A Petrobras reduziu o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 2,3% e 5,8%, respectivamente. Pelos cálculos da estatal, se o ajuste for repassado integralmente e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o valor da gasolina na bomba pode cair 0,9% ou R$ 0,03 por litro, em média; e o do diesel pode cair 3,5%, ou cerca de R$ 0,11 por litro, em média.
No entanto, segundo a companhia, esse impacto depende de outros fatores da cadeia de combustíveis, principalmente distribuidoras e postos revendedores.
A decisão do Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras acompanha a política de preços da companhia, anunciada em outubro de 2016.
De acordo com a estatal, a redução reflete as variações recentes nos preços internacionais do petróleo que, depois de flutuar ao redor de US$ 50 por barril, registrou queda sucessiva e está abaixo de US$ 46 por barril atualmente. Além disso, segundo a Petrobras, há interferência do câmbio.
Frequência de reajustes
A estatal também informou nesta quarta que os reajustes de preços, atualmente feitos uma vez por mês, passarão a ocorrer em períodos mais curtos, por causa das volatilidades observadas no mercado internacional.
Segundo o comitê, os intervalos de 30 dias “não têm sido suficientes para refletir as volatilidades de preços de internacionais de derivados e câmbio entre as datas dos reajustes”.
G1 – Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.939 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (14) em Conceição do Mato Dentro (MG). Veja as dezenas sorteadas: 07 – 24 – 29 – 39 – 45 – 52.
A quina saiu para 59 apostas e cada uma delas levará um prêmio de R$ 28.676,64. Outros 3.620 bilhetes acertaram a quadra e ficarão com R$ 667,68 cada. A estimativa para o próximo sorteio, sábado (17), é de R$ 21 milhões.
Autor da Lei 9.969/15 que instituiu o “Mês Julho Amarelo” no calendário oficial do Estado, o deputado Nélter Queiroz está propondo ao Governo do RN que reforce a prevenção através de campanhas educativas para a população. Nesse sentido o parlamentar enviou requerimentos propondo que as ações sejam executadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
“É importante que a população se conscientize sobre os malefícios causados à saúde humana pelas hepatites virais, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo”, defendeu o parlamentar.
O dia 28 de julho é lembrado mundialmente como o Dia de Luta Contra as Hepatites Virais, que podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéricas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando surgem podem vir acompanhadas de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
O Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), realizou na noite de ontem (13), na praça Newman Queiroz, mais um evento alusivo ao dia 17 de junho, quando é lembrando o Dia Municipal de Combate e Prevenção às Drogas em Jucurutu.
Escolas do município, através de grupos de alunos e professores realizaram apresentações teatrais, focando o perigo que as drogas oferece. Sorteios de brindes entre o público presente e premiação para as melhores apresentações teatrais, foram uns dos destaques do evento.
O evento contou com a participação de profissionais do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), hospital Terezinha Lula, prefeitura municipal e voluntários do projeto Jucurutu Unido na Prevenção das Drogas. O cantor Elizaldo Alves, foi atração musical da noite.
A empresária Fátima Menezes, que através da Del Rayssa, apoia as ações do Jucurutu Unido na Prevenção das Drogas, sentou à mesa julgadora que decidiu a melhor apresentação teatral. Secretários municipais, vereadores, além do vice-prefeito José Pedro, prestigiaram o evento. Fotos: Danilo Evaristo.
O prazo para renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano vai até esta sexta-feira (16). Cerca de 1,28 milhão de contratos devem ser aditados neste semestre.
Os contratos devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, entre outros requisitos – o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao Banco do Brasil ou Caixa Econômica para finalizar a renovação.
Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta quarta-feira (14) a Operação Corpus Christi 2017. Até o próximo domingo (18), o policiamento será reforçado nas BR’s de todo o País.
A operação, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito, vai contar com 2.083 viaturas, 1.056 motocicletas, 2.411 aparelhos etilômetros (o bafômetro) e 396 radares portáteis.
Em alguns postos, a PRF vai convidar condutores a assistir vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito.
Para os motoristas que forem pegar estrada, as dicas da Polícia Rodoviária são: dormir uma boa noite de sono antes de pegar a estrada; fazer a revisão no veículo; manter uma distância segura do veículo à frente; usar o cinto de segurança; e ligar os faróis.
Município de Caicó recebe recursos para projeto de videomonitoramento
Nesta terça-feira (13), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, recebeu o alvará com autorização de recursos da ordem de 49 mil reais por parte da Justiça, para instalação de 43 câmeras na cidade. “É um passo importante para melhorar a questão da segurança pública na cidade de Caicó. Teremos videomonitoramento, pois a prefeitura apresentou um projeto a Justiça e este foi aprovado. Nós recebemos das mãos do juiz José Vieira a autorização para a retirada dos recursos e, a partir de agora, vamos colocar em prática esse projeto”, disse o prefeito.
Segundo ele, será mais uma ferramenta que vai auxiliar as forças de segurança no trabalho de combate à violência. “Além das 43 câmeras que serão espalhadas em vários locais da cidade, virão outros equipamentos para a segurança”, afirmou Batata. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó (CDL), Erick Gomes, confirmou que a classe empresarial vai apoiar e participar do projeto de videomonitoramento que será implantado pelo Município de Caicó.
O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel André Azevedo, afirmou na noite dessa terça-feira (13), que a tropa não deve se sentir intimidada diante do assassinato de mais um policial militar no Estado. “Prestamos nossa solidariedade à família e avisamos que não nos intimidaremos com essa situação”, declarou Azevedo.
O cabo Mário Pinheiro de Lima foi morto a tiros no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste. A principal suspeita é de que o homem que tinha 17 anos de serviço à Polícia Militar tenha sido vítima fatal de uma tentativa de assalto. Como no caso que vitimou o sargento Cândido, na semana passada, Mário foi morto por dois homens montados em uma moto.
De acordo com a PM, o cabo era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, e estava atualmente se dedicando à segurança do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O sepultamento será nesta quarta, em Brejo do Cruz, às 17. Quem tiver informações que levem aos suspeitos do crime pode denunciar anonimamente pelo 181.
Tiago Rebolo – A passagem do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pela capital potiguar, no final da semana passada, foi considerada “um sucesso” por empresários de orientação liberal ouvidos pela reportagem. Tanto para Emídio Melo quanto para Gustavo Rocha, a repercussão que a visita do parlamentar a Natal ganhou demonstra que sua agenda vai ao encontro do “que o Brasil está buscando”.
Na avaliação de Emídio, a presença massiva de apoiadores tanto na recepção ao presidenciável no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, quanto na palestra que ele ministrou em um hotel de Ponta Negra “evidenciaram que aquilo que a mídia prega dele não é verdade”.
“Ele é completamente diferente, tem muito mais qualidade do que o que a mídia propaga. A mídia fica batendo sempre na mesma tecla da homofobia e do problema com a deputada…”, comentou Emídio. “Esse sucesso mostra que a sociedade está valorizando quem tem ficha limpa e uma história de retidão”, emendou Gustavo.
Na quinta-feira, 8, cerca de 1.500 pessoas recepcionaram Jair Bolsonaro no aeroporto. À noite, a palestra reuniu o mesmo público na parte interna e outro grupo significativo de simpatizantes na área externa. Ele veio à capital do Rio Grande do Norte a convite da União Nordestina dos Plantadores de Cana de Açúcar e da Rede de Apoio à Democracia e Ações Republicanas do RN.
Além da repercussão em si, os empresários também comentaram a agenda de ideias apresentadas por Bolsonaro em solo potiguar. Segundo Gustavo Rocha, as sugestões do parlamentar para a resolução dos problemas do país, consideradas conservadoras, vão ao encontro da “ordem”. “Ele fala a linguagem que a população ordeira quer ouvir, contra essas minorias organizadas que querem se impor na sociedade”, afirma.
“Tudo passa pela moralização dos valores da família e pela moralização nas escolas. É preciso colocar as coisas nos seus devidos lugares”, opina Emídio Melo, que enxerga viabilidade em uma eventual candidatura de Bolsonaro à Presidência. “Ele é o único que eu vejo que é uma pessoa limpa. No meio de tanta ‘seboseira’, ele é o único contra o qual ninguém consegue falar algo sobre à idoneidade”, complementa.
Segundo Gustavo, as ideias de Bolsonaro, sobretudo as que visam à diminuição dos índices de criminalidade, representam medidas que agradam à população. “Chegamos aos níveis de violência mais altos do mundo. Do jeito que está não dá. Só se resolve se houver uma guinada de 180 graus. A atual legislação, que prilegia grupos terroristas e de esquerda, só serviu para armar vagabundos em detrimentos da população”, argumenta.
Entre as ideias sugeridas por Bolsonaro, estão o afrouxamento das restrições para o porte de armas, a redução da maioridade penal e a pena de castração química para estupradores. Além disso, ele prometeu, caso seja eleito presidente, valorizar os policiais militares, dando-lhes “retaguarda jurídica” em casos que envolvam a morte de criminosos em confronto. “Violência se combate com violência. Militar meu, em guerra, não senta no banco dos réus”, afirmou.
A partir desta terça-feira (13), estados, municípios e o Distrito Federal recebem R$ 927 milhões referentes à parcela de maio do salário-educação. Os recursos serão aplicados no financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica.
Dos recursos, R$ 505,4 milhões foram destinados às redes municipais de ensino e R$ 421,6 milhões para as redes estaduais e distrital. Somente em 2017, o salário-educação já rendeu R$ 5,3 bilhões aos cofres públicos. O montante transferido a cada ente federativo pode ser conferido na página do FNDE.