As cidades de Pedra Preta, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo, além da comunidade de Cachoeira do Sapo, estão como abastecimento reduzido, até esta quinta-feira (12).
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando um trabalho de manutenção preventiva em um dos grupos motobomba da Estação de Bombeamento 3, em Lajes, sendo necessária a redução de vazão.
Logo que o serviço for concluído, no dia 12, o sistema terá o funcionamento restabelecido, sendo necessário, no entanto, o período de 48 horas para que a rede esteja totalmente normalizada.
Após dois anos encaminhando demandas ao Governo do Estado, através da SAPE (Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca) e do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte) onde cobrou a implantação do Certificado de Equivalência dos Serviços de Inspeção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) recebeu com alegria a notícia de que, nesta segunda-feira (9), finalmente o RN foi contemplado com a certificação em questão.
A certificação do RN com o SISBI-POA foi realizada na cidade de Fortaleza/CE e contou com a participação da titular da pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina. O Certificado coloca o Rio Grande do Norte em condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA, preservando a segurança alimentar do consumidor e permitindo que produtos de origem animal produzidos em território potiguar possam ser comercializados em todo território nacional.
“Atendendo as demandas chegadas ao nosso mandato, através dos queijeiros de nossa região Seridó e de representantes de cooperativas de todo o Estado que trabalham com matéria prima de origem animal, encampamos esta luta e passamos a cobrar do Governo do Estado condições viáveis e reais para que o Rio Grande do Norte fosse contemplado com o Certificado de Equivalência do SISBI-POA, para que nossos produtos de origem animal pudessem ser comercializados em todo território nacional”, destacou o parlamentar.
Ainda de acordo com Queiroz, a chegada da Certificação de Equivalência do SISBI-POA impulsionará toda a cadeia produtiva da pecuária potiguar, gerando mais empregos e renda para o homem e mulher do campo do Rio Grande do Norte.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2020 começa a vencer na próxima quinta-feira (12). Os primeiros vencimentos estão programados para os automóveis com finais de placas 1 e 2, já que o cronograma é baseado no número final da placa do veículo. A Secretaria Estadual de Tributação (SET) lembra que, com o fim do envio do carnê para a residência do proprietário do veículo, o boleto deverá ser gerado pela internet no site do Detran-RN (www.detran.rn.gov.br).
Para imprimir o boleto, o processo é bem simples. O contribuinte acessa o portal, clica na opção ‘consulta de veículos e boletos’. Em seguida, informa a placa do veículo e o Renavam. O próximo passo é escolher a geração de guia (pagamento nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, correspondentes Pagfácil, Lotéricas, Caixas Eletrônicos e Internet Banking) ou a emissão de Boleto (pagamento em qualquer instituição bancária).
Nessa guia, já vem o total com o desconto obtido na Nota Potiguar, cujo percentual máximo é de 10%, para aqueles que participam da campanha e destinaram os pontos no ano passado para essa finalidade. Os descontos oferecidos pela Nota Potiguar representaram uma renúncia fiscal de R$ 1,25 milhão que deixaram de ser recolhidos de 21.613 veículos beneficiados.
É possível pagar o tributo em até cinco cotas ou pagar a cota única, que, nesse caso, dá direito a um desconto de 5% no valor do imposto. A opção de parcelamento é feita no momento da geração do boleto. Em todo o Rio Grande do Norte, cerca de 600 mil veículos estão aptos a pagar o IPVA. A expectativa do governo é arrecadar em torno de R$ 398 milhões este ano em função do recolhimento desse tributo. Para conferir o calendário completo, clique no link abaixo:
O cruzeiro marítimo de luxo Amera, vindo da França, atracará no Porto de Natal, nesta quarta-feira (11), às 08h.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte ressalta que cumprirá todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus juntamente à equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre eles, serão emitidos avisos sonoros na estação de passageiros, com orientações em inglês e português, sobre a importância da lavagem das mãos, prevenção e sintomas da doença.
Registrado nas Bahamas, o Amera partiu de Mônaco no dia 06 de janeiro e está percorrendo a costa brasileira desde o dia 29 de fevereiro. Antes de atracar na Capital Potiguar, esteve em Salvador (BA) e tem como próximo destino Belém (PA).
O navio com 578 passageiros possui 90% das suítes de frente para o mar e varanda, quatro restaurantes, bares, lounges, biblioteca, sauna, salão de jogos, piscina, salão de beleza, dentre outros entretenimentos.
Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das Eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.
Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências.
Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil, e o TSE garantirá que continue a ser assim.
Com o verão, acelera-se o ciclo reprodutivo e de desenvolvimento do Aedes aegypt, mosquito transmissor das arboviroses (Dengue, Zika e febre Chikungunya). O calor, junto com as chuvas que acarretam o acúmulo de água em diversos recipientes, eleva a disposição de criadouros para os mosquitos depositarem seus ovos. Por outro lado, em locais com períodos de seca prolongada, onde a população armazena água em barris ou em outros tipos de depósitos, a falta de cuidados também propicia a proliferação do Aedes aegypt.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) lembra que é importante a população estar atenta a alguns cuidados básicos em relação aos reservatórios de água, fundamentais para o controle do vetor da dengue. E lista abaixo alguns cuidados que se deve ter para combater o Aedes aegypt no ambiente doméstico.
– Comece limpando e tampando os reservatórios, tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Limpe com escova ou bucha os potes ou reservatórios de água para animais;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Coloque telas nos locais de armazenamento;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Preencha com areia os pratos de vasos de plantas;
– Faça o descarte correto de pneus.
O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é um desafio de saúde pública, que requer um esforço participativo e integrado por parte de toda a população e dos entes governamentais. A mobilização social é primordial para combater essas doenças que geram outras enfermidades graves, como a microcefalia e Guillain-Barré.
O Pleno do Tribunal de Justiça define na sessão ordinária desta quarta-feira (11) a lista tríplice para o cargo de juiz suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). A data foi marcada após proposição do presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, aprovada na sessão de 4 de março.
A vaga foi aberta em decorrência da posse do advogado Fernando Jales como membro titular da Corte Eleitoral potiguar em 19 de dezembro. A listagem dos inscritos foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça (DJe), edição de 17 de fevereiro. Seis advogados requereram inscrição para concorrer a esta vaga.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos responsáveis pela segurança hídrica estadual.
O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais divulgado nesta segunda-feira (09) indica que as últimas chuvas levaram recargas significativas para vários mananciais. Os açudes Riacho da Cruz II, Encanto e Pataxó chegaram à sua capacidade máxima, vertendo.
O açude Riacho da Cruz II, localizado no município de Riacho da Cruz, com capacidade para 9.604.200 m³ chegou a 100% da sua capacidade ainda na última quinta-feira (05). Já o açude da cidade de Encanto, com capacidade para 5.192.538 m³ começou a sangrar no último sábado, dia 07 de março. O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com capacidade para 15.017.379 m³ teve sua cheia nesse domingo (08).
Outros reservatórios que já atingiram 100% das suas capacidades nesta quadra invernosa foram: Dourado, em Currais Novos; Novo Angicos, localizado em Angicos; e Dinamarca, localizado em Serra Negra do Norte.
Maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves também recebeu recarga. O reservatório acumula atualmente 569.897.840 m³, que correspondem a 24,02% da sua capacidade total. No último relatório, divulgado no dia 4 de março, o manancial acumulava 552.626.936 m³, percentualmente, 23,29% da sua capacidade total.
A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial potiguar, com capacidade para 599.712.000 m³ também está recebendo recarga. O reservatório acumula atualmente 132.759.012 m³, correspondentes a 22,14% da sua capacidade total. No último relatório a barragem acumulava 114.368.450 m³, percentualmente, 19,07% da sua capacidade total.
O açude Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente 93.785.114 m³, percentualmente, 32,03% da sua capacidade total. O reservatório no último levantamento divulgado pelo Igarn estava com 84.229.653 m³, correspondentes a 28,77% da sua capacidade total.
A barragem de Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, também recebeu boa recarga, o reservatório está acumulando 3.108.338 m³, percentualmente 5,67% do seu volume máximo. Na última semana o manancial estava com 116.350 m³, percentualmente, 0,21% da sua capacidade total. O açude estava completamente seco antes do início das chuvas.
O reservatório Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³, acumula atualmente 6.201.066 m³, percentualmente 13,96% do seu volume máximo. No último relatório o manancial acumulava 3.868.003 m³, o que corresponde a 8,71% da sua capacidade total.
Em um comparativo com os volumes apresentados na última sexta-feira (06), outros reservatórios receberam recargas significativas: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, estava com 33,83% e está com 61,23% da sua capacidade total; Santo Antônio de Caraúbas estava com 74,32% e está com 86,15%; Beldroega, em Paraú, estava com 45,60% e está com 77,24%; Rio da Pedra, em Santana do Matos, saiu dos 16,71% para 23,81%; Alecrim, também localizado em Santana do Matos, saiu dos 30% para 48,71%; Bonito II, em São Miguel, saiu dos 2,88% para 4,61%; Pilões, localizado em Pilões, saiu dos 1,94% para 3,02% e o reservatório de Lucrécia, que saiu dos 6,24% para 7,95%.
O açude Santa Cruz do Trairi, que anteriormente às chuvas estava seco, passou dos 7,25% para 12,60%, saindo da condição de nível de alerta.
O açude Zangalheiras, localizado em Jardim do Seridó, que estava seco, recebeu pequena recarga e agora acumula 0,49% da sua capacidade total. Já o Itans, em Caicó, estava com 0,05% e agora está com 0,08%.
As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são de 1.074.293.332 m³, correspondentes a 24,54% do total que os reservatórios monitorados conseguem acumular nas bacias hidrográficas potiguares. No relatório da última segunda-feira, o volume acumulado era de 1.006.732.717 m³, percentualmente o número representava 23% da capacidade total das reservas hídricas estaduais.
Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 11 permanecem em nível de alerta com volumes inferiores a 10% das suas capacidades totais, em termos percentuais, o número representa 23,40% dos mananciais monitorados. Já os reservatórios secos são 4, o que representa outros 8,51%.
Os reservatórios em nível de alerta atualmente são: Flechas, localizado em José da Penha; Jesus, Maria, José, localizado em Tenente Ananias; o reservatório de Lucrécia; Bonito II, em São Miguel; o açude de Pau dos Ferros; Itans, em Caicó; Esguicho, em Ouro Branco; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; o açude de Cruzeta; Zangalheiras, em Jardim do Seridó, e o açude de Pilões.
Os mananciais secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará; e Japi II, localizado em São José do Campestre.
Até o fim do mês, as pessoas físicas e microempreendedores endividados terão a oportunidade de renegociar dívidas no Serasa com desconto de até 98%. O feirão Serasa Limpa Nome oferece a renegociação pela internet, pelo smartphone e, a partir de hoje (9), nos escritórios da Serasa em todo o país.
Os devedores podem pedir a renegociação no site ou no aplicativo Serasa Consumidor, disponível para os dispositivos dos sistemas iOS, da Apple, e Android, do Google. Segundo o diretor da Serasa Consumidor, Giresse Contini, não há distinção nas negociações pedidas pessoalmente ou a distância, portanto não é necessária uma corrida aos postos de atendimento.
“Quem pede a renegociação no site ou no aplicativo terá as mesmas condições que se pedir presencialmente num escritório da Serasa”, explica Contini. “Muitas vezes, o cliente será atendido mais rapidamente pelas ferramentas eletrônicas do que no atendimento presencial, onde pode enfrentar filas.”
Caso o devedor escolha ir ao atendimento presencial, deverá levar documento de identidade com foto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h ou das 9h às 17h, dependendo do escritório. “Somente o próprio cliente deve ir. Não adianta mandar parente ou amigo com procuração”, alerta o diretor da Serasa.
Novidade
O feirão deste ano tem uma novidade. Pela primeira vez, será permitida a renegociação de débitos para microempreendedores e microempresários. Ao rastrear o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o sistema verifica se há débitos num Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no mesmo nome.
O Feirão Serasa Limpa Nome começou em 27 de fevereiro e irá até 31 de março. A extensão do desconto depende do número de parcelas que o cliente pode pagar para quitar o débito. Quanto menor a quantidade de prestações, maior o desconto. Quem paga a vista tem reduções maiores.
“Temos casos em que o desconto chegou a 98%. Uma dívida de R$ 22 mil foi reduzida para R$ 200”, disse Contini. Na última edição do feirão, em novembro do ano passado, 4 milhões de dívidas foram renegociadas, com 70% sendo quitadas à vista e a maioria com mais de 80% de desconto.
Nome sujo
Segundo o diretor da Serasa Consumidor, cada pessoa com o nome sujo tem, em média, quatro ou cinco dívidas em seu nome. Ele identifica três perfis de endividados. O primeiro é o consumidor que emprestou o nome a parentes ou amigos e, muitas vezes, nem sabia que estava com o nome sujo.
O segundo perfil consiste em pessoas desempregadas que não conseguem pagar todas as contas enquanto não arranjam novo trabalho. O terceiro é representado por pessoas físicas sem reserva de emergência que enfrentam imprevistos por causa de doenças, de compras de medicamentos, de viagens inesperadas e de reparos domésticos e automobilísticos.
“A pessoa que não consegue pagar as contas geralmente escolhe pagar as contas mais essenciais, como água e luz, e passam a dever ao banco ou ao cartão de crédito que cobram juros mais altos”, explica Contini.
Ele defende a ampliação da educação financeira. “Na medida em que o brasileiro entender que precisa ter de três a seis meses [do custo de vida] de reserva de emergência, ele poderá lidar com o desemprego e outros imprevistos se endividando menos”, acrescenta.
Atualmente, 37% dos endividados têm de 25 anos a 40 anos. No entanto, o diretor da Serasa identifica um aumento na proporção de aposentados com o nome sujo, por terem assumido contas de parentes desempregados.
A lista dos postos de atendimento da Serasa está disponível no site do feirão para quem quiser fazer a renegociação presencial.
Durante o período de cheia dos mananciais do interior do Rio Grande do Norte os riscos de afogamentos e outros tipos de acidentes aquáticos aumentam consideravelmente. A subida do nível das águas devido às fortes chuvas exige cuidados para moradores e banhistas que buscam entretenimento nos rios e açudes dos municípios. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) alerta sobre cuidados para evitar acidentes e óbitos nesses ambientes.
Para o major João Eduardo, Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do RN, as crianças e os adolescentes são mais vulneráveis aos riscos de afogamentos. “Em primeiro lugar os cuidados com as crianças e adolescentes são essenciais para evitar ocorrências de afogamentos. Assim como nas praias, elas não têm noção do perigo. Por isso é importante que os pais redobrem a atenção”, disse.
Os jovens e adultos também precisam ter cautela quando forem entrar em rios, lagoas e açudes. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas é o principal fator que contribui para o afogamento. “A água turva e escurecida de lagoas e açudes pode esconder muitos perigos como pedras e galhos. O rio, por exemplo, tem muitas armadilhas – redemoinhos, correntezas e buracos. Um descuido pode ser fatal. Em época de cheia o risco aumenta consideravelmente. Geralmente após o consumo da bebida alcoólica o banhista entra na água e consequentemente perde a noção do perigo. Por isso não beber de maneira descontrolada é importante”, alertou o Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), major João Eduardo.
Na época de chuvas vários fenômenos ocorrem nos mananciais. Presente nos rios e cachoeiras, a cabeça d’água é perigosíssima para quem quer curtir um bom banho. “Quando chove na nascente de um rio obrigatoriamente o fluxo aumenta. O nível da água sobe e atinge vários metros em poucos minutos, formando uma espécie de tsunami dos rios. Então a recomendação é sempre evitar de se banhar em lugares íngremes e ter atenção com as cabeceiras dos rios”, finalizou o major João Eduardo.
Caso alguém presencie um afogamento ou acidente aquático, é só entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, através do 193. Não tentar socorrer de forma alguma a pessoa, pois somente os bombeiros têm a capacitação para o resgate.
Confira algumas medidas de prevenção:
– Evite álcool e alimentos pesados, antes de entrar em rios e açudes;
– Em rios: observe a correnteza, os buracos e os galhos submersos;
– Em caso de cabeça d’água, a recomendação é que o banhista procure uma região alta para se proteger da chuva caso perceba a iminência do temporal;
– Em açudes e barragens: verifique a profundidade, os galhos e lodo no fundo;
– Em períodos de enchente ou em zonas de correnteza o cuidado tem que ser redobrado;
– Evite brincadeiras como simulações de afogamento ou forçar a cabeça de um amigo para dentro da água;
– Antes de banhar-se, informe-se sobre a correnteza e a profundidade;
– Cuidado com o limo nas pedras, pois ele pode fazer você escorregar e cair na água;
– Cuidado com buracos e fundos de lodo, pois você pode afundar rapidamente;
– Se o rio tiver correnteza nunca entre na água acima do joelho;
– Não tente entrar na água para realizar o socorro, ao invés disto chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação para ajudar.