Na manhã desta segunda-feira (22) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) esteve em audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT) e com o chefe do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, Raimundo Alves, no Centro Administrativo do Estado, discutindo ações emergenciais para solucionar a questão em torno do rompimento de trecho da RN-041, que liga o município de Santana do Matos à BR-304.
“A situação deste trecho da RN-041 é delicada e o que aconteceu no setor é muito grave, por isso estamos dedicando esforços junto ao Governo do Estado para que a situação seja normalizada. A governadora nos garantiu que medidas estão sendo tomadas desde de ontem”, destacou o parlamentar.
O deputado frisa que, durante audiência na manhã de hoje, fez alerta para a governadora Fátima sobre a situação dos reservatórios do Estado. “Pedi atenção especial do Governo em relação aos [reservatórios] localizados em áreas particulares, que assim como os reservatórios públicos, precisam urgentemente de serviços de recuperação em suas estruturas para que incidentes como este, na RN-041 em Santana do Matos, não voltem a ocorrer”.
Desde a manhã deste domingo (21) Nelter Queiroz faz contatos junto ao Governo do Estado buscando soluções para a normalização do trecho da RN-041 que cedeu em Santana do Matos. O rompimento desta rodovia também prejudica os municípios de Angicos e Fernando Pedroza.
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Profissionais das forças de segurança e salvamento de todo o país passam a fazer parte, este ano, do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.
“Esses profissionais, assim como os demais já contemplados na campanha, são expostos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza”, informou a pasta, por meio de nota. Segundo o ministério, 1 milhão de doses extras foram adquiridas para dar conta da ampliação do público-alvo.
Segunda fase
Até a semana passada, apenas crianças, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) estavam recebendo a dose contra a gripe nos postos de saúde. A partir de hoje (22), todos os grupos considerados prioritários podem ir a uma unidade básica de saúde para serem imunizados.
Além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, devem receber a vacina trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.
A campanha segue até 31 de maio. O ministério deve enviar aos estados um total de 64,7 milhões de doses contra a gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos considerados prioritários.
Vacina
A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.
“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença”, reforçou a pasta.
Casos
Este ano, até 13 de abril, foram registrados 369 casos de influenza em todo o país, com 67 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é o H1N1, que responde por 192 casos e 47 mortes. O Amazonas é o estado que apresenta maior circulação do vírus, com 130 casos e 34 mortes.
De acordo com o ministério, todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir, indicado para o tratamento contra o H1N1, e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.brou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, NOVO HORÁRIO de 8h às 14h,ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Emprega Brasil, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, de segunda a sexta.
VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 1
BALANCEIRO DE CONCRETO 1
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 1
MOTORISTA OPERADOR DE BOMBA DE CONCRETO 1
VENDEDOR PRACISTA 3
Total 7
SÃO JOSÉ DE MIPIBU e Região
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO 3
Total 3
MOSSORÓ e Região
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
BORRACHEIRO 1
CHEFE DE COZINHA 1
MECÂNICO 1
PIZZAIOLO 1
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO) 1
VENDEDOR PRACISTA 1
Total 6
VAGAS PCD – Pessoas com Deficiência – MOSSORÓ e Região
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
AUXILIAR DE LIMPEZA 1
Total 1
Vagas abertas do SINE-RN no Portal MTE Mais Emprego, acesso em 22/04/2019 às 14:25h, Joacir Morais
Para o Trabalhador: Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o perfil profissional do trabalhador, o mesmo deverá acessar o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço (empregabrasil.mte.gov.br) com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.
A Presidência do Tribunal de Justiça do RN homologou o resultado final da seleção de estágio remunerado para estudantes de pós-graduação em Direito. Ao todo, são 30 candidatos aprovados e 47 suplentes. Veja AQUI a relação.
Os aprovados farão estágio no âmbito das unidades administrativas e jurisdicionais de segunda instância ou em unidades jurisdicionais da Grande Natal.
Os estagiários terão jornada de seis horas diárias e 30 horas semanais. A jornada diária será exercida no período compreendido entre 8h e 18h. O estagiário receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874,00 e também auxílio transporte, atualmente no valor de R$ 127,60.
O estágio terá duração máxima de dois anos, desde que comprovado o vínculo com a entidade de ensino.
A prefeitura do Natal publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (22), a chamada de aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A convocação acontece depois que os candidatos nomeados anteriormente não se apresentaram ou não quiseram assumir as funções e pediram exoneração. Ao todo, foram 141 candidatos convocados.
Os cargos selecionados foram: auxiliar de farmácia (5); auxiliar de saúde bucal (2); técnico em enfermagem (44); técnico em patologia clínica (10); assistente social (1); biomédico (1); educador social (1); enfermeiro (7); farmacêutico (4); farmacêutico bioquímico (4); fisioterapeuta (1); médico anestesiologista (4); médico clínico geral (6); médico da estratégia de saúde da família (30); médico do trabalho (1); médico obstetra (8); médico urgencista (4); nutricionista (2); odontólogo (3); psicólogo (2); sanitarista (1).
Os candidatos nomeados deverão, no prazo máximo, de 30 dias, a partir desta segunda, comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada a Rua Fabrício Pedroza, 915, Areia Preta, Natal/RN, CEP: 59014-030, das 8h às 13h, de segunda à quinta-feira, a fim de receberem instruções sobre a documentação necessária para a posse. Sob pena de não assim o fazendo perderem o direito a exercício do cargo.
Os aprovados deverão apresentar os seguintes exames: hemograma – tipo sanguíneo; glicemia – VDRL – EAS – EPF – TSH – colesterol – triglicerídeos; eletrocardiograma (laudo e parecer do cardiologista); eletroencefalograma (laudo/parecer do neurologista); laudo de sanidade mental com parecer do psiquiatra; audiometria com parecer do otorrinolaringologista; e Raio X do tórax com parecer do radiologista.
A administração cruzetense, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou na manhã de hoje (22 de abril), a entrega de novos uniformes escolares para estudantes da rede municipal de ensino.
A primeira escola a receber o fardamento foi o Centro de Educação Infantil Joaquim Lopes Pequeno, seguindo pelas escolas Ana Assis de Medeiros e EMCAS. A secretaria de Educação, deve seguir o cronograma de entrega durante todo o dia, a meta é que os estudantes tenham o uniforme em mãos o mais rápido possível.
.
“Estamos mantendo o compromisso com a Educação, iniciando a entrega do uniforme escolar para os alunos das nossas escolas, uma educação de qualidade tem sido prioridade na nossa gestão”, destacou o prefeito Sally Araújo.
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) finalizou as intervenções realizadas durante o feriado da Páscoa com uma ação que uniu educação e fiscalização de trânsito. A ação da Operação Lei Seca foi realizada na madrugada desse domingo (21), visitando alguns bares da capital onde os policiais militares conversaram com os cidadãos a respeito da importância de não dirigir após uso de bebida alcóolica.
Durante a ação educativa que chegou a bares situados nas Avenidas Prudente de Morais, Integração e Ayrton Senna, os frequentadores tiveram a oportunidade de medir seu nível de alcoolemia, conhecer o funcionamento do etilômetro e tirar dúvidas sobre a legislação e procedimentos nos casos de flagrante de direção sob influência de álcool. “Foram feitos testes de etilômetro em várias pessoas que estavam nos bares e orientamos sob como proceder para não incorrer no erro de dirigir sob influência de álcool”, explicou o coordenador da Operação Lei Seca do Detran, capitão Isaac Paiva.
Logo após as ações educativas os policiais armaram barreiras com blitz de fiscalização na Zona Sul de Natal. A ação abordou e fiscalizou 257 veículos e flagrou 17 condutores que foram autuados por desrespeito à Lei Seca. A fiscalização ainda resultou em oito autos de infração por motivos diversos e dois automóveis foram retidos e removidos ao pátio de veículos apreendidos do Detran.
A ação unindo educação e fiscalização realizada pela Operação Lei Seca do Detran é denominada de “Bafômetro Consciente” e tem o objetivo de conscientizar o motorista e promover mais segurança no trânsito.
O Fortaleza venceu o Ceará por 1 a 0 neste domingo (21 de abril), na Arena Castelão, e confirmou o título do Campeonato Cearense depois do 2 a 0 na ida.
O gol do campeão estadual foi marcado por Roger Carvalho, aos nove minutos do primeiro tempo. A equipe dirigida por Rogério Ceni controlou a decisão e o troféu nunca pareceu distante.
O Fortaleza teve a segunda melhor campanha do Cearense na segunda fase, com 11 pontos. O Ceará, vice-campeão, fez 15. Na semi, o Fortaleza eliminou o Guarany de Sobral e o Ceará tirou o Fortaleza da competição.
O Fortaleza agora precisa confirmar a permanência de Ceni – o treinador é alvo do Atlético-MG para substituir Levir Culpi. Lisca começa a ficar pressionado no Ceará.
Devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite deste sábado (20) e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios, o Governo do Estado vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos. Como isso, será possível o suporte técnico e repasse de recursos por parte do Governo Federal. O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está ciente dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte. A princípio Ipanguaçu não entra no decreto pois a situação no município está controlada.
A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, os prefeitos da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil após o monitoramento de reservatórios e constatado risco de novos rompimentos.
Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam. Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes.
Segundo Marcos de Carvalho, da Defesa Civil Estadual, ficou acertado também na reunião que a partir desta noite de domingo será feito o monitoramento de hora em hora do São Miguel 2 pela Prefeitura de Fernando Pedroza. “Havendo anomalia, eles emitem o aviso a todas as pessoas nas áreas que possam ser afetadas por extravasamento por meio de grupos de WhatsApp, rádios locais e carros de som. Amanhã uma equipe da Semarh vai fazer intervenções como a instalação de dispositivos para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro, permitindo que diminua o volume armazenado no açude São Rafael 2. Consequentemente reduz o seu risco potencial”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.
BR-304
A Defesa Civil também vistoriou neste domingo a ponte na BR-304 que está em situação crítica devido à erosão provocada pela forte correnteza da noite de sábado. Já foram acionados o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Previsão Climática
Segundo a gerência de meteorologia da Emparn, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. Nos próximos dias, além da atuação da Zona de Convergência Intertropoical (ZCIT), tem também a chegada de uma frente fria que pode contribuir para o aumento de chuvas, principalmente no interior do RN.
O Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 e conquistou o seu 30° Campeonato Paulista. Esse foi o terceiro consecutivo da equipe, que não tinha conseguido essa marca nos últimos 80 anos. Os autores dos gols do Timão foram o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o atacante Vagner Love – o jovem Anthony balançou as redes para o Tricolor.