06/05/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasCriado para evitar o deslocamento desnecessário da população aos fóruns, fornecendo informações processuais e respondendo dúvidas pelo telefone, o Disque Justiça realizou 7.782 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2019. Só em abril foram registrados 2.200 atendimentos, média de 116 por dia útil. O serviço, oferecido pelo Tribunal de Justiça do RN, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do número 0800-2800159 (ligação gratuita).
As informações fornecidas pelo Disque Justiça são relacionadas à questão da tramitação de processos de primeira instância e dos Juizados Especiais de todas as comarcas do Estado; localização de unidades judiciárias, seus telefones e horários de funcionamento; esclarecimentos sobre plantões judiciários. Mesmo que o interessado ligue em busca de outras informações, recebe a orientação sobre quais órgãos deve procurar para sanar suas dúvidas.
A Central de Atendimento ao Jurisdicionado, ou Disque Justiça, está localizada no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, e conta com uma equipe composta por cinco atendentes. Somente no ano passado, foram mais de 16 mil atendimentos realizados.
Um dos diferenciais do serviço é a linguagem utilizada para o esclarecimento das informações, trabalhada para evitar o uso desnecessário de termos técnicos, “procurando sempre facilitar o entendimento do cidadão” esclarece o servidor Marco Holder, coordenador do serviço de atendimento.
Serviço
Disque Justiça
Telefone 0800-2800159 (ligação gratuita)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Informações sobre o andamento de processos de primeira instância e dos Juizados Especiais – de todas as comarcas do Estado; endereços e horários de funcionamento das unidades do Poder Judiciário potiguar; orientações sobre os plantões judiciais.
06/05/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasComo as demais instituições públicas de ensino superior e tecnológico do país (universidades e institutos federais), o IFRN recebeu, no dia 2 de maio, a informação sobre o bloqueio de 30% dos recursos destinados para as suas ações no ano de 2019.
O bloqueio representa um valor de 27 milhões de reais a menos em recursos de custeio (funcionamento da Instituição). Os dados foram extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
06/05/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasPor meio do Plano Progredir e de parcerias com empresas e instituições do setor produtivo, o governo federal está empenhado em gerar oportunidades para que a população possa superar a pobreza. O objetivo do projeto é garantir a inclusão produtiva e a emancipação das famílias pobres em todo o país.
Através do portal do Plano Progredir, as famílias do Bolsa Família e do Cadastro Único podem se inscrever nos cursos, cadastrar currículos e participar da seleção de vagas de empregos que são disponibilizadas pela rede de parceiros nas áreas da indústria de alimentos, saúde e construção civil.
O plano está com mais de 40 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional a distância (EaD). Além de promover a capacitação das pessoas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Plano Progredir também incentiva o empreendedorismo e o acesso a microcrédito para que pessoas de baixa renda possam investir em um negócio próprio.
Fonte: Ministério da Cidadania

Nelter e o diretor da MHAG, Pio Egídio Sacchi
O deputado estadual Nelter Queiroz conversou na última terça-feira (30/04), com o diretor da MHAG, Pio Egídio Sacchi, a respeito da possível retomada das atividades na Mina do Bonito em Jucurutu.
Devido as reuniões das comissões parlamentares que o parlamentar integra na Assembleia Legislativa, Queiroz não participou da reunião na governadoria na terça-feira, oportunidade em que a governadora Fátima Bezerra garantiu segurança jurídica a MHAG Mineração, empresa de produção de ferro.
A MHAG Mineração iniciou suas atividades na Mina do Bonito, no município de Jucurutu, em 2005, produzindo cerca de 400 mil toneladas de ferro por ano. A produção estava paralisada desde 2009 por falta de investimentos.
Nelter tenta viabilizar projeto de aproveitamento econômico dos rejeitos de scheelita na Mina do Bonito
A parte ao projeto de retomada das atividades de produção de ferro na Mina do Bonito, o deputado Nelter Queiroz tem conversado com o engenheiro de minas Paulo Ventura, que por sua vez está orientando os caminhos a serem seguidos para uma possível execução de um projeto do aproveitamento econômico dos rejeitos de scheelita estocados na Mina do Bonito em Jucurutu.
Recentemente Nelter contribuiu para renovação de licença da empresa SUSA Mineradora – da qual Paulo Ventura assessora -, junto ao IDEMA. Em contato com o blog do Danilo Evaristo, Paulo Ventura, deu detalhes a respeito do aproveitamento econômico dos rejeitos de scheelita na Mina do Bonito.
“Existe realmente um fato, um fato claro e mostra que essa operação poderá ser viável. Vai depender também do preço de mercado que está se praticando no momento que é bastante interessante, e também da situação na qual vamos enfrentar junto a Agência Nacional de Mineração e junto ao IDEMA”, disse Ventura.
Ventura falou da importância do apoio do deputado Nelter ao setor: “Tomando-se por base a importância desse minério existente em nosso Seridó, o deputado Nelter está levantando a bandeira para tentar reativar o nosso setor mineral. Eu acho que o político deve se preocupar com coisas que engradeçam o estado, engradeçam o município, ou seja, gerando emprego, gerando receita, gerando tributo e não ficar preocupado em pagar conta de água, conta de energia. Então graças a Deus, o deputado Nelter vai aderir a essa situação na qual o setor está precisando demais”, disse o engenheiro.
O blog entrou em contato com o deputado Nelter Queiroz, e ele informou que está coordenando uma reunião entre o engenheiro de minas Paulo Ventura e o diretor da MHAG, Pio Egídio Sacchi, com foco nesse tema.
G1
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.148 da Mega-Sena, realizado às 20h (horário de Brasília) deste sábado (4) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou.
Veja as dezenas sorteadas: 08 – 15 – 32 – 33 – 58 – 59.
A quina teve 296 acertadores; cada um levará R$ 37.666,84. Outros 21.684 apostadores acertaram a quadra; cada um receberá R$ 734,53.
O próximo concurso (2.149) será na terça-feira (7), também em São Paulo. O prêmio é estimado em R$ 170 milhões.
05/05/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Líder nacional no setor de energia eólica, o Rio Grande do Norte receberá mais investimentos para geração de energia limpa. A empresa portuguesa EDP Renováveis apresentou à governadora Fátima Bezerra, na última sexta-feira (03), o projeto de implantação de 20 parques nos próximos cinco anos no Estado.
A EDP foi a empresa vencedora dos últimos leilões promovido pelo Governo Federal para instalação e exploração de energia eólica no RN. O novo projeto prevê a construção de quatro complexos e 20 novos parques eólicos, chegando a cidades antes não beneficiadas. Os municípios contemplados nesta etapa são Jandaíra, Touros, Lajes, São Tomé, Cerro Corá, Pedra Preta e Pedro Avelino. A empresa já opera oito parques nos municípios de Parazinho, Jandaíra e Touros.
A governadora Fátima Bezerra destacou a transformação social que ocorre nas cidades com a chegada de um investimento deste porte. “Toda a economia local é impactada, desde a padaria ao supermercado, além da geração de emprego e renda. O nosso governo está comprometido com a pauta do desenvolvimento, mantendo o diálogo permanente com os setores produtivos”, disse Fátima, que destacou ainda o papel estratégico da Secretaria de Desenvolvimento para alavancar a economia, trazendo novos investimentos ao Estado e cumprindo este papel de dialogar com todos os setores produtivos.
Uma das líderes mundiais no setor de energias renováveis e a quarta maior geradora de energia eólica do mundo, a EDP é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 12 países, incluindo o Brasil. Atualmente, atinge 11GW de capacidade instalada.
A EDP também desenvolve trabalhos de impacto social nas regiões onde atua. No Município de Parazinho, por exemplo, realizou projetos na área de educação e capacitação rural em parceria com Sebrae. “Temos como missão impactar positivamente as localidades onde empreendemos, investimos em projetos voltados para a especificidade de cada região. Com um estudo sobre as condições climáticas e características do solo, para capacitar os pequenos agricultores, com o objetivo ajuda-los desde o plantio à venda da sua produção”, ressaltou Felipe Domingues, diretor financeiro da EDP.
Presentes à reunião, além dos diretores da empresa, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Desenvolvimento), Werner Farkatt (diretor técnico do Idema) e Miguel Salustino, vice-prefeito de São Tomé.
03/05/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Preocupado com a situação das rodovias do Rio Grande do Norte e motivado pelo incidente que derrubou trecho da RN-041, que liga o município de Santana do Matos à BR-304, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) cobrou do Governo do Estado a realização de estudo técnico e recuperação de todas as pontes, pontilhões, bocas de lobo, boeiras e paredes de açudes que fazem parte das RNs que cruzam as regiões Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.
“Esta iniciativa requer certa urgência visto que o período chuvoso já está estabelecido e nossa população precisa ter segurança ao trafegar em nossas rodovias estaduais. Esta sugestão que nosso mandato encaminhou ao Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagens [DER] e Defesa Civil, tomou por base o incidente ocorrido na RN-041 que cedeu em Santana do Matos após o arrombamento de um reservatório localizado na região”, destacou Queiroz.
Ainda neste sentindo, o parlamentar também cobrou ao Governo do Estado a realização de estudo técnico e recuperação estrutural de todos os reservatórios hídricos – públicos ou construídos em áreas particulares – que são localizados nas proximidades das rodovias estaduais que cruzam as regiões Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.
BR-226
Atendendo a constantes apelos de Nelter Queiroz, o DER iniciou nesta segunda-feira (03), numa parceria com as prefeituras de São Vicente e Florânia, a recuperação asfáltica da BR-226, no trecho que fica sob responsabilidade do Governo do Estado, entre os municípios de Currais Novos e Florânia.
“Além desta recuperação asfáltica, nosso mandato também luta constantemente para que DER e DNIT cheguem a um consenso e a administração deste trecho da BR-226 seja devolvida ao Governo Federal para que tenha os mesmos padrões de qualidade da maioria das rodovias federais de nosso país, proporcionando mais conforto e segurança aos motoristas que nela trafegam”, frisou.
03/05/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil
A Petrobras vai reajustar em 3,43%, em média, a partir do próximo domingo (5), o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP Residencial), o gás de cozinha, para botijão de 13 quilos (kg) às distribuidoras sem a cobrança de tributos. O preço do botijão de 13kg vai custar R$ 26,20.
O último reajuste ocorreu no dia 5 de fevereiro, exatamente há três meses, quando o valor do gás de cozinha subiu para R$ 25,33 para as distribuidoras.
Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que as empresas distribuidoras associadas à entidade foram comunicadas na tarde de hoje pela Petrobras que o GLP residencial para embalagens de até de 13kg ficará mais caro a partir do próximo domingo. De acordo com o Sindigás, o reajuste oscilará entre 3,3% e 3,6%, de acordo com o polo de suprimento.
03/05/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
A prefeitura municipal de Cruzeta por meio da Secretaria de Agricultura, Meio-ambiente e Pesca, iniciou a operação de recuperação das estradas da zona rural. O objetivo da ação é melhorar as estradas, como também oferecer ao homem do campo e a todos os moradores da zona rural uma melhor forma para a locomoção.
03/05/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do Estado, através da Emater-RN, e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (Funcitern) – fundação ligada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) – divulgam hoje, 3, o resultado final da seleção complementar de bolsistas de nível médio e superior.
O resultado final da seleção pode ser conferido nos sites da Emater-RN (www.emater.rn.gov.br) e Funcitern (http://funcitern.wixsite.com/funcitern). Os aprovados poderão ser convocados a partir de 6 de maio de 2019.
A primeira etapa se deu por meio de análise curricular. Na segunda etapa, nos dias 22 e 23 de abril, ocorreu as entrevistas com os selecionados.
Inscreveram-se 171 candidatos disputando 11 vagas, cujos selecionados desenvolverão na Emater-RN suas atividades por até 20 meses. Os cargos oferecidos são para regiões onde não há mais cadastro de reservas formado pela seleção anterior, realizada no final de 2016.
CARGOS – Os cargos oferecidos de nível médio e respectivas quantidades de vagas são: 1 para auxiliar administrativo para a região de João Câmara; e 8 para técnico agrícola, distribuídos entre as regiões de Pau dos Ferros (3), Assu (2), Currais Novos (2) e João Câmara (1). A bolsa para os selecionados com esse grau de formação é de R$ 1 mil.
Com exigência de nível superior, os cargos são para médico veterinário (1 vaga) para a região de Caicó; e engenheiro de pesca (1 vaga) para a região de São José de Mipibu. Para esses selecionados, a bolsa é de R$ 2 mil.