O IFRN lançou dois editais com 1.343 vagas para cursos destinados a quem já concluiu o Ensino Médio e também para Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As inscrições, que vão custar R$ 30, serão abertas na segunda-feira (9) e seguem até 6 de abril. A prova será no dia 17 de maio.
Para o Proeja, serão 40 vagas, para o Campus Mossoró, no curso de Edificações no período noturno. Já para os cursos na forma subsequente, as 1.303 vagas restantes envolvem 20 cursos, oferecidos em 15 campi.
Confira na tabela abaixo
A execução das etapas do processo seletivo para ambos os editais, que vão desde a etapa de inscrição ao resultado final, ficará sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).
Candidatos
De acordo com o IFRN, para o subsequente o processo seletivo estará aberto a quem tiver certificado de conclusão do Ensino Médio (ou de curso equivalente); para o Proeja, a seleção estará aberta exclusivamente aos concorrentes que tiverem, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula deste processo seletivo, 18 anos completos.
A prova está agendada para 17 de maio de 2020, das 8h ao meio-dia. A avaliação terá questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática, e a proposição de uma redação. O cronograma e os demais detalhes do certame podem ser consultados nos editais.
Na manhã desta quarta-feira, (04/3), professores e alunos da rede municipal de Educação de Angicos receberam das mãos do prefeito Deusdete Gomes e da secretária de Educação Manuela Rodrigues, um kit personalizado para volta as aulas.
O gestor visitou o CMEI e as Escolas Francisco Alexandre Lopes (Rio Velho) e Maria Zélia Alves (Riacho do Prato). A chefe do Gabinete Civil, Bruna Barreto também participou do momento.
Mais de mil estudantes serão contemplados com o material didático que por sua vez foi distribuído da seguinte forma: 162 Kits foram destinados a creches, 234 ao Pré I e Pré II.
O Fundamental I (do 1° ao 3°) recebeu 181, Fundamental I (do 4° ao 5°) 174. Já o Fundamental II e EJA 356, totalizando 1107 Kits distribuídos. Já para os Professores em sala e coordenadores pedagógicos foram entregues 91 Kits.
“Investir na Educação tem sido um compromisso permanente da nossa gestão e continuaremos neste sentido”, frisou o prefeito Deusdete.
Com as recentes chuvas, o Açude Dourado, em Currais Novos, que contava com menos de 2% de sua capacidade na sexta-feira (28), atingiu sua capacidade máxima nas primeiras horas desta terça-feira (03). O manancial, devido à inviabilidade do Açude Marechal Dutra (Gargalheiras), tem sido nos últimos anos a única fonte de abastecimento da cidade de Currais Novos. Ainda na terça-feira (03), foram feitas as primeiras análises da água acumulada.
Para se ter uma ideia de quanta água entrou no açude Dourado, basta fazer um comparativo do volume de água do dia 28 de fevereiro, que era de 282 milhões de litros de água e da medição da terça (03), já em capacidade total de 10,3 milhões de metros cúbicos, o equivalente a mais de 10 bilhões de litros de água. Um cenário muito positivo e que há anos não ocorria. A água, que agora transborda no Dourado, segue para o Gargalheiras, em Acari.
Porém, a recarga do manancial altera a qualidade da água e são necessárias análises para garantir o padrão da água fornecida. Uma vez que os primeiros resultados não foram satisfatórios, o abastecimento da cidade terá que ser reforçado pelo Gargalheiras, com incremento de 60% a mais no abastecimento da cidade. Devido a isso, o fornecimento de água de Currais Novos precisará ser interrompido nesta quarta-feira (04) para ajustes no Sistema de Abastecimento.
Atualmente, de acordo com dados do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) desta terça-feira (03), o Gargalheiras está com o volume de 8,41% com tendência de aumento, com a contribuição vinda do Dourado.
HISTÓRICO
Em 7 de fevereiro deste ano, o Gargalheiras estava com 6,79% de sua capacidade. O Dourado estava com menos de 2% na sexta-feira (28/02) e com previsão de abastecimento por, no máximo, dez dias. Já no sábado (29), a Caern teve que retirar as bombas que estavam dentro do açude, porque o volume elevou rapidamente. Na madrugada desta terça-feira (3), o Dourado sangrou.
O Dourado vinha abastecendo sozinho, desde 2015, a cidade de Currais Novos, na região Seridó, em sistema de rodízio, onde a cidade está dividida em dois setores. Antes da escassez hídrica, o açude era responsável por apenas 30% do fornecimento de água da cidade, complementando os 70% da água provenientes do Gargalheiras, que deixou de abastecer Currais Novos em setembro de 2015.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é destaque em inovação, segundo o ranking de Universidades Empreendedoras 2019 (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Conforme o levantamento, a Instituição ocupa a primeira posição entre as universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte neste critério.
No ranking geral, a UERN ocupa a 12ª posição entre as universidades de todo o País no quesito. A UERN ficou à frente das Universidades Federal do RN (UFRN) – 18ª posição, Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 22ª, e Potiguar (UnP) – 88ª.
Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o Prof. Me. Frank da Silva Felisardo avalia positivamente o resultado, que reforça a qualidade da UERN na promoção de uma cultura inovadora.
Para o chefe do Setor de Incubadoras, Prof. Dr. Vinícius Claudino de Sá, o resultado no ranking de Universidades Empreendedoras 2019 é um reconhecimento de que a Universidade está no caminho certo. “Apesar de todos os desafios, conseguimos ter resultados positivos. Trabalhamos na UERN com o conceito de ecossistema de inovação, respeitando as características das unidades acadêmicas e do local. Assim podemos estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo”, avalia.
A pesquisa em 2019 abrangeu 123 universidades de todo o Brasil e tem como objetivo aperfeiçoar a educação superior no País, por meio do estímulo ao empreendedorismo. Para a elaboração do ranking, a Brasil Júnior leva em consideração diversos indicadores, como cultura empreendedora, projetos de extensão, acessibilidade entre os estudantes, inovação e pesquisa, internacionalização, infraestrutura e proximidade com o mercado, entre outros.
O ranking é feito a partir da coleta e análise de dados provindas de três diferentes fontes: as percepções dos próprios alunos, informações autodeclaradas pelas universidades; e dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados.
O RUE existe desde 2016 e é feito em parceria com 27 federações de empresas juniores de todo o Brasil, além de contar com o apoio de diversas entidades nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças, designou os coordenadores dos polos regionais criados para a realização de audiências de custódia no Rio Grande do Norte. A perspectiva é que os polos do interior iniciem as atividades ainda este mês.
A Central de Flagrantes de Natal foi desmembrada em duas unidades, tendo como coordenadores os juízes Diego Dantas (1ª unidade) e Michel Mascarenhas (2ª unidade). Para o polo regional de Mossoró foi designada como coordenadora a juíza Andressa Luara Rosado Fernandes. Em Pau dos Ferros, o coordenador do polo será o juiz Osvaldo Cândido; e em Caicó a coordenação caberá ao juiz Luiz Cândido Villaça.
A audiência de custódia consiste na apresentação de preso em flagrante ao juiz em até 24 horas. Durante o procedimento, o magistrado faz uma análise inicial sobre a legalidade da prisão e a necessidade ou não de sua permanência.
A interiorização das audiências de custódia atende à nova redação dada ao artigo 310 do Código de Processo Penal pela Lei nº 13.964/2019 (Lei do Pacote Anticrime), que determina a realização da audiência de custódia no prazo de 24 horas, sob pena de relaxamento da prisão, caso não haja motivação idônea para a não realização do procedimento.
A Resolução nº 4/2020 prevê que, nos polos do interior, as audiências ocorram às segundas, quartas e sextas-feiras, além dos dias regulares de plantão. O horário para a apresentação dos presos será definido pela coordenação de cada polo.
Segundo o normativo, nas terças e quintas-feiras, nos polos do interior, o juiz apreciará os autos de prisão em flagrante e somente designará a audiência se não conceder liberdade por qualquer motivo ou fixar medida cautelar diversa da prisão.
Comarcas abrangidas
O polo de Natal será responsável por atender as seguintes comarcas:
1ª Central de Flagrantes
Natal, João Câmara, Poço Branco, São Bento do Norte, Touros, Santa Cruz, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Tome, Tangará, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
2ª Central de Flagrantes
Arez, Canguaretama, Goianinha, Monte Alegre, Nísia Floresta, Pedro Velho, Santo Antônio e São José de Mipibu.
O polo de Mossoró será responsável por atender as seguintes comarcas:
Apodi, Areia Branca, Baraúna, Mossoró, Açu, Angicos, Campo Grande, Ipanguaçu, Lajes, Santana do Matos, Upanema, Macau e Pendências.
O polo de Caicó será responsável por atender as seguintes comarcas:
Acari, Caicó, Cruzeta, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas, São João do Sabugi e Currais Novos.
O polo de Pau dos Ferros será responsável por atender as seguintes comarcas:
Alexandria, Almino Afonso, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Patu, Pau dos Ferros, Portalegre, São Miguel e Umarizal.
* A Resolução prevê que as audiências de custódia relativas às prisões em flagrante ocorridas nos Municípios de Caraúbas e Nova Cruz serão realizadas pelos magistrados dessas comarcas.
Nesta terça-feira (3), cinquenta ararinhas-azuis desembarcam no Brasil, no Aeroporto de Petrolina, em Senador Nilo Coelho (PE), vindas da Alemanha. Após o pouso, as aves serão levadas para a cidade de Curaçá, na Bahia, onde um centro de reprodução foi construído especialmente para recebê-las.
A primeira soltura da ararinha-azul está prevista para 2021. Ao longo deste período, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os animais passarão por processo de adaptação e treinamento para viverem em vida livre.
As ararinhas-azuis são consideradas extintas na natureza desde o ano 2000, devido às ações de caçadores e traficantes de animais. Atualmente, existem 166 exemplares da ave mantidos em cativeiro. Além dos 13 no Brasil, há 147 na Alemanha, dois na Bélgica e quatro em Singapura, países que participam do Programa de Reintrodução da Ararinha-Azul.
O processo de retorno das araras-azuis ao Brasil faz parte de um acordo firmado no ano passado entre o ICMBio e a ONG alemã, Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), que mantém as aves.
Histórico
Descoberta no início do século 19 pelo naturalista alemão Johann Baptist von Spix, a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), espécie exclusiva da Caatinga brasileira, teve sua população dizimada pela ação do homem. O último exemplar conhecido na natureza desapareceu em outubro de 2000.
Desde então, os poucos exemplares que restaram em coleções particulares vêm sendo usados para reproduzir a espécie em cativeiro, quase todos no exterior. A ararinha é considerada uma das espécies de aves mais ameaçadas do mundo. Em 2000, foi classificada como Criticamente em Perigo (CR) possivelmente Extinta na Natureza (EW), restando apenas indivíduos em cativeiro.
Rara, a espécie vivia originalmente numa pequena região do interior de Juazeiro e Curaçá, no norte da Bahia, onde o Governo Federal criou, em junho de 2018, duas unidades de conservação: o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul (com 29,2 mil hectares) e a Área de Proteção Ambiental da Ararinha-azul (com 90,6 mil hectares), destinadas à reintrodução e proteção da espécie, e conservação do bioma da caatinga.
Dos cinco casos suspeitos de infecção humana pelo Covid-2019 (novo Coronavírus) no Rio Grande do Norte, um foi descartado, segundo o terceiro boletim sobre a doença divulgado nesta terça-feira (03) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Até o momento, o estado contabiliza quatro casos suspeitos, cinco descartados e quatro excluídos. Dos quatro casos suspeitos, três são residentes em Natal e um em Parnamirim.
Os pacientes suspeitos seguem em estado geral bom, em isolamento domiciliar, medida recomendada para casos sem complicações clínicas, conforme Protocolo Clínico Estadual e Nacional. No RN, o Hospital Giselda Trigueiro e o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes são unidades de referência para os casos que necessitem de internação.
Como forma de otimizar a vigilância epidemiológica do Rio Grande do Norte e fortalecer o trabalho de saúde pública, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD), assinou, na tarde de hoje, 3, um projeto que visa a criar novas soluções de Tecnologia da Informação (TI) para uso da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).
A assinatura do termo de convênio aconteceu no gabinete da Reitoria da UFRN e oficializou o início da parceria, que durará até março de 2022. A iniciativa promete otimizar o uso do banco de dados da Sesap, bem como criar novas plataformas de divulgação de protocolos clínicos para instituições e profissionais da saúde.
Para representar a Universidade, estiveram presentes na reunião o reitor Daniel Diniz, o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, e docentes do Instituto. Também compareceram o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, e a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi.
Projeto
Intitulado Desenvolvimento e Inovação em TI na Vigilância Epidemiológica do Estado do RN, o projeto tem como principal objetivo criar uma série de soluções tecnológicas que otimizem o trabalho da Sesap em todo o estado potiguar.
Para isso, a parceria prevê a criação de um aplicativo para dispositivos móveis que permita a divulgação, em tempo real, de protocolos clínicos e dados epidemiológicos por região.
“A ideia é criarmos um aplicativo que forneça facilmente dados da Secretaria, como um boletim separado por região. O profissional de saúde, por meio do GPS de seu celular, poderá ver o quadro epidemiológico daquela área e, com isso, saber que condutas deve tomar para casos específicos”, explica Alessandra Lucchesi.
O projeto também pretende divulgar automaticamente uma série de protocolos e notas técnicas, que deverão ser seguidos pelas instituições promotoras de saúde para redução de riscos e do número de óbitos.
A perspectiva é que, a partir do dia 10 deste mês, com a publicação no Diário Oficial do Estado, a iniciativa comece a ser operacionalizada. Para isso, o IMD lançará uma série de editais de seleção para alunos de graduação e pós-graduação que queiram se engajar no projeto como bolsistas.
“Pretendemos possibilitar uma intervenção rápida quanto ao tratamento de casos relacionados a problemas epidemiológicos, tudo baseado em informações colhidas em tempo real. Essas novas tecnologias podem, inclusive, nos ajudar no manuseio de bancos de dados em outras áreas, como Saúde do Trabalho”, comenta Cipriano Maia.
Oportunidade
Durante a reunião, o diretor Ivonildo Rêgo também aproveitou a ocasião para discutir a possibilidade de se criar futuras novas parcerias. Dentre as sugestões, o professor destacou a oportunidade de vincular as atividades desempenhadas pelas residências em TI do IMD às demandas da Sesap.
“Quando pensamos em profissionais de pós-graduação desenvolvendo soluções de TI para a saúde pública, estamos pensando não apenas na otimização do quadro epidemiológico do estado, mas também na criação de novas oportunidades. Uma nova tecnologia pode criar uma startup, que cria empregos e, consequentemente, ajuda na economia do RN”, argumenta Ivonildo Rêgo.
Sempre nos períodos chuvosos, o problema se intensifica: As ligações indevidas de água pluvial na rede de esgotos provocam transbordamento, transtornos, entre outras consequências. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) registra em sua Central de Atendimento o aumento no número de chamadas com reclamações para este problema. E lembra que o uso correto dos sistemas de esgotamento e de drenagem (de responsabilidade das prefeituras) é a melhor forma de evitar situações como essas.
A rede de esgotamento sanitário é projetada para conduzir efluentes domésticos. Sua tubulação está dimensionada para isso e, dessa forma, deve receber apenas água servida oriunda da cozinha, banheiros e área de serviço dos imóveis. Como ela não é dimensionada para água de chuva, quando essa ligação ocorre, o encanamento não aguenta o volume extra e transborda.
No caso de Natal, há um agravante do problema, pois há ruas com esgotamento sanitário, mas sem sistemas de drenagem. Por causa disso, algumas pessoas querem escoar a água de chuva pela rede de esgoto e, em períodos chuvosos, as ligações clandestinas geram diversos transtornos. Frequentemente, em vias em que há alagamentos, os poços de visita da Companhia acabam funcionando como ralos, pois a água acaba entrando no coletor.
Para as equipes que trabalham nas ruas, um indicativo de que a rede de esgoto está recebendo material inapropriado é quando há grande quantidade de areia nas tubulações. A presença desse material pode acabar retardando o conserto, pois exige que a equipe faça a sua retirada de dentro da rede, demandando um tempo maior.
Além do entupimento da rede, que provoca transtornos como mau cheiro, sujeira, esgoto retornando pelos ralos dos imóveis, doenças como diarreia, hepatite e gastroenterite, a ligação clandestina também traz o risco de comprometimento de estações elevatórias de esgotos (EEE), que não suportam a alta carga nas bombas para lidar com o volume extra de água e o rompimento de tubulações de esgoto. Ela pode atrapalhar o tratamento biológico, pois “dilui” o esgoto.
CRIME
A ligação clandestina na rede de esgoto é considerada crime ambiental, podendo o infrator ser responsabilizado criminalmente. Fora as multas aplicadas. Os valores são calculados de acordo com a quantia da tarifa mínima de cada categoria de usuário, de acordo com Tabela de Serviços e Multas da Caern, e multiplicados em 20 vezes, com exceção da tarifa social (10 vezes). Por exemplo: a infração cometida por um cliente residencial terá multa calculada igual a 20 vezes R$ 39,99 (atual tarifa mínima da categoria), totalizando R$ 799,80.
Os usuários devem, antes de operar qualquer ligação, procurar saber informações contatando os órgãos prestadores de serviços. Em caso de água pluvial, tratar com a prefeitura; já no caso de esgoto, o canal de atendimento é o telefone 115.
CURRAIS NOVOS
Embora o problema da ligação clandestina seja mais recorrente em Natal, as cidades do interior do Estado também enfrentam situações desse tipo. Um exemplo é Currais Novos, na região Seridó do Estado, onde o escritório da companhia tem detectado ocorrências de destinação irregular de água de chuva na tubulação de esgotos.
No ano passado, em Caicó, também na região Seridó, a Regional Seridó da Caern executou uma ação de fiscalização para coibir casos de ligação irregular de esgoto. Denúncias chegaram à companhia dando conta de ligações indevidas numa rede coletora não concluída, na Zona Norte da cidade.
Neste começo de 2020, novas ocorrências foram registradas. Ao mesmo tempo em que orienta a população sobre a gravidade do problema, a Caern também recomenda que casos desse tipo sejam denunciados pela população, nos canais de atendimento da companhia, a fim de se possa combater a prática com mais eficácia.