A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no dia 22 de fevereiro que a bandeira tarifária para março de 2019 será verde, sem custo para os consumidores.
Mesmo com essa sinalização positiva, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lembra que nesses meses de calor mais intenso o consumo médio mensal costuma ser maior nas residências. Por isso, a concessionária reforça as dicas de economia para evitar surpresas que podem comprometer o orçamento doméstico.
Confira abaixo as dicas da Cosern:
Retire o carregador de celular e demais equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiver carregando;
Desligue o condicionador ou climatizador de ar tão logo o ambiente esteja resfriado;
Substitua os equipamentos de refrigeração de ambiente por ventiladores para manter o clima agradável;
Mantenha os aparelhos limpos para evitar que a sujeira acumulada exija mais esforço do equipamento e maior gasto de mais energia;
Mantenha o condicionador de ar na temperatura de conforto (entre 22°C e 24°C) e programe a função timer para desligar quando o cômodo já estiver resfriado;
Freezers e geladeiras devem ser instalados longe do fogão e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários;
Observar a vedação da borracha da porta da geladeira;
Coloque o chuveiro na posição verão;
Evite utilizar churrasqueiras e grelhas elétricas;
Troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED;
Desligue as luzes e eletrodomésticos de ambientes que não estão sendo utilizados;
Na hora de adquirir novos equipamentos, procure os que apresentam selo Procel.
O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12) publica decreto da governadora Fátima Bezerra declarando situação de emergência em 148 municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela seca prolongada, que afeta as reservas hídricas e provoca problema no abastecimento de água. Nesses municípios vivem cerca de 40% da população do Estado.
Para edição do decreto, a equipe do governo levou em conta variados indicadores econômicos e os impactos sociais por eles gerados, principalmente no campo, onde a escassez de água prejudica não apenas a estrutura física das propriedades rurais, mas todos os elos das diferentes cadeias produtivas, com especial destaque para a pecuária e a produção agrícola, os mais atingidos.
A Secretaria de Agricultura estima uma perda anual de receita da agropecuária, incluindo a pesca, de R$ 4,3 bilhões em anos de seca. Isso representa uma redução em torno de 50% na contribuição do setor para a formação do PIB estadual.
Levantamento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) mostra que a situação hídrica do Rio Grande do Norte continua extremamente crítica, apesar das chuvas que caíram em parte do Estado em 2018 e neste início de 2019. Dos 46 reservatórios monitorados, 15 encontram-se secos ou em volume morto, entre eles o Itans, em Caicó; o Gargalheiras, em Acari, e a Barragem Pau dos Ferros.
As três grandes barragens – Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá; Santa Cruz, em Apodi; Umari, em Upanema – acumulavam no final de fevereiro 727,2 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 22,1% da capacidade, que é de 3,29 bilhões de metros cúbicos.
O Boletim da Emparn mostra que a distribuição das chuvas foi irregular na pré-estação e assim permanece no início da quadra chuvosa deste ano. Em Acari, por exemplo, foram registrados apenas 145 milímetros de 1° de janeiro a 11 de março, em Assu 125, Carnaúba dos Dantas 138,9, Caicó (Açude Itans) 233, Porto do Mangue 135.
Para a definição dos municípios contemplados pelo decreto, foram usados dados do Monitor de Secas do Nordeste, além de parecer técnico da Coordenadoria de Defesa Civil, que atestou a continuidade do quadro característico de Situação de Emergência provocada por estiagem prolongada.
O decreto, que tem validade de 180 dias, é importante para que não haja descontinuidade nos programas de assistência aos atingidos pela seca, segundo dizem representantes dos trabalhadores rurais, e dos agricultores e pecuaristas do RN. “Ainda ontem conversei com a governadora e reafirmei que mesmo com a ocorrência de chuvas, ainda não temos certeza de um bom inverno. Não temos um só açude ou rio totalmente cheio”, afirmou Manoel Cândido, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetarn).
Mesma opinião tem o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (Faern), José Vieira: “não será com essas poucas chuvas que sairemos da situação de emergência. O Estado é responsável pela manutenção do decreto até que tenhamos segurança hídrica e a economia volte a fluir no campo e nas cidades”, afirmou.
Os bons ventos do Rio Grande do Norte continuam a atrair investimentos. Desta vez, a região de São Bento do Norte foi a escolhida para sediar um parque eólico com investimentos de R$ 1 bilhão do grupo Enerfín, subsidiária da empresa espanhola Elecnor. Os planos de atuação foram apresentados nesta segunda-feira (11) à governadora Fátima Bezerra.
“A busca pelo equilíbrio financeiro fiscal do Estado passa também pela criação de um ambiente de desenvolvimento econômico que garanta segurança jurídica para as empresas que queiram investir no Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda para os potiguares”, disse a governadora. Ela também agradeceu a apresentação feita pelos diretores destacando que os órgãos do Estado devem ser facilitadores de melhorias no ambiente de negócios, respeitando a atuação e sustentabilidade ambiental. ”A presença da Enerfín em nosso estado é muito importante. Saibam que vocês têm um Governo parceiro, também movido pela fundamental responsabilidade socioambiental.”
A Enerfín está em fase de contratações para a implantação da Fazenda São Fernando e com a expansão do parque eólico, já previsto no planejamento, a perspectiva é gerar entre 500 a 1.000 empregos entre os municípios de São Bento do Norte, João Câmara e Caiçara do Norte. De acordo com o diretor Felipe Ostermayer, as obras estão previstas para iniciar no final deste semestre para que em julho de 2020 os primeiros parques estejam produzindo energia. A empresa dará prioridade à contratação de mão de obra local.
No Brasil, a empresa começou a atuar em 2006 no Rio Grande do Sul e pela primeira vez expande suas atividades para o Nordeste iniciando pelo Rio Grande do Norte. “Encontramos um ambiente muito favorável, maduro em eólica. O RN é propício ao desenvolvimento, o que nos dá muito conforto e segurança em desenvolvermos os investimentos. Estamos dispostos a retribuir essa receptividade com trabalhos”, afirmou Felipe Ostermayer. O diretor também enfatizou o desempenho do Idema: “É importante destacar a atuação do Idema em ser proativo na colocação das regulamentações, o instituto tem sido muito sério em nossas respostas”.
O atacante Jefinho, do Potiguar de Mossoró, é a sensação do Campeonato Potiguar. O jogador de 24 anos é o artilheiro da competição com 11 gols marcados em 11 jogos. A média de gols surpreende e o bom desempenho despertou o interesse de clubes da região Nordeste, incluindo ABC e América-RN.
Jefinho é atualmente o segundo maior goleador do Brasil no ano, ao lado de Edson Cariús, do Ferroviário. O primeiro colocado neste “campeonato” é o atacante Gilberto, do Bahia, com 12 gols.
– O momento é muito bom. O trabalho está sendo gratificando. Estamos conseguindo os resultados e estou conseguindo fazer os gols. Só tenho a agradecer a Deus, ao Potiguar, ao professor Emanoel Sacramento e a todos os meus companheiros que estão me ajudando – declarou Jefinho ao GloboEsporte.com.
O centroavante é responsável por 61% dos gols do Potiguar – marcou 11 dos 18 gols da equipe, sendo três deles de pênalti. No último domingo, foi decisivo ao marcar duas vezes na vitória por 2 a 1 sobre o Assu, no Nogueirão.
– Minha meta era ser artilheiro e está indo tudo bem. É continuar trabalhando forte, manter o ritmo e continuar a fazer os gols – completou.
Jeffeson Vieira Eufrázio é natural de Triunfo Potiguar, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Nos últimos três anos, o jogador vestiu a camisa do Assu, mas não obteve tanto destaque. Em 2018, pela seleção de Triunfo Potiguar, foi campeão e artilheiro da Copa Oeste, competição amadora em Mossoró. O acerto com o Potiguar de Mossoró aconteceu ainda no final do ano, por indicação do ex-jogador Márcio Cardoso, que era seu treinador na seleção de Triunfo.
História
Jefinho poderá fazer história e se tornar o maior artilheiro do Time Macho em uma edição do Campeonato Potiguar. Esta marca atualmente pertence a Canindezinho, que fez 14 gols na campanha do título estadual de 2004. Jefinho ainda tem, no mínimo, mais três jogos para fazer. Este número pode subir caso a equipe se classifique para a final do segundo turno. E como ele não costuma passar em branco…
Como forma de ampliar o acesso da população ao documento de identidade, por meio de atendimento agendado e maior agilidade, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) amplia o serviço de agendamento eletrônico para emissão de RG´s. A marcação virtual, que até então, era oferecida somente às quintas-feiras, poderá a partir de agora ser agendada em qualquer dia da semana e com novas opções de horários.
“É mais uma forma de ampliarmos os serviços à população e assim atender a essa demanda que é crescente pela emissão do documento em todo o Estado. Estamos também ampliando os horários de atendimento nos postos do ITEP-RN nas Centrais do Cidadão para que o serviço seja oferecido de forma ainda mais ágil evitando filas”, destacou o diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão.
Em Natal, que concentra a maior demanda do Estado, os serviços do ITEP-RN terão horário ampliado. Na Central do Cidadão do Alecrim o horário será de 7h10 às 17h00, no shopping Via Direta das 9h às 19h20 e na Zona Norte das 9h às 18h20. Mais de 20 mil RG´s são emitidos por mês no RN.
Para realizar o agendamento basta acessar o site (www.itep.rn.gov.br), clicar na aba “Serviços” e em seguida “Emissão de identidades”. Clicar na opção RG e escolher se será 1ª, 2ª ou 3ª via. É necessário fazer um rápido cadastro com dados pessoais e em seguida escolher o dia, horário e a Central do Cidadão que deseja ser atendido. Será gerado um extrato com a marcação de dia e horário e documentos necessários.
No dia do atendimento, é necessário comparecer no horário marcado e com a seguinte documentação: Certidão de nascimento ou casamento, foto 3×4 e comprovante de residência. Para emissão da 1ª via não há cobrança, mas quem vai tirar a 2ª via a taxa é de R$ 25,00 e 3ª via, R$ 35,00 paga no local.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de automóveis e motocicletas com placas de finais 1 e 2 começa a ser cobrado nesta terça-feira (12). O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, obtendo um desconto de 5%, ou dividir o valor total em cinco parcelas fixas, sendo a primeira quitada neste mês e as demais nos meses de abril, maio, junho e julho.
A responsabilidade do recolhimento e aplicação do IPVA é da Secretaria Estadual de Tributação (SET), que repassa 50% do que é arrecadado para os municípios onde o veículo tem domicilio especificado em seu licenciamento. A alíquota responsável pela fixação do valor do tributo é de 3% e não sofreu alteração em comparação ao ano de 2018.
No mesmo período do vencimento do IPVA é arrecadada a taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que segue o mesmo calendário de cobrança da cota única do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Uma boa notícia é a redução média de aproximadamente 64% no valor do seguro DPVAT. Um exemplo são os veículos considerados de passeio, que pagaram R$ 45,72 em 2018, e neste ano podem quitar o seguro com o valor de R$ 16,27.
É importante lembrar que neste ano o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) não está mais emitindo o carnê físico de taxas e impostos relacionados aos veículos e o usuário deve buscar a emissão dos boletos via site do Departamento, unidades físicas do Detran distribuídas no estado, agências do PágFácil, Banco do Brasil ou por meio do aplicativo oficial do Detran produzido para smartphones, o “Detran-RN”. A medida não impacta em nada no usuário, já que todos os boletos estão disponíveis 24h no site do Detran, podendo o usuário emitir os documentos em qualquer hora do dia ou da noite.
Somente após a comprovação da quitação da taxa de Licenciamento, IPVA, DPVAT e Taxa de Proteção contra Incêndio, Salvamento e Resgate em via Pública é que o proprietário recebe o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), que é enviado ao endereço do contribuinte, como também pode ser retirado diretamente no Detran. Contudo, o Detran/RN alerta para a existência de multas vinculadas ao veículo, o que inviabiliza a emissão do documento até a quitação das mesmas.
Emissão e Pagamento de Boletos
Para ter acesso a página de emissão dos boletos do Detran é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.
Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagas as taxas no banco de sua escolha. A medida implantada pelo Detran funciona para os débitos referentes ao licenciamento, IPVA do veículo e Taxa dos Bombeiros. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Juninho Alves, ao lado do vice-prefeito Paulo Brasil e do secretário Francisco Antônio Alves da Silva, entregou a população de Caraúbas, a Creche Modelo “Jesumira Fernandes de Góis”. A unidade de ensino está localizada no bairro Aeroporto e é um sonho antigo da população, que agora passa a funcionar no turno matutino.
O secretário de Educação, Francisco Antônio, disse que a Creche Modelo, com capacidade para atender 250 alunos, da creche e pré-escola, é um sonho antigo da população, que o prefeito Juninho Alves está realizando.
“Hoje a Educação de Caraúbas está dando um passo muito importante, entregando a população a Creche Modelo, com toda estrutura de funcionamento, graças aos esforços do prefeito Juninho Alves, que recebeu o prédio sem nenhuma condição de se trabalhar. Além disso, o dinheiro que foi destinado para comprar a mobília, algo em torno de R$ 150 mil, teve de ser devolvido ao FNDE. E hoje o prefeito entrega esta unidade, pronta para funcionar”, destacou Francisco Antônio.
Para o prefeito Juninho Alves, o primeiro dia de funcionamento da Creche Modelo é um marco para a educação do município que passa oferecer ensino de qualidade as crianças de vários bairros da cidade. O prefeito lembrou ainda de todo o esforço que foi para entregar a unidade de ensino, depois que a gestão anterior entregou o prédio inacabado.
“Quando no primeiro dia de gestão cheguei para visitar esta unidade de ensino me deparei com uma obra inacabada e sem condição de funcionamento. Dai então, foi travada uma luta para concluir os serviços e entregar a população. Fomos várias vezes a Brasília e tantas outras vezes a Natal, no intuito de aprontar o prédio e passar a contar com mais uma unidade de ensino de qualidade. Graças a Deus hoje a creche começa a funcionar com toda condição necessária para as crianças, com merenda de qualidade, fardamento escolar e profissional qualificado”, concluiu Juninho Alves.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que não existe qualquer risco no consumo da água que sai das torneiras com aparência esbranquiçada.
Nos últimos dias, a companhia tem recebido relatos de usuários de bairros da capital sobre o que é conhecido como fenômeno da “Água Branca”. Isso ocorre por causa da liberação de ar dissolvido na água, como resultado da pressão na rede de distribuição.
A Caern esclarece que não há nenhum problema em beber a água, mesmo que ainda esteja branca. As microbolhas formadas pela água geralmente se dissipam em poucos segundos.
Ocorrências desse tipo são comuns, por exemplo, quando a rede passa por manutenção. Na retomada do abastecimento, a pressão faz a água formar as microbolhas.
O fenômeno não está ligado a qualquer processo químico, não sendo resultado de excesso de cloro.
A população de Lajes conta agora com mais três veículos zero km para atender as demandas que necessitam da estrutura.
Os investimentos chegaram em torno de R$ 130 mil reais, sendo que R$ 79 mil foi de uma emenda de Fátima Bezerra ainda quando era senadora, o restante foi com recursos próprios da prefeitura.
O prefeito Marcão afirmou que a aquisição de novos veículos se dá pela necessidade de uma renovação da frota já que é um serviço essencial para os atendimentos realizados em toda a estrutura da Saúde que precisa diariamente realizar viagens.
“Temos uma preocupação em sempre ter uma frota com veículos modernos e seguros para o atendimento aos nossos cidadãos”, disse Marcão.
A prefeitura de Lajes, na região Central potiguar, divulgou edital (acesse AQUI) para concurso público nas áreas da educação, assistência social, saúde e prestação de serviços. Ao todo, são oferecidas 86 vagas para contratação imediata e cadastro reserva. As provas são de níveis fundamental, médio e superior e os salários iniciais variam de R$ 954 a R$ 11 mil.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de março deste ano. A inscrição custa R$ 80 para os cargos de nível fundamental e médio, e R$ 100 para nível superior. A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) é a responsável pela realização do concurso.
Vagas
Nível fundamental
Auxiliar de saúde bucal
Nível médio
Técnico em enfermagem
Agente comunitário de saúde
Fiscal sanitário
Técnico agrícola agropecuário
Agente de trânsito
Técnico em informática
Técnico em edificações
Fiscal de serviços urbanos
Nível superior
Auditor fiscal
Professor em educação especial
Pedagogo
Assistente social
Bioquímico farmacêutico
Enfermeiro
Fisioterapeuta clínico
Psicólogo
Médico
Médico ginecologista
Nutricionista
Médico veterinário
Dentista
Professor de matemática
Professor de ciências biológicas
Professor de história
Professor de língua inglesa
Professor de educação física
Professor de dança
Professor ensino infantil
Professor ensino fundamental
Professor de língua portuguesa
A jornada de trabalho varia de 10 a 40 horas semanais ou por escala de plantão, respeitada as exceções contidas em legislação específica e observada a proporção entre a carga horária cumprida e remuneração fixada para o cargo. Das vagas destinadas a cada cargo, 5% serão providas para candidatos com necessidades especiais.