Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil
A epidemia de coronavírus no país levou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adiar para 2021 a realização do Censo Demográfico que estava previsto para este ano.
Estavam planejadas visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. A informação foi divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (17) em sua página na internet.
Além da dificuldade de contatos pessoais dos recenseadores com a população, por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que começaria em abril.
“Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, informou a nota, assinada pelo conselho diretor do instituto.
O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro daquele ano.
O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.
A partir desta quarta-feira (18) estão suspensas as aulas em todo o Sistema Estadual de Educação (que abrange, tanto a rede estadual, municipal quanto a iniciativa privada) no Rio Grande do Norte, por um período de 15 dias. A decisão foi tomada após a governadora Fátima Bezerra se reunir com o Comitê de Emergências em Saúde Pública e a Secretaria de Estado da Educação e outras representações de ensino.
“Essa decisão foi tomada em consonância com o Comitê montado para enfrentamento do novo Coronavírus, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, com o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato das Escolas Privadas, com todo o senso de responsabilidade que temos de ter nesse momento”, justificou a governadora, acrescentando que o Governo está trabalhando e tomando medidas de prevenção e combate desse vírus que afeta hoje todo o mundo, em defesa da vida, dos estudantes e de todo o povo do Rio Grande do Norte.
O Sistema Estadual de Educação soma quase 1 milhão de alunos – sendo 220 mil da rede estadual, 600 mil da municipal e 170 mil da privada, o que corresponde a cerca de 1/3 da população do RN.
No decorrer dessa semana, a Sesap e a Secretaria de Educação vão, juntas, promover um período de formação, planejamento e preparação dos estudantes e suas famílias para esse período de suspensão. Após esses 15 dias serão feitas avaliações periódicas para saber se o prazo será estendido ou não.
Até o presente momento só há um único caso de infecção pelo novo Coronavírus diagnosticado no Rio Grande do Norte. É um caso importado, em que a pessoa já se encontra curada. Não há casos com transmissão comunitária, ou seja, quando não se sabe a origem da infecção do paciente.
Reunião com Poderes e Municípios
Na tarde desta segunda-feira (16), a governadora se reuniu com os representantes dos poderes, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, associações de prefeituras e outras entidades para alinhar ações de combate ao vírus. Estiveram presentes os chefes dos municípios mais populosos do estado, como o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, além dos dirigentes dos poderes e da Femurn.
Durante o encontro, foi decidida, ainda, a criação de um comitê, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para debater as medidas necessárias no enfrentamento ao vírus e a criação de uma campanha massiva de comunicação para atingir todo o estado.
A administração Cruzetense, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou na manhã de hoje (17/03), a entrega de novos uniformes escolares para estudantes do nosso Município.
A primeira escola a receber o fardamento foi o Centro de Educação Infantil Joaquim Lopes Pequeno, seguindo pelas escolas Ana Assis de Medeiros e EMCAS.
.
“Estamos mantendo o compromisso com a Educação, iniciando a entrega do uniforme escolar para os alunos das nossas escolas, uma educação de qualidade tem sido prioridade na nossa gestão”, destacou o prefeito Sally Araújo.
Após reunião do Comitê Covid-19 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na manhã desta terça-feira, 17, o grupo recomendou a suspensão das aulas presenciais. Dessa forma, o reitor José Daniel Diniz Melo acatou a orientação da comissão de especialista e as aulas de graduação e pós-graduação ficam suspensas por tempo indeterminado.
Seguindo a avaliação constante da situação nacional e internacional dos casos do novo coronavírus, a decisão do Comitê Covid-19 da UFRN levou em consideração a necessidade de maximizar as medidas preventivas, para reduzir a contaminação, e a grande preocupação que assola a comunidade universitária, inviabilizando as atividades.
Para o reitor Daniel Diniz, o Comitê Covid-19 foi criado devido à preocupação com a situação do novo coronavírus e com o intuito de manter a comunidade universitária segura. “Ficamos sob alerta e em contato constante com o Comitê para embasar nossas medidas. Hoje, nosso grupo de especialistas recomendou a suspensão e acatamos a orientação para preservar a saúde dos integrantes da UFRN”, explicou o professor.
A UFRN atualizará a comunidade universitária, conforme novas decisões.
Comitê Covid-19 da UFRN
O Comitê Covid-19 da UFRN foi criado pelo reitor Daniel Diniz para assessorar a gestão no monitoramento e na atualização das recomendações das autoridades sanitárias. O grupo é presidido pelo vice-reitor Henio Miranda, e conta com as participações do responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), Benedito Baracho; do médico pneumologista, Renan dos Santos; do chefe do Departamento de Infectologia, Kleber Luz; da vice-diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Eliana do Nascimento; e do professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Joselio de Araújo.
Confira aqui outras notícias sobre o coronavírus do Portal da UFRN.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) suspende a partir das 12h desta terça-feira (17) as atividades acadêmicas presenciais da Instituição por tempo indeterminado.
A orientação institucional foi anunciada durante reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto, na manhã desta terça, após nova atualização do cenário epidemiológico no estado, feita pelo Comitê de Enfrentamento ao COVID-19. O encaminhamento também leva em consideração o alerta causado pela pandemia de coronavírus, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março.
As atividades administrativas seguirão até o final do expediente desta terça-feira (17) para que estratégias de organização para continuidade do trabalho, ainda que de forma remota, possam ser traçadas. Novas orientações quanto à manutenção dos serviços essenciais serão repassadas à comunidade acadêmica até a próxima quinta-feira (19).
Suspender procissões e outros eventos, evitar contato físico e mesmo o “abraço da paz” e aumentar as orações, e, aos idosos, assistir missas pela televisão ou outros meios de comunicação. Em uma nota assinada pelos três bispos do Rio Grande do Norte, a Igreja Católica Romana recomendou várias medidas aos fiéis e párocos para prevenir contágio do novo coronavírus, o Covid-19.
Os líderes maiores da igreja no estado se reuniram nesta segunda-feira (16) em Natal, para avaliar as medidas e consideraram que o momento não é de alarde, mas de cuidados especiais, “Em sintonia com as orientações das autoridades sanitárias do Estado e como medida de precaução”.
“Vamos intensificar a promoção de momentos de oração e preces a Deus, de modo particular, em família e individualmente, para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida na sociedade”, dizem na nota o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró.
Nas igrejas com grande afluência de fiéis aumente-se, quando possível, o número de celebrações para evitar aglomerações, orientando respeitar certa distância entre fiéis;
Durante as celebrações, evite-se o contato físico, sobretudo no Pai Nosso e no abraço da paz. A comunhão deve ser recebida na mão;
Não realizar procissões, encontros, assembleias, seminários e outros eventos, remarcando as atividades já previstas;
Na Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, a adoração da cruz seja feita sem o beijo
Oferecer álcool gel na entrada da igreja;
Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a pandemia;
As igrejas devem estar abertas, limpas e bem ventiladas, para as celebrações e atividades religiosas;
Em relação ao Sacramento da Penitência, faz-se necessário ter os devidos cuidados com a proximidade do confessor e do penitente e, na medida do possível, em lugares abertos.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Desembargador Glauber Rêgo, determinou a suspensão imediata dos atendimentos presenciais nos cartórios eleitorais de todo o estado durante 30 dias.
Serão atendidas somente situações de urgência e que demandem a regularização da situação do eleitor. Nesta quarta-feira (18), a sessão plenária da Corte Regional terá apenas pauta administrativa, onde a medida será submetida à ratificação pelos juízes.
O TRE-RN vem acompanhando diariamente todas as orientações dadas pelas autoridades de saúde e adotando novas medidas que busquem proteger a saúde de juízes, servidores e eleitores, contendo o risco de propagação do novo coronavírus (Covid-19), que foi considerado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde.
Silenciosa até a hora do choque, a passagem da corrente elétrica no corpo da vítima pode causar queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo a morte. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) alerta a população com medidas de prevenção para evitar esse tipo de ocorrência.
Para o capitão Daniel Gleidson, chefe do apoio técnico do SAT (Serviços de Atividades Técnicas) do Corpo de Bombeiros do RN, as consequências de um choque elétrico podem ser fatais.
“No momento do choque a vítima pode ter desde um susto, se afastando de forma imediata após o contato com a rede elétrica, até um caso mais grave, como parada cardíaca ou morte. Além disso, dependendo do local em que a pessoa esteja no momento do choque o risco pode ser maior. Se a vítima estiver numa escada mexendo na rede elétrica, por exemplo, um possível choque pode gerar uma queda e a situação se complica ainda mais”, disse.
O choque é a passagem da corrente elétrica pelo corpo. Para evitar ocorrências, as pessoas devem adotar medidas preventivas, garantindo a manutenção da rede interna de energia e tomando os cuidados necessários. Porém, não são apenas os adultos que precisam de prudências.
“A curiosidade faz parte do desenvolvimento das crianças. Através da exploração elas experimentam o mundo. Então a principal recomendação é que as tomadas estejam sempre protegidas com isolantes. Também é importante deixar qualquer objeto metálico como agulhas, tesouras, facas, chaves e frisos fora do alcance das crianças, para que elas não possam inserir tais objetos nas tomadas”, alertou o capitão Gleidson.
As redes elétricas das residências e de estabelecimentos comerciais podem ficar sobrecarregadas caso não haja manutenção, ou seja, vários equipamentos ligados na mesma fonte de energia podem provocar um curto-circuito seguido de incêndio.
“Manter um bom estado da rede elétrica também é importante para evitar choques e aquecimentos. Para isso, um profissional especializado deve ser contratado para realizar uma instalação ou a manutenção, para que as normas de segurança sejam observadas”, finalizou o chefe do apoio técnico do SAT (Serviços de Atividades Técnicas), capitão Gleidson.
Em caso de acidente envolvendo choque elétrico a primeira recomendação é desligar a fonte de energia. Caso não consiga, o ideal é tentar soltar o fio ou o material condutor da vítima com um objeto isolante. A pessoa jamais deve tocar na vítima durante o choque. Através do 193, o Corpo de Bombeiros do RN está à disposição para realizar o atendimento.
DICAS DE SEGURANÇA
– É perigoso mexer na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos como: tesouras e facas. O ideal é chamar um eletricista capacitado para realizar o serviço;
– Na instalação elétrica peça para o eletricista colocar o fio terra;
– Ao trocar as lâmpadas, toque apenas na extremidade do suporte ou no vidro da própria lâmpada;
– Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista, nunca os deixe descobertos;
– Quando as mãos ou o corpo estiverem úmidos, não toque em aparelhos elétricos;
– Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado. Não hesite em mandar consertá-los, sempre que apresentarem problemas ou causarem pequenos choques;
– Não faça gambiarras. O “famoso gato” pode provocar choques elétricos e incêndios;
– Fios e disjuntores devem estar adequados à carga elétrica de sua instalação;
– Muito cuidado na cozinha, banheiro e lavanderia! A combinação de água e eletricidade pode ser perigosa;
– Desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a chave de temperatura;
– O cuidado com a criança é essencial. Mantenha as tomadas vedadas e aparelhos elétricos fora do alcance delas;
Os programas de TV do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – o Justiça e Você e o TJRN Notícias – destacam os procedimentos estabelecidos pela Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte para normatizar a regularização fundiária no estado. Quem traz as informações é o juiz corregedor, Diego Cabral.
O Justiça e Você também mostra como acionar a unidade móvel do Juizado do Trânsito de Natal. O serviço que promove, com rapidez em sem burocracia, a conciliação entre condutores que se envolveram em acidentes de trânsito. O TJRN Notícias destaca a expansão das audiências de conciliação para as comarcas do interior do Rio Grande do Norte, com a implantação dos polos regionais de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.
O Justiça e Você e o TJRN Notícias são produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN. Confira os horários de veiculação dos programas nas emissoras conveniadas:
Foto: Albino Oliveira – Ascom/Ministério da Economia
Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (16), uma série de medidas econômicas emergenciais e estruturantes para mitigar os efeitos do coronavírus na economia brasileira e garantir a manutenção de empregos. De acordo com ministro da Economia, Paulo Guedes, vão ser liberados R$ 147,3 bilhões em medidas emergenciais, sendo até R$ 83,4 bilhões para a população mais vulnerável; e até R$ 59,4 bilhões para manutenção de empregos. Também há R$ 4,5 bilhões em rubricas específicas para o combate à pandemia.
Entre as medidas estruturantes estão a revisão do Pacto Federativo, que descentraliza recursos da União para estados e municípios; o projeto de lei da Eletrobras, que autoriza a privatização da companhia e pode gerar R$ 16 bilhões de caixa para o governo; e o Plano Mansueto, que visa manter o equilíbrio fiscal de estados com poucas dívidas, mas que vêm enfrentando dificuldades financeiras.
“Quando estávamos começando a decolar, veio esse vento contra [do coronavírus]. Se nós tivermos a atitude correta, trabalhar em vez de reclamar, a capacidade de resposta é maior. O sistema brasileiro é muito sólido, muito estável e tem condições para estagnar a crise”, concluiu o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Medidas emergenciais
Parte dos recursos anunciados dentre as medidas emergenciais será utilizado para antecipação do PIS/Pasep e do 13º dos aposentados do INSS. “Vamos cuidar dos mais idosos. Já anunciamos os R$ 23 bi para entrar em abril e mais R$ 23 bi para maio (sobre antecipação para aposentados e pensionistas do INSS) e antecipar abonos para junho (R$ 12 bi)”, diz Paulo Guedes ao falar das medidas para a população mais vulnerável.
Guedes também anunciou a retirada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e das tarifas de importação para produtos médicos hospitalares, como máscaras e luvas. “Nós baixamos as tarifas de exportação de 17 produtos”, declarou o ministro.
Durante a coletiva, também foram anunciados reforços para a inclusão de mais 1 milhão de família no Programa Bolsa Família; antecipação do Abono Salarial; redução do teto de juros do crédito consignado com aumento de prazo e margem; e destinação do saldo do fundo do DPVAT para o SUS (R$ 4,5 bilhões).
Manutenção de empregos
No pacote de manutenção dos empregos, o governo pretende permitir a isenção, por três meses, das contribuições dos empresários para o FGTS (R$ 30 bilhões) e da parte da União no Simples Nacional (R$ 22,2 bilhões). O dinheiro deixará de ser pago por 90 dias, mas o valor será ressarcido em prazo ainda não definido. No caso do FGTS, a equipe econômica informou que as contribuições em atraso poderão ser quitadas somente em 2021.
Outra medida consiste na redução em 50% das contribuições para o Sistema S (que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai; Serviço Social do Comércio – Sesc; Serviço Social da Indústria- Sesi; e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio- Senac) por três meses, num total de R$ 2,2 bilhões. O Programa de Geração de Renda (Proger), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) reforçará o crédito a micro e pequenas empresas em R$ 5 bilhões. O governo também pretende simplificar as exigências para a contratação de crédito e a dispensa de Certidão Negativa de Débito na renegociação de crédito e facilitar o desembaraço (liberação na alfândega) de insumos e matérias primas industriais importadas antes do desembarque.
Com informações do Ministério da Economia e Agência Brasil