O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entre fevereiro e abril de 2019, economizou mais de R$ 900 mil em combustível, segundo dados da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, que faz o gerenciamento compartilhado da frota com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Com maior controle, fiscalização, identificação da frota e estabelecimento de cotas, o Estado reduziu em 230 mil litros o consumo de combustível no posto interno, em relação ao mesmo período do ano passado.
O posto interno abastece praticamente toda a frota que atende a Região Metropolitana de Natal. O consumo diário de combustível na unidade interna de abastecimento, que antes variava entre 15 e 16 mil litros, passou a ser de 10 a 12 mil litros/dia.
A redução é fruto da intensificação no trabalho de controle e fiscalização, resultante dos procedimentos adotados após a publicação do Decreto Nº 28.700, de 24 de janeiro de 2019, que dispõe sobre o cadastramento da frota veicular do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte e estabelece a gestão compartilhada da fiscalização e do controle do uso de veículos oficiais.
De acordo com a Coordenadoria do Patrimônio da Searh foram estabelecidas cotas para uso diário e semanal dos carros. Os veículos operacionais, que fazem parte da frota de secretarias como Segurança e Saúde, são abastecidos diariamente. Já os veículos administrativos têm cota semanal. As cotas foram estipuladas com base no consumo médio de um período de seis meses do ano anterior.
A partir de 15 de fevereiro de 2019, final do prazo para que os órgãos do Executivo Estadual se adequassem ao que foi estabelecido no Decreto, a Searh e a Sesed intensificaram o trabalho de fiscalização e controle de toda cadeia que envolve o abastecimento de veículos do Estado.
A água é um bem precioso e, como tal, deve ser tratada com o máximo rigor no que diz respeito à sua disponibilidade e uso racional. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem a responsabilidade de prestar os serviços públicos de abastecimento de água potável de acordo com os padrões de qualidade, regularidade, continuidade e de pressão na rede. Mas esse trabalho está alinhado a um comportamento de parceria por parte do consumidor.
A rede de distribuição da Companhia funciona com o objetivo de levar água até a entrada do imóvel do usuário, conectando o ramal ao hidrômetro. As instalações internas de água até o hidrômetro, inclusive a caixa de proteção, assim como as instalações de esgotos até a caixa de coleta são de responsabilidade do cliente. As normas para a prestação desse serviço estão definidas no Regulamento Geral dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Coleta de Esgotos Sanitários do Rio Grande do Norte.
No caso do abastecimento de água, uma recomendação importante da Caern é que o usuário tenha sempre um reservatório para armazenar o produto. O imóvel que não tem caixa d’água pode ficar desabastecido sempre que houver paradas no sistema para obras de manutenção, sejam elas programadas ou emergenciais.
As caixas d’água devem ser construídas obedecendo a padrões e normas previstas para a reservação de água. O projeto e a execução dos reservatórios devem atender também aos seguintes requisitos de ordem sanitária:
– Assegurar perfeita impermeabilidade;
– Utilizar, em sua construção, materiais que não causem prejuízo à potabilidade da água;
– Permitir inspeção e reparos, através de aberturas dotadas de bordas salientes e tampas herméticas;
– Possuir extravasor em nível inferior ao da entrada da água, descarregando visivelmente em área livre, dotado de dispositivo que impeça a penetração no reservatório de elementos poluentes;
– Possuir boia e tubo para limpeza.
O dimensionamento da caixa d’água deve considerar a capacidade de armazenamento de água suficiente para pelo menos 48 horas. Numa casa de uma a quatro pessoas, uma caixa de 1000 litros é suficiente. Para uma de cinco a seis pessoas, uma caixa de 1.500 litros. No caso de sete a 10 pessoas, uma caixa d’água de 2.000 litros deve atender à demanda.
Caixa d’água deve ser limpa a cada seis meses
Para garantir a boa qualidade do produto, o dono do imóvel deve observar as recomendações sobre a limpeza e desinfecção dos reservatórios. A limpeza da caixa d’água elimina detritos e trata a formação de crostas que podem ser formadas nas paredes do depósito.
O serviço pode ser realizado pelo proprietário ou por uma empresa especializada. Em imóveis ocupados durante todo o ano, recomenda-se que a higienização seja feita a cada seis meses. No caso de casas fechadas por longos períodos que permanecem com água, o produto é considerado impróprio para o consumo humano até que o reservatório seja limpo.
É importante, ainda, que se programe com antecedência o dia da lavagem da sua caixa d’água, dando preferência ao fim de semana. Não esquecer de usar botas e luvas para realizar todo o processo, e de uma escada em caso de caixas elevadas.
Veja como proceder, utilizando esse passo-a-passo, considerando um reservatório com 5 mil litros:
1. Eliminar a água que ainda resta na caixa. Para isso, fechar o registro da caixa d’água e abrir torneiras para se desfazer do produto;
2. Quando a caixa estiver com um palmo de altura de água, desligar torneiras e começar lavagem. Para isso, utilize uma vassoura nova ou esponja para esfregar a parte interna do reservatório;
3. Abrir as torneiras para esvaziar a caixa, removendo a água suja que restou;
4. Em um balde plástico de 20 litros de água misture com 20 colheres de sopa de água sanitária. Use tantos baldes quantos forem necessários para enxaguar todas as paredes da caixa;
5. Espalhar a mistura nas paredes e fundo da caixa d’água com o auxílio de uma brocha nova ou de um pincel largo (modelo utilizado para pintura à cal);
6. Deixar a mistura agir como desinfetante na estrutura por 30 minutos;
7. Ligar novamente todas as torneiras para eliminar a solução e limpar os canos;
8. Abrir o registro de entrada para obter água limpa, na altura de um palmo, para o enxaguar o reservatório;
9. Esfregar dentro da caixa e em seguida esvaziá-la;
10. Repetir a operação com mais um palmo de altura de água. Em seguida, esvaziar o reservatório, abrir o registro de entrada e encher novamente a caixa d’água, que estará pronta para uso;
11. Coloque a tampa na caixa d´água, assegure que ela esteja travada para que não entre pequenos animais, aves ou sujeiras. Isso evita a contaminação e transmissão de doenças;
12. Deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa da caixa e repita o processo a cada seis meses.
Neste domingo (5) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) teve encontro com o senador senador Jean-Paul Prates (PT), onde, na oportunidade, solicitou seu apoio a diversas lutas em prol da região Seridó, lutas essas que há tempos são defendida pelo jucurutuense: federalização do trecho da RN-118 entre Caicó e Jucurutu; devolução ao Governo Federal da administração do trecho da BR-226 entre Currais Novos e Florânia; e a luta pelo início das atividades do IFRN Jucurutu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte).
“Também cobrei empenho do senador Jean-Paul para que juntos possamos lutar pela viabilização de importantes obras estruturantes para nosso Seridó, que através de esforço nosso junto ao Governo anterior, conseguimos incluí-las ano passado no Programa Governo Cidadão”, destacou Queiroz.
As obras nas quais o deputado se refere são: pavimentação asfáltica da estrada que liga Santana do Matos à Serra de Santana; reforma e ampliação da Escola Estadual Maria Terceira e pavimentação da estrada que liga o Povoado Santo Antônio (Poviado Cobra) à RN-086, em Parelhas; construção de Central do Cidadão, anel viário e retomada/conclusão da pavimentação asfáltica da estrada de acesso à Serra de João do Vale, ambas em Jucurutu; e pavimentação do trecho da RN-088 que liga os municípios de Cruzeta e Florânia.
Outro pleito de extrema importância que Nelter Queiroz também pediu empenho de Jean-Paul Prates, junto ao Governo do Estado, diz respeito à reabertura da Susa, empresa que explora minério de ferro no município de Cruzeta. Na última semana, o deputado jucurutuense conseguiu a renovação de licença da empresa junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
O Governo do RN divulgou nesta segunda-feira (06) o calendário de pagamento dos salários de maio e de uma das quatro folhas em atraso deixadas pela administração anterior. No dia 31 de maio será pago o décimo terceiro de 2017 aos servidores estaduais que têm até R$ 12 mil líquido a receber, atendendo a 6.378 beneficiários (85,3% do total), no valor de R$ 15,6 milhões. No dia 28 de junho será a vez dos servidores que têm a receber acima de R$ 12 mil líquido, atendendo a 1.096 beneficiários (14,3%), num desembolso de R$ 14,61 milhões.
Todos esses servidores são aposentados e pensionistas e já tinham recebido uma parcela de R$ 5 mil. Isso porque ano passado o Governo do Estado iniciou o pagamento escalonado do décimo terceiro de 2017, mas não concluiu a folha, deixando pendentes R$ 30,23 milhões.
A proposta de quitação foi apresentada pelo Governo e aceita pelo Fórum de Servidores em reunião no Gabinete Civil que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra. Ela destacou, na ocasião, que os valores serão pagos com dinheiro dos royalties do petróleo e correção monetária, o que representa quase R$ 1,7 milhão de acréscimo na dívida com os servidores.
Na reunião também ficou definido o calendário de pagamento do salário de maio. O pagamento do mês será feito nos dias 15 e 31, conforme faixa salarial. Dia 15 será pago o salário integral a quem ganha até R$ 5 mil, aos servidores dos órgãos que compõem a Segurança Pública e uma parcela de 30% do salário de quem recebe acima de R$ 5 mil. Dia 31 será pago o restante do salário de quem recebe acima de R$ 5 mil e dos servidores dos órgãos que têm arrecadação própria e da Educação.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO
Folha de maio
Dia 15
Salário integral de quem ganha até R$ 5 mil
Salário integral do pessoal da segurança
30% do salário de quem ganha acima de 5 mil
Dia 31
70% do salário de quem ganha acima de R$ 5 mil
Pessoal dos órgãos com arrecadação própria
Servidores da Educação
Décimo terceiro de 2017
Dia 31 de maio: Pagamento de quem recebe até 12 mil líquidos
Ponte Newton Navarro ligas as regiões Leste e Norte de Natal — Foto: Ney Douglas
Por Emmily Virgílio, Inter TV Cabugi
Um acampamento foi montado por um grupo de evangélicos na cabeceira da Ponte Newton Navarro, em Natal, e voluntários começaram a revezar 24 horas por dia no local para impedir que pessoas cometam suicídio. A ponte liga as regiões Leste e Norte da capital potiguar e passa por cima do encontro do Rio Potengi com o mar. A parte mais alta da estrutura tem 60m de distância até a água.
De acordo com o RNTV 1, centenas de pessoas foram até a ponte para tentar suicídio somente neste ano. Os sentinelas, como são chamados, estão com binóculos e coletes, espalhados em pontos estratégicos da ponte. Em 12 dias de vigília, os voluntários conseguiram impedir que 45 pessoas se jogassem da Newton Navarro.
“Eu tive um sonho. Meu filho caía daqui, ele pulava. Eu acordei chorando, desesperado. Eu senti a dor das famílias enlutadas”, conta Rubens Medeiros, idealizador da ação voluntária.
Entre os voluntários, está um homem que, em 2012, pulou da ponte e sobreviveu. Hoje, Grégore atua no projeto como voluntário. Ele e os colegas dizem que só deixarão o acampamento depois que uma proteção for colocada na estrutura, para evitar que mais gente se jogue lá de cima.
“Fazemos todo um trabalho de acolhimento, mas é muito maior do que nós imaginamos. É preciso que essas ações sociais tomem, realmente, uma proporção maior”, afirma Valdir Luiz, um dos voluntários.
Um hábito cada vez mais comum, que pode trazer problemas sérios para a saúde dos ouvidos: fones. É cada vez maior o número de pessoas que usa fones de ouvido diariamente. O que pouca gente sabe é que o fone de ouvido com som alto é o pior inimigo da audição. A associação entre o volume e o tempo de uso dos fones é o que causa o dano.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo já têm algum tipo de deficiência auditiva.
Apesar de liberar a endorfina (hormônio do prazer), o som alto pode lesar o ouvido de qualquer pessoa. E, dependendo do tempo de exposição ao barulho, as células auditivas podem até morrer. A cóclea, parte interna do ouvido, tem entre 15 mil e 18 mil células ciliadas, que têm a função de transformar as ondas sonoras que chegam do ambiente ao ouvido em ondas elétricas e carregam informações para o cérebro.
Quando o som é absurdamente alto, esses cílios são “arrancados” e destruídos. Eles não se regeneram mais. Aí se dá a perda auditiva por exposição excessiva a ruídos.
Mas qual o limite? O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.
E como proteger os ouvidos?
– Evite ficar ao lado da caixa de som
– Não ouça música num volume alto
– Use fone de ouvido sem som ligado para minimizar o ruído externo em alguns ambientes, como shows, estádios
– Em lugares com música ao vivo, fique mais distante da banda
Como cuidar do ouvido
Um dos cuidados que devemos ter com os nossos ouvidos tem relação com o som alto. “Temos que ter o cuidado para não lesionar os ouvidos com som alto”, orienta o otorrinolaringologista Ricardo Ferreira Bento.
Não devemos introduzir nenhum objeto no ouvido para limpá-lo porque a cera não é sujeira. “A cera é proteção. Se um dia o ouvido tampar, aí é preciso ir até o médico para retirar a cera”. Hastes flexíveis só na parte de fora da orelha.
A Mega-Sena está acumulada há treze concursos e pode pagar um prêmio de R$ 170 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.149. O sorteio acontece na quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), no espaço Loterias Caixa no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).
Caso apenas um ganhador leve o prêmio de R$ 170 milhões na poupança, poderá receber mais de R$ 629 mil por mês, considerando o rendimento líquido mensal atual da aplicação, que é de 0,37%.
Sorteios extras
Nesta semana, a Mega-Sena terá sorteios extras especiais por conta do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo – a chamada “Mega-Semana das Mães”. Por isso, o concurso 2.149 será sorteado nesta terça, o concurso 2.150 na quinta-feira (9) e o concurso 2.151 no sábado (11). As regras e estrutura de premiação continuam as mesmas, com mudança apenas no número e dias dos sorteios.
Retirada do prêmio
Para receber o prêmio, é preciso ir a qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa. Quando o prêmio líquido é superior a R$ 1.332,78 (bruto de R$ 1.903,98), o ganhador deve resgatar o pagamento somente nas agências da Caixa. Já valores iguais ou maiores de R$ 10.000,00 são pagos dois dias depois da apresentação do ganhador em uma agência do banco.
Os prêmios podem ser sacados num prazo de 90 dias. Após esse prazo, os valores são repassados ao tesouro nacional para aplicação no FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Desde a criação da Mega-Sena, em 1996, mais de R$ 1,2 bilhão deixaram de ser resgatados, segundo dados da Caixa.
Bolsonaro participa do Programa Silvio Santos – Foto: Twitter/Jair Bolsonaro
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse que, em breve, vai encaminhar ao Congresso Nacional uma medida provisória para aumentar o tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação, de cinco anos para dez anos.
Em entrevista ao Programa Silvio Santos, do SBT, na noite de ontem (5), ele também defendeu o aumento no limite tolerado de pontos na carteira de motorista e a retirada de radares das rodovias federais.
“Vinte pontos se perde com muita facilidade. [O motorista] é emboscado em todo lugar”, disse. “Você não tem mais prazer em dirigir, a qualquer lugar que você vá está cheio de radar. O radar extrapolou a ideia de proteger a vida, é caça-níquel para aumentar a arrecadação. É dinheiro que tira do povo”, argumentou o presidente.
Bolsonaro disse que, ao assumir o governo havia cerca de 8 mil pedidos para instalação de novos radares, que foram engavetados. Segundo ele, os radares instalados nas rodovias federais também serão removidos, na medida em que os contratos com as empresas forem expirando.
O trabalho de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam o transporte público estudantil no estado foi sequenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) durante todo o sábado (04). A ação resultou na vistoria dos ônibus estudantis que transportam alunos nos municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú e Rodolfo Fernandes, todos na região Oeste do estado.
No total, foram supervisionados pelos técnicos do setor de Vistoria Veicular do Detran 38 ônibus escolares. Os veículos passaram por uma análise criteriosa onde foram verificados itens de segurança e demais especificações exigidas pela legislação de trânsito para automóveis dessa natureza. A ação consiste em notificar as prefeituras para que envie para o procedimento de vistoria todos os ônibus cadastrados pelo munícipio a realizar o transporte de estudantes
Os vistoriadores seguiram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto.
Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.
A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Detran e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantil que transporta alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte. Os resultados das fiscalizações são encaminhados através de relatório ao Ministério Público Estadual (MPRN) para que, se preciso for, sejam tomadas as devidas providências legais junto as prefeituras no tocante a situação de veículos irregulares.
O Ministério da Economia autorizou a contratação temporária de até 234,4 mil profissionais para atuarem no Censo 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os profissionais serão contratados a partir de janeiro de 2020. A autorização está em portaria publicada no Diário Oficial da Uniãode hoje (6).
Do total de vagas, 196 mil serão para recenseador que coleta as informações junto à população. Outra atividade com número alto de vagas é o de agente censitário supervisor (23.578). Serão contratados ainda supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais.
A contratação dos profissionais depende de aprovação prévia em processo seletivo simplificado. O contrato terá duração de até um ano, prazo que pode ser prorrogado de acordo com a necessidade de conclusão dos trabalhos.
O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado no prazo de até seis meses com detalhes sobre a escolaridade exigida para cada atividade e a remuneração. Nas últimas seleções, a exigência era de ensino fundamental completo para o cargo de recenseador.
A portaria informa que as contratações serão formalizadas somente mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas.