05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Caicó

Nelter solicita permanência de religiosas à frente de abrigo em Caicó

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) reforçou pedido feito via requerimento, para que freiras da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula permaneçam em Caicó, assegurando o funcionamento do abrigo Professor Pedro Gurgel. A solicitação do parlamentar foi dirigida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

“Sei da isenção e autonomia das ordens e congregações, no entanto, rogamos para a sensibilidade eclesial, posto que a comunidade é testemunha viva de Cristo no meio de uma comunidade pobre, o Bairro da Paraíba, mas movida com muita fé e da dedicação das religiosas há mais de 60 anos ao abrigo e à vizinhança”, explicou o deputado Nelter Queiroz, ressaltando o quanto a população de Caicó está preocupada com a saída das irmãs.

O deputado exemplificou, em plenário, gestos das freiras em favor da comunidade, além da contribuição que dão administrando o abrigo. De acordo com Nelter Queiroz, quando o Bairro da Paraíba não tinha iluminação pública, as religiosas deixavam as luzes externas do abrigo acesas para que os alunos pudessem estudar. Generosidade também manifestada com as crianças subnutridas, com quem, segunde ele, elas dividiam alimentos.

Nelter Queiroz ressaltou que o requerimento segue com testemunhos em anexo, dentre eles o do Padre João Medeiros Filho, como forma de reforçar a necessidade da permanência das irmãs em Caicó. Ele solicitou ainda que cópias do requerimento fossem enviadas à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal de Caicó, para que os entes tivessem conhecimento sobre o problema.

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Polícia Federal encontra dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel

Dinheiro foi encontrado em apartamento em Salvador (Foto: Polícia Federal)

G1 – A Polícia Federal encontrou, nesta terça-feira (5), uma grande quantidade de dinheiro em apartamento que seria utilizado por Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) em Salvador. O ex-ministro cumpre prisão domiciliar na Bahia.

A ação faz parte de investigações relacionadas à prática de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro envolvendo a Caixa Econômica Federal. A busca e apreensão foi autorizada pela 10ª Vara Federal de Brasília.

A polícia localizou as caixas e malas de dinheiro em imóvel que fica na Rua Barão de Loreto, no bairro da Graça, área nobre da capital baiana. O apartamento teria sido emprestado ao ex-ministro para que guardasse os pertences do seu pai, já falecido. Durante as investigações sobre Geddel, surgiu a suspeita de que ele estava usando o local para esconder provas de atos ilícitos.

Na decisão da Justiça que autorizou o procedimento de busca e apreensão, documento datado de 30 de agosto, consta que: “há fundadas razões de que no supracitado imóvel existam elementos probatórios da prática dos crimes relacionados na manipulação de créditos e recursos realizadas na Caixa Econômica Federal”.

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

George Queiroz diz que um desastre administrativo está se potencializando em Jucurutu

Usando sua conta no Facebook no último domingo (03), o ex-prefeito de Jucurutu, George Queiroz, disse que a atual gestão, através de seus ‘membros comissionados’, está tentando jogar o desastre que está se potencializando na cidade, na conta de outras pessoas.

“Estão querendo mudar o foco de vários absurdos administrativos que acontecem atualmente em Jucurutu”, diz trecho da publicação feita pelo ex-prefeito. “Eles não cansam de mentir. Estão com mais uma nova mentira nas redes sociais”, comentou George.

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro é ‘muito competente’, mas centro ganha eleição, aposta Rodrigo Maia

Foto: Gabriel Cabral

Folha de São Paulo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que um representante de centro tem maiores chances de ganhar a eleição presidencial de 2018 que nomes que radicalizem o discurso à esquerda ou à direita.

“A polarização tradicional entre PT e PSDB não vai existir. Com Lula candidato, haverá radicalismo pela esquerda. Ele não vai ter outro caminho para entrar na eleição”, afirmou Maia nesta segunda (4), em evento da revista “Exame”, em São Paulo.

“Haverá pelo outro lado sempre alguém que vai querer fazer essa polarização. Foi construído nos últimos anos, acho que esse é o sucesso do deputado [e possível candidato a presidente Jair] Bolsonaro, um debate muito radicalizado na questão dos valores”, continuou.

“Bolsonaro, não tiro nenhum mérito dele, é muito competente, enxergou isso na frente dos outros”, afirmou o deputado. Mas é mais provável que Lula chegue ao segundo turno com o candidato do centro que Bolsonaro, disse.

“No outro campo [da direita], o que a sociedade espera é um partido, um movimento, o nome que queira se dar a isso, que olhe, sem abrir mão das suas convicções e ideais, um espaço de diálogo. As pessoas falam muito centro, centro, centro. Centro tem que ser esse espaço de diálogo e vai ser vencedor nas eleições no próximo ano”, apostou Maia.

Ele elogiou o prefeito João Doria (PSDB), mas disse que não gosta de assediar quadros de outros partidos em recado ao PMDB, que tem atraído dissidentes do PSB em negociação com o DEM. “O PSDB está na frente dos outros partidos no nosso campo, mas essa divisão é problema deles.”

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Em reunião com secretário nacional da Segurança, Robinson cobra investimentos

As principais necessidades do Rio Grande do Norte no que tange à segurança pública e ao sistema penitenciário foram apresentadas, na tarde desta segunda-feira (4), ao secretário nacional de Segurança, general Carlos Alberto Santos Cruz. O encontro aconteceu na Escola de Governo e contou com a presença de representantes das forças de segurança do RN e do Ministério Público Estadual.

Na ocasião, o governador Robinson Faria cobrou agilidade nos investimentos para o estado, principalmente os provenientes do Plano Nacional de Segurança Pública. “Essa reunião é basicamente para discutir este Plano e eu destaco que a aplicação dele é fundamental para a segurança pública. Acredito que a cobrança vem de todo o país e do nosso estado também”, enfatizou Robinson.

Em reunião em Brasília, no dia 02 de agosto passado, o governador entregou um relatório ao ministro Torquato Jardim com as principais necessidades do RN. No mesmo mês, os titulares da pasta de Segurança, Sheila Freitas, e o comandante Geral da Polícia Militar, Osmar Oliveira, estiveram com o presidente Michel Temer, no Palácio da Alvorada, onde apresentaram cópia do ofício enviado pelo governador ao Ministério da Justiça, onde são detalhadas as urgências do setor. São recursos na ordem de R$ 300 milhões para Segurança e o Sistema Prisional.

A secretária Sheila Freitas explica que a visita do general servirá para uma coleta de informações. “Com base nas informações apresentadas pelo estado, o secretário vai elaborar um diagnóstico e apontar como o governo federal vai colaborar com a segurança do nosso estado”, falou a titular da Sesed.

Após a apresentação, o general fez uma avaliação inicial do que foi apresentado e ressaltou que já estava ciente do cenário estadual. “Para vir até o RN eu estudei o caso, tivemos em Brasília a visita de uma comissão composta pela cúpula da segurança potiguar, então, vamos organizar uma nova reunião de trabalho bastante detalhada”, disse. Ele fica até esta terça-feira (5) em contato com a cúpula de segurança estadual.

Carlos Alberto Santos Cruz fará, também, uma análise técnica da situação no estado para definir qual tipo de apoio a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) enviará para o Rio Grande do Norte nas próximas semanas. “A situação do RN é a mesma de muitos estados brasileiros onde os índices são altos, sendo necessário um esforço conjunto para diminuir esses números”, complementou.

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

‘Ajude Deus a te ajudar’, pede Milton Neves a Marcelo Rezende

Milton Neves e Marcelo Rezende (Alexandre Battibugli/VEJA e/Reprodução/Instagram)

“Querido amigo Marcelo, volte pro hospital, por favor”, pediu Milton Neves ao também jornalista Marcelo Rezende, que foi diagnosticado com câncer no pâncreas e no fígado em maio deste ano. “Claro, não é intromissão, mas carinho e amizade. Ajude Deus a te ajudar. Volte, por favor”, completou o comentarista da rádio BandNews.

O pedido veio após um vídeo publicado por Marcelo Rezende, no Instagram, no qual o apresentador aparecia ainda mais magro e abatido, porém confiante. Ele decidiu abandonar o tratamento convencional em busca da cura espiritual. “Eu estou firme para enfrentar os baixos até chegar o momento em que o alto vai deslizar e aí a cura vai chegar. E eu tenho certeza dela porque Deus está comigo”, disse na gravação.

Veja.com

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Bernardinho prepara sua candidatura ao governo do Rio

Foto: Marcelo Correa/Divulgação

Ele jura que ainda não decidiu se vai concorrer ao governo do Rio em 2018, mas Bernardinho, que neste ano trocou o PSDB pelo Partido Novo, parece estar se preparando para o cargo. Economista de formação, já andou conversando com o ex-deputado Fernando Gabeira e com Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente do BNDES. “São pessoas que admiro e que têm experiência em política e gestão pública. Preciso saber se o que penso faz mesmo sentido”, diz o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei.

Atualmente, ele está lendo Memórias de Um Diário Confidencial, do empresário Antônio Ermírio de Moraes, mas em casa todos torcem para que ele desista da ideia. “Minha família teme por mim. O próximo governador vai ter de tomar medidas impopulares, como questionar a estabilidade dos servidores, cuja performance não é cobrada”, avalia, reconhecendo as dificuldades do cargo. “Política é igual a esporte. As pessoas querem ganhar sem treinar, sem esforço”, filosofa.

Veja.com

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Selo em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana é lançado em Natal

Selo em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana é lançado em Natal

Nesta segunda-feira (4), os Correios lançaram, no templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no bairro do Alecrim, o selo em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana. A cerimônia foi aberta pelo Superintendente dos Correios no RN, Rodrigo Medeiros e contou com a presença do pastor presidente das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no RN, Martin Alves, o Presidente da Ordem dos pastores de Natal, Edinaldo Melo, do deputado federal Antônio Jácome, do deputado estadual Jacó Jácome, e do vereador Eriko Jácome, o além de centenas de pastores e obreiros da IEADERN.

Antônio Jácome frisou a importância de Lutero na política, na economia e na sociedade, mas, sobretudo, no campo eclesiástico. “Em uma época que o Estado era subjugado à Igreja, Martinho Lutero apresentou suas 95 teses, criticando sobretudo a utilização das indulgências para assegurar a salvação dos fiéis católicos e lutou para que a interpretação das Sagradas Escrituras deixasse de ser privilégio de poucos, além de traduzir a Bíblia do latim para o alemão. Esse selo materializa toda essa história que agora completa 500 anos,” afirmou Jácome.

O selo foi confeccionado em parceria com o serviço postal da Alemanha, com mesma imagem para as duas edições, que foi criada pela artista alemã Antonia Graschberger, trazendo um retrato bastante conhecido de Martinho Lutero e será diferente apenas no idioma. Com valor facial de R$ 4,15, o selo pode ser adquirido em todas as agências dos Correios e também na loja virtual, no endereço https://www.correios.com.br/correios-online .

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Operação: Ipem fiscaliza mais de 600 cronotacógrafos

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), realizou a fiscalização de cronotacógrafos nos dias 30 e 31 de agosto, simultaneamente nos postos operacionais da PRF São José Mipibu BR 101, São Gonçalo do Amarante BR 406 e Mossoró BR 304. As equipes da fiscalização verificaram 608 veículos, sendo emitidos 65 autos de infração.

A operação tem a finalidade de identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Inmetro.

Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

Como funciona o cronotacógrafo

O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

05/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Candidatos terão de se reinventar para baratear custos das eleições de 2018

Correio Braziliense

Mesmo com a popularização das novas tecnologias e a mudança radical nas práticas de difusão da informação, políticos ainda utilizam velhas estratégias na hora da campanha. Abusando do horário eleitoral no rádio e na televisão e gastando com a impressão de materiais gráficos, cada parlamentar utiliza, em média, R$ 6 milhões para se eleger. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014, foram gastos R$ 5,1 bilhões nas campanhas dos cargos federais, como presidente da República, governadores, senadores e deputados federais.

Entre os 10 deputados federais mais votados no último pleito, seis gastaram acima de R$ 2 milhões cada um na disputa. Entre os partidos, o PR teve as despesas mais elevadas para as campanhas, sendo R$ 10 milhões para cada candidato a deputado federal e R$ 5 milhões, para os estaduais. O DEM, o PSDB e o PP estimaram gastos de R$ 7 milhões para cada uma das cadeiras na Câmara dos Deputados.

Em meio à discussão no Congresso para a criação de um fundo público de financiamento de campanha, inicialmente orçado em R$ 3,6 bilhões, a conta paga pelo eleitor já é alta. De acordo com a Ong Contas Abertas, no ano que vem, o governo deixará de arrecadar R$ 1 bilhão por causa da isenção de impostos para as emissoras de rádio e tevê veicularem o horário eleitoral tido como gratuito. Além disso, a Justiça Eleitoral tem um custo anual em torno de R$ 7 bilhões.

O secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castelo Branco, aponta que, no quadro econômico atual, não se deveria debater o aumento do custo das eleições. “Antes de se discutir mais recursos para os partidos políticos, é preciso avaliar o barateamento das eleições. A democracia no Brasil já é financiada pela sociedade ao custo de R$ 7,2 bilhões em ano fora do período eleitoral. Além disso, neste ano, tivemos um fundo partidário de R$ 839 milhões”, destaca.

Após 20 anos atuando em campanhas políticas em Brasília, o marqueteiro Marcelo Senise não tem dúvidas de que é possível reduzir as despesas na hora de atrair votos. “As campanhas, naturalmente, se tornaram mais baratas. Antes, 100% dos investimentos de um candidato eram focados em materiais impressos. Hoje, esse gasto não deve representar mais do que 5%. Dá para economizar 90% usando aplicativos, sites e redes sociais”, afirma.

Alternativas

Alguns candidatos mostram que é possível vencer uma eleição com um gasto relativamente pequeno. É o caso do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que utilizou menos recursos na campanha entre os 10 ocupantes da Câmara que tiveram maior número de votos. “Eu gastei em toda a campanha R$ 145 mil. Esse valor foi investido na divulgação pela internet e em material gráfico. As redes sociais foram os principais mecanismos. Mesmo gastando bem menos, eu alcancei 400 mil votos”, diz o parlamentar, que revelou ter investido ainda em visitas presenciais em templos religiosos.

Regionalmente, também é possível fazer uma campanha bem barata. Sem patrocinadores, o deputado distrital Israel Batista (PV) usou as redes sociais. Batista se elegeu com 22 mil votos para a Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Gastei R$ 195 mil na campanha, que ocorreu praticamente pelas redes sociais. Na internet, você pode interagir com o eleitor. As pessoas estão cansadas das campanhas antigas, sem autenticidade. Nós temos ferramentas boas e baratas para divulgação, como os aplicativos. E, mesmo assim, ainda tem gente querendo colocar o custo da campanha no bolso do cidadão”, critica.

Entre 2002 e 2014, o gasto por candidato durante a disputa por uma vaga de deputado federal aumentou 283%. De acordo com informações prestadas à Justiça Eleitoral por oito dos maiores partidos políticos — PT, PSDB, DEM, PP, PMDB, PPS, PSB e PR —, na campanha de 2002, cada deputado federal gastou R$ 1,6 milhão para se eleger, frente a 6,4 milhões em 2014. Entre os mais votados que alcançaram um cargo na Câmara, o deputado Rodrigo de Castro (PMDB) fez o maior investimento para conquistar os eleitores. De acordo com dados oficiais, a campanha dele custou R$ 4,5 milhões. Como obteve 292 mil votos, o político gastou em média R$ 15 para cada eleitor que conquistou — os que gastam menos, desembolsam, em média, R$ 0,50. Em segundo lugar, aparece o deputado Reginaldo Lopes (PT), que reservou R$ 4,4 milhões para conquistar uma cadeira na Casa.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros