08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Defesa dos direitos da mulher é bandeira da bancada feminina na Assembleia do RN

O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, marca a luta das mulheres por igualdade e melhores condições de vida e trabalho. Nesse contexto, a nova bancada feminina da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, representada pelas deputadas Cristiane Dantas (PPL), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PTC), renova o tema como bandeira de atuação parlamentar na Casa Legislativa.

Prova disso é a renovação, por mais quatro anos, da Frente Parlamentar da Mulher, presidida por Cristiane, e que passa a contar agora com as atuais parlamentares da bancada feminina. A Frente foi criada em agosto de 2017 com o objetivo de fortalecer a luta pelos direitos da mulher através da união de esforços do parlamento estadual, órgãos públicos, entidades e movimentos sociais para a execução de políticas públicas que tenham a mulher como beneficiada.

“Estamos em uma nova legislatura e a Frente Parlamentar da Mulher vai retomar as atividades com a presença das novas deputadas, que aceitaram prontamente o convite e estão dispostas a colaborar com as ações que iremos realizar”, destaca Cristiane Dantas.

Na Casa Legislativa, a deputada é autora da lei que institui as patrulhas policiais denominadas “Patrulha Maria da Penha”, buscando prevenir e combater a violência doméstica contra a mulher. É dela também a lei que formaliza o “Programa Maria da Penha vai às Escolas”, propondo o ensinamento de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha no âmbito da rede pública de ensino. Outra proposta de sua autoria incluiu no Calendário Oficial do Estado o “Mês de Proteção à Mulher”, atribuindo a agosto o período para a promoção de campanhas e ações voltadas às temáticas femininas.

Igualmente comprometida com a causa, a deputada Isolda Dantas apresentou projetos de lei na Assembleia para subsidiar o enfrentamento da violência contra a mulher no Estado, ao mesmo tempo em que articula a realização de uma audiência pública, na próxima segunda-feira (11), às 14h, para debater os impactos da reforma da previdência na vida das mulheres.

Dentre as matérias propostas pela parlamentar, consta a criação de um mecanismo de sistematização e divulgação de todos os dados da violência doméstica e familiar contra a mulher no RN, buscando subsidiar a construção de políticas de enfrentamento. O projeto carrega o nome de “Marielle Franco”, por ter inspirado a propositura e pelo marco de um ano de seu assassinato.

Uma segunda proposta é a criação da Procuradoria Especial da Mulher como um órgão da Assembleia para atender demandas internas e externas de acompanhamento de denúncias, fiscalização de execução de programas que visem a promoção da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e enfrentamento à violência contra mulheres e jovens, campanhas educativas e articulação de políticas transversais de gênero.

A parlamentar afirma que sempre fez parte da luta das mulheres nos movimentos sociais. “Aqui no parlamento estadual não poderia ser diferente. A política é ferramenta de transformação da vida das pessoas. Ecoando as vozes das ruas e roçados, o nosso mandato feminista e popular seguirá fazendo a luta por igualdade”, explica Isolda.

A defesa da mulher também marca a trajetória política da deputada Eudiane Macedo, que enquanto vereadora de Natal, foi pioneira na criação da primeira frente legislativa no Estado em torno da temática. No Legislativo Estadual, a parlamentar defende a promoção de um trabalho na base da formação escolar dos jovens. “Enquanto Frente Parlamentar da Mulher, iremos às escolas, conversar com meninas e meninos, mostrar aos adolescentes como precisamos avançar e não reproduzir comportamentos machistas que ferem na alma e podem ferir no corpo também”, alerta ela.

Eudiane defende também maior visibilidade às mulheres idosas que, segundo ela, muitas vezes são esquecidas pela sociedade e se tornam vítimas de familiares que se apropriam de suas aposentadorias, a chamada violência patrimonial. Nesse contexto, a parlamentar promove nesta sexta-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, uma ação com idosas do Juvino Barreto. “Vamos levar uma tarde de carinho e de atenção para essas mulheres que tanto se dedicaram a suas famílias”, acrescenta a deputada.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Soma de todos os repasses do FPM ao longo de 2019 têm apresentado crescimento

A soma de todos os repasses do FPM ao longo de 2019 têm apresentado crescimento. O total repassado aos Municípios, no período de janeiro até o 1º decêndio de março de 2019, indica aumento de 11,96% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2018.

Ao considerar o comportamento da inflação, o FPM acumulado em 2019 apontou crescimento de 8,12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, a CNM reforça que o Fundo, bem como a maioria das receitas de transferências do País, não apresenta distribuição uniforme ao longo do ano.

Quando é avaliado mês a mês o comportamento do FPM nos repasses realizados pela Receita Federal, são observados dois ciclos distintos. No primeiro semestre estão os maiores repasses do FPM (fevereiro e maio). Entretanto, em outro ciclo, entre os meses de julho a outubro, as transferências diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.

Conforme análise da série histórica do FPM, o repasse referente aos três primeiros meses do ano representa uma entrada elevada de recursos nas contas municipais. Por isso, é importante que os gestores municipais mantenham cautela em suas respectivas administrações e fiquem atentos ao gerir os recursos municipais. A Confederação ressalta que é preciso planejamento e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas.

Da Agência CNM de Notícias

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeito Juninho Alves parabeniza mulheres de Caraúbas no “Dia Internacional da Mulher”

Neste 08 de março, dedicado ao “Dia Internacional da Mulher” o prefeito Juninho Alves, usando suas redes sociais, dedicou os parabéns a todas as mulheres do município de Caraúbas. O gestor, através da primeira-dama Denise Alves, exaltou a importância da mulher na sociedade e o papel que tem desempenhado em suas atividades com a família e no mercado de trabalho.

“Meus parabéns a todas as mulheres do município de Caraúbas pelo Dia Internacional da Mulher. Em nome da minha esposa Denise Alves, quero saudar todas as mulheres e dizer da importância que elas têm para nossa sociedade. Quero exaltar o valor e a qualidade que cada mulher exerce, seja na família, no mercado de trabalho ou em cada função que desempenha. Que Deus abençoe cada mulher, não só hoje, como em todos os dias”, destacou o prefeito Juninho Alves.

Flores

Durante o período da manhã, o prefeito Juninho Alves e o vice-prefeito Paulo Brasil, percorreram todas as salas do Palácio Jonas Gurgel, parabenizando e entregando flores a todas as mulheres que trabalham na Prefeitura de Caraúbas

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Walfredo Gurgel mantem corredores sem pacientes em macas

 Walfredo Gurgel mantem corredores sem pacientes em macas

Finalizado o período do carnaval, que historicamente eleva a demanda por atendimentos, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) permanece com seus corredores livres de pacientes em macas e com suas áreas de circulação desimpedidas.

Confirmando a tendência anual, da sexta-feira (1) até a quarta-feira (6), o PSCS novamente registrou elevação no número de casos atendidos devido a acidentes. Em relação a 2018, houve um aumento de 5% no total de atendimentos para politraumatizados. Os dados foram divulgados pelo setor de arquivo nesta quinta-feira (7) e mostram que foram registrados 426 boletins de pessoas vítimas de acidentes. O número é maior que o do ano passado, quando foram computados 348 atendimentos pelas mesmas causas.

Mais uma vez, os acidentes de moto lideraram as estatísticas. Do total de boletins, 134 pessoas deram entrada no PS feridas em ocorrências sobre duas rodas. O levantamento também mostra 111 casos com queda da própria altura (geralmente com pessoas idosas), 17 ferimentos por arma de fogo e 31 por agressão física.

“Até o ano passado, qualquer número a mais de pessoas que chegavam a esse hospital já era motivo para superlotar os corredores. Hoje estamos felizes de poder vivenciar um outro momento, de melhor qualificação do nosso serviço e de uma maior assistência ao paciente vítima do trauma”, avalia a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Detran retoma avaliação prática de direção veicular no interior do Estado

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) retoma nesta sexta-feira (08) o processo de avaliação de teste prático de direção veicular dos candidatos a motoristas cadastrados no interior do Estado. A equipe de examinadores do Órgão se encontra hoje nas cidades de Macau e Alto dos Rodrigues.

No decorrer deste mês outros 20 municípios estarão tendo candidatos a habilitação avaliados pelo Detran. O cronograma contempla as cidades de Patu (11); Caraúbas (12); Apodi (13); Pau dos Ferros e São Miguel (14); Alexandria (15); Caicó e Parelhas (18); Santa Cruz e Jaçanã (19); Currais Novos (20); Lagoa Nova (21); Acari e Jardim do Seridó (22); Nova Cruz e Passa e Fica (25); Canguaretama e Goianinha (26); São José do Mipibu (27); e São Paulo do Potengi (28).

Além dos municípios polos, a ação dos examinadores atende também a demanda de candidatos a primeira habilitação que residem em municípios vizinhos aos contemplados pelas avaliações. O cronograma de exame de direção veicular é planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.

De acordo com informações coletadas no setor de Estatística do Detran, durante o ano de 2018 foram realizados no Estado 57.390 testes práticos de direção veicular. A média mensal do ano correspondeu a 4.783 avaliações por mês. Atualmente, estão cadastrados no registro de condutores do Rio Grande do Norte 851.725 motoristas habilitados.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Natal

Prefeitura de Martins agradece a todos que contribuíram para a realização do Carnaval 2019

Evento marcado pela organização, infraestrutura, segurança, assistência médica e pela valorização dos “artistas da terra”, o Carnaval na Serra 2019 deixará boas lembranças.

Em sua última noite, o evento contou com a apresentação de Carlinhos e Orquestra de Frevo, Enúbio e Banda e Fabiano Show que fechou a noite com muito axé fazendo a animação dos blocos e foliões.

A prefeitura de Martins agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento, em especial aos funcionários das várias secretarias envolvidas, a polícia militar, a equipe de segurança privada e principalmente a todos os foliões que, com um comportamento exemplar, fizeram do Carnaval na Serra uma festa tranquila e agradável.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Igarn projeta que reservas hídricas estaduais cheguem a até 50% após inverno

Foto: FELIPE ALECRIM/IGARN

O interior do Rio Grande do Norte está entrando na sua quadra invernosa. Os mananciais potiguares, em algumas regiões, já começaram a ter aumento de volume. Entre os 45 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), que possuem capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, a estimativa definida pelo setor de monitoramento é que, seguindo a perspectiva de um inverno dentro do normal, as reservas hídricas superficiais possam terminar o período de chuvas com, aproximadamente, 50% do total que conseguem acumular, que é de 4,411 bilhões de metros cúbicos.

O diretor-presidente do Igarn, Caramurú Paiva, ressalta que caso se confirme uma quadra invernosa dentro da normalidade e os reservatórios atinjam os 50% das reservas hídricas superficiais totais, o estado do Rio Grande do Norte atingirá sua melhor situação de abastecimento desde 2013, quando, ao final do inverno no interior, acumulou 45,01% da capacidade total das bacias hidrográficas. “Em 2014, acumulou 39,93%; em 2015, 26,99%; em 2016, 20,18%; em 2017, 17,72%; e 2018, 31,50%”, relembra o diretor.

Com relação aos principais reservatórios estaduais, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente acumula 495,745 milhões de m³, em termos percentuais, 20,66% de sua capacidade. No início de março de 2018, a ARG acumulava 284,986 milhões de m³, ou apenas 11,87% de máximo que consegue acumular.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, atualmente acumula 133,582 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado estava com 13,84%, o que corresponde a 82,978 milhões de metros cúbicos.

Outro grande reservatório, Umari, que possui capacidade para 292 milhões de metros cúbicos, atualmente acumula 97,899 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado estava com 13% de sua capacidade, 39,230 milhões de m³.

Atualmente, 7 reservatórios estão em volume morto, o que corresponde a 15,55% do total de açudes monitorados. Já os completamente secos são 8, em termos percentuais, 17,77%. No início de março de 2018, 17 mananciais estavam em volume morto e 15 secos.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está com 7,350 milhões de metros cúbicos, ou 66,38% do seu volume máximo que é de 11 milhões de metros cúbicos. Já a lagoa do Bonfim, que atende à adutora Monsenhor Expedito, 43,350 milhões de m³, ou 51,44% do seu volume total. A Lagoa do Jiqui permanece com 100% da sua capacidade.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Chove bem em todas as regiões do RN durante o carnaval

Foto: Danilo Evaristo

Março, geralmente o mês mais chuvoso no semiárido, começou com a folia do carnaval e também com boas chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para a felicidade dos sertanejos.

O monitoramento realizado pela Emparn, de sexta (01) até a manhã desta quinta (07), mostra que as chuvas foram bem distribuídas. O maior volume foi registrado na região Oeste Potiguar, em Felipe Guerra, choveu 113 milímetros; no Litoral Leste, choveu com mais intensidade em São Gonçalo do Amarante, 97,7mm; em Natal choveu 40,9mm. Na região Agreste também teve boas chuvas, em Bento Fernandes choveu 72 milímetros e na região Central, em Caicó também choveu 72 mm.

A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva, principalmente no interior, devido a presença da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema que faz chover no semiárido nordestino, nesta época do ano. O boletim completo está disponível na página do Governo do RN e na da Emparn: www.rn.gov.br e www.emparn.rn.gov.br.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Mulheres têm cada vez mais espaço e representatividade no mercado de trabalho

Até pouco tempo, as mulheres não exerciam papel de destaque no mercado de trabalho porque, na verdade, elas pouco ocupavam os espaços que não fossem o ambiente privado da casa. Graças ao esforço das mulheres, movimentos feministas e as transformações do mercado, elas passaram a exercer cada vez mais importantes papéis profissionais, e ampliar sua representatividade em áreas que eram exclusivamente masculinas.

Na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), além dos espaços administrativos, elas estão em funções que mesmo nas faculdades, ainda predomina a presença masculina. São engenheiras civis, engenheiras eletricistas, químicas que, mesmo sendo uma fatia pequena, ano a ano têm reafirmado a participação na empresa, derrubando tabus e consolidando a competência feminina para a gestão.

Fazendo um raio-x da presença feminina hoje elas correspondem a pouco mais de 10% da força de trabalho na Caern, levando em consideração apenas o quadro efetivo, ocupam 277 cargos na empresa. O número parece pouco, mas em uma empresa com um perfil histórico masculino, o quantitativo é significativo. Destas mulheres, 26 exercem papel de chefia, estando em funções como Assessora de Gestão Estratégica, Gerente de Regional, Presidente da Comissão de Licitações, Gerente de Relacionamento com o Consumidor, Gerente de Qualidade da Água, dentre outros.

Hoje, na Caern, a qualidade da água distribuída nas zonas Sul, Oeste e Leste da capital depende do trabalho atento e minucioso coordenado pela química Isabella Pereira, que é chefe da Unidade de Tratamento de Água Sul. Outro trabalho que envolve uma importante área da empresa, é a gestão da energia elétrica, onde outra mulher se destaca, sendo responsável por este insumo, é a engenheira eletricista Analuiza Nascimento.

O mais alto cargo na área de engenharia na empresa, também tem à frente uma engenheira, a diretora de empreendimentos, Geny Formiga. Além de gerentes e diretora na empresa, mulheres ocupam funções como operadora de Águas e Esgotos e leiturista, o que não ocorria há alguns anos. No setor de engenharia civil, elas estão em postos de diferentes níveis hierárquicos. São fiscais e gerentes de obras e de regional, projetistas.

É o caso da capital do Oeste, Mossoró, onde a gerência de obras é comandada pela engenheira Margarida Henriques. Por outro lado, há ainda espaços ocupados exclusivamente por mulheres, como os setores de arquitetura e de serviço social, que funcionam apenas com profissionais mulheres.

A isonomia de gêneros se dá desde o ingresso na Companhia, cuja admissão se dá por meio de concurso público. Assim, a perspectiva é que ao longo dos anos o perfil da empresa venha a ficar cada vez mais heterogêneo, possibilitando uma sociedade mais justa e igualitária e com ainda mais motivos para celebrar o dia 08 de março.

08/03/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Curso de Licenciatura em Química do IFRN – Campus Apodi recebe renovação de reconhecimento

Foi publicado no Diário Oficial, Nº 249, a Portaria Nº 918, de 28 de dezembro de 2018, a renovação de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Química do IFRN – Campus Apodi.

A notícia da renovação foi recebida com grande alegria pela comunidade acadêmica. O Professor e Coordenador da Licenciatura em Química Leonardo Alcantara destaca:

“A renovação do reconhecimento é a comprovação que o Campus Apodi está no caminho certo para o fortalecimento da formação docente. Parabenizamos a todos pelo resultado e vamos continuar trabalhando para que o curso alcance cada dia mais resultados positivos no que diz respeito aos seus processos de avaliação.”


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros