21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

‘Eles estão mexendo com um político que não roubou’, diz Lula, sobre investigações

Foto: HEULER ANDREY / AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que os procuradores e delegados que o investigam estão mexendo com “um político que não roubou e não tem medo deles”.

Ao discursar num evento promovido pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, para discutir o programa de governo do partido para a eleição de 2018, Lula O ex-presidente afirmou que se “sente estimulado” a defender a sua honra e que os investigadores “mexeram com quem não deveriam mexer.”

— Não é porque estou acima de qualquer coisa. É porque eu não fiz o que eles dizem que eu fiz. Se ele estão acostumados a mexer com político que roubou, que fez corrupção, que enriqueceu e está com o rabo no meio das pernas, eles estão mexendo com um político que não roubou, que não tem medo deles e que a única coisa que tem é a sua honra para defender — afirmou.

O ex-presidente ainda chamou de “excrescência, da excrescência, da excrescência”, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) transformada em ação nesta semana contra ele na Operação Zelotes por causa da aprovação, durante seu governo, de uma medida provisória (MP) que beneficia o setor automobilístico.

POR SERGIO ROXO/O GLOBO

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Moradores de São Miguel do Gostoso plantam flores e distribuem sementes na chegada da primavera

O dia 23 de setembro marca o início da primavera no Brasil, a estação do ano em que tudo floresce. Os cheiros e as cores invadem as casas e os jardins, período propicio para plantar flores.

Pensando assim, o Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnim) e a Rede Eu Sou do Amor realizam, no próximo sábado (23) às 10 horas da manhã, a Primavera do Amor em São Miguel do Gostoso com o objetivo de deixar a cidade ainda mais encantadora e florida.

A programação começa na entrada da cidade com banda de música para recepção aos visitantes e o plantio de mil mudas de Jasmim do Caribe, conhecido como Bouquet de Noiva, que na localidade foi batizado de Jasmim do Amor, pintura de muros e distribuição de sementes junto a ONG Baobá.

No início da tarde, um passeio ciclístico e atividades culturais na sede do Iasnim dão prosseguimento as atividades que terá também homenagem a idosos octogenários da cidade. Já às 16 horas, as festividades constam com a realização de dança meditativa, elaboração de um coração gigante e limpeza da Praia da Xepa. O evento se encerra às 20 horas numa festa dançante no Espaço Girassol com músicas que marcaram várias primaveras.

A Primavera do Amor é uma das ações da Rede Eu Sou Do amor, que tem como objetivo mapear, unir e integrar pessoas, instituições e empresas que fazem algo pela humanidade. Em São Miguel do Gostoso a parceria foi efetiva através do Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri e com representantes dos moradores e empresários da cidade que se uniram para receber com muito amor a primavera.

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Correios entra para lista de privatizações de Temer, diz Moreira

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Os Correios entraram para a lista de estatais que o governo pretende privatizar, um caminho já anunciado para a Eletrobrás, a Casa da Moeda e a Infraero. A confirmação veio de Nova York. O ministro Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência, declarou que a venda dos Correios está em estudo, mas que precisa ser feita “com muito cuidado”.

Estadão Conteúdo

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Rodrigo Maia critica Temer e cobra ‘mais respeito’ do planalto

Rodrigo Maia – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diário do Poder 

Às vésperas de a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer chegar à Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez na noite desta quarta-feira, 20, duras críticas ao peemedebista, disse que ele faltou com a palavra e ameaçou com a retaliação do DEM em votações de interesse do governo. Mais cedo, Maia pediu que o Palácio do Planalto pare com o “fogo amigo” e seja mais respeitoso durante a tramitação da ação penal contra Temer, por organização criminosa e obstrução da Justiça.

Segundo Maia, que ainda ocupava interinamente a Presidência da República, o mal-estar com o Planalto se deve ao fato de o PMDB ter filiado, no início deste mês, o senador Fernando Bezerra (PE), ex-PSB. O DEM vinha negociando havia meses a migração do parlamentar e de outros deputados para sua legenda.

“Quando a gente faz um acordo, tem de cumprir a palavra. A coisa mais importante da política é a palavra. Eu já avisei o presidente, isso causou muito desconforto dentro da bancada”, disse. Maia se referia ao episódio, durante a tramitação da primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva, na Câmara, quando o peemedebista teve um encontro com integrantes da cúpula do PSB. Na época, segundo Maia, Temer foi a um jantar em sua casa negar que o PMDB estivesse fazendo ofensiva no PSB.

Na Câmara, na quarta à noite, o deputado destacou que o fato de os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) terem participado do ato de filiação de Bezerra mostrou que há uma “digital” do governo na iniciativa. “Mandei mensagem para o presidente Temer falando da ação do presidente do PMDB (senador Romero Jucá) e de alguns ministros do palácio”, afirmou.

“A gente não pode ficar levando facada nas costas do PMDB, principalmente de ministros do palácio e do presidente do PMDB”, afirmou Maia. As críticas vieram a público depois de o deputado fluminense saber de abordagens do PMDB para tentar atrair o deputado Marinaldo Rosendo (PSB-PE), que está acertado de ir para o DEM. Procurados pela reportagem na noite desta quarta, Moreira, Padilha e Jucá não foram encontrados.

Para Maia, o governo e o PMDB têm tratado o seu partido como “adversário” e isso poderá se refletir na relação da bancada com o Planalto. “Se é assim que eles querem tratar um aliado, eu não sei o que é um adversário. Quero que isso fique registrado, para que, quando a bancada do Democratas tiver uma posição divergente, o governo entenda. Há uma revolta muito grande na bancada, não virou rebelião ainda, mas há revolta.”

Condução

Apesar das críticas, Maia afirmou que essa indisposição não deve interferir na segunda denúncia. “Não vamos misturar uma coisa com a outra. Cada deputado vai votar com a sua consciência”, disse.

Em entrevista no gabinete de Temer antes de dar as declarações contra o PMDB, Maia disse que vai conduzir o processo da segunda denúncia da mesma forma que tratou a ação por corrupção passiva já barrada na Câmara. “Espero que, nesta segunda, o palácio seja mais respeitoso comigo. E o que fiz na primeira farei novamente: manter minha imparcialidade”, disse Maia.

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2015, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Para a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fátima Marinho, esse número é maior pois há uma perda de diagnóstico dos casos de suicídio. Segundo ela, nas classes sociais mais altas há um tabu sobre o tema, questões relacionadas a seguros de vida e diagnósticos feitos por médicos da família. “As pessoas mais pobres, em geral, captamos a morte porque ele vai pro IML [Instituto Médico Legal]”, explicou.

Das 1,2 milhão de mortes, em 2015, 17% tiveram causa externa. Dessas 40% são registradas por causas não determinadas, segundo Fátima. “Ainda tem 6% de mortes que ainda não conseguimos chegar na causa. São cerca de 10 mil mortes que foram por causa externa, violenta, mas não sabe porquê. Por isso temos esse subdiagnostico do suicídio”, disse.

No Brasil, os idosos, de 70 anos ou mais, apresentaram as maiores taxas, com 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes, mas, segundo Fátima, em números absolutos, a população idosa vem aumentando. Além disso, eles sofrem mais com doenças crônicas, depressão e abandono familiar. Ela explica que esse índice alto de suicídio entre idosos é observado no mundo todo.

Os dados apontam que 62% dos suicídios foram causados por enforcamento. Entre os outros meios utilizados estão intoxicação e arma de fogo. Fátima conta que nos Estados Unidos são registrados mais suicídios por armas de fogo porque o acesso é mais facilitado.

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Popó Saldanha lembra que emenda de Rogério Marinho resultará em obras de calçamento em Jucurutu

O deputado federal Rogério Marinho, foi procurado no ano passado pelo presidente municipal do PSDB de Jucurutu, Popó Saldanha, a pedido do ex-prefeito George Queiroz, para solicitar a destinação de recursos federais, via emendas parlamentares para investir em obras no município.

Atendendo a solicitação, Rogério Marinho, destinou duas emendas: uma no valor de R$ 100 mil (para aquisição de equipamentos para saúde) e outra no valor de R$ 500 mil (para pavimentação de ruas). De acordo com Popó Saldanha, as obras de pavimentação de ruas a paralelepípedo, devem começar nos próximos dias na cidade.

Popó também lembrou que a atual gestão municipal, comandada por Valdir Medeiros, adquiriu recentemente um veículo usando parte dos R$ 100 mil reais, da emenda destinada a saúde. Relembrando os serviços prestados à população de Jucurutu, pelo deputado Rogério Marinho, Popó Saldanha afirmou que “foi através dele (Rogério Marinho) que instalou-se uma unidade têxtil que gera 30 empregos diretos dentro do programa Pró-Sertão!”

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

TJRN inicia chamamento público para locar imóvel para o fórum de Martins

A Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça do RN publicou Edital de Chamamento com o objetivo de encontrar pessoas físicas ou jurídicas interessadas em locar ao TJRN um imóvel urbano na comarca de Martins, para abrigar o Fórum local por 18 meses.

As pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas deverão encaminhar à Secretaria de Administração, localizada na Praça Sete de Setembro, s/n, Cidade Alta, em Natal, CEP 59025-300, em envelope único devidamente lacrado, a Carta Proposta de Locação, em conformidade com o modelo apresentado no Anexo II do Edital, devidamente acompanhada dos documentos solicitados no item 4, até às 18h do dia 4 de outubro, manifestando seu interesse em celebrar contrato com o Tribunal de Justiça.

Edital está disponível aqui, podendo também ser retirado na Secretaria de Administração. Informações complementares poderão ser solicitadas através do telefone (84) 3616-6340 ou do e-mail sec.adm@tjrn.jus.br.

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo estuda acabar com o horário de verão

O governo estuda acabar com o horário de verão. O assunto está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer bater o martelo. A intenção da equipe envolvida nas discussões é decidir sobre o tema nas próximas semanas, já que o próximo período de vigência do horário diferenciado está previsto para começar em outubro até fevereiro.

O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor. Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu, no entanto, que essa política pública traz efeitos “ próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica. Ou seja, o principal objetivo da medida, economizar eletricidade, não é mais atingido. Foi a partir daí que o assunto passou a ser analisado por outros entes do governo.

A avaliação é de que o período em que a maior parte do país adianta o relógio em uma hora já faz parte dos costumes e da cultura do brasileiro. Por isso, a decisão que vier a ser tomada levará em conta também esses aspectos, além da capacidade de economizar energia.

Entre os técnicos que defendem a medida dentro do governo, o argumento é de que o horário pode ser positivo para setores como comércio e turismo, apesar do pouco impacto na economia de energia. Isso porque as pessoas têm mais uma hora para consumir, o que seria benéfico para empresas desses setores econômicos.

A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão, após a conclusão dos estudos técnicos. Disse ainda que uma decisão deve sair “em breve”, mas não deu prazo. A decisão cabe apenas ao Poder Executivo, ou seja, não precisa passar pelo Congresso Nacional.

As discussões sobre o horário de verão ganharam força no governo após um estudo do ONS e do ministério constatar que a “adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”. O estudo atribui esse resultado à “mudanças no perfil” da sociedade e na “composição da carga”, que vem sendo observado nos últimos anos.

No passado, quando o horário era mais eficiente, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ainda ligados quando acionada a iluminação noturna.

A mudança do perfil do brasileiro, no entanto, mudou as características do consumo. Muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa já à noite. Além disso, principalmente durante as tardes de verão, o uso de equipamentos, como o ar condicionado, foi intensificado.

POR MANOEL VENTURA/O GLOBO

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Boris Casoy e Band pagam R$ 60 mil por ofensa a gari

Boris Casoy – Foto: VEJA SP/Dedoc

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o jornalista Boris Casoy e a Rede Bandeirantes a pagar uma indenização de 60 000 reais ao varredor José Domingos de Melo. A indenização por danos morais demorou oito anos para sair, desde a aparição do gari em uma vinheta de ano novo em 2009, durante o jornal noturno da emissora.

No episódio que acabou em processo, um áudio de Casoy vazou na saída do programa para os comerciais. “Que merda! Dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras. Dois lixeiros. O mais baixo da escala de trabalho”, comentou o jornalista sem saber que sua fala estava no ar.

A decisão foi tomada pela 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que negou os recursos abertos pelo apresentador e pela rede de televisão após a sentença proferida em 2012. O valor da indenização, que à época era de 21 000 reais, subiu com as correções dos últimos cinco anos de processo e foi para 60 000 reais.

De acordo com a Femaco (Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo), a quantia já foi depositada em março deste ano, e repassada para José Domingos em agosto. Procurada, a assessoria da Rede Bandeirantes informou que não comenta processos judiciais.

SEM PERDÃO

À época, o comentário de Casoy provocou bastante repercussão. O jornalista pediu desculpas no dia seguinte ao episódio. Mas o pedido não foi aceito por vários profissionais, como José Domingos que foi à justiça representado pela Femaco.

Veja.com

21/09/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Conferência comemora em Natal 500 anos da Reforma Protestante

Por G1 RN

No dia 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O ato marcou o início do movimento que ficou conhecido no mundo inteiro como Reforma Protestante e gerou transformações religiosas que duram até hoje.

No próximo mês de outubro, quando serão comemorados os 500 anos da publicação das teses de Lutero, Natal vai receber a 1ª Conferência Koinonia Jovem, com tema “500 anos anos da Reforma Protestante – mandamentos e princípios”. De acordo com a coordenação, o evento visa debater as heranças deixadas pelos reformadores aos cristãos atuais.

Segundo o Censo do IBGE realizado em 2010, o Brasil tem mais de 42 milhões de evangélicos, cujas igrejas surgiram da Reforma Protestante. Somente em Natal, cerca de 20% da população professa ser evangélica.

Para o pastor Roque Albuquerque, da Igreja Batista do Calvário de Fortaleza (CE), apesar de ter mudado principalmente doutrinas e práticas religiosas, a Reforma teve muitas outras motivações. “Foram, por exemplo, razões geográficas e econômicas que fizeram com que as Nações Estado quisessem se libertar do domínio do imperialismo religioso católico. Também tem a causa moral, a devassidão, a maneira como muitos bispos e padres se conduziam em concubinatos e corrupção generalizada. Fatores que vão do social ao teológico, como a venda de indulgências”, explica.

Palestrante principal do evento, pastor Roque é considerado umas das maiores autoridades do país no assunto. Doutor em Estudos da Linguagem e Filosofia, além de ser pós-doutorando pela Universidade de Minnesota (EUA), ele afirma que, para além das várias razões da reforma, pretende discutir trechos bíblicos e as mudanças mais marcantes provocadas por esse movimento de retorno às doutrinas ensinadas pelos apóstolos no Novo Testamento.

“Para mim, um dos mais importantes é o sacerdócio de todos os crentes. Isso tem um grande impacto no mundo”, comenta o palestrante. A partir dessa perspectiva, o homem passa a não depender de uma instituição ou um líder espiritual para ter comunhão direta com Deus, sendo Jesus o único intermediador entre Deus e o ser humano.

A conferência acontece nos dias 13 e 14 de outubro no auditório do Lainas Place Hotel, no bairro Ponta Negra. Além das palestras, haverá uma mesa redonda com teólogos, historiadores e pastores evangélicos a respeito das doutrinas reformadas.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros