Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.242 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (12) no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. O prêmio acumulou.
Após quase cinco anos de escassez hídrica no interior do Estado, o reservatório Marechal Dutra (açude Gargalheiras) voltou a abastecer a cidade de Currais Novos, complementando a água fornecida pelo Açude Dourado, além de continuar a abastecer a cidade de Acari.
Ambos os mananciais tiveram uma recarga importante na última semana: o Gargalheiras saiu do volume morto e praticamente seco para quase 14,61% de sua capacidade, segundo o boletim mais recente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), enquanto o Dourado passou de 2% para seu volume total de armazenamento, atingindo a sangria.
Com este cenário positivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o fornecimento de água pelo Gargalheiras para Currais Novos, o que não interfere no abastecimento de Acari, que continuará a receber água com a mesma vazão.
Essa gestão na distribuição da água disponível também vai amenizar o impacto da seca em Currais Novos, que atualmente funciona em um sistema de rodízio quinzenal, dividindo a cidade em dois setores. Atualmente, a Companhia está captando para Currais Novos, 200 metros cúbicos de água, o equivalente a 200 mil litros de água, por hora (200m³/h) durante 24 horas, e completando com 120 a 150 mil litros de água (m3/h) do Gargalheiras, por aproximadamente 10 horas por dia.
O cruzeiro Amera, com 578 passageiros a bordo, maioria alemães, chegou às 07h30 desta quarta-feira (11), ao Porto de Natal, onde permaneceu até o final da tarde. A atracação só foi realizada após a apresentação, à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Declaração Marítima de Saúde, procedimento comum em todas as situações.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), que administra o Porto de Natal, cumpriu todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus, definidos pela Anvisa, entre eles, avisos sonoros na estação de passageiros, com orientações em inglês, português e espanhol, sobre a importância da lavagem das mãos, prevenção e sintomas da doença.
Registrado nas Bahamas, o Amera partiu de Mônaco no dia 06 de janeiro e está percorrendo a costa brasileira desde o dia 29 de fevereiro. Antes de atracar na Capital Potiguar, esteve em Salvador (BA) e tem como próximo destino Belém (PA).
Além desse, o Porto de Natal receberá outros três cruzeiros até abril: o MS Insigna (19/03), Seabourn Quest (28/03) e Pacific Princess (16/04).
A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) participaram do processo de chegada do navio, reforçando a segurança e atuando na organização do trânsito, respectivamente.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmam, na noite desta quinta-feira (12/03), o primeiro caso importado do novo Coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.
Trata-se de paciente com histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria), de 24 anos do sexo feminino. A referida paciente passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas em Natal, onde reside. As análises laboratoriais foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do covid-19.
Importante destacar que a paciente foi contaminada na Europa, ou seja, ainda não temos transmissão local no RN – quando ocorre de pessoa a pessoa. A paciente começou a manifestar os sintomas da doença, ao retornar ao Estado procurou assistência médica. Desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para o covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território, como sarampo e a influenza. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake News.
Por fim, A Sesap-RN e a SMS Natal reafirmam que este não é um momento para pânico. O Estado vem intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingências que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde. Trabalhando arduamente para atender os casos suspeitos por covid-19 independente de confirmação, buscando, assim, evitar novos adoecimentos.
Edital deverá ser publicado em 180 dias. — Foto: Bruno Vital/G1
Por G1 RN
O Governo do Rio Grande do Norte autorizou a execução de um concurso público para preencher vagas nos cargos de delegado, agente e escrivão da Polícia Civil do estado.
Ao todo serão 301 vagas e a publicação do edital está prevista para até 180 dias a contar desta quinta-feira (12), data da divulgação no Diário Oficial do Estado (DOE).
O certame já era esperado desde 2 de janeiro quando a governadora Fátima Bezerra anunciou o concurso para a contratação de novos agentes, durante aula inaugural do curso de formação dos novos policiais militares, que aconteceu no Centro de Convenções.
O anúncio do concurso também foi feito pelas redes sociais da Polícia Civil do RN.
Investimento que solidifica o compromisso do governo municipal com a área de educação, a aquisição dos materiais que compõem o Kit Escolar chegou a todos os estudantes da rede pública de ensino de Angicos.
Nesta quinta-feira (12/3), o prefeito Deusdete Gomes concluiu o roteiro de distribuição dos kit’s efetuando a entrega ao alunado das Escolas Maria Zélia Alves (Riacho do Prato) e professora Maria Odila.
O ato solene de entrega do Kit Escolar aos discentes contou com a presença da secretária municipal de Educação Manuela Rodrigues, da Chefe de Gabinete Bruna Barreto, do Vereador Neto de Dezin, da direção, docentes e auxiliares.
Concluindo o momento, os educadores receberam das mãos do gestor público o Kit Escolar personalizado. O material é um aporte para auxiliar na prestação de um ensino de qualidade aos educandos.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está recomendando ao prefeito de Upanema que adote as providências necessárias para o retorno às atribuições de origem daqueles servidores que estiverem em desvio de função para atribuições que não guardem ao menos uma relação de concreta com esses cargos.
Na recomendação, o MPRN também orienta que o Município proceda com a readaptação em procedimento formal, com decisão fundamentada em laudo médico e com o prévio parecer jurídico.
A iniciativa ministerial ocorre após o conhecimento de que funcionários municipais não vêm cumprindo a sua jornada de trabalho, bem como se encontram em desvio de função de suas atividades. O assunto é alvo de investigações em um inquérito civil instaurado na Promotoria de Justiça de Upanema.
O recebimento indevido de remuneração, sem que o servidor exerça suas atividades, implica em infrações de natureza cível, administrativa e criminal. E a ineficiência no controle da carga horária e atribuições efetivamente cumpridas pelos servidores públicos fomenta o descumprimento dos deveres funcionais, o que pode configurar, inclusive, improbidade administrativa, no que se refere ao servidor e ao administrador conivente com tal conduta.
Ainda em peregrinação pelos gabinetes dos deputados federais e senadores potiguares, no Congresso Nacional, em Brasília/DF, nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) continuou luta em busca da retomada das obras de pavimentação do acesso à Serra de João do Vale, localizada entre Jucurutu e Triunfo Potiguar.
Composta pelo vereador de Jardim do Seridó, Iron Júnior (presidente da Federação das Câmaras do RN – FECAM/RN), pelos vereadores jucurutuenses Fagner Brito (presidente da Câmara), Edivan Fernandes e Rubens Batista, e pelo empresário Popó Saldanha, a comitiva liderada por Nelter Queiroz esteve nos gabinetes dos senadores Jean-Paul Prates (PT), Zenaide Maia (PROS) e Styvenson Valentim (Podemos), além de encontro com o deputado General Girão (PSL), dentre outros.
“A Serra de João do Vale é belíssima e tem um potencial enorme, mas ainda precisa ser explorada e receber investimentos em infraestrutura. Nossa luta maior e urgente é pela retomada das obras da estrada de acesso à Serra via Jucurutu, que estão licitadas, foram iniciadas, mas estão paralisadas”, frisou Nelter.
Ainda de acordo com o parlamentar, a Serra de João só Vale, com os devidos investimentos, se transformará em um dos grandes pontos turísticos do interior do Rio Grande do Norte, beneficiando, principalmente, as regiões Seridó, Vale do Açu e Médio Oeste.
BR-226
Ao deputado General Girão (PSL), Nelter Queiroz solicitou agilidade no sentido de que o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reassuma a administração da BR-226, no trecho que compreende os municípios de Currais Novos, São Vicente e Florânia, e realize a recuperação asfáltica deste trecho da rodovia.
“Há muitos anos este trecho da BR-226 é delegado e mantido pelo Estado do RN, através do Departamento de Estradas de Rodagens [DER] que, sem condições, não consegue proporcionar estrutura e manutenção adequada para a rodovia. É urgente que o Governo Federal reassuma esse trecho da BR-226, pois o Governo do Estado não tem condições de recuperar este trecho da BR-226 e deixá-lo no padrão das rodovias federais administradas pelo DNIT”, destacou Nelter.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Todos os deputados federais e senadores potiguares visitados por Nelter Queiroz estão sendo convidados a participar de audiência pública, de autoria do parlamentar jucurutuense, que debaterá o “Projeto Seridó”, no próximo dia 30 de março, às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O “Projeto Seridó” é uma importante iniciativa que busca garantir a segurança hídrica na região Seridó potiguar.
O presidente Jair Bolsonaro cancelou a viagem que faria hoje (12) à tarde a Mossoró, no Rio Grande do Norte, por razões de segurança sanitária contra o novo coronavírus e para se dedicar à negociação sobre o Orçamento com o Congresso Nacional. Estavam previstos anúncios de ações do governo federal para o estado.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que o evento deve ser remarcado nos próximos 60 dias. Também integrariam a comitiva os ministros Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e da Agricultura, Tereza Cristina.
“Infelizmente tivemos que adiar esse nosso encontro em razões de segurança sanitária. A decretação ontem pela OMS [Organização Mundial da Saúde] de pandemia mundial [para o coronavírus] nos obriga a ter uma maior segurança com a figura do presidente da República e com as pessoas que estão no seu entorno. Então, por esse motivo e em função da necessidade de o presidente se debruçar em relação a problemas que ocorrem na votação do Orçamento e de vetos que foram apreciados ontem pelo Parlamento, o presidente vai precisar adiar esse encontro”, disse Marinho.
No Brasil, há 60 casos confirmados da doença, batizada de Covid-19 e 930 casos suspeitos são monitorados.
Ontem (11), a OMS declarou pandemia para o novo coronavírus, quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da Covid-19.
A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.
Atento aos casos de coronavírus (Covid-19) que estão sendo registrados no Brasil e no mundo, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, reuniu-se na tarde dessa terça-feira, 10, com representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), para discutir as principais medidas preventivas que devem ser adotadas na instituição, como o estímulo à lavagem regular das mãos e o uso do álcool em gel.
Cumprindo com sua missão social, a UFRN participou da elaboração do Protocolo Clínico para Manejo de Pacientes do estado e promoveu aula aberta para comunidade universitária, no início de fevereiro. Já na reunião dessa terça, o reitor Daniel Diniz explicou que o objetivo foi analisar os procedimentos internos para evitar o coronavírus.
Nessa perspectiva, o perito médico da UFRN e pneumologista, Renan Laurindo Dantas dos Santos, tranquilizou a gestão universitária explicando que, neste momento, não há necessidade de isolamento de pessoas que não apresentem sintomas. “A vida deve seguir normal, tomando cuidados preventivos básicos, como a higiene regular das mãos”, esclareceu o médico.
Outra medida preventiva sugerida foi que os membros da comunidade acadêmica posterguem as viagens para as zonas de risco, como a China, Itália e Coreia do Sul, que são os países com maior número de casos confirmados, segundo o site do Ministério da Saúde (MS). Clique aqui para conferir os números de casos registrados no Brasil e no mundo.
O pneumologista Renan dos Santos apresentou ainda o Fluxograma de Atendimento Médico para os Casos Suspeitos de Coronavírus no Pronto Atendimento da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), o qual traz orientações para a triagem de casos suspeitos. Participaram também do encontro o vice-reitor Henio Miranda, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, o diretor da DAS, Benedito Braz Baracho, e o diretor do CCS, Antônio de Lisboa Lopes Costa.
Coronavírus: sintomas e prevenção
O coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias e teve seu novo agente descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, quando passou a ser denominado de Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, as investigações sobre as formas de transmissão da doença ainda estão em andamento. Contudo, neste momento, sabe-se que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa pelo ar ou por contato com as secreções contaminadas (saliva, espirro, tosse, catarro). Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado, podendo causar infecção do trato respiratório, como as pneumonias – febre, tosse, dificuldade para respirar.
Os casos graves da doença devem ser encaminhados aos hospitais de referência. No RN, as unidades hospitalares são o Hospital Giselda Trigueiro (Natal), Hospital Maria Alice Fernandes (Natal) e o Hospital Rafael Fernandes (Mossoró). Já os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar, conforme avaliação médica.
A prevenção é baseada em cuidados básicos como:
– Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabonete ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.