A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da secretaria de Saúde (SMS), está com vagas abertas para contratação de médicos no Programa de Saúde da Família.
Os interessados devem procurar a SMS, na Rua Alexandre Calvacanti, s/n – Centro, São Gonçalo do Amarante/RN, para contratação imediata. A carga horária é de 40h semanais, com remuneração de R$ 11.200,00. As vagas são para as Unidades Básicas de Saúde do Golandim, Serrada e Amarante.
Atualmente, as unidades estão sem médicos devido a saída voluntária dos próprios profissionais. A SMS está atuando para solucionar as ausências, assim como já foi feito nas unidades de Serrinha, Igreja Nova e Poço de Pedra.
O trabalho das exímias e talentosas doceiras do Seridó foi inventariado e está disponível em plataforma digital: o Museu Virtual Doces do Seridó – docesdoserido.com.br. O acervo de imagens, vídeos, ensaios fotográficos, áudios e textos expressa a diversidade e variedade de modos de fazer doces.
Para celebrar o potencial dos doces artesanais da região, acontecerá em Caicó, no próximo mês de setembro, o 1° Encontro de Doceiras do Seridó. O projeto do evento foi contemplado no Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae-RN e será realizado pela JK Promoções e Eventos e Referência Comunicação.
Filhós com mel, chouriço, doce de leite e de frutas, doce seco, sequilhos, raivas e bolos regionais serão alguns dos produtos artesanais que serão destaques durante o encontro. “Os doces são significados como um patrimônio cultural alimentar seridoense”, destaca Maria Isabel Dantas, professora no IFRN, idealizadora do Museu Virtual e uma das mobilizadoras do encontro de doceiras.
A parceria com o Sebrae viabilizará um encontro das principais doceiras do Seridó e a programação incluirá comercialização e degustação dos produtos, feira de artesanato, lançamento de cordel, palestras, oficinas e apresentações culturais. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó-RN, com programação gratuita.
O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse nesta sexta-feira (16) que os segurados do INSS poderão fazer a prova de vida utilizando a biometria pelo celular já a partir deste ano, pelo aplicativo Meu INSS.
De acordo com Marinho, o uso da tecnologia foi uma recomendação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, da Economia. “Após concluirmos a fase de testes, prova de vida poderá ser feita por biometria com o celular, sem o segurado se deslocar até uma agência”, declarou.
O projeto é uma parceria entre o INSS e o Dataprev. O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais.
O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde quinta-feira, 15.
Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil.
O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207.
Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática.
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.
A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) alertou em Plenário, nesta quinta-feira (15), para a publicação da Nota Informativa 51, de 2019, do Ministério da Saúde, informando sobre a redução do número de doses de vacina para animais no país. De acordo com dados apresentados pela parlamentar, a redução no Rio Grande do Norte foi de 800 mil para 500 mil doses este ano.
Diante do fato, Zenaide informou que o Ministério da Saúde alerta à população sobre a necessidade de estar atenta para os sinais clínicos de doenças nos animais domésticos e para o risco de contato destes com os animais silvestres. A senadora lamentou que a redução dos investimentos federais tenha levado a limitação da capacidade produtiva das vacinas pelos principais laboratórios de imunobiológicos no Brasil.
— Foi diminuída a produção de soro antirrábico. Vocês sabem que a raiva é uma doença de 100% de óbito. Já não tem a vacina para os animais, mas também não ter um soro antirrábico e nem ter o soro antiofídico para oferecer à população. isso é uma coisa gravíssima — criticou.
Ela lamentou que a incapacidade de investimento tenha levado o Estado a depositar na população a responsabilidade de se proteger.
— Quer dizer, a população é quem tem que se cuidar. Então, povo brasileiro — isso eu falo para o povo brasileiro — cuidado, porque passou para a população a responsabilidade de se defender dos animais com a doença, que é quase 100% de óbito, e o medo de ser picado por um animal peçonhento, porque não tem soro antiofídico.
Por Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse ter convicção de que o Brasil vai superar os eventuais problemas que possam surgir se houver uma crise econômica mundial. Nesta semana, houve pânico nos mercados financeiros de todo o planeta em meio a temores de uma nova recessão na economia global após a divulgação de dados econômicos ruins na China e na Alemanha e a escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Com isso o dólar superou a barreira dos R$ 4, com alta de 1,57% na semana, e a bolsa acumulou queda de 4,03%.
Bolsonaro citou recentes medidas que o Brasil vem adotando e disse que o governo está fazendo o dever de casa. “Pode ter certeza, se não tivéssemos tomado as medidas que tomamos, o Brasil estaria em uma situação bastante complicada. Estamos fazendo o dever de casa. O Brasil estava arrebentado economicamente. Eu tenho esperança, o povo pode acreditar, nós vamos vencer”, disse o presidente, que está no município de Resende, no sul fluminense, desde a noite desta sexta-feira (16), onde participará da entrega de espadins aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), na manhã deste sábado (17).
Perguntado sobre o projeto de abuso de autoridade, o presidente disse que ainda não havia lido a matéria, mas confirmou que haverá veto. “Não li ainda o projeto. Segunda-feira (19) eu leio, mas que vai ter veto, vai”.
Bolsonaro falou rapidamente com a imprensa após cumprir uma de suas tradições quando vem a Resende, que abriga a academia militar onde ele se formou oficial. Ele parou para comer um cachorro-quente no mesmo local que frequenta desde quando era deputado federal.
A presença de Bolsonaro atraiu dezenas de pessoas. Após comer o cachorro-quente, ele conversou com crianças e bateu fotos com os presentes. Apesar do tumulto em certos momentos, o esquema de segurança funcionou sem que houvesse nenhum tipo de situação que colocasse em risco o presidente.
O governador do Rio, Wilson Witzel, também foi até o food truck de cachorro-quente acompanhando Bolsonaro. O presidente decidiu seguir a pé até o hotel de trânsito de oficiais da Aman, onde está hospedado, em um trajeto de aproximadamente 500 metros.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN retificou, na última quarta-feira (14), os Editais Nº 29, 30 e 31/2019, referentes aos Processos Seletivos 2020. A retificação altera o cronograma dos processos de seleção para os Cursos Técnicos nas modalidades: Integrado, Subsequente e ProEJA.
Os candidatos interessados já podem se inscrever, exclusivamente via INTERNET, na Área do Candidato por meio do sítio (https://inscricoes.funcern.org), até às 23h59 do dia 5 de setembro.
Para efetivar as inscrições, os candidatos – com exceção dos participantes do ProITEC 2019 – deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição (no valor de R$ 30,00) até 6 de setembro. No ato da inscrição será necessário informar o número de documento oficial de identificação e do CPF do candidato.
Ao todo, são 4.588 vagas para os Cursos Técnicos, distribuídos entre os 21 campi do Instituto, nas modalidades: Integrado, Subsequente e ProEJA. Os processos seletivos oferecem ingresso no primeiro semestre letivo de 2020, e serão regidos pelos Editais 29, 30 e 31/2019 – Proen/IFRN, respectivamente.
Integrado
Os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada ofertarão 3.172 vagas, no total. A prova do processo seletivo será aplicada em 6 de outubro, e abrangerá conhecimentos de escolarização do ensino fundamental, em conformidade com as diretrizes do Edital nº 29/2019. Podem participar da seleção os portadores de certificado de conclusão do ensino fundamental (ou de curso equivalente). Vale ressaltar que, o participante homologado no ProITEC 2019 está isento do pagamento da taxa de inscrição, para este processo seletivo.
Subsequente
Os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Subsequente ofertarão 1.260 vagas, no total. A prova do processo seletivo será aplicada em 20 de outubro, e abrangerá conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio, em conformidade com as diretrizes do Edital nº 30/2019. Podem participar da seleção os portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou de curso equivalente).
ProEJA
Os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, ofertarão 156 vagas, no total. A prova será aplicada em 20 de outubro, e abrangerá conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino fundamental, em conformidade com as diretrizes do Edital 30/2019. Podem participar da seleção os portadores de certificado de conclusão do ensino fundamental (ou de curso equivalente).
As empresas beneficiárias do antigo Proadi têm até o próximo dia 26 para comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento e entregar preenchido o formulário de requerimento para aderir ao novo programa de incentivos do Estado.
O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi) substitui o programa anterior com novas regras, ampliando o percentual de desconto do ICMS e incluindo novos critérios de contrapartida para o Estado. As empresas já contempladas com o programa antigo têm assegurado, no mínimo, o mesmo percentual de abatimento, podendo ainda obter um aumento no benefício caso atenda às mudanças necessárias. O percentual vigente é garantido para todas as empresas cadastradas anteriormente, mesmo quando as novas regras apontam para um valor menor.
O Decreto 29.030 que institui o Proedi foi assinado pela governadora Fátima Bezerra e publicado em 26 de julho de 2019, como parte do novo plano de desenvolvimento RN+Competitivo divulgado pela chefe do executivo na mesma data. O decreto prevê a adequação dos antigos contratos dentro do prazo limite de 30 dias a contar da data de sua publicação.
Até o momento, 56 das 103 empresas cadastradas já se apresentaram para entregar o requerimento de adesão ao novo Programa, o que representa 56% do total. ”É importante que as empresas venham antes do dia 26 de agosto, com o requerimento preenchido e o Contrato de Mútuo da AGN para garantir a continuidade do benefício”, explica o coordenador de desenvolvimento industrial Teo Tomaz (SEDEC). Segundo o coordenador, foi montada uma força tarefa para dar agilidade e orientar os empresários nos processos de adesão. “Já temos uma previsão do novo percentual para todas as empresas atuais, de acordo com os principais critérios”, informou.
Novas Regras
A principal mudança trazida pelo PROEDI está no percentual de abatimento do ICMS, assim como no modelo de aplicação do benefício. O programa antigo previa 70% a 75%. O valor equivalente era emprestado à empresa e devolvido ao Estado após o recolhimento do imposto no fim do mês, causando oneração de juros com operações financeiras. No PROEDI, o benefício se dará na forma de crédito presumido de ICMS, desburocratizando o sistema. “Deixa de ser um incentivo financeiro para ser um incentivo fiscal”, explica o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado.
O percentual do novo programa poderá ser de 75% a 95%. A variação se dá por uma série de critérios estipulados no regulamento do programa, entre os quais, o que tem por objetivo a interiorização da Indústria. Para as empresas localizadas nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, o PROEDI concede de 75% a 80%; para empresas instaladas em Mossoró, 80% a 85%; e para empresas nos demais municípios, de 85% a 90%. “Essa medida é importante porque valoriza a regionalização, interiorizando os empregos e o desenvolvimento, e prestigiando todo o estado”, defende o secretário Jaime Calado.
Contrapartidas
Novos critérios de contrapartida também entram na balança. Por exemplo: a cada 250 empregos gerados, aumenta 0,5% de incentivo; a cada R$ 5 milhões de faturamento mensal, aumenta 0,5% do incentivo; a cada 15% de matéria prima adquirida no estado. As empresas também podem ganhar mais incentivo investindo em Ciência Tecnologia e Inovação, conservação ambiental e qualificação de mão-de-obra.
O percentual do desconto fornecido pelo PROEDI pode aumentar ainda mais, ficando entre 90% e 95%, para empresas com capacidade de gerar e manter, no mínimo, 8 mil empregos diretos, ou para empresas consideradas de “segmento industrial relevante”, independente de sua localização. Estes valores também se aplicam a empresas que utilizem percentual significativo de matéria-prima reciclada, de acordo com valores discriminados no decreto.
“A questão dos setores estratégicos também é prioritária para o crescimento do estado. A siderurgia, por exemplo, tem o maior incentivo de todos, porque temos mais de 600 milhões de toneladas de ferro medido no estado, mas não temos sequer uma siderúrgica para fazer uma enxada. Vamos explorar esse potencial para atrair investimentos”, declara o secretário Jaime. “Então, esse é um programa que cria incentivos inteligentes. Os outros estados fizeram antes e atraíram as empresas para lá, e a gente se afundou aqui nessa situação que agora estamos trabalhando para vencer”, conclui.
O município de São João do Sabugi, a 293 quilômetros de Natal, recebeu, na última terça-feira (13), um veículo modelo van, da marca Mercedes-Benz, que será utilizada para o transporte de pacientes. O carro foi adquirido através de emenda parlamentar, na ordem de R$ 230 mil, do deputado federal Walter Alves (MDB-RN).
De acordo com a prefeita Lydice Brito, o veículo vai melhorar o atendimento à população. Nas redes sociais, ela agradeceu a parceria com o deputado Walter Alves. “O carro vem pra melhorar ainda mais a locomoção e dar mais conforto aos pacientes que diariamente necessitam do serviço, além de reduzir os gastos com fretes e locações de terceiros”, disse a prefeita.
Além da aquisição da van, a emenda do deputado também garantiu a reforma de um posto de saúde na zona Rural do município. “Agradeço ao deputado Walter por esse benefício e parceira com o município de São João do Sabugi”, completou a prefeita Lydice.