08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Carnaval: Emparn prevê chuva em todos os dias da folia de momo

Foto: Danilo Evaristo

A previsão do tempo para o período do Carnaval 2018 traz como destaque a predominância de ocorrência de chuvas em todos os dias de festa. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, pela análise das imagens de satélite, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS) que deverão atuar durante todo o período carnavalesco mantendo o céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado.

No período da folia de momo, as temperaturas mínimas em Natal vão variar entre 23 e 26 graus Celsius e as máximas devem ficar entre 31 e 32 graus Celsius, enquanto no interior as máximas estarão variando entre 34 na região Agreste a 37 graus Celsius no Alto Oeste.

Para esta sexta-feira (9), a predominância é de céu parcialmente nublado em todo o Estado com maior concentração de chuvas nas regiões Oeste (período da tarde e início da noite) e Litoral Leste (início da manhã). Nas demais regiões pancadas isoladas de chuvas.

No sábado (10), a predominância é de céu parcialmente nublado a nublado em todas as regiões do Estado, com ocorrência de chuvas no período da tarde no interior e a qualquer hora do dia na faixa litorânea.

Domingo (11), a predominância é de céu nublado em todo o estado com ocorrência de pancadas de chuvas. A concentração maior das chuvas deverá acontecer nas regiões de Mossoró, Alto Oeste e Litoral Leste com ocorrências de trovoadas e descargas elétrica

Na segunda-feira (12), a previsão é de predominância de céu encoberto com ocorrência de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Terça (13), o sol deverá predominar nas regiões do Agreste e Central. No Oeste e Litoral Leste ainda acontecerão pancadas de chuvas concentradas durante a tarde no interior e pela manhã no Litoral.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Seguem abertas as inscrições do concurso para provimento de 404 vagas na Sesap

As inscrições do Concurso Público para provimento de 404 vagas no quadro permanente da Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sesap) seguem abertas até o dia 15 de fevereiro. O certame é regido pelo Edital Nº 001/2018 – SEARH/SESAP, publicado na edição do dia 6 de janeiro do Diário Oficial do RN, e será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os interessados devem acessar o site www.comperve.ufrn.br para se inscrever. O valor da inscrição é de R$80,00 para os cargos de nível médio e R$100,00 para os de nível superior.

As vagas são para Assistente Técnico em Saúde, Técnico de Biodiagnóstico, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia (nível médio); Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Biomédico, Engenheiro de Seg. do Trabalho, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Administrador, Contador, Terapeuta Ocupacional, Médico Anestesista, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Pediátrico, Médico Cirurgião Torácico, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico Geral, Médico Endoscopista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Hematologista, Médico Infectologista, Médico Intensivista, Médico do Trabalho, Médico Nefrologista, Médico Neonatologista, Médico Neuroencefalografista, Médico Neurocirurgia, Médico Neurologista Pediátrico, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Patologista, Médico Pediatra, Médico Pediatra Intensivista, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Ultrassonografista e Médico Urologista (nível superior). As remunerações variam de R$1.030,26 a R$4.081,49.

A seleção para os cargos consistirá na realização de provas de conhecimentos básicos e específicos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, de caráter classificatório. A data prevista para a realização das provas é 25 de março de 2018.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período, conforme conveniência da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do RN (Searh)

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Microcrédito Empreendedor movimenta R$ 3 milhões na região do Potengi

A economia da região do Potengi recebeu uma grande movimentação financeira hoje com uma importante ação do Governo do RN: a entrega de cheques do programa Microcrédito Empreendedor. Desta vez, o governador Robinson Faria entregou a pequenos comerciantes 800 cheques que totalizaram cerca de três milhões de reais. O evento foi realizado nesta quarta-feira (7) no ginásio poliesportivo do município de São Paulo do Potengi.

Robinson enfatizou sobre o incentivo à independência profissional. “Estou muito feliz em entregar mais uma etapa deste Programa. E a palavra de hoje é transformar. Estamos distribuindo oportunidades para que as pessoas possam abrir ou alavancar o seu próprio negócio. É uma chance que o Governo proporciona para que os empreendedores possam trabalhar e viver na sua própria cidade”, disse o chefe do Executivo estadual.

Ao todo, oito municípios foram beneficiados: São Paulo do Potengi, Sítio Novo, Boa Saúde, Bom Jesus, Senador Eloi de Souza, Lagoa de Velhos, Barcelona e Rui Barbosa.

Programa Microcrédito Empreendedor

Desde 2015, o programa beneficiou 108 cidades de todas as regiões com financiamentos que somam quase 40 milhões de reais. Já foram contempladas mais de 13 mil operações de crédito para 11 mil pequenos negócios.

Desenvolvido pela Agência de Fomento do RN (AGN), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o Programa Microcrédito irá contemplar quase todos os 167 municípios do estado até maio de 2018.

Este projeto de concessão de crédito pioneiro foi implementado pelo Governo do Estado com o objetivo de apoiar o empreendedor potiguar, gerando ocupação e renda nos diferentes setores da economia. Entre as principais vantagens estão as taxas de juros do empréstimo de 1,5% ou 1,7% ao mês, prazo de até 24 meses para quitar o financiamento e os descontos de 100% dos juros para os comerciantes que pagarem as parcelas em dia.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Policiais rodoviários estaduais são presos por corrupção no Paraná

Policiais rodoviários estaduais são presos por corrupção no Paraná

G1

Uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no Paraná levou a prisão de 14 policiais rodoviários estaduais.

Imagens obtidas pelo Jornal Nacional mostram os policiais militares rodoviários contando o dinheiro dentro de uma viatura. Uma, duas, três, várias vezes. Em outras gravações, eles aparecem tirando dinheiro dos bolsos, de dentro da própria farda.

Os vídeos fazem parte de uma investigação do Ministério Público do Paraná, que começou há oito meses, depois de uma denúncia. A partir de então, os suspeitos começaram a ser monitorados por escutas telefônicas e por uma câmera escondida em um dos carros da Polícia Rodoviária Estadual.

O grupo atuava na Região Sudoeste do Paraná. Segundo os promotores, os policiais cobravam propina para liberar a passagem de motoristas em situação irregular.

Os promotores também analisaram imagens, feitas por um investigador infiltrado num ônibus de sacoleiros. Ele registrou o que seria o momento do pagamento de propina.

Em algumas gravações, os policiais comentam o sucesso da arrecadação.

“Pô, deu bom o plantãozinho, hein?”

Todos os policiais que aparecem nas imagens da reportagem foram presos. Os investigadores apreenderam dinheiro, documentos, armas, munição e celulares.

Os suspeitos foram afastados das funções, e podem responder por corrupção, organização criminosa e peculato, que é o desvio de bem público para benefício próprio.

“A investigação, principalmente as imagens, nada mais são do que cenas explícitas de corrupção. Notas de cem, de 50. As vezes grandes quantias, as vezes quantias menores, então não há um valor efetivo recebido por mês, mas são quantias consideráveis. Se você multiplicar pelo número de dias, já que todos os dias há plantão de policiais praticando isso, você consegue imaginar que são valores consideráveis, muito mais, certamente, do que eles ganhariam simplesmente com o salário que eles recebem do estado pela profissão e pela função que exercem”, declarou o promotor de Justiça Roberto Tonon Júnior.

A Polícia Militar do Paraná afirmou que participou de toda a investigação, e que se for comprovada a reponsabilidade dos agentes, vai adotar os instrumentos adequados na forma legal.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN reforça proibição de venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes em quatro municípios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça da comarca que compõe os municípios de Almino Afonso, Rafael Godeiro, Frutuoso Gomes e Lucrécia, publicou recomendação sobre o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e drogas entre adolescentes. A proposta é orientar todos os entes a cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A recomendação estende-se aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, para que conscientizem seus filhos menores de 18 anos para os males do cigarro, das bebidas alcoólicas e das drogas; aos donos ou responsáveis por bares, cigarreiras, mercearias, minibox e supermercados para que não vendam nem forneçam os itens a crianças e adolescentes, afixando cartazes contendo esta proibição em local visível ao público, mencionando o fato de constituir crime.

Às autoridades policiais militares dos quatro municípios, o MPRN recomenda que, verificada a ocorrência do crime, seja efetuada a prisão em flagrante delito do agente, com sua condução à Delegacia de Polícia Civil. O boletim deve ser encaminhado à Promotoria de Justiça da comarca no prazo de 10 dias úteis.

A recomendação também é direcionada aos Conselhos Tutelares dos municípios, que também devem comunicar às autoridades policiais em caso de ocorrência do crime de fornecimento de bebidas e drogas a crianças e adolescentes.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime “vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. Em caso de descumprimento, o estabelecimento comercial fica sujeito a multa que varia de R$ 3 mil a $ 10 mil, além de interdição.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Operação Carnaval 2018 da Polícia Rodoviária Federal começa nesta sexta (9)

Foto: Divulgação/PRF

Para aumentar a segurança dos brasileiros que irão viajar no feriado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nesta sexta-feira (9) a Operação Carnaval 2018. Até a próxima quarta-feira (14), a fiscalização será intensificada em todo o Brasil, com atenção especial a locais que registram maior quantidade de acidentes. A ação durante o feriado faz parte da Operação RodoVida, que começou em dezembro de 2017 e terminará em 18 de fevereiro.

Segundo a PRF, o Carnaval é um feriado crítico para a fiscalização devido ao fluxo intenso nas rodovias federais e ao consumo abusivo de álcool. Os policiais estarão ainda mais atentos a infrações como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança, como capacete, cadeirinhas de bebê e cinto de segurança. Em caso de emergência, ligue 191.

Nos últimos cinco anos, os estados com maior número de acidentes graves no período foram Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina – eles concentram quase 30% de todas as colisões registradas no País no Carnaval. Ano passado, houve 1.696 acidentes de trânsito,  2.019 pessoas multadas e 214 presos por dirigirem alcoolizados e quase 12 mil registros de ultrapassagens indevidas.

Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e da PRF

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Ipern convoca os aposentados e pensionistas para o Recadastramento

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) está convocando os servidores aposentados e pensionistas para que façam o recadastramento dentro do mês de aniversário, evitando o bloqueio no pagamento do benefício. A previdência estadual possui hoje cerca de 50 mil beneficiários, sendo 42 mil aposentados e 8 mil pensionistas.

O presidente do Ipern, José Marlúcio informou que o Recadastramento Previdenciário é obrigatório e utilizado como um instrumento imprescindível no combate a fraudes na previdência: “Os beneficiários da previdência estadual fazem um recadastramento anualmente, no mês do aniversário, isso tem nos ajudado a corrigir irregularidades e evitar pagamentos de benefícios indevidos, como em casos de aposentados e pensionistas que faleceram, mas parentes ou pessoas muito próximas, que tinham acesso ao cartão e senha do banco continuavam recebendo os proventos indevidamente”, e, ressaltou ainda que, além de evitar fraudes, também contribui para a atualização dos dados cadastrais de todos os beneficiários.

O recadastramento poderá ser feito na sede do IPERN, que funciona na Rua Jundiaí, nº 410, Tirol; nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó, ou nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Parnamirim, Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi, São José de Mipibú, Macaíba, Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues.

Aposentados e pensionistas, que residem em outros Estados, podem fazer o recadastramento através do site do Ipern, www.ipe.rn.gov.br, obtendo o formulário no link Recadastramento, imprimir e reconhecer a firma com assinatura presencial em Cartório, anexar cópias autenticadas do RG, CPF, um comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento, atualizada em um ano e, enviar à sede do IPERN através dos Correios.

Os que não puderem comparecer por problemas de saúde, idade ou locomoção, deverão nomear um representante através de procuração pública.

Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com o Ipern por meio do telefone (84) 3232-2922, entre 7h30 e 13h30.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Rafael Motta confirma melhorias para setor de Oncologia do HUOL

Rafael Motta confirma melhorias para setor de Oncologia do HUOL

O hospital Universitário Onofre Lopes, uma das principais unidades da saúde no Rio Grande do Norte, foi escolhida para a construção de uma casamata e a compra de um acelerador linear, estruturas usadas no tratamento de pacientes com câncer. A informação foi confirmada pelo deputado Rafael Motta (PSB) e ratificada pelo Ministério da Saúde (MS). Cerca de R$ 605 mil foram destinados pelo presidente estadual do PSB através de emendas parlamentares ao HUOL.

A implementação da estrutura faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia e contempla a distribuição de 140 aceleradores lineares, além de construção de 16 casamatas, de acordo com o Ministério da Saúde. A expectativa do MS é de ampliar a assistência em todo país, atendendo cerca de 70 milhões pacientes por ano em áreas com déficit assistencial.

Além do HUOL, foram beneficiados também a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, em Mossoró, que vai receber um acelerador linear, e o Hospital Doutor Luiz Antônio, que já possui o equipamento, mas vai ganhar um novo.

Rafael Motta destacou a iniciativa do MS e reafirmou o compromisso de seguir buscando melhorias para a saúde do RN. “Fico feliz porque é serviço que será ampliado em Natal e no interior do estado. Somente para o HUOL, destinei R$ 605 mil através de emendas parlamentares justamente para o setor de Oncologia, por entender que é uma área que ainda carece da devida atenção”, disse.

No total, o deputado federal destinou mais de R$ 2,2 milhões em recursos para a área da saúde, atendendo todas as regiões do Rio Grande do Norte.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Governo apresenta à Agência Nacional de Águas obra da barragem de Oiticica

Uma das maiores obras do Governo do Estado para garantia da segurança hídrica do RN, a barragem de Oiticica, recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a visita de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Acompanhados por uma equipe do Governo, liderada pela Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, eles visitaram a construção, no município de Jucurutu, para acompanhar o andamento das obras e certificar-se de que o Estado está se preparando para receber as águas Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

Além de receber as águas da transposição, Oiticica deverá abastecer mais 21 cidades da região Seridó. O Governo do RN está elaborando, através de convênio com a ANA no valor de R$ 6,5 milhões, estudos de viabilidade técnica e econômica para a construção da adutora do Seridó. Eles servirão de base para o projeto que beneficiará a população do entorno com a água do reservatório.

Histórico

A barragem, esperada há mais de 50 anos, já está com 65% das obras concluídas. São mais de 4 km de área construída e capacidade para armazenar 566 milhões de metros cúbicos de água, que irão servir tanto para o abastecimento humano, quanto para produção econômica, lazer e proteção contra enchentes.

Nova Barra de Santana

Além da grande barragem, um complexo de obras e projetos complementares de cunho social estão sendo construídos, entre eles as obras da Nova Barra de Santana, que segue em ritmo acelerado. A equipe também visitou a futura comunidade, que já tem 35% da obra concluída e irá abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção de Oiticica. O local contará com 186 unidades habitacionais, que variam de 50 a 140 m², junto com todos os equipamentos públicos necessários, como escola, creche, posto de saúde, sede da associação dos moradores, réplica do templo da Igreja Católica, centro de comércio, cemitério e praça.

08/02/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Indenizações por morte no trânsito crescem 23% em 2017, diz seguradora

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

O número de indenizações pagas por morte no trânsito pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) cresceu 23% em 2017, correspondendo a 41.151 indenizações. Em relação aos casos de morte, o destaque fica com São Paulo que está no topo da lista dos estados com maior número de sinistros pelo segundo ano consecutivo, seguido por Minas Gerais e Ceará. Os dados foram divulgados pela Seguradora Líder, administradora do Seguro Dpvat.

Segundo a Seguradora Líder, no ano passado, mais de 380 mil indenizações foram pagas nos três tipos de cobertura oferecidas pelo Dpvat: morte, invalidez permanente e despesas médicas. O número é, aproximadamente, 12% menor do que o registrado em 2016, com cerca de 430 mil indenizações pagas. Na modalidade de invalidez permanente, os dados apontam queda de 18% em comparação com o ano anterior.

Em relação ao perfil das vítimas, os homens representam 75% das indenizações pagas por acidentes no país. A faixa etária entre 18 e 34 anos concentra 49% das indenizações pagas.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros