17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Rio de Janeiro: Crivella corta verba de Carnaval e escolas cancelam desfile

Crivella corta verba de Carnaval e escolas cancelam desfile – Foto: Brenno Carvalho

O prefeito Marcelo Crivella (PRB), do Rio de Janeiro, gerou grande polêmica ao anunciar que vai cortar metade da verba destinadas às escolas de samba do Grupo Especial.

Dos 24 previstos, repassará apenas 12 milhões de reais. O alcaide, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, vem sendo criticado por alguns segmentos por tentar impor uma “agenda evangélica”. Na verdade, a decisão tem a ver com as prioridades do seu governo.

Ele afirmou que deseja aplicar o dinheiro nas creches. Com o investimento, poderá dobrar a diária, de 10 a 20 reais, paga por criança. Isso possibilitaria melhorar a alimentação e o material fornecido pelas instituições de ensino infantil da cidade.

Como era esperado, a medida abalou a Liga Independe das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Após uma reunião, divulgou uma nota oficial onde anunciou que não haverá desfiles das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro no Carnaval de 2018.

Os presidentes das escolas de samba e a Liesa querem uma audiência com o prefeito para tentar “encontrar uma solução para o problema”. A nota destaca os “benefícios econômicos, financeiros, de geração e renda… proporcionadas durante o período de preparação e realização dos desfiles carnavalescos”.

O corte de 50% dos recursos públicos tornará inviáveis os desfiles na Marquês de Sapucaí.  Ao divulgar sua decisão, a prefeitura garantiu que esse remanejamento não significa que as escolas de samba ficarão sem recursos, apenas não poderiam contar com o aporte de dinheiro da prefeitura, que enfrenta sérios problemas financeiros.

Apesar da reação negativa da mídia, em especial as ligadas à Rede Globo, que mantém os direitos de transmissão, a maior parte da população parece concordar com a decisão. Segundo o site da revista Veja, mais de 80% das pessoas acreditam que o prefeito “fez bem” em cortar as verbas.

Jarbas Aragão/Gospel Prime

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Acidente com ônibus que saiu do Ceará deixa 10 mortos e dezenas de feridos no Piauí

Acidente ocorreu por volta das 7h deste sábado (FOTO: Divulgação/PRF)

Um acidente envolvendo um ônibus deixou 10 mortos e 18 feridos no Piauí, na manhã deste sábado (17). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus de turismo saiu de Boa Viagem, no interior do Ceará, seguiu por Sobral e teria como destino São Paulo.

O acidente ocorreu no quilômetro 425 da BR-135, no Povoado Paus, zona rural de Monte Alegre, no Piauí. “Ocorreu um acidente do tipo tombamento seguido de colisão com objeto fixo, envolvendo um ônibus, pertencente à Empresa Gênesis”, disse a PRF do Piauí, em nota.

O motorista teria perdido o controle do veículo ao fazer uma curva e batido em uma barra de ferro que servia como proteção na via. O trecho não tem acostamento. O ônibus precisou ser destombado para que as equipes de emergência pudessem retirar as vítimas.

A PRF confirmou 10 mortes e 18 feridos, que foram encaminhados aos hospitais de Redenção e Bom Jesus. Os corpos permanecem no necrotério das unidades de saúde e serão liberados após a identificação das vítimas. Três pessoas saíram ilesas.

O ônibus possuía autorização para transporte interestadual. A polícia ainda ouvirá o motorista do coletivo, que segue internado, e investigará as causas do acidente. O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido como “Estrada da Morte”. Esse é o quarto acidente com vítimas registrado no local nesse ano.

Tribuna do Ceará

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Crise de ansiedade ou infarto: saiba diferenciar os sintomas e previna-se

Dor no peito, suor, náuseas e aquela dúvida: é um infarto ou uma crise de pânico? Independentemente do que for, fica a orientação de procurar socorro o quanto antes. Caso seja algum problema cardíaco, o tempo é precioso.

— Infarto é parecido com incêndio: o tempo para apagar é determinante para a destruição — compara o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Paulo Caramori.

Transtornos relacionados à ansiedade, como as crises de pânico, não oferecem risco iminente de morte, mas devem ser reconhecidos, diagnosticados e tratados.

ZH consultou especialistas para diferenciar os sintomas e facilitar o tratamento. Veja.

Crise de pânico

Para caracterizar uma crise de pânico, que é um transtorno de ansiedade, é preciso ter quatro ou mais sintomas da lista abaixo:

— Palpitação

— Suor

— Tremor

— Falta de ar

— Sensação de sufocamento

— Dor no peito

— Sensação de irrealidade

— Náuseas

— Tontura

— Calorão ou calafrios

— Adormecimento

— Medo de ficar louco

— Medo de morrer

Infarto

Veja as características dos principais sintomas dessa emergência, uma das principais causas de morte no Brasil:

— Dor opressiva de difícil localização.

— Sensação de aperto, peso ou ardência na região no tórax, que pode ir da boca do estômago até o queixo.

— Dor em qualquer lado do peito, não somente no esquerdo.

— Pode causar sensação de estômago embrulhado, como se necessitasse arrotar.

— Dor progressiva, ou seja, aumenta com o passar dos minutos.

— Dor que pode irradiar para o antebraço, em direção à mão. Neste caso, é mais comum que ocorra do lado esquerdo, mas pode ocorrer no direito também.

— Suor frio.

— Pode provocar náuseas, vômitos e falta de ar.

Atenção

— Um transtorno psicológico traz consigo sintomas cognitivos como sensações de irrealidade ou medo de enlouquecer. No entanto, como a ansiedade é um mecanismo de defesa do organismo para “lutar” contra uma situação de perigo, um infarto pode, também, ocasionar uma crise de ansiedade.

— Para confirmar um quadro de infarto, é necessário realizar exames como eletrocardiograma.

— Sempre procure uma emergência médica diante de qualquer um dos sintomas citados.

— Embora seja um pouco mais frequente em homens, mulheres também sofrem infartos, portanto, não negligencie nenhum sintoma.

Fonte: Zero Hora

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Nação Junina de Jucurutu vence Festival de Quadrilhas Junina Estilizadas de Apodi

Nação Junina se apresentando (Foto: Josemário Alves | Comunicação)

Concluídas as apresentações, a secretaria municipal de Educação e Cultura divulgou o resultado do Festival de Quadrilhas Junina Estilizadas de Apodi. O concurso foi realizado durante as noites de quinta e sexta-feira, 15 e 16 de junho respectivamente.

Ao todo, doze grupos se inscreveram, mas somente nove compareceram na Arena Neta Viana para competir. A quadrilha Nação Junina de Jucurutu sagrou-se campeã com 53,5 pontos, cinco décimos a mais do que a segunda colocada, Lume da Fogueira de Mossoró, que tirou 53 pontos.

A terceira colocação do concurso ficou com a Espalha Brasa, de Grossos, com 52,8 pontos. A quadrilha Na Pisada do Sertão recebeu 49,7 pontos e ficou com o quarto lugar, e a Tradição Junina, de Pau dos Ferros, ficou com a quinta colocação, com 48 pontos.

Todos as cinco agremiações que mais pontuaram receberam troféus e premiação em dinheiro, sendo R$ 4 mil para o primeiro lugar, R$ 3 mil para o segundo e R$ 1 mil para cada uma das demais. O Festival de Quadrilhas Junina Estilizadas foi realizado pela prefeitura municipal de Apodi dentro das festividades do padroeiro da cidade, São João Batista.

Assessoria de comunicação da prefeitura de Apodi

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Novo procurador-geral será empossado em sessão extraordinária do CPJ segunda-feira (19)

A posse do promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte será na segunda-feira (19), às 19h, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo.

A solenidade acontece durante sessão extraordinária e solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPRN, que marca a transmissão do cargo do atual procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis Lima para o procurador-geral de Justiça eleito e nomeado Eudo Rodrigues Leite.

O promotor de Justiça Eudo Rodrigues foi o mais votado em eleição para lista tríplice realizada em meados do último mês de abril e nomeado pelo governador do Estado no início de maio para exercer o cargo de PGJ no biênio 2017/2019.

O empossando é titular da 22ª promotoria de Justiça da comarca de Natal, com atribuições também na defesa do patrimônio público assim como Rinaldo Reis, que comandou o MPRN nos últimos quatro anos, com mandato inicialmente para o biênio 2013/2015, sucedendo o então procurador-geral de Justiça Manoel Onofre de Souza Neto, e depois reconduzido para o cargo no biênio 2015/2017.

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Fogos de artifício: Bombeiros do RN orientam cuidados para o período junino

Bombeiros do RN orientam cuidados para o período junino

Nesta época em que são celebradas as festas juninas, além das comidas, bebidas e danças típicas, uma das atrações que diverte tanto a garotada quanto aos adultos são os fogos de artifício. No entanto, o Corpo de Bombeiros alerta que é preciso tomar cuidado antes de soltá-los, para que ninguém se machuque.

Confira:

– Deve sempre ter um adulto supervisionando o uso de fogos

– Compre fogos apenas em estabelecimentos com Atestado de Regularidade que certifica que o comércio obedece às normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico

– Utilize fogos longe de pessoas, residências ou fios de eletricidade

– Não reutilizes fogos que tenham falhado

– Não use bebidas alcóolicas antes de manusear fogos

–  Não alterado o conteúdo dos fogos

– Em caso de queimaduras, mantenha a calma e acione os bombeiros (193) ou Samu RN (192), que vão encaminhar o paciente à unidade mais próxima para o tratamento emergencial

– Lave apenas água corrente para o tratamento imediato

– Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dente, clara de ovo etc. Esses agentes podem irritar ainda mais os tecidos expostos

– Caso haja roupa grudada na região da queimadura, não remova, apenas corte a mesma ao redor da lesão

– As bolhas nunca devem ser furadas.

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Dessalinizadores beneficiarão famílias de Ipanguaçu, Afonso Bezerra e Pendências

Foto: Ivanízio Ramos

As cidades de Ipanguaçu, Afonso Bezerra e Pendências receberam um investimento do Governo do Rio Grande do Norte para minimizar os efeitos da seca, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ao todo, nos três municípios, mais de 450 famílias foram beneficiadas com a implantação de seis dessalinizadores que garantirão água potável para consumo.

A solenidade de entrega foi realizada na comunidade de Picada, em Ipanguaçu, na tarde de quarta-feira (14), e contou com o governador Robinson Faria, com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, e de prefeitos e lideranças políticas das região do Vale do Açu.

Na ocasião também foram assinados os acordo de gestão, documentos celebrados entre o Rio Grande do Norte, os municípios e as comunidades depois que a obra é entregue pelo Governo Federal. O documento define as regras de utilização do dessalinizador, como quantidade de água e o horário para de abastecimento.

Em Ipanguaçu, os sistemas beneficiarão as comunidades de Itu (147 famílias), Picada (139 famílias), Porto (68 famílias), Capivara (32 famílias). Em Afonso Bezerra, será beneficiada a comunidade Floresta (34 famílias), e em Pendências, a comunidade Mulungu (33 famílias). Nos seis dessalinizadores foram investidos R$ 650 mil reais. Mais de 450 famílias estão sendo beneficiadas.

Os dessalinizadores são um alento para as zonas que sofrem com a escassez de água. Vale ressaltar que o Rio Grande do Norte passa pelo sétimo ano consecutivo de seca, uma das piores estiagens do Nordeste nos últimos 50 anos.

17/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Países do Mercosul assinam pacto que pode reduzir preço de remédios em 80%

Pacto entre ministros da Saúde do Mercosul irá reduzir em até 80% o preço de medicamentos de alto custo. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (16), durante a 40ª edição da Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na Argentina.

A compra conjunta irá garantir maior oferta de tratamentos à população dos países que integram o bloco econômico.

Alguns medicamentos estão na lista para uma próxima compra conjunta entre os países, como o Eculizumabe, que é um dos medicamentos mais caros e mais demandados, via judicial, no Sistema Único de Saúde (SUS), o Trastuzumabe, Rituximabe e toda a linha dos Mabes, indicadas para o tratamento de artrite reumatóide e câncer.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que além dessa ação, a pasta tem trabalhado fortemente na política de transferência de tecnologia de produção desses medicamentos para o Brasil.

Ele também reforçou a importância de ações como essa para buscar novas rodadas de negociação com a indústria farmacêutica: “Há uma preocupação em sustentar o complexo industrial farmacêutico de cada país, mas em negociações conjuntas de produtos patenteados nós podemos conseguir redução muito significativa de preços, como temos conseguido no Brasil”.

Em 2015, o órgão brasileiro realizou, pela primeira vez, a compra do medicamento Darunavir – usado para o tratamento do HIV, junto com Venezuela, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Suriname. Na ocasião, os países conseguiram uma economia de 83% com a negociação realizada. Somente para o Brasil, que já registrava um dos menores preços do bloco, de U$ 2,98 por unidade, a aquisição representou uma redução de U$ 14,2 milhões.

Ministério da Saúde

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Natal

Com chuvas registradas em maio e junho, abastecimento na Zona Norte de Natal é reforçado

O volume de chuva que a capital potiguar recebeu nos últimos meses vai permitir que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) melhore o atendimento no abastecimento de água para a população da Zona Norte. A partir desta sexta-feira (16), o sistema de rodízio, que é feito em intervalos de 24 por 48 horas, vai passar a ser de 24 por 24 horas. Assim, nenhum bairro vai passar mais de um dia sem o abastecimento. Desde que foi implantado o rodízio, em fevereiro, engenheiros e técnicos da Caern trabalham para diminuir os transtornos ocasionados pelo baixo nível da Lagoa de Extremoz.

Com a intensidade da chuva maior do que o esperado em maio e junho, a Caern pôde, no mês passado, passar a abastecer 100% da Zona Norte nos finais de semana. A medida se mostrou muito positiva, porque o fim de semana é o período em que a demanda aumenta, visto que as pessoas geralmente não trabalham e ficam mais em casa. “Agora, podemos melhorar ainda mais o abastecimento, com o rodízio feito em intervalos de 24 horas para todos os bairros da Zona Norte”, explicou Lamarcos Teixeira, superintendente de Operação e Manutenção da Regional Natal da Caern.

O sistema de rodízio para a Zona Norte foi adotado em fevereiro pela Caern, porque a Lagoa de Extremoz, responsável por 70% do abastecimento daquela parte da capital, atingiu o nível crítico de volume, apresentando apenas 40% de sua capacidade. A Zona Norte também é abastecida por poços tubulares, em proporção de 30%. A medida era preventiva, visto que não se tinha garantia de bons níveis de chuva nos meses que se seguiam.

Durante os meses de rodízio, a Caern contou com a colaboração efetiva de toda a população da Zona Norte, que entendeu a necessidade de usar de forma racional a água distribuída. Com a conscientização e mudança de hábitos, foi possível passar pelo período de maior escassez minimizando os transtornos e prejuízos que uma situação como essa traz.

Redação – ACS Caern

16/06/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

História de Wilma foi marcada pelo pioneirismo e pela quebra de paradigmas, diz Nelter Queiroz

Confira a Nota de Pesar emitida pelo deputado estadual Nelter Queiroz em decorrência do falecimento da ex-governadora Wilma de Faria:

Com sua trajetória marcada pelo pioneirismo, Dona Wilma fez história em todo o Rio Grande do Norte não só por ter ocupado vários cargos públicos (deputada federal constituinte, prefeita, vice-prefeita e vereadora de Natal; e Governadora do RN) e por ter defendido com unhas e dentes a causa social enquanto esteve no poder, mas também por ter sido uma mulher que quebrou vários paradigmas Rio Grande do Norte a fora.

Mesmo em situações controversas, a Guerreira sempre se mostrava uma mulher corajosa, de temperamento e atitudes fortes, obstinada, carismática  e sempre destemida. Tenho certeza que sua partida entristeceu todo o Rio Grande do Norte, independente de ideologias partidárias.

Em nome de toda família Queiroz, transmito solidariedade aos familiares e amigos da professora Wilma. Que Deus a tenha recebido em bom lugar. Descanse em paz.

NELTER QUEIROZ

DEPUTADO ESTADUAL


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros