02/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Com apoio estadual, produção de ferro pode ser retomada no Seridó

O Governo do RN garantiu segurança jurídica para empresa de produção de ferro no Seridó potiguar. A confirmação foi realizada, terça-feira (30), pela governadora Fátima Bezerra durante reunião com representantes da MHAG Mineração e a B8biz, sócios no empreendimento.

“O Governo está de portas abertas para que as tratativas prosperem. Daremos apoio às questões de segurança jurídica, patrimonial e manteremos diálogo para avançarmos”, disse a governadora sobre o projeto de modernização apresentado pela empresa que propõe a retomada das atividades de produção de ferro e outros minérios no Estado.

A MHAG Mineração iniciou suas atividades na Mina do Bonito, no município de Jucurutu, em 2005, produzindo cerca de 400 mil toneladas de ferro por ano. A produção estava paralisada desde 2009 por falta de investimentos. Segundo Miguel Bentes, a B8biz será capaz de mudar essa realidade. A empresa pretende captar investidores para aplicação na lavra e concentração de minérios, siderurgia, metalurgia de metais especiais, centros operacionais de alta tecnologia, infraestrutura e criação de polos industriais e logísticos.

“É disso que o Rio Grande do Norte precisa: de pessoas que tenham essa visão para trazer investimentos e projetos que de fato ajudem o Estado a crescer”, acrescentou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

De acordo com Miguel Bentes, diretor técnico da B8biz, o projeto propõe obter recursos para a instalação de uma siderúrgica e um porto multicargas no Rio Grande do Norte associados à mineradora potiguar. O empreendimento tem potencial de geração de 7.600 empregos dentro dos próximos 4 anos e 54 mil nos próximos 9 anos.

O projeto está em fase de estudos e licenciamento ambiental. Nesta primeira etapa, que inclui terraplanagem e conceituação do projeto, serão investidos 900 milhões de dólares, o que representa 10% do valor total de investimentos previstos. O diretor da MHAG, Pio Egídio Sacchi, explica que os estudos serão capazes de revelar o enorme potencial mineral distribuídos nos 3 principais polos da região. “São 600 milhões de toneladas que nós sondamos. A gente sabe que esse valor pode chegar a 1.2 bilhão, mas é preciso continuar a pesquisa”, afirmou.

Leonlene Aguiar, diretor-presidente do IDEMA, destacou o interesse do órgão em contribuir com celeridade nos licenciamentos. “A gente sabe que um projeto desse porte leva pelo menos 6 meses para obter a licença prévia, a primeira do processo. Esperamos que até o final do ano a empresa, cumprindo com todas as normas, possa estar com essa licença em mãos”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, o secretário de tributação Carlos Eduardo Xavier, e a supervisora de mineração do IDEMA Ana Valéria.

02/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

IDIARN inicia vacinação contra a febre aftosa no RN

FOTO: ASSECOM/RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) iniciou nesta quarta-feira (01), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Norte.

Neste primeiro momento, durante todo o mês de maio, a vacinação é obrigatória para todo o rebanho.

De acordo com os técnicos do IDIARN, além da vacinação, os criadores devem fazer também a declaração dos seus animais. “O produtor, cadastrado junto ao IDIARN, deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos nossos escritórios, na EMATER ou nas Secretarias Municipais de Agricultura”, explicou o diretor do setor de inspeção e sanidade animal do IDIARN, Renato Dias.

Renato acrescenta ainda que este ano a dosagem da vacina contra a Febre Aftosa será diminuída de 5 para 2ml.

A expectativa é que com a redução da dosagem ocorram menos reações nos animais vacinados.

O RN tem hoje um rebanho bovino em torno de 900 mil animais. Na segunda etapa da ação, em novembro de 2018, o Estado imunizou mais de 94,52% do rebanho, dando sequência aos bons índices de vacinação que vendo sendo obtidos com o trabalho do Instituto. Além disso, esses números permitem que o Estado mantenha o status livre de febre aftosa com vacinação e continue com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacina no RN.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares, o Estado passou a estar apto a exportar seus animais para qualquer país do mundo.

02/05/2019
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena sorteia hoje o maior prêmio deste ano

Agência Brasil

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (2) um prêmio de R$ 125 milhões. De acordo com a Caixa, o maior deste ano.

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.147 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 464 mil por mês.

As pessoas podem fazer suas apostas até as 19h (horário Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Barragem Armando Ribeiro fecha o quarto mês do ano com 33% da sua capacidade e assegura mais uma vez o abastecimento de quase 500 mil potiguares

Abril recém-encerrado foi mais um mês positivo para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O maior reservatório hídrico artificial do Rio Grande do Norte localizado em Itajá no Vale do Açu saiu da situação crítica e subiu um degrau a mais na classificação positiva passando para situação de alerta o que significa ter chegado na casa dos 30%.

No último dia do mês de abril assinalando um volume hídrico de 793 milhões 448 mil metros cúbicos, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu uma reserva hídrica de 33,06%. Para sangrar ainda faltam 12 metros e 22 centímetros. Porém, o mais importante é o que o nível de água subiu 04 metros e 18 centímetros desde o dia 21 de fevereiro do atual exercício até esta terça-feira.

O volume acrescido nesse período segundo consta no Boletim Informativo Diário do DNOCS, foi de 317 milhões 425 mil 800 metros cúbicos de água garantindo assim por mais um ano o abastecimento de cerca de 480 mil norte-rio-grandenses no Vale do Açu, Seridó, região Central e Oeste Potiguar.

Assú Todo Dia

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitura de Macau anuncia calendário de pagamento dos servidores efetivos

Neste 1º de maio, a prefeitura municipal de Macau anuncia o calendário de pagamento dos servidores municipais efetivos para todo o restante do ano de 2019, incluindo o décimo terceiro.

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Boas práticas na gestão de precatórios são destaque de programas de TV do TJRN

Os programas de TV do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – o Justiça e Você e o TJRN Notícias – destacam uma entrevista com o juiz Bruno Lacerda, coordenador da Divisão de Precatórios do TJRN. Ele fala sobre as boas práticas do TJ potiguar na gestão dos precatórios, compartilhadas com tribunais de outros estados do país na reunião da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios.

O Justiça e Você também traz a primeira de uma série de reportagens especiais em homenagem ao Dia da Adoção, comemorado em 25 de maio. Nesta edição vamos contar a história de uma criança adotada ainda na maternidade. O TJRN Notícias destaca a doação de equipamentos para realização de audiências por videoconferência nos presídios do estado, feita pelo Judiciário potiguar para a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

O Justiça e Você e o TJRN Notícias são produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN. Confira os horários de veiculação dos programas nas emissoras conveniadas:

Exibição TJRN Notícias

TV Câmara de Natal – 30/04/2019 às 8h30

TV Potiguar – 30/04/2019 às 21h

Sidy’s TV – 30/04/2019 às 12h

TV Câmara de Currais Novos – 01/05/2019 às 8h

TCM Mossoró – 01/05/2019 às 14h

TV Natal (NET) – 01/05/2019 às 19h30

TV Ponta Negra – 04/05/2019 às 12h15

TV Cristo Rei – 05/05/2019 às 9h

TV Feliz – 05/05/2019 às 10h

TV Tropical – 05/04/2019 às 8h

Exibição Justiça e Você

TV Potiguar – 30/04/2019 às 12h30

TV Assembleia – 30/04/2019 às 20h

TV Natal (NET) – 01/05/2019 às 19h30

TCM Mossoró – 01/05/2019 às 19h30

TV Justiça – 02/05/2019 às 20h

TV Câmara de Currais Novos – 03/05/2019 às 8h

TV Câmara de Natal – 03/05/2019 às 19h30

Sidy’s TV – 04/05/2019 às 12h

TV Cristo Rei – 06/05/2019 às 9h

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Quase mil cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 indica que 994 municípios (20% do total realizado) apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. O Ministério da Saúde alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.

Ao todo, 5.214 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 4.958 (95,1%) por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 256 por armadilha. A metodologia da armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente no local.

“O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, frisando, no entanto, que “mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. Sendo assim, até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, disse.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.160 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.804 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%. No total, 25 capitais realizaram o Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa).

Cinco capitais estão com índice satisfatório: Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e o Distrito Federal. A capital Cuiabá (MT) está em risco. Outras 16 capitais estão em alerta: Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Vitória (ES), São Luis (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Goiânia (GO).

Os municípios de Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Curtiba (PR) realizaram levantamento por armadilha. As capitais Florianópolis (SC) e Rio Branco (AC) não enviaram informações. Os dados foram coletados no período de janeiro a março deste ano.

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Por Amanda Mendes, da Agência Saúde

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN e empresa firmam parceria para capacitar pessoas

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede de Supermercados Favorito estabeleceram, na noite de segunda-feira, 29, a parceria do convênio para pesquisa de extensão e especialização in company. No auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), o coordenador da ação, Jamerson Queiroz, frisou que a ideia é fruto da discussão na disciplina de empreendedorismo e que vai render a oferta de uma especialização em Engenharia de Negócios no Setor de Supermercado e quatro minicursos de extensão, o primeiro deles com início previsto para esta terça-feira, 30.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Jorge Falcão, a iniciativa é um exemplo de formação continuada e alinhada com o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que integra inovação e capacitação de pessoas. “Isso tem um impacto direto na empregabilidade dos que estão envolvidos”, defendeu.

Já o ex-aluno da UFRN e atual diretor comercial da empresa, Vinicius Segundo Câmara Filho, defendeu a parceria entre universidade e empresas. “A quantidade de pessoas impactadas é vasta, haja vista que engloba os funcionários e pessoas ao seu redor, bem como os estudantes. O conhecimento pode e deve ser repassado, e nós estamos abertos e interessados a ser celeiro de pesquisa. Acredito que seja um exemplo de prática alinhada à teoria”, colocou. Ele defendeu ainda que é vital, para o desenvolvimento das empresas e das pessoas, o investimento em educação, pois daí fomentamos a inovação em atitudes e em processos.

Acompanhada do pró-reitor de Pós-Graduação (PPG), Rubens Maribondo, e também do chefe do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), Jesus Salazar, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, esteve presente ao momento solene de assinatura da parceria, cujo início contou com a participação cultural do coral do Serviço Social do Comércio (SESC), e, na mesma linha de raciocínio de Vinicius Câmara, colocou que investir em educação foi o que as nações que são hoje desenvolvidas fizeram, mesmo em tempos de crise, situação que não acontece no país no momento. “Essa inclinação acontece porque conhecimento é legado. Vocês especificamente: ninguém tirará o aprendizado. Por causa disso, a defesa que fazemos em investimento na educação, ciência e tecnologia”, pontuou Ângela Paiva.

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo e clubes do RN definem parceira para distribuição de ingressos

Em reunião realizada no final da tarde desta terça-feira (30), Governo do Estado e diretores de ABC e América chegaram a um acordo sobre a parceria para distribuição de ingressos nos jogos das séries C e D de 2019, em Natal, bancados pelo programa Nota Fiscal Potiguar. Cada clube terá direito a uma cota de 1.000 ingressos por jogo.

Para ter direito ao ingresso, neste primeiro momento, basta o torcedor baixar o aplicativo no celular e procurar os postos de troca, cujos locais serão divulgados posteriormente. A troca será limitada a um ingresso por CPF.

“Estamos firmando uma parceria que tem tudo para ser sucesso”, disse o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que conduziu a reunião. “Ficou definido que o primeiro jogo a ser contemplado será o do ABC no dia 18 de maio [ABC x Botafogo/PB, no Frasqueirão]. O segundo seria o do América [América x Bahia de Feira de Santana], no dia 19. Mas existe a possibilidade de antecipar para o jogo do América no dia 11 de maio, no entanto, esbarramos em dificuldades técnicas”, explicou o secretário.

O presidente do América, Eduardo Rocha, elogiou a iniciativa, que, segundo ele, trará ganhos para os dois polos da parceria. “A Governadora Fátima Bezerra marca um tento importante quando identifica que o futebol do Rio Grande do Norte é um dos propulsores para que a Nota Potiguar seja bem veiculada, para que o contribuinte exija a nota fiscal, incentivando a educação tributária, de modo que a população passa a contribuir com o aumento da arrecadação para que o Governo possa realizar melhorias nas áreas de saúde, e segurança pública, investimentos estruturais no RN.”

Rocha disse estar convicto de que a parceria vai fortalecer o futebol do Rio Grande do Norte. O mesmo sentimento tem o presidente do ABC, Fernando Suassuna: “a nota potiguar vai ser muito importante para a redenção do nosso futebol, vai agregar, inclusive, uma grande motivação para as pessoas que vão trocar suas notas por ingresso, melhorando o rendimento e a performance de nossos times.”

01/05/2019
Por Danilo Evaristo em Esporte

Daniel Alves condena agressão de Neymar: “Por mais que seja amigo, não posso ser a favor”

Foto: Reprodução TV Globo

Por Raphael De Angeli/Globoesporte

Daniel Alves condenou a agressão de Neymar a um torcedor após a derrota para o Rennes nos pênaltis que custou o título da Copa da França ao PSG no último sábado. Após a virada sofrida diante do Montpellier nesta terça, três dias após a polêmica, o lateral-direito falou com a imprensa na zona mista e, apesar de mostrar alguma compreensão, reconheceu que o companheiro deveria ter mais controle naquele momento.

– Acredito que é um momento bastante delicado. Tínhamos perdido o título e ele estava de cabeça quente. Foi uma reação, acredito que não acertada naquele momento. Não se pode instigar esse tipo de coisa. Tem que ter um pouco mais de controle. Acredito que são aprendizados que a vida vai te dando. Você tem que errar para melhorar. Não de tal forma, mas esse erro vai fazer com que ele possa refletir um pouco. O Ney é um moleque excepcional, mas em certos momentos um pouco esquentado – disse o lateral, antes de concluir.

“Tem reação desse tipo que, por mais que seja amigo, não posso ser a favor. Acredito que aprendeu. A base de golpe acredito que aprendeu e espero que isso não volte a acontecer”.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros