16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

PSDB/RN emite nota de pesar pelo falecimento de Wilma

NOTA DE PESAR:

O Partido da Social Democracia do Rio Grande do Norte (PSDB/RN), através do seu presidente deputado Ezequiel Ferreira de Souza e todos os membros da direção partidária manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da ex-governadora, ex-prefeita, ex-deputada federal, Wilma de Faria, que atualmente exercia mandato de vereadora na Câmara Municipal do Natal.

Reconhecemos a contribuição dada por Wilma de Faria, primeira mulher prefeita do Natal e governadora do Rio Grande do Norte, que ao longo de sua trajetória de vida pública, sempre lutou pela realização de sonhos da população e o desenvolvimento da capital e do interior do nosso Estado.

Nossos sentimentos aos familiares, em especial a deputada estadual Márcia Maia, que herdou sua força e trabalho, defendendo ações para contribuir com o social. Externamos ainda votos de solidariedade, rogando a Deus a força e o conforto necessário para superar este momento de profunda dor.

Mestre em Educação pela UFRN, onde foi professora, Wilma de Faria iniciou sua vida pública em 1979 ao se tornar primeira-dama do Rio Grande do Norte, foi nomeada para a presidência do Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Em 1983, assumiu a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social. Depois foi eleita deputada federal e atuou na Assembleia Constituinte. Seus votos em temas relacionados a direitos sociais e dos trabalhadores fizeram-na figurar entre os deputados nota 10, distinção concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP). Foi prefeita de Natal por três vezes, governadora duas vezes e ainda vice-prefeita e vereadora por Natal.

Partido da Social Democracia do Rio Grande do Norte

Executiva Estadual 

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com um mês de intervalo entre jogos, CBF divulga datas das quartas da Copa do Brasil

Sorteio dos confrontos foi realizado no início do mês (Foto: Felipe Siqueira)

Sem clássicos regionais na fase, os jogos serão: Atlético-MG x Botafogo, Flamengo x Santos, Grêmio x Atlético-PR e Palmeiras x Cruzeiro. A novidade na divulgação da CBF é o local da decisão entre Fla e Santos. O clube paulista tinha a intenção de mandar a partida no Pacaembu. No calendário, o jogo está previsto para acontecer na Vila Belmiro.

JOGOS DE IDA

28 de junho
Grêmio x Atlético-PR (19h30) – Arena do Grêmio
Palmeiras x Cruzeiro (21h45) – Arena Palmeiras
Flamengo x Santos (21h45) – Ilha do Urubu

29 de junho
Atlético-MG x Botafogo (19h30) – Independência

JOGOS DE VOLTA

26 de julho
Botafogo x Atlético-MG (19h30) – Nilton Santos
Cruzeiro x Palmeiras (21h45) – Mineirão
Santos x Flamengo (21h45) – Vila Belmiro

27 de julho
Atlético-PR x Grêmio (21h45) – Arena da Baixada

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Rezende desiste de quimioterapia por tratamento à base de fé e alimentação

O apresentador do Cidade Alerta na emissora TV Record, Marcelo Rezende, desistiu do tratamento de quimioterapia, considerado o mais eficiente contra o câncer no pâncreas, para tentar um tratamento alternativo, conciliado à leitura bíblica.

Marcelo segue uma dieta difundida por Lair Ribeiro, com gorduras e proteínas e sem carboidratos. De acordo com informações divulgadas pelo UOL, visa “matar as células da fome”.

Em um vídeo, mais magro, Rezende contou que estará iniciando uma nova etapa em seu tratamento. “Estou indo para o que eu chamo de ‘Farmácia de Deus’, um local onde estou sendo acolhido, cuidado e, mais do que isso, caminhando no sentido da cura”, disse.

Rezende reafirma sua preocupação com sua espiritualidade. “Não adianta você curar o físico sem ter à frente o espiritual. E eu cuido muito do lado espiritual, porque quem está fazendo essa travessia da cura é Deus, é Ele quem me conduz”.

Ao lado da filha e do apresentador Geraldo Luís, da mesma emissora, Marcelo também falou de questões de fé em um vídeo publicado no final de maio. “Nós vamos ficar a semana inteira em oração, pedindo a Deus que nos abençoe. Eu agradeço o tanto que vocês estão orando por mim, é isso que me deixa forte para seguir em frente”.

Geraldo publicou, há alguns dias, uma foto do livro Anticâncer – Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais, do médico francês David Servan-Schreiber, morto em 2011 e que se tratou usando tratamentos alternativos.

No entanto, Schreiber afirmava que os tratamentos alternativos deveriam ser feitos como complemento aos trabalhos da medicina. E o câncer no pâncreas é considerado um dos mais agressivos, mesmo em estágios iniciais. No caso de Rezende, o estágio é avançado.

“Isso não significa que ele está desenganado. Temos pacientes com a doença controlada a longo prazo, embora não falemos em uma cura. Mas o jogo não termina enquanto não chega o apito final”, disse o oncologista Lucas dos Santos.

O médico também reitera que a quimioterapia seria um processo importante no tratamento de Marcelo. “Não existem provas contundentes de que esses métodos tenham resultado no tratamento do câncer no pâncreas. Mas, como também não faz mal nenhum ao paciente, você não proíbe. Apenas não recomenda com o mesmo afinco com que indica a quimioterapia”, concluiu.

https://youtu.be/JUUOEbpZYuo

Por Tiago Abreu/Gospel Prime

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Caicó

Com apoio do Governo do RN, prefeitura de Caicó inicia perfuração de poços

Com apoio do Governo do RN, prefeitura de Caicó inicia perfuração de poços

Depois de receber a perfuratriz enviada pelo Governo do Estado, a prefeitura de Caicó iniciou a perfuração de poços em diversos locais do município. Os pontos foram alocados com apoio das equipes da secretaria municipal de Agricultura.

Um poço perfurado na área do Matadouro Municipal, na quarta-feira (14), deu água com uma vazão estimada em aproximadamente 2000 litros por hora. “É a parceria entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado trazendo bons resultados para amenizar a necessidade do nosso povo”, disse o prefeito Batata Araújo.

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

População brasileira já pagou R$ 1 trilhão em impostos este ano

A marca de R$ 1 trilhão no painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi registrada às 8h desta sexta-feira (16). O valor equivale ao total de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira desde o dia 1º de janeiro de 2017.

Em 2016, o montante de R$ 1 trilhão foi alcançado em 5 de julho. O presidente da entidade, Alencar Burti, explica que a arrecadação aumenta quando há crescimento econômico e elevação de impostos. “Já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e isenções, além da obtenção de receitas extraordinárias como o Refis [parcelamento de débitos tributários]. Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto”, analisa. Para Burti, “no segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”.

Arrecadação federal

O presidente da ACSP esclarece que, embora a arrecadação federal tenha caído em termos reais, é o número nominal (sem descontar a inflação), o mesmo medido pelo Impostômetro, que deve ser analisado. “Nosso painel não mede apenas tributos federais. Também entram na conta os estaduais e municipais. O que temos que observar são os valores nominais, porque os gastos são todos nominais”.

Agência Brasil

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Estudantes têm até hoje para renovar contratos do Fies

Hoje (16) é o último dia para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2017. Também termina hoje o prazo para fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.

A renovação do Fies é feita a cada seis meses, e o pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante deve levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada apenas com a validação do estudante no sistema.

O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação, atualmente, mais de 2 milhões de jovens e adultos que não têm condições de pagar a faculdade são beneficiados pelo programa, que oferece uma taxa de juros efetiva de 6,5% ao ano.

Agência Brasil

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN decreta luto de três dias pela morte de Wilma

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, em nota, luto de três dias pela morte da ex-governadora Wilma de Faria. Ela morreu aos 72 anos no fim da noite dessa quinta-feira, 15, em decorrência de um câncer.

O velório de Wilma está marcado para a Catedral Metropolitana de Natal, a partir das 9h desta sexta-feira.

Confira a nota do Governo do RN

O Governo do Estado lamenta, com profundo pesar, o falecimento da ex-governadora Wilma de Faria, que conduziu o Rio Grande do Norte por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010. Mossoroense, ela foi uma das mais relevantes mulheres da política nacional e tornou-se referência da força feminina, vindo a ser a primeira prefeita de Natal e primeira mulher a governar o estado.

Wilma de Faria foi deputada federal constituinte, secretária de estado, vice-prefeita da capital e, mais recentemente, ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Natal.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da mesma universidade. Sobrinha-neta do ex-governador Dinarte Mariz, Wilma de Faria entrou para a vida pública como primeira-dama do Rio Grande do Norte, em 1979.

Wilma de Faria deixa quatro filhos – entre eles, a deputada estadual Márcia Maia. O velório será na Pinacoteca do Estado (Palácio Potengi), a partir das 8h desta sexta-feira. O Estado irá decretar três dias de luto oficial pelo falecimento da ex-governadora.

O governador Robinson Faria, o vice-governador Fábio Dantas, secretários de estado e servidores, expressam suas condolências aos familiares nesta hora de profundo pesar.

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Ex-governadora do RN, Wilma de Faria morre em Natal

Wilma – Foto: Danilo Evaristo

G1 RN – A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria morreu, aos 72 anos, em Natal na noite desta quinta (15). Wilma de Faria cumpria mandato de vereadora da capital potiguar na atual legislatura, mas estava afastada das funções desde o dia 18 de abril para tratamento de um câncer.

Wilma vinha convivendo com câncer no sistema digestivo há mais de dois anos, quando passou por tratamentos quimioterápicos e algumas cirurgias em São Paulo e Natal. Estava desde o dia 3 de junho na Casa de Saúde São Lucas, onde permaneceu até agora quando veio a óbito por falência múltipla de órgãos.

O velório acontece a partir das 9h na Catedral Metropolitana de Natal. O sepultamento será no Morada da Paz, em Emaus, às 20h.

Trajetória política

Wilma de Faria era professora e começou a carreira na política em 1986 quando foi eleita deputada federal. Em 1988,foi eleita prefeita de Natal. Voltou a ser eleita prefeita da capital em 1996 e reeleita em 2000.

Em abril de 2002, Wilma renunciou à prefeitura para disputar o governo do estado e foi eleita, se tornando a primeira mulher a comandar o governo do Rio Grande do Norte. Ela foi reeleita governadora em 2006.

Wilma ainda se candidatou ao senado em 2010, mas não venceu. Em 2012 saiu candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Eduardo. A chapa foi eleita e ela cumpriu o mandato.

Em 2014, voltou a tentar uma vaga no senado, mas foi derrotada por Fátima Bezerra. Em 2016, ela deixou o PSB, assumiu a presidência do PTdoB e se candidatou a vereadora de Natal.

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

“56% das mulheres no Rio Grande do Norte consideram difícil conciliar carreira e cuidado com os filhos”, revela estudo

Estudo realizado pelo portal Trocando Fraldas com 11.000 brasileiras de todo o Brasil, destaca que mais da metade das entrevistadas (56%) considera improvável o sucesso profissional de mulheres com filhos. Nas capitais do Sudeste, as mulheres se apresentaram mais pessimistas quanto ao sucesso profissional unido à maternidade (São Paulo 57,7%, Rio de Janeiro 58,2%, Belo Horizonte 60,4%, Vitória 66,7%).

Na região Nordeste, destacam-se os estados Bahia e Pernambuco com menor índice de pessimismo (52%) em comparação aos demais estados: Paraíba 53%, Maranhão e Rio Grande do Norte ambos com 56%, Ceará 58% e Alagoas 59%. Em Sergipe, as mulheres se mostraram mais pessimistas com o índice de 60%.

As capitais Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas são as únicas em que o medo de engravidar é menor do que no restante do estado.

Medo de perder o emprego por conta da gravidez

Faz parte dos Direitos Trabalhistas no Brasil, o direito à estabilidade, em que a partir da descoberta da gestação, a mulher não pode ser demitida, e essa estabilidade é garantida desde o início da gravidez até 120 dias após o nascimento da criança. Mas ainda assim no Brasil, muitas mulheres sentem-se ‘ameaçadas’ a serem demitidas logo após voltar da licença-maternidade.

A pesquisa conduzida pelo Trocando Fraldas também aponta que 3 em cada 7 brasileiras têm ou tiveram medo de perder o emprego devido à gravidez. O medo é maior entre as mulheres da região Centro-Oeste e Sudeste (43,8%), contra 38,3% da região Norte. As regiões Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas são as únicas capitais em que o medo de engravidar é menor em comparação aos demais estados.

Após a chegada do bebê, o estudo mostra que o problema em comum entre as mulheres é conseguir uma vaga em creche. Em todas as regiões brasileiras, as mulheres relataram dificuldades para matricular seus filhos, sendo a região Centro-Oeste com maior dificuldade e a Nordeste, mais fácil de conseguir matrícula.

Ser mãe e ter uma carreira de sucesso

As esperanças e medos das mulheres quase na mesma proporção demonstram o quanto a conciliação de carreira e maternidade ainda gera complexidades no Brasil.

Em 2016, em pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, patrocinada pelas empresas Avon, Facebook e Itaú com 1.300 mulheres de todo o Brasil, é destacado que 75% das mulheres decidiu empreender após a maternidade.

Esses dados de pesquisas recentes comprovam que a mulher brasileira tem desafiado o contexto e, decidido pelo desempenho dos papeis maternidade e profissional apesar de todas as dificuldades e preconceitos em uma sociedade predominantemente dominada pelo público masculino.

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo Federal libera R$ 150 milhões para o Governo do RN aplicar na Saúde

Deputado Fábio Faria em reunião para negociação do montante – Foto: Cedida

Depois de diversas audiências em Brasília durante meses, o Ministério da Saúde publicou a portaria número 1.478 que libera, para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o montante de R$ 150 milhões para o serviço de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar.

“Excelente notícia para o nosso Estado que está em calamidade pública na Saúde. Buscamos e conseguimos esses recursos que chegam para atender todo o RN e para ajudar a salvar vidas de quem depende do serviço público”, comenta deputado federal Fábio Faria, parlamentar que defendeu em Brasília este pleito.

O repasse federal de R$ 150 milhões, que já foi liberado, será feito pelo Fundo Nacional de Saúde em três parcelas mensais. A primeira foi publicada nesta quarta-feira, 14.

“Lutamos em Brasília por esses recursos nas várias audiências que fui com o governador Robinson Faria, o secretário George Antunes e parlamentares da bancada do RN. Quero agradecer a atenção do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do ministro Antonio Imbassahy, do presidente Michel Temer e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que muito nos ajudaram na realização desse sonho”, afirma o deputado.

O Fundo Nacional de Saúde adotará todas as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, para o Fundo Estadual de Saúde e para os Fundos Municipais de Saúde no Rio Grande do Norte.

Via Agora RN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros