10/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO processo de solicitação do salário-maternidade ficou mais simples. Agora, o benefício será concedido automaticamente após o registro do bebê no cartório, sem necessidade de ir a uma agência do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Para isso, é necessário que o cartório tenha enviado os dados para o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). A mãe pode conferir se pode ser beneficiada ligando para o número 135 ou tentando agendar o atendimento em uma agência pelo site do INSS. O INSS também está implementando uma parceria, junto aos cartórios, para atualização dos dados maternos no momento do registro.
O 135 funciona de 7h às 22h, de segunda-feira a sábado. A ligação é gratuita quando efetuada de telefones fixos, ou tem custo de uma ligação para número fixo local quando feita de celulares.
O salário-maternidade é pago no caso de nascimento e também adoção de crianças, com duração de 120 dias. Para saber mais informações, acesse a página do benefício.

Foto: Danilo Evaristo
E como fica o sertanejo ao acordar e ver a chuva banhar o sertão sofrido pela prolongada estiagem?
A população de Jucurutu acordou neste sábado (10) de carnaval, mais feliz com o som da chuva no telhado.
Choveu durante a madrugada na zona urbana e em alguns locais da zona rural de Jucurutu, como por exemplo na Barra de Santana e em Boi Selado.
10/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasA Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa divulgou o balanço das matrículas da chamada regular do SISU realizadas entre os dias 05 e 07 de fevereiro em todos os campi da Universidade. Pelos dados da Prograd, houve um preenchimento de 54% das 1.415 vagas ofertadas. Ao todo, 768 candidatos compareceram à Ufersa para efetuar a matrícula.
Em Mossoró, os cursos que obtiveram as maiores taxas de ocupação foram Medicina (78%); Ciência & Tecnologia (75%); Administração (66%) e Direito (62%). Nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, os cursos de Ciência & Tecnologia foram os mais procurados.
Com o fim da chamada regular, agora as expectativas são para a Lista de Espera da Ufersa que teve um total de 10.137 candidatos inscritos, sendo 53,8% cotistas e 46,2% para ampla concorrência. Serão 641 vagas para lista de espera nos 04 campi da Universidade. As orientações para a Lista de Espera começam a ser divulgadas pela Prograd a partir do dia 15 de fevereiro.
Outras informações sobre o SISU Ufersa aqui.
10/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasA Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) já abriu as inscrições para os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte de 2018 (VII JUVERNs). As instituições de ensino devem preencher o termo de adesão até o dia 20 de abril e depois terão até o dia 27 de abril para realizar a inscrição nominal e confirmação dos participantes nas modalidades coletivas.
O termo de adesão é encontrado no site da seel.rn.gov.br e depois de preenchido deve ser assinado e enviado para o email seeleventosrn@gmail.com. A inscrição nominal e confirmação de participação das instituições de ensino dos participantes nas modalidades coletivas e provas deve ser feita pelo sistema oficial do link eventos.seel.rn.gov.br. A confirmação de participação nas modalidades individuais encerra-se no dia 31 de maio.
O calendário de competições dos VII JUVERNs começa no dia 17 de maio com a realização das regionais e vai até 2 de junho. De 23 de junho a 14 de julho acontecem as fases inter-regionais, enquanto as finais ocorrerão de 6 a 10 de agosto (modalidades coletivas) e 10 a 12 de agosto (modalidades individuais).
Os campeões se classificam para os Jogos Escolares da Juventude que apresenta uma novidade em 2018. Antes da fase nacional, de 12 a 25 de novembro, todos os participantes terão que disputar uma seletiva regional, de 12 a 16 de setembro, em local que será dilvulgado pelo Comitê Olimpico Brasileiro (COB).
A SEEL está trabalhando manter a política de ampliação dos JUVERNs e atingir o maior número possível de participantes em 2018. “No ano passado, a expansão dos jogos proporcionou a participação de aproximadamente sete mil alunos/atletas de 108 municípios e mais de 400 escolas potiguares e para 2018 nossa meta é seguir evoluindo e ultrapassar os 167% de crescimento no período da atual gestão”, disse Cezar Nunes, chefe de gabinete e responsável pelo expediente da SEEL.
Em 2017, foram realizadas duas fases inter-regionais (Assu e Santa Cruz) e a fase final foi disputada em Natal com direito a hospedagem e alimentação para as delegações mais distantes da capital, totalizando 1.700 integrantes entre atletas e dirigentes. Classificaram-se 300 alunos/atletas para as duas fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba e Brasília. Os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte são realizados em parceria com o Governo Federal.
REGULAMENTO – JUVERNS – 2018
TERMO DE ADESÃO – JUVERNS – 2018
CALENDÁRIO – JUVERNS – 2018
09/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governo do RN investe R$ 33 milhões para levar água a mais de 20 mil pessoas
Água é vida. É sobre esta máxima que o Governo do RN está trabalhando para levar água a mais de 20 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Atualmente 156 projetos de acesso à água estão em execução em 72 municípios por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. É dignidade, qualidade de vida e um futuro melhor para milhares de potiguares.
“Eu já começo o dia abrindo as torneiras, é uma benção”, diz dona Maria de Fátima Nunes, 63, moradora do Assentamento Masa/Santarém, em Angicos, que só agora pôde ter água encanada em casa. Hoje ela não precisa mais escolher entre lavar louça, roupa ou tomar banho. Nesta comunidade, o Governo do RN investiu quase R$ 190 mil em um sistema simplificado de abastecimento, reuso de águas e implantação de quintais produtivos.
Os moradores de Santarém receberam a perfuração de poço tubular, sistema de bombeamento e adutora, reparos no antigo reservatório existente, distribuição de água, medição com hidrômetros, sistema de reuso de águas cinza e implantação de quintais produtivos para produção de hortaliças e frutas. Alguns já estão produzindo alface, coentro e cebola em seus quintais.
Atualmente existem 156 projetos em execução, que incluem tanto sistemas de abastecimento quanto acesso à água para incentivo à produção. São quase R$ 33 milhões sendo investidos para melhorar a vida dos moradores da zona rural potiguar. Para o titular da Sethas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, o acesso à água é prioridade para o Governo do RN. “Representa o compromisso de levar dignidade e qualidade de vida à população do campo”, destaca.
Damiana da Silva, 50, moradora da comunidade quilombola Aroeira, em Pedro Avelino, lembra que seus avós jamais imaginaram que eles um dia teriam água. Além de agora ter na torneira, ela realizou um sonho de criança: começou o próprio sítio no quintal com pés de acerola, bananeira, caju e manga. A água encanada é um sonho realizado após mais de 100 anos de existência da comunidade, que agora conta com água em todas as casas, quintais produtivos, sistema simplificado de reuso de águas cinza e 44 banheiros. O Governo do RN investiu R$ 481 mil para melhorar a vida dos 170 descendentes de quilombolas.
Acesso à água por regiões
O Governo Cidadão está presente em 72 municípios nos nove territórios do Rio Grande do Norte com projetos de acesso à água. No território Açu-Mossoró, há sete iniciativas em execução, nas cidades de Assú, Pendências e São Rafael, totalizando investimentos de R$ 2,2 milhões. Já no Agreste Litoral Sul, são sete projetos nos municípios de Espírito Santo, Goianinha, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Santo Antônio e Vera Cruz, e investimentos de R$ 1,3 milhão.
No Alto Oeste, são 42 projetos em execução e R$ 8,5 milhões em investimentos, que beneficiarão 6,5 mil pessoas em 17 cidades. Já no território do Mato Grande, quase mil pessoas terão acesso à água, em ações orçadas em R$ 1,6 milhão em seis municípios. No Potengi, Ielmo Marinho e São Tomé foram contemplados com investimentos de R$ 1,3 milhão para levar água a quase 500 pessoas.
Atualmente no Seridó existem 46 projetos de acesso à água, que perfazem investimentos de R$ 8,1 milhões em 15 municípios e que beneficiarão mais de cinco mil pessoas. Angicos, Jardim de Angicos, Lajes e Pedro Avelino foram contempladas na região Sertão Central com sete projetos e investimentos de R$ 1,7 milhão, atingindo quase mil pessoas. O Sertão do Apodi e o Trairi somam 35 iniciativas de acesso à água e recursos da ordem de R$ 7,8 milhões, que estão mudando a vida de mais de quatro mil pessoas.
09/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Rio Grande do Norte está enfrentando a pior seca da história. São seis anos de uma estiagem severa, quadro que prejudica, sobretudo, o abastecimento de água para a população. Em virtude disso, é preciso que todos estejam conscientes sobre a importância da racionalização de água a fim de evitar gastos desnecessários.
Com a chegada do Carnaval, esse cuidado deve ser maior, especialmente em cidades turísticas, que atraem pessoas de todas as partes (a exemplo de Natal), e aquelas que se encontram em situação de emergência.
Muitas famílias optam por comemorar o feriadão em casas de praia. Isso contribui para o aumento da utilização de água em piscinas e chuveiros. O folião consciente deve abrir mão dos excessos e estar atento aos desperdícios, tomando banhos mais curtos, fechando a torneira quando necessário e sempre verificando se há vazamentos. Para se ter uma ideia, tomar banho continuamente e sem fechar o registro representa perda aproximada de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento), de acordo com dados da Sabesp.
Outras atitudes simples no dia a dia ajudam a reduzir consideravelmente os gastos de água. Não deixar a torneira ligada ao escovar os dentes, evitar a lavagem de calçadas, do carro ou até mesmo da rua são medidas que caracterizam o consumidor racional.
Embora o Carnaval exija atenção maior com relação ao consumo de água, essa preocupação com o meio ambiente deve ser constante. “O desperdício tem que ser combatido a todo momento. Isso deve fazer parte do costume e da cultura das pessoas”, afirma o gerente de Inovação Tecnológica e Controle de Perdas da Caern, Josildo Lourenço dos Santos.
Prática muito comum durante as festividades carnavalescas, o mela-mela, apesar de divertido, também pode resultar, indiretamente, no consumo desenfreado, uma vez que as roupas ficam sujas e exigem sucessivas lavagens. “Não é porque temos a aparente impressão de água em abundância que devemos exagerar. É preciso usá-la para o que é estritamente necessário”, acrescenta Josildo Lourenço dos Santos.
Portanto, neste Carnaval vista sua melhor fantasia e aproveite cada momento, lembrando sempre dos cuidados e precauções com o uso da água. O consumo consciente faz a festa ficar completa!
09/02/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasDurante o período de carnaval, os casos de assédio contra as mulheres são mais frequentes. Apesar de ser um período de diversão, o direito de mulheres curtirem a festa sem violência nem sempre é respeitado.
Diante disso, pensando em maneiras de o gestor incentivar o respeito às mulheres, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), propõe uma série de ações que a administração local pode realizar para buscar garantir que toda mulher possa se divertir em um ambiente onde aja respeito:
1. Combater o assédio e o abuso sexual de mulheres nas ruas, bailes e trios elétricos.
2. Combater o uso excessivo do álcool e da prática da violência doméstica por parte dos homens.
3. Focar em campanhas que mostrem a diferença entre assédio e paquera, alertando que as mulheres e as meninas foliãs estão no carnaval para se divertirem e que o limite entre o assédio e a paquera não está na roupa, na fantasia ou na dança.
4. Criar ônibus e vagões de metrô só para mulheres durante o período de carnaval, mas sempre lembrando que elas constituem metade da população.
5. Estimular os motoristas de ônibus, em horários noturnos, a pararem em locais alternativos que sejam mais seguros para as mulheres.
6. Treinar a guarda municipal para atender com respeito e adequadamente as mulheres que sofreram assédio sexual, abuso sexual, contatos físicos forçados e violência física.
7. Alertar a polícia militar para ficar atenta aos homens que assediam mulheres e praticam atos forçados, desrespeitando a liberdade de escolha e o corpo das mesmas.
8. Incentivar a própria população a não aceitar comportamentos machistas de homens que desrespeitam as mulheres durante o carnaval, disponibilizando telefones e formas de denúncia.
9. No carnaval de rua, colocar à disposição da população banheiros femininos e masculinos separados e seguros.
10. Estimular a união de mulheres contra o assédio no carnaval.
11. Realizar campanhas para que as mulheres tomem cuidados com os seus pertences; busquem a Polícia Militar para um primeiro atendimento e depois registrem a ocorrência em uma Delegacia da Polícia Civil; evitem andar sozinhas por ruas e locais mal iluminados e inseguros; e que entrem em um estabelecimento comercial se sentirem que estão sendo seguidas.
Além de medidas pontuais de combate ao assédio para o período das festas carnavalescas, a CNM recomenda também ações direcionadas ao enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes e à criação de campanhas de prevenção às práticas de risco de contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na época do carnaval.
Campanha ONU Mulheres
O organismo das Nações Unidas responsável pela temática de gênero também lançou uma campanha que chama atenção para os casos de assédio no período de carnaval. “O conceito da campanha é extremamente simples e fácil de entender: a não ser que a mulher peça, ela não está pedindo. Se ela disse que não, ela não quis dizer que sim. Se ela se desviou, ela não quer ser tocada. Se ela não estava consciente, ela não concedeu nada”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.
Ela também chama atenção para a necessidade de uma reflexão sobre os padrões de comportamento nas relações entre homens e mulheres: “Dentro e fora do contexto de Carnaval, é preocupante quando, ao invés de procurar se educar sobre quais de seus comportamentos estão perpetuando essa forma de violência, os homens escolhem justificar o assédio como paquera. Esse questionamento é um recurso bastante utilizado para invalidar as denúncias das mulheres. As mulheres têm o seu espaço invadido, o seu corpo desrespeitado, os seus direitos violados, sua segurança ameaçada, e os homens seguem defendendo que o assédio era apenas uma paquera. Mas assédio não é paquera”, completou.
Agência CNM, com informações da ONU Mulheres
09/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Prefeito Batata prestigia o Psifolia e destaca a tradição do bloco no Carnaval de Caicó
O prefeito de Caicó, Batata Araújo, vem participando ativamente do Carnaval Multicultural 2018. Nesta quinta-feira (08), esteve prestigiando o bloco Psifolia, marcando o segundo dia o evento. O Psifolia saiu da Ilha de Sant’Ana, às 18 horas, e percorreu o Corredor da Folia, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos ao som contagiante da orquestra de frevo do Magão.
No meio do povo, o prefeito comprovou a grandiosidade do folia de rua e, mais uma vez, o Psifolia reuniu um grande número de foliões e todos brincaram em clima de harmonia e celebrando com vibração e alegria, o maior carnaval do Rio Grande do Norte.
“O Psifolia é um bloco que virou tradição no carnaval de Caicó e merece o apoio de todos, pois trabalha a inclusão dos portadores de doenças mentais na sociedade, reunindo os usuários dos CAPs de Caicó e de outras cidades da região Seridó”, disse Batata, reconhecendo que o bloco vem crescendo a cada ano no carnaval da cidade.
09/02/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Prefeitura de Felipe Guerra concede aumento de 6,81% para os professores
A prefeitura de Felipe Guerra anunciou, na última quarta-feira (07), o aumento salarial para os professores da rede municipal de ensino, em 6,81%.
O reajuste, que passa a valer de forma retroativa ao dia primeiro de janeiro, foi definido durante reunião da equipe do prefeito Haroldo Ferreira com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Felipe Guerra.
A medida integra o plano de valorização do magistério, impactando de forma direta na qualidade do ensino. A prefeitura investiu mais de 30% do orçamento de 2017 na educação felipense.
Foco Notícia