da iniciativa, qualquer pessoa, tanto do RN como de outros estados, pode participar do projeto, que garantirá certificação aos 40 melhores alunos do curso de R&S.

Seleção

O processo de seleção diz respeito à terceira turma do projeto – serão quatro grupos com carga horária de 45h de ensino online – e consistirá em uma avaliação da documentação comprobatória.

A nota de classificação será feita a partir da média ponderada de itens como experiência e formação comprovada na área de Redes de Computadores, além de cursos de formação acadêmica, como especialização, mestrado ou doutorado.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 27 deste mês e as aulas online já começam no dia 30.

16/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

RN lidera a produção de camarão do país

FOTO: SAPE/RN

O Rio Grande do Norte se mantém como o maior produtor de camarão do país, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2019 – PPM, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e divulgados nesta quinta-feira (15). Uma alta de produtividade comemorada pelo terceiro ano consecutivo.

As informações apontam para um crescimento da produção de camarão criado em cativeiro de 18,8%, totalizando 54,3 mil toneladas em 2019, em todo o país. O Nordeste é responsável por quase toda essa produção, com 99,6% do total nacional.

No Nordeste, o RN se destaca com 38,2% e o Ceará com 30,8%. O município de Pendências/RN, continua liderando o ranking dos 169 municípios que produziram camarão em 2019, seguido por Aracati/CE, Canguaretama/RN e Arês/RN. Outros municípios potiguares também se destacam entre os dez municípios com maior produção de camarão do Brasil, como Mossoró, Senador Georgino Avelino e Nísia Floresta.

Os números animadores divulgados pela PPM, também são comemorados pelos produtores. Segundo dados da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão – ANCC, o RN possui 480 fazendas de camarão, distribuídas numa área de 7.000 hectares. “O Rio Grande do Norte tem tradição no segmento, em 2019, o estado produziu cerca de 20 mil toneladas e também gerou 26.250 empregos, afirmou o carcinicultor Orígenes Monte”, presidente da ANCC.

As 20,7 mil toneladas produzidas no território potiguar em 2019, geraram R$ 555,4 milhões. Valor que representa 46,8% da produção de camarão do Brasil em 2019. Na comparação com 2018, houve um crescimento de 5,1% na produção do crustáceo. Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC, Itamar Rocha, a carcinicultura é o alento do mercado interno brasileiro. “O cultivo de crustáceos cresce cerca de 10% ao ano no país desde 2016”, afirma Rocha.

A PPM também afirmou que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de larvas de camarão do Brasil com 6,7 milhões de milheiros em 2019. Essa quantidade representa 56% da produção nacional de larvas. Juntos, o estado potiguar e o Ceará produzem 93% das larvas de camarão nacionais. A pesquisa é divulgada anualmente, apresentando dados sobre os efetivos de pecuária dos municípios, a produção de origem animal, incluindo a aquicultura, e o valor de produção.

15/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça Eleitoral incentiva idosos a votarem nas primeiras horas do dia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está incentivando os idosos para votarem nas primeiras horas da manhã nas Eleições Municipais de 2020, cujo primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro.

O período de início da votação (7h às 10h) está reservado preferencialmente para as pessoas acima de 60 anos, com o objetivo de proporcionar um atendimento diferenciado a esse grupo etário diante do cenário da pandemia. No entanto, idosos que não desejem votar nesse horário, poderão comparecer em qualquer outro momento até o final da votação, às 17h.

A medida foi definida pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. De acordo com o Coordenador das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o horário reservado (7h às 10h) não é uma regra, mas sim uma proposta para que se dê a oportunidade para os idosos votarem com mais tranquilidade diante de um cenário atípico no qual estamos vivendo.

“É importante ressaltar que as pessoas com mais de 60 anos também não irão votar apenas no horário preferencial. Elas têm todo o período da votação (7h às 17h) para exercerem seu direito de voto. Nós disponibilizamos esse horário para que possamos distribuir as pessoas e não causar aglomerações durante o dia da eleição”, afirma o Coordenador das Eleições do TRE-RN, Tyronne Dantas de Medeiros.

A determinação foi definida com base nas estatísticas do TSE, nas quais os idosos buscam, preferencialmente, o horário da manhã para exercer seu direito de voto. Para evitar aglomeração e como medida de prevenção ao novo coronavírus, a Justiça Eleitoral pede que os eleitores de outras faixas etárias procurem comparecer aos locais de votação em outros horários.

15/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Por conta da seca, Governo Federal reconhece situação de emergência em 18 cidades do Rio Grande do Norte

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 18 municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial da União.

O reconhecimento foi concedido às cidades de Água Nova, Apodi, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Francisco Dantas, Luís Gomes, Paraná, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Severiano Melo, Taboleiro Grande e Venha Ver.

Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população.

15/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Reservas hídricas do RN permanecem acima dos 50%

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – Foto: Ney Douglas

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quarta-feira (14), indica que as reservas hídricas superficiais totais acumulam 2.207.241.944 metros cúbicos, correspondentes a 50,43% da capacidade total do RN que é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, reserva 1.403.960.387 m³, equivalentes a 59,16% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de metros cúbicos.

Já o reservatório Santa Cruz do Apodi, segunda maior barragem do Estado, acumula 191.439.790 m³, o que corresponde a 31,92% da sua capacidade total, 599.712.000 m³.

Umari, localizado em Upanema, terceiro maior manancial do RN, represa 241.528.484 m³, equivalentes a 82,49% da sua capacidade, que é de 292.813.650 m³.

A barragem Pau dos Ferros acumula 15.926.165 m³, correspondentes a 29,04% da capacidade total do manancial que é de 54.846.000 m³.

O Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, reserva 11.716.970 m³, correspondentes a 26,38% da sua capacidade total, 44.421.480 m³.

O açude Itans, localizado em Caicó, acumula 7.893.438 m³, equivalentes a 10,41% da sua capacidade total que é de 75.839.349 m³.

O açude Boqueirão de Parelhas acumula 20.628.603 m³, correspondentes a 24,33% da sua capacidade que é de 84.792.119 m³. Já o Caldeirão de Parelhas, com capacidade para 9.320.657 m³, represa 2.128.696 m³, o que equivale a 22,84% do seu volume total.

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, está com 2.373.825 m³, que correspondem a 21,85% da sua capacidade total, 10.865.000 m³.

O açude Apanha Peixe continua com volume acima dos 90%, acumula 9.266.667m³, o que corresponde a 92,67% da sua capacidade total que é de 10 milhões de metros cúbicos.

Os mananciais com volumes na faixa dos 80% das suas capacidades, além de Umari, são: Santana (Gangorra), localizado em Rafael Fernandes; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 81,37%; Encanto, localizado em Encanto, com 82,8% e Mendubim, localizado em Assu, com 88,78%.

Os açudes com volumes na faixa de 70% são:Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 79,72%; Rodeador, localizado em Umarizal, com 74,53%; Morcego, localizado em Campo Grande, com 75,75%; Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, com 71,04%; Beldroega, localizado em Paraú, com 75,18%; Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com 74,61% e Dourado, localizado em Currais Novos, com 72,41%.

Já os reservatórios com volumes inferiores a 10% e, portanto, considerados em nível de alerta, são: Flechas, localizado em José da Penha, com 8,17%; Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,54% e Passagem das Traíras, que continuam passando por obras em sua estrutura e acumula apenas 0,4% da sua capacidade.

Já os secos continuam sendo apenas dois: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das lagoas

A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.

A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 9.789.287 m³, percentualmente, 88,39% da sua capacidade total que é de 11.074.800 m³.

A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 45.036.624 m³, correspondentes a 53,44% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros