27/03/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasA Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) está com inscrições abertas, até o dia 30 de março, para o curso gratuito de extensão em Iniciação aos Instrumentos de Corda – Violoncelo, Violino e Viola.
São ofertadas quatro vagas para viola (a partir de 15 anos), seis vagas para violino (a partir de 10 anos) e 12 vagas para violoncelo, sendo necessário que o aluno possua os instrumentos. As aulas estão previstas para acontecer toda sexta-feira, pela manhã ou à tarde.
O preenchimento das vagas acontece por meio de avaliação a ser realizada pelos coordenadores, tendo como base as informações coletadas no formulário de inscrição, disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-2229 ou pelo e-mail extensao.emufrn@gmail.com.
27/03/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasDepois de se reunir com lideranças do Alto e Médio Oeste, bem como do Seridó, o presidente estadual do PR, João Maia concedeu entrevista à imprensa em Caicó onde anunciou sua pré-candidatura a deputado federal.
“Sou pré-candidato a deputado federal. Já tive dois mandatos na Câmara dos Deputados e de lá posso ajudar mais ao Rio Grande do Norte e aos municípios. Meu trabalho já é conhecido e reconhecido, portanto, vou colocar meu nome à disposição da população”, anunciou João Maia.
Na entrevista, João conclamou a população para participar do processo político eleitoral, mesmo diante do momento que se vive onde o povo rejeita a classe política: “Será a eleição mais importante da história política recente. O gesto de cidadania de ir à urna e escolher seus candidatos é a oportunidade de melhorar a representatividade política. Se continuar a revolta do eleitor, os candidatos serão eleitos do mesmo jeito. Por isso é importante a participação consciente e democrática das pessoas”.
Em relação aos apoios do PR para Governo e Senado, João Maia afirmou que a decisão será coletiva de todo o partido. “Sou líder e não dono do PR. Os rumos que vão escolher são os filiados”, disse.
O Republicano evitou até mesmo declarar apoio à pré-candidatura já externada de sua irmã, Zenaide Maia, que no último sábado (24) se filiou ao PHS, após se desfiliar do PR.
Via Heitor Gregório
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regulamentar a realização de eventos relativos a exposições de animais, vaquejadas e apresentações musicais no Porcino Park Center, em Mossoró. O objetivo é garantir que as programações transcorram com o cumprimento da legislação, garantindo-se os direitos de todos os envolvidos.
O acordo foi necessário porque o MPRN constatou que a empresa promotora dos eventos deixou de atender a exigências sanitárias do órgão de inspeção agropecuária do Rio Grande do Norte, assumindo o risco de propagação de doenças. Outro problema identificado foi a tentativa de obstruir a fiscalização do Instituto de Inspeção Agropecuária, conforme relatório técnico que consta no processo.
Com a publicação do TAC, ficaram firmados diversos pontos, como: a inspeção prévia dos animais por equipe veterinária; plantão veterinário em todos os momentos do evento; garantia de descanso aos bovinos, vedando a utilização dos mesmos em dias seguidos; vedada utilização ou conduta que possa machucar os animais e análise veterinária após conclusão da participação dos bovinos. O compromisso normatiza também condutas em relação à contratação de pessoal, filmagem do evento e respeito às normas sanitárias.
Em caso de descumprimento das obrigações da cláusula, o MPRN estipulou multa no valor de R$ 20 mil, para cada dia do evento em que for identificado o desacordo com as normas previstas. A fiscalização do TAC será feita em conjunto pelo MPRN, Idiarn e o Corpo de Bombeiros Militar.
27/03/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) abre processo seletivo (no período de 1 a 10/04/2018) para escolha das duas escolas que irão participar do Projeto Samuzinho, edição 2018, executado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e seu Núcleo de Educação Permanente (NEP).
O projeto se propõe a sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar (7 a 14 anos) e seus professores sobre a importância do SAMU 192 RN para a população, desenvolvendo, nesses jovens, habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência como primeiros respondentes, além de minimizar os índices de trotes no SAMU 192 RN.
Os seis encontros, sendo um por mês, irão acontecer em horário contrário ao da sala de aula normal, para não haver prejuízo no ano letivo da criança. Alguns dos temas abordados durantes os encontros serão reanimação cardiopulmonar, manobras de desengasgo, acidentes domésticos e de trânsito, pequenos traumas, queimaduras, choque elétrico, desmaio, crise convulsiva.
O Projeto Samuzinho surgiu em 2007, no Distrito Federal (DF), diante de um contexto de chamadas ineficientes geradas pelos trotes, que apontavam uma variação de 10% a 30%. Organizado de diferentes formatos e metodologias, hoje, o projeto segue em outros municípios e estados onde existe o SAMU 192 implantado, com a mesma missão educativa de divulgar informações sobre o trabalho do SAMU, noções de primeiros socorros e formação de agentes multiplicadores, tendo como público alvo crianças em idade escolar, considerados os principais responsáveis pelos trotes ao serviço
Confira o Edital do Projeto Samuzinho.
Seleção
As escolas interessadas em participar devem ser da região metropolitana do Rio Grande do Norte (Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Monte Alegre, Extremoz e Nísia Floresta).
Um dos quesitos utilizados como critério de desempate entre as escolas classificadas é que elas terão que ter no mínimo nota 06 (seis) no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica). As turmas serão constituídas de 25 crianças/adolescentes e cinco educadores vinculados à escola, onde os seis encontros acontecerão, conforme cronograma do projeto.
Cada escola deve indicar de 3 a 5 professores por turma, que acompanhem os alunos nos encontros, bem como o seu desempenho no Projeto Samuzinho (em todas as ações e encontros), assim como também estimular os alunos a fazer as atividades que forem propostas.
Formação
Serão realizadas várias atividades, como aulas teóricas e práticas, oficinas, gincanas de reconhecimento de materiais, simulação realísticas (teatros), aprendizado baseado em equipes, problematizações, bem como visitas das estruturas físicas do SAMU 192 RN, assim como à ambulância de suporte básico e as de suporte avançado, de acordo com cronograma pré- estabelecido. Os temas são abordados de maneira lúdica com ênfase em metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem.
27/03/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasMarcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o governo não deverá nomear novos ministros esta semana. Mesmo com alguns deles deixando suas pastas antes do feriado da páscoa, os substitutos em definitivo deverão ficar para depois. Com isso, serão nomeados nomes interinos.
“Eu não acredito que soluções definitivas sejam tomadas esta semana. Acredito que aqueles ministros que decidirem se dedicar, a partir de agora, ao processo eleitoral, deverão ser substituídos por ministros interinos. Ficando a montagem final do ministério para semana que vem”, disse Marun.
Todos os ministros que quiserem disputar as eleições deste ano têm até o dia 7 de abril para deixarem seus cargos, na chamada desincompatibilização.
Os ministros que provavelmente deixarão seus cargos esta semana, para começarem a se dedicar às eleições deste ano, são os ministros da Saúde, Ricardo Barros e Maurício Quintella, dos Transportes. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, deixará o governo depois do feriado, assim como o ministro da Educação, Mendonça Filho, que sairá dia 5 de abril.
A saída de outros ministros também é esperada pelo governo. Dentre eles, estão o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; da Integração Nacional, Helder Barbalho; e Esportes, Leonardo Picciani.
26/03/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa visando à isenção do pagamento de taxa para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) para pessoas acima de 60 anos. De acordo com o parlamentar, a proposição busca reforçar e efetivar uma medida já prevista no Estatuto do Idoso.
“Embora o ITEP já emita gratuitamente a segunda via do RG para idosos, não há legislação específica que assegure esse direito. Assim, por ausência de previsão normativa, o órgão pode, a qualquer tempo, passar a cobrar essa taxa, onerando ainda mais o orçamento da pessoa idosa”, argumenta o parlamentar, ressaltando ainda o alto custo de vida do idoso em razão dos cuidados à saúde.
Nelter explica que, apesar da legislação vigente não estipular prazo de validade para a Carteira de Identidade, alguns órgãos exigem que o documento tenha data de emissão inferior a 10 anos – como forma de prevenir possíveis fraudes.
“Hoje em dia, companhias áreas, alfândegas, cartórios, serviços bancários, correios e até o INSS, costumam se recusar a aceitar o documento após o prazo de anos. Por tratar-se de um relevante documento de identificação, o bom mesmo é mantê-lo sempre atual, com foto recente que permita o reconhecimento facial. Como os idosos costumam ter documentos mais antigos, geralmente o estado de conservação não é aceitável, e, por isso, a demanda de segunda via de identidade é enorme por pessoas acima dos 60 anos”, justifica o deputado.
Segundo Nelter Queiroz, o Estado de São Paulo já possui legislação específica, fruto de iniciativa parlamentar, desde o ano de 2001.
26/03/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
As cidades do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiadas com mais uma ação do Governo do Estado. Desta vez, o Executivo estadual está levando serviços do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) para diversos municípios através de um convênio com a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). A assinatura do documento foi realizada pelo governador Robinson Faria, na manhã desta segunda-feira (26), na sede da Fecam, em Natal.
Com a adesão ao convênio, as casas legislativas municipais poderão prestar serviços de emissão de identidade, tanto de primeira via do documento quanto para idosos, ambas gratuitas por lei. Também poderão implantar um sistema de atendimento voltado à defesa do consumidor, oferecido pelo Procon.
Para Robinson Faria, a iniciativa colabora para o fortalecimento e descentralização dos serviços estaduais. “Sempre defendi um governo municipalista, mais próximo do povo. Com este convênio estamos atendendo as demandas da população através das câmaras de vereadores, diminuindo filas nos órgãos e o deslocamento dos moradores a outras cidades para ter acesso a esses serviços. É um ato de cidadania com quem mais precisa”, destacou o governador.
A implantação dos serviços contará com a estrutura e pessoal já existentes nas Câmaras Municipais. Os servidores serão treinados para operar os sistemas do Procon e Itep disponibilizados pelo Estado. “Os treinamentos iniciam no próximo mês para oferecer serviços rápidos e de qualidade para a população”, informou o diretor do Itep/RN, Marcos Brandão.
O coordenador geral do Procon/RN, Cyrus Benavides, acrescentou que “o Estado possui 18 unidades do órgão e agora será possível ouvir mais de perto as necessidades dos moradores de todas as regiões”.
De acordo com o presidente da Fecam/RN e vereador de Natal, Raniere Barbosa, das 162 Câmaras conveniadas a instituição, cerca de 90% devem aderir aos serviços. “O governo foi ágil em tocar esse projeto e levar esses serviços a praticamente todos os municípios do Estado. Estamos felizes em concretizar a parceria e expandir as atividades de dois órgãos importantes para a população”, explicou o vereador.
Participaram ainda da assinatura a secretária de Segurança do RN, Sheila Freitas, presidentes de Câmaras Municipais e vereadores de todo o Estado.
26/03/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
FOTO: DIVULGAÇÃO/FIERN
Por Ayrton Freire
Em entrevista concedida na Casa da Indústria, João Amoêdo, pré-candidato a presidente da República pelo Novo, também expôs a postura de oposição do partido ao Fundo Partidário. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou mais R$ 888 milhões para as eleições gerais deste ano.
“É muito dinheiro que sai do nosso bolso para financiar partidos”, destacou Amoêdo.
Para suprir a ausência do Fundo, o pré-candidato é favorável ao financiamento de campanhas por empresas, desde que se haja controle para que a contribuição de empresários não se converta apenas em benefícios para eles.
Outra fonte para bancar as corridas eleitorais são as mensalidades dos filiados das legendas. “No Novo temos 18 mil filiados, e cada um paga R$ 29 por mês. Isso dá para nos bancar. Até porque fazemos coisas muito baratas”, contou.
26/03/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Danilo Evaristo
O sertanejo espera o mês de março com ansiedade, já que normalmente é o mês que mais chove no sertão nordestino. Mas esse ano, apesar da previsão de um bom inverno, foram registradas poucas chuvas desde que março começou. Foram mais de duas semanas sem chover, por causa de uma massa de ar quente que estava dificultando a formação de chuva. A boa notícia é que neste fim de semana houve registros de boas chuvas no interior, principalmente nas regiões Oeste e Central.
Choveu com mais intensidade na região Oeste, no município de Messias Targino o acumulado do fim de semana foi de 100 milímetros e 97mm em Tenente Ananias. Na região Central choveu mais em São João do Sabugi, 95 milímetros.
Previsão
A previsão para os próximos dias é de céu parcialmente nublado com chuvas, principalmente no interior do Estado, já que as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis para a ocorrência de chuva e massa de ar quente sobre a região também perdeu forças.
Reunião Climática
Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), sedia nos dias 27 e 28 de março, em Recife/PE, mais uma Reunião Climática com representantes dos centros de meteorologia da região Nordeste. Meteorologistas da Bahia, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, estarão reunidos para analisar modelos meteorológicos e a configuração da atmosfera e dos oceanos, com objetivo de realizar a Previsão Climática para os meses de abril, maio e junho de 2018 para o setor leste do Nordeste, no Rio Grande do Norte abrange parte da região Agreste e o Litoral.
26/03/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do último sábado (24/03) o resultado da prova discursiva para todos os cargos do concurso para provimento de vagas no Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep)/RN. O edital de resultado também está disponível no site do Instituto AOCP – instituição organizadora do certame: www.institutoaocp.org.br
O candidato, com relação ao resultado da prova discursiva, poderá interpor recurso por meio do site da AOCP no seguinte período: das 0h00min do dia 26/03/2018 até as 23h59min do dia 27/03/2018, observado o horário oficial de Brasília/DF.
O concurso tem validade de 180 dias, contados a partir da data de homologação. São 165 vagas para os seguintes cargos: Agente Técnico Forense; Agente de Necropsia e Perito Criminal.
O concurso é realizado em quatro etapas: prova objetiva e correção da prova discursiva dos candidatos classificados na prova objetiva (ambas já realizadas); a terceira é referente ao curso de formação profissional e a última etapa avaliação de títulos e experiência profissional.