24/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

PROEX seleciona dois bolsistas para desenvolver atividades junto à UERN TV

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN) lança edital da seleção simplificada de bolsa de extensão para estudantes do curso de Comunicação Social, habilitações em Jornalismo ou Radialismo, para desenvolver atividades junto à UERN TV, ligados diretamente à PROEX.

A remuneração da bolsa é de R$ 360,00 e mais R$ 40,00 de auxílio-transporte, durante o período de abril a julho de 2018. Após esse período, a PROEX, a depender de disponibilidade financeira, poderá prorrogar ou não a bolsa.

As inscrições deverão ser feitas de 26 de março a 03 de abril de 2018 na secretaria da PROEX, Campus Central, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.

24/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

NOTA DE REPÚDIO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi surpreendida nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, por um vídeo produzido pelo Vereador do município do Natal, Klaus Araújo fazendo uma suposta análise da qualidade da água distribuída na cidade.

A Caern repudia a iniciativa do Vereador Klaus Araújo, uma vez que a mesma presta um desserviço para a população, haja vista que a água distribuída atende à Portaria de Consolidação, anexo XX, n°5 GM – Ministério da Saúde. Além disso, mensalmente a empresa divulga nas contas os dados da qualidade da água fornecida, conforme decreto 5.440/2005. A análise de qualidade também está disponível no site www.caern.com.br.

A Caern desconhece que o vereador possua qualificação técnica para realizar a suposta análise. O vídeo comprova que a análise foi feita de forma totalmente equivocada e arbitrária. A coleta das análises realizadas pela Companhia é feita no ponto de entrada do imóvel, até onde a Caern pode assegurar a qualidade, uma vez que a limpeza dos reservatórios particulares compete ao usuário e que deve ser realizada a cada seis meses.

Portanto, a Companhia está à disposição da sociedade potiguar para realizar a análise da maneira correta. Vale ressaltar, também, que a água distribuída em Natal é monitorada pela Vigilância Sanitária, através do Programa VigiÁgua. Mensalmente, a Caern informa para os órgãos competentes, dentre eles: a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Natal (Arsban) os dados de qualidade da água. Todos esses critérios mencionados, possibilitam uma segurança ainda maior para a população.

24/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo convoca 94 mil segurados do INSS para revisão do benefício

Da Agência Brasil

O governo federal convocou 94 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou se aposentaram por invalidez para perícia. O objetivo é fazer uma avaliação com vistas a verificar se estas pessoas ainda fazem jus ao benefício. A lista foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23).

Os beneficiários selecionados foram identificados com algum problema no endereço ou não agendaram a perícia no prazo estabelecido. As pessoas na lista têm até 20 dias para agendar a perícia do processo de revisão. A marcação deve ser feita por meio do telefone 135. O prazo final é 13 de abril.

Quem não atender à convocação do governo federal terá o benefício suspenso. Neste caso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, é obrigatório realizar a regularização da situação para voltar a receber os repasses. Caso a pessoa não faça isso em até 60 dias, o benefício será cancelado.

24/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Bandeiras tarifárias não cumprem objetivo de reduzir consumo, diz TCU

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil

O sistema de bandeiras tarifárias aplicado nas contas de luz não cumpre o objetivo de auxiliar os consumidores a entender o custo da eletricidade e a economizar energia. A constatação é do Tribunal de Contas da União (TCU) após auditoria. De acordo com o tribunal, o sistema de três bandeiras – verde, amarela e vermelha –, não contribui para que os usuários possam tomar a decisão de reduzir o consumo em caso de taxa extra na cobrança da luz, diminuindo a demanda energética.

Em razão disso, o tribunal determinou que o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promovam, em 180 dias, o realinhamento do sistema às reais metas pretendidas. A decisão, publicada ontem (23), foi tomada na última quarta-feira (21).

De acordo com o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, o sistema não tem alcançado o objetivo de reduzir a demanda por energia. “O consumidor é induzido a acreditar que seria ele o maior beneficiário do sistema. Isso faz parte de uma cultura perversa, que nos persegue em todos os momentos das políticas públicas”, disse o ministro.

O TCU determinou ainda que a Aneel, em articulação com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), elabore e publique relatórios mensais com as informações necessárias à verificação, “por qualquer interessado”, dos dados e valores que subsidiaram a bandeira tarifária do respectivo mês.

24/03/2018
Por Danilo Evaristo em Natal

Natal apresenta redução nos números de óbitos maternos e infantis

A Secretaria de Saúde de Natal vem realizando um trabalho intensivo para reduzir os números de óbitos maternos e infantis na capital. E o trabalho está dando resultado! De 2015 até 2017, o número de óbitos fetais (morte do feto a partir da 20ª semana de gestação) caiu de 118 para 112. No mesmo período, os infantis (de 0 a 28 dias ou mais) passaram de 165 para 151. Já as mortes maternas, passaram de 9 em 2016, para 8 em 2017.

Em 2015 foi implantado o Núcleo de Vigilância de Óbitos (NVO), que faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). Desde então, as estatísticas são utilizadas para promover ações de combate ao problema, o que tem trazido bons resultados. A redução dos óbitos maternos e infantis é um dos maiores desafios dos serviços de saúde. Faz parte, inclusive, das Metas do Desenvolvimento do Milênio, compromisso assumido por países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

O NVO desenvolve ações de investigações de óbitos nos âmbitos hospitalares, ambulatoriais nas Unidades de Saúde das regiões de Natal, assim como a realização de visitas domiciliares. “Somos responsáveis pelas investigações de todos os óbitos que se encaixem nesses perfis em Natal, seja da rede privada, pública e de alto risco”, destacou Aline Delgado, chefe do Setor de Estatísticas Vitais do DVS.

Ainda segundo Aline, o NVO tem procurado otimizar sua atuação. “Através de capacitações, do I Fórum em Vigilância de Óbitos (ocorrido em 2017) estamos expandindo nossas ações para as demais instituições hospitalares públicas e privadas, nas quais desenvolvem-se Grupos Técnicos, onde analisamos e discutimos todos os casos após as investigações feitas, com o objetivo de melhorar a qualidade nas informações epidemiológicas e qualificar a assistência em saúde em todas as suas esferas de governo”.

23/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz faz entrega de emenda parlamentar ao Hospital Dr Ruy Mariz em Jardim do Seridó

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) visitou nesta sexta-feira (23) o Hospital Maternidade Dr. Ruy Mariz, em Jardim do Seridó, para fazer a entrega de mais uma emenda parlamentar, destinada por seu mandato, para aquisição de insumos e medicamentos.

“Em 2017 destinamos e já liberamos recursos na ordem de R$ 70 mil para aquisição de insumos e medicamentos. Agora em 2018 destinamos uma nova emenda, desta vez no valor R$ 75 mil para que o Hospital Maternidade Dr Ruy Mariz possa ser reabastecido mais uma vez com insumos e medicamentos, para que possa atender a população jardinense com o devido respeito e dignidade que todos merecem”, destacou Nelter.

Na ocasião, o parlamentar esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, Iron Júnior, do médico Anchieta, do diretor do Hospital, Emerson Azevedo e de outros funcionários da Unidade.

23/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

CNDL estima que 104 milhões de pessoas vão realizar compras para a Páscoa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 103,9 milhões de brasileiros pretendem realizar compras para a Páscoa, este ano. Segundo a pesquisa, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa, número superior à intenção de compras do ano passado (57%). Somente 12% dos entrevistados não pretendem ir às compras este ano.

Entre os que vão comprar presentes ou produtos para a Páscoa, 41% pretendem gastar o mesmo que o ano passado, enquanto 36% pretendem gastar menos e, 15%, um valor superior do que gastou em 2017. O levantamento mostra ainda que a maioria dos consumidores (44% do total dos entrevistados) pretende comprar a mesma quantidade de produtos que adquiriram em 2017 e que 31% pretende comprar mais produtos este ano, enquanto 14% pretende comprar menos. A média de compras esperada é de cinco produtos, com gasto médio estimado em R$ 135,03.

23/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Zenaide Maia filia-se ao PHS para concorrer ao Senado

Será neste sábado (24), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o ato de filiação da deputada federal Zenaide Maia no Partido Humanista da Solidariedade – PHS.

Na ocasião, acontecerá a plenária estadual do partido com as presenças dos presidentes nacional e estadual, Marcelo Aro e Leandro Prudencio, respectivamente.

A deputada Zenaide Maia deixa o Partido da República (PR) para se filiar ao PHS, onde é pré-candidata ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

23/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN promove treinamento para PMs voltado a integração e combate ao crime organizado

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu um treinamento para integração e combate ao crime organizado para policiais militares que atuam na região do Alto Oeste potiguar. A capacitação, que contou com 10 módulos divididos em 40 horas/aula, foi realizado em Pau dos Ferros e contou com a participação de policiais das cidades de Alexandria, Marcelino Vieira, Antonio Martins, Martins, Patu, entre outros.

O Promotor de Justiça e Coordenador do GSI, Fausto França, falou sobre o combate às organizações criminosas que atuam a partir de presídios e o Promotor de Justiça Rafael Galvão abordou a temática sobre a defesa do patrimônio público e o combate à corrupção.

Além dos membros do MPRN, integrantes da Polícia Militar também palestraram. O Coronel Marcos Vinicius, especialista em operações especiais, e o Major Jofrey Albuquerque, especialista em policiamento de choque, também participaram da capacitação.

Esse é o segundo treinamento que o Gaeco promove no interior do Estado. O primeiro aconteceu em Mossoró entre outubro e novembro do ano passado. A iniciativa é um esforço para interiorizar cada vez mais as capacitações com vista a integração entre as Instituições.

23/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Obra no município de Pureza/RN foi concluída em tempo recorde

Bastaram 11 meses para as 57 famílias – totalizando 256 pessoas – da comunidade de Cana Brava e áreas vizinhas no município de Pureza/RN, usufruíssem dos benefícios trazidos pelas Melhorias Sanitárias Domiciliares – MSD, por meio do convênio 0119/2013, assinado entre a Funasa e o município de Pureza. O convênio assinado em 23/01/2017, foi concluído, em 11/12/2017, no valor total de R$ 441.400,00.

O tempo recorde para a conclusão da obra, reflete a nova sistemática de trabalho adotada na Suest/RN, dando mais agilidade na articulação com os municípios tendo como resultado otimização dos recursos, mais rapidez nas decisões e como consequência disso tudo, a população beneficiada com maior brevidade.

Quem visita a comunidade observa que a realidade é completamente diferente, de um ano atrás, pois as melhorias promovem maior dignidade, melhora condições de higiene, de qualidade de vida e consequentemente, melhora as condições de saúde – não só física – mas desperta para melhoria das condições sociais.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros