18/04/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasFIERN
Com o objetivo de promover a comunicação entre quem gera resíduos recicláveis e quem o transforma, o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN – SindRecicla lança o aplicativo “RecicleJá”, que já está disponível para download em aparelhos com plataforma Android ou IOS e atende Natal e Região Metropolitana.
“Nós identificamos uma carência nos dois extremos: na cadeia da reciclagem – que tem dificuldade que o resíduo chegue a indústria – e a sociedade tem dificuldade em descartar”, explica o presidente do sindicato, o empresário Roberto Serquiz.
Ele destaca a importância de criar uma cultura do descarte correto do lixo. “Essa dificuldade foi muito evidenciada quando se tentou implantar a separação detalhada, ou seja vidro, plástico”, lembrou Serquiz; que enfatiza ainda que ao simplificar o processo de separar o lixo seco do molhado facilita a adesão ao processo.
Metal, ferro, papel, plástico, eletroeletrônico e óleo de cozinha são alguns dos produtos que podem ser negociados através do aplicativo.
“Agora a grande dificuldade é quem vai buscar este material”. E para suprir esta dificuldade foi desenvolvido durante dois anos, junto com a startup potiguar Themata este ecoponto virtual, para facilitar este encontro entre gerador e indústria.
Para Serquiz, o diferencial do RecicleJá é a ausência de intermediário entre “a escola, o condomínio e o bairro” com a indústria, favorecendo a criação de um ambiente econômico sustentável, com o equilíbrio social, ambiental e econômico. “Eles podem se mobilizar e gerar recursos. O resíduo tem valor”, ressalta.
O desenvolvido do RecicleJá pelo SindRecicla foi viabilizado pelo Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – PROCOMPI, realizado pelo Sistema FIERN, através do IEL/RN, em parceria com CNI e SEBRAE.
18/04/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
FOTO: SESAP/CEREST
O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Rio Grande do Norte promoveu, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde do Trabalhador da I Ursap, atividades de promoção a saúde dos motoristas profissionais dos municípios de Jundiá e Espírito Santo, localizados próximo à Região Metropolitana potiguar.
A ação, que faz parte da programação do Abril Verde – mês alusivo à saúde e segurança do trabalhador -, aconteceu nos dias 9 e 10 de abril. Os médicos do trabalho do Cerest abordaram a importância dos cuidados na saúde inerentes a profissão do motorista e o Núcleo de Prevenção às Violências da pasta falaram sobre a violência no trânsito.
A escolha dessa categoria profissional possibilitou o estabelecimento da interligação dos acidentes de trânsito com os de trabalho, mais especificamente com os acidentes de trajeto, que são aqueles que ocorrem com o trabalhador no percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa.
17/04/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e as escolas estaduais Lavoisier Maia e Cônego Estevão lançaram o projeto “É fake? Tô fora!”. O objetivo do projeto é capacitar os alunos a compreenderem quando uma notícia divulgada é falsa.
A iniciativa é da professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino Stella Sâmia, aluna do Mestrado Profletras. “É uma ideia que veio da vivência em sala de aula. Nós percebemos o quanto os alunos eram influenciados no dia a dia por essas notícias que não eram verdadeiras. Percebemos o quanto elas se infiltravam entres eles e como isso gerava assunto em sala de aula”, explicou.
A professora explicou que na Base Comum Curricular consta a necessidade de trabalharmos no 9° ano essa questão. “Nós temos que formar esses alunos para que eles identifiquem as inverdades nos textos”, frisou.
O professor Esdras Marchezam explica que a UERN entra no projeto como parceira na área de extensão através do Laboratório de Narrativas Hipermídia (HiperLAB/UERN). “A UERN dentro do seu viés extensionista se aproxima da escola e da comunidade por meio de diversos projetos e este será por meio do HiperLAB com os alunos do curso de jornalismo vem somar a essa ação da professora Stella Sâmia nesta ação em defesa da boa comunicação para mostrar que isso também é uma questão de cidadania”, acrescentou.
A parceria está discutindo a realização de novos projetos.
O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e SESC/Mossoró.
Estão previstos mais oito encontros.

O momento foi realizado nesta terça-feira (16), oportunidade em que o juiz de direito da comarca de Jucurutu, Mark Clark Santiago Andrade, entregou nas mãos de Izabel, diretora da Unidade Prisional Feminina, alvará liberando R$ 10 mil reais para investimento na Unidade.
O valor foi arrecadado, através de prestações pecuniárias.
Confira:
Confira:
https://www.facebook.com/275114022901674/videos/639897106452160/
17/04/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasFoi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17) a Portaria Nº 345/2019 que prorroga o prazo de posse dos candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos vagos no quadro geral da Secretaria de Estado da Saúde Pública/SESAP, regido pelo Edital n° 001/2018, e dos candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos vagos de professor e especialista em educação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, regido pelo edital n° 001/2015.
A prorrogação é de 30 (trinta) dias, contados a partir do dia subsequente ao último dia de prazo legal estabelecido nos respectivos editais de nomeação.

A secretaria municipal de Saúde de Angicos realizou na manhã desta terça-feira (16) o encontro com gestantes de todos os bairros da cidade.
O principal objetivo preconizado com os encontros é o de garantir uma gestação saudável as futuras mamães cuidando, por exemplo, de manter em dia as consultas de pré-natal, a vacinação, cuidados odontológicos e médicos caso sejam necessários.
Neste primeiro momento contando com a participação primordial dos profissionais de saúde que atuam nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) os encontros aconteceram nos postos do Centro da cidade, como também no bairro Alto do Triângulo.
Os encontros contam também com a participação dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) que prestam orientações educativas e atendimento as gestantes.
De acordo com a secretária de Saúde, Natali Felipe, a meta é cumprir o que reza a cartilha do atendimento básico: o trabalho preventivo e educativo junto as gestantes do município para que se evite problemas quando chegar a hora do nascimento dos bebês.
17/04/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasPor mais um ano, a prefeitura de Santana do Matos garante a tradicional entrega do Peixe na Semana Santa.
Hoje (17) e amanhã, quinta-feira (18), a partir das 8h, até às 16h, beneficiários do programa Bolsa Família estarão recebendo 2kg de peixe por cadastro.
As entregas acontecerão na sede da secretaria de Obras (dia 17), e na zona rural nas escolas municipais (dias 17 e 18).

17/04/2019
Por Danilo Evaristo em
NotasA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu na manhã desta 3ª feira (16) as novas tarifas de energia elétrica a vigorar a partir do dia 22 de abril para o Estado do Rio Grande do Norte.
O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de 4,73%. Para a baixa tensão, que inclui os clientes residenciais, o efeito médio será de 5,48%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de 2,81%.
As tarifas entrarão em vigência a partir do dia 22 de abril, sendo que os clientes somente começarão a perceber uma variação proporcional das tarifas, considerando a data da entrada em vigência das mesmas e a emissão das faturas. O efeito integral do reajuste realizado pela ANEEL apenas será atingido no decorrer do mês de maio, quando todo o período de leitura contemplar as datas pós-reajuste.
Para definição da tarifa de energia, a ANEEL também considera diversos fatores: os custos com encargos setoriais representam 8% do total da conta média de energia; tributos 26,1%; despesas com a compra da energia 36,2%; transmissão da energia 5,3%; e custos de operação, manutenção, expansão do sistema, administração do serviço e remuneração dos investimentos 24,4%.

Após se reunirem com o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, e com o deputado estadual Nelter Queiroz na última segunda-feira (15), em Natal, os vereadores de Jucurutu debateram sobre a segurança pública do município nesta terça-feira (16), na sede do Poder Legislativo.
O encontro contou com a participação do juiz de direito da comarca de Jucurutu, Mark Clark Santiago Andrade; do delegado da Polícia Civil da cidade, Hebert Luis Marques, além do delegado regional da Polícia Civil, Ricardo Brito.
O comandante da PM local (3ª CPM/6º BPM), capitão Miranda, participou da reunião e lembrou que a solicitação de diárias operacionais junto ao governo do RN, seria uma maneira de aumentar o efetivo policial em Jucurutu.
O presidente da Câmara, Fagner Brito, reforçou a ideia do capitão Miranda, destacando que o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva colocou à Secretaria de Segurança Pública a disposição para atender o pedido de diárias operacionais. As diárias operacionais são pagas a policiais que estão de folga.
Os vereadores Edivan Fernandes, Paula Torres, Ioneide Queiroz, Maria Da Guia, Alan Amaral, Jubiratan Saldanha, Gilson Brito, Francinildo Aquino e Willame Lopes (Nego) também participaram da reunião de ontem. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jucurutu, estava representada pela presidente Maria Elizabeth (Betinha).
16/04/2019
Por Danilo Evaristo em
Notas
Desde o último fim de semana, o Porto de Natal está utilizando todos os berços de atracação, inclusive, nesta terça-feira (16), atracou o “MS Pacific Princess”, um cruzeiro de propriedade da Princess Cruises, com 700 passageiros e 350 tripulantes vindos de Jamestown, Estado de Virgínia (EUA), para um dia de passeio na capital potiguar. O próximo destino é Fortaleza (CE).
O navio oferece diversas opções gastronômicas, com destaque para o restaurante de especialidades italianas, que foi votado como um dos “Melhores Restaurantes de Especialidades de Cruzeiro”. Dispõe, também, de lojas, cassino, biblioteca, piscinas, SPA, espaços para a prática de esportes, teatro e academia.
Além do cruzeiro, estão atracados no Porto de Natal o “Cayene” da CMA CGM, que transportará contêineres refrigerados com frutas para a Espanha; e o “CBO Niterói”, que chegou no dia 06 de abril para realizar serviços de manutenção na embarcação. Ainda, o “MV Federal Elbe”, que trouxe trigo do Uruguai para o Moinho Dias Branco, e a Fragata Liberal da Marinha do Brasil, desatracaram nesta manhã. Sem falar nas várias rotas semanais de embarcações de pequeno porte para o abastecimento do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
O “Cayene” é o segundo navio da CMA CGM, empresa francesa que opera no Porto de Natal e retomou as atividades depois de paralisação no mês de março, quando foi estabelecido um diálogo com a nova diretoria da CODERN.
Fotos: Canindé Soares.