19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasA comitiva de deputados estaduais do Rio Grande do Norte, integrantes da bancada federal potiguar e membros do Poder Legislativo dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará já deu início as atividades da Caravana das Águas. Os parlamentares buscam a retomada das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, paralisadas em razão de demanda judicial.
“Essa caravana é fundamental nesse momento, porque está para ser decidida, no Supremo Tribunal Federal, a retomada das obras de transposição do São Francisco, no Eixo Norte, que são uma alternativa para enfrentar a seca prolongada na nossa região”, explica o deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a comitiva.
A programação da manhã desta segunda-feira (19) se concentrou no município de Terra Nova, em Pernambuco. À tarde, as visitas ocorrem em outros municípios que serão beneficiados com as águas do Rio São Francisco: Jati (CE) e São José de Piranhas e Cajazeiras (PB).
Na terça-feira (20), a Caravana chega ao RN, para realizar audiências públicas nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.
A Caravana acontece por ação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Frente Parlamentar das Águas e do Comitê de Ações de Combate à Seca.
A cobertura da programação pode ser acompanhada pela TV Assembleia ou por meio dos perfis do parlamento potiguar nas redes sociais.
O internauta Ednaldo Araújo usou o Facebook na noite deste domingo (18), para reclamar da saúde de Jucurutu, relatando o caso de uma sobrinha. Ele conta que sua sobrinha, há seis meses espera por bolsas de colostomia e o prefeito só faz rir, falando que só com licitação.
Observe na imagem abaixo o que disse o internauta na noite de ontem:

19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasAndreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Os trabalhadores com direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e o do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente a 2015 têm até o dia 30 de junho para ir a uma agência bancária sacar o benefício. O valor varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2015.
O Ministério do Trabalho (MTb) orienta os trabalhadores a não deixar para a última hora para não correrem o risco de perder o benefício. Depois de encerrado o período de saques, o dinheiro que não foi resgatado voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e será usado para o pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.
Até o dia 31 de maio, 1,83 milhão de trabalhadores ainda não tinham sacado o abono , o que corresponde a 7,56% do total de pessoas com direito ao benefício. O valor disponível para saque é de R$ 1,28 bilhão.
Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 quem está inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos; trabalhou formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimo; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é proporcional ao tempo que a pessoa trabalhou com carteira assinada em 2015. Se ela trabalhou, por exemplo, durante os 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.
Para saber quem tem direito ao benefício, os trabalhadores podem acessar a página verificasd.mtb.gov.br/abono , com o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento. A central de atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.
Como sacar
Os trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal (Caixa) e os servidores públicos, no Banco do Brasil (BB).
O trabalhador que tem o Cartão Cidadão e a senha cadastrada, pode sacar o abono do PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa ou casas lotéricas. Caso não tenha o cartão, ele pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207 da Caixa.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800 729 0001, do Banco do Brasil.
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (19) os prazos de enquadramento e inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. O edital com as diretrizes, procedimentos e prazos do Enade foi publicado no Diário Oficial da União.
As provas serão realizadas no dia 26 de novembro, em todo o Brasil. A inscrição dos estudantes, que deve ser feita pelo coordenador do curso, começa hoje e vai até o dia 11 de agosto, e deve ser feita no site enade.inep.gov.br. Já o cadastro, que deverá ser feito diretamente pelos estudantes, vai de 14 de agosto a 26 de novembro.
Este é o primeiro ano em que os estudantes participam do processo de inscrição no Enade. O coordenador do curso continua sendo o responsável pela inscrição, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades. O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher, durante o cadastro, em que curso quer ser avaliado.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.
Agência Brasil
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) dá início nesta terça-feira (20) à terceira etapa da Biometria Revisional Ciclo 2017/2018. Serão contemplados sete municípios do estado: Passagem, Santo Antônio, Serrinha e Várzea (13ª Zona Eleitoral); São José do Campestre, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento (15ª ZE).
Nesta fase, as cidades de Santo Antônio e Várzea serão as primeiras a iniciar a biometria, com atendimentos já no dia 20. Em sequência vem Serrinha (21), São José de Campestre (22), Serra de São Bento (23), Passagem (11 de julho) e Monte das Gameleiras (14 de julho).
Os eleitores de Várzea e Serra de São Bento têm até os dias 07 e 13 de julho, respectivamente, para realizar o cadastramento. Nas demais cidades, a revisão biometria segue até 28 de julho.
O atendimento nos municípios acontece na segunda-feira de 9h às 16h, de terça à sexta-feira das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 14h. É preciso levar título de eleitor, documento de identificação oficial com foto e cópia e original do comprovante de residência atualizado. Aquele que não comparecer terá o título cancelado.
Endereços
Santo Antônio: Cartório Eleitoral, Rua Prof. Edmilson Severiano de Melo, S/N, Centro.
Várzea: Câmara Municipal, Rua Sete de Setembro, 13, Centro.
Serrinha: Câmara Municipal, Rua José Correia de Andrade, 437, Centro.
São José de Campestre: Câmara Municipal, Rua Senador Georgino Avelino, 601, Centro.
Serra de São Bento: Câmara Municipal, Praça Salviano Gomes Crisanto, 214, Centro.
Passagem: Câmara Municipal, Rua Senador Dinarte Mariz, 288, Centro.
Monte das Gameleiras. Câmara municipal, Rua Justiniano da Costa, 136, Centro.
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação/FAB
Entre 2015 e 2017, o número de mulheres nas Forças Armadas passou de 25,9 mil para 28 mil. Esse número tende a aumentar em consequência de mudanças ocorridas no sistema de ingresso nas carreiras militares.
Atualmente, a Força Aérea Brasileira é a campeã de participação feminina, com 10,8 mil mulheres na corporação. O ingresso delas no Quadro de Oficiais Intendentes foi autorizado em 1995 e, oito anos depois, em 2003, a instituição recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Da Academia da Força Aérea (AFA), saíram as 36 aviadoras formadas no centro de ensino e que estão aptas a pilotar caças.
Já a Marinha do Brasil foi a primeira das três Forças a aceitar o ingresso das mulheres e é a única a ter uma oficial general, a Contra-Almirante médica Dalva Mendes. Hoje, possui 8,1 mil integrantes do sexo feminino no efetivo.
Em fevereiro de 2014, recebeu a primeira turma de aspirantes mulheres na Escola Naval do Rio de Janeiro. A participação das mulheres na Marinha do Brasil começou em 1980, quando a legislação permitiu o ingresso feminino na Força. À época, elas integravam um corpo auxiliar e sua participação era restrita a alguns cargos e ao serviço em terra.
O Exército Brasileiro conta com 9,1 mil mulheres. A Lei nº 12.705, sancionada em agosto de 2012, permite que militares do sexo feminino atuem como combatentes do Exército Brasileiro em áreas antes restritas aos homens.
Para ser militar de carreira no Exército, a mulher precisa ingressar, após aprovação em concurso público, em um dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); Escola de Saúde do Exército – EsSEx; Instituto Militar de Engenharia (IME); e Escola de Sargentos de Logística (EsSlog).
A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. O militar temporário não faz carreira no Exército, e sua permanência máxima no serviço ativo é de oito anos.
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30 de junho para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do local de residência ou pela internet.
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades.
Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
Confira as principais informações necessárias para realizar o alistamento.
O alistamento militar é obrigatório?
Todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve alistar-se. O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.
Qual o prazo para fazer o alistamento militar?
O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (1º de janeiro a 30 de junho) do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. Após essa data, o alistado é encaminhado à seleção geral feita no ano seguinte. O alistamento não pode ser adiado. O adiamento de incorporação, no entanto, pode ser adiado na fase de alistamento.
Perdi o prazo do alistamento. E agora?
Compareça à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de seu domicílio. Você deverá pagar a multa prevista na legislação e realizar o alistamento.
Onde devo ir para me alistar?
O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar mais próxima de seu domicílio. A JSM é um órgão pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. Descubra aqui onde fica localizada a junta mais próxima da sua residência. Você pode solicitar uma declaração que comprove o comparecimento e alistamento.
Quais documentos devo apresentar no alistamento?
– Certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público);
– Comprovante de residência (ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante);
– Uma foto 3×4.
O que acontece se eu não me alistar?
– O jovem brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e impedido de:
– Obter ou prorrogar validade de passaporte;
– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em: instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
– Assinar contrato com o governo federal, governos estaduais e municipais;
– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
– Participar de concursos públicos ou exercer cargos públicos;
– Receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.
O que acontece após o alistamento militar?
O Brasileiro se apresenta na Seleção Geral, isto é, a uma comissão de seleção das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), a fim de concorrer à incorporação no quartel. Ele deve levar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento de identidade e foto 3×4. Nesta etapa, o cidadão é submetido à inspeção de saúde, testes de seleção e entrevista.
Após a aplicação dos testes, o brasileiro não aproveitado na seleção geral é dispensado do Serviço Militar.
O que acontece com quem é dispensado do Serviço Militar?
Retorne à Junta de Serviço Militar (JSM) para a cerimônia Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). O alistamento militar só pode ocorrer uma vez, mas o jovem dispensado poderá ingressar no Exército como militar de carreira, mediante a aprovação em concurso público, ou como militar temporário.
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasG1 RN – A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prorrogou até a próxima quarta-feira (21) as inscrições para 4.810 vagas em cursos técnicos à distância. As oportunidades são para jovens, entre 15 e 19 anos, estudantes do Ensino Médio na rede estadual de educação.
Há vagas disponíveis nas áreas de Ciências Agrárias, Tecnologia da Informação e Saúde, em 33 municípios do estado. As inscrições ocorrem através do Portal do Estudante no SIGEduc.
Os 16 cursos técnicos serão oferecidos pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) e pela Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN). São eles: Administração, Agroindústria, Agronegócio, Automação Industrial, Contabilidade, Cooperativismo, Eletrônica, Finanças, Gerência em Saúde, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Qualidade, Química e Redes de Computadores.
O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho de 2017 no SIGEduc. As previsto para o segundo semestre de 2017.
Apesar de serem realizados à distância, os cursos técnicos contam com alguns encontros presenciais. Eles são oferecidos por meio da Rede e-Tec Brasil. O objetivo do programa é, ao sair do ensino médio, o estudante esteja apto a entrar no mercado de trabalho.
No Rio Grande do Norte, os cursos serão ofertados nos municípios de Acari, Angicos, Apodi, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, João Câmara, Lages, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José do Mipibu, São Paulo do Potengi, Serra Negra do Norte, Severiano Melo, Touros e Vera Cruz.
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasHoje é o últimos dia para os candidatos à segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada se inscreverem na lista de espera. Podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não se matriculado. A convocação dos aprovados está prevista para o próximo dia 26.
Para participar, basta acessar a página do Sisu na internet. É necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem de 2016. A lista de espera do Sisu é restrita à primeira opção de vaga do candidato.
Concluída a manifestação de interesse, será emitida uma mensagem de confirmação. A convocação dos selecionados para a matrícula caberá às próprias instituições de educação superior. Assim, é importante que os participantes acompanhem as convocações feita por elas.
Agência Brasil
19/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Levantamento apontou que somente na região Seridó são mais de 300 queijeiras – Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
G1 RN – Agricultores familiares que produzem queijo no Rio Grande do Norte terão a oportunidade de regularizar e modernizar a atividade através de um programa de incentivo do governo do estado. A iniciativa tem como objetivo a estruturação desta cadeia produtiva através do fortalecimento da produção primária, da melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização dos produtos. Serão disponibilizados R$ 23 milhões para beneficiar uma média de vinte organizações produtivas. Clique AQUI para conferir o edital.
Para participar do edital, os pequenos produtores precisam fazer parte de uma cooperativa ou associação rural. O prazo pra inscrição é 18 de julho e cada projeto pode receber até R$ 450 mil para investimentos. Os produtores precisam entrar com uma contrapartida de 20% do valor.
Há oito anos, Francimar Azevedo, o Mazinho, decidiu investir na produção de queijo coalho, na comunidade Barra da Espingarda, zona rural de Caicó. Por dia, o rebanho de vacas leiteiras produz cerca de cem litros de leite. Toda a matéria-prima é voltada pra fabricação do queijo e a responsável pelo preparo é dona Santana Medeiros, esposa de Mazinho.
Todo o processo é artesanal. Além do queijo, a família fabrica manteiga de garrafa e nata. Os produtos são comercializados na vizinhança e na feira livre da cidade.
“A gente vende aqui para os vizinhos manteiga, queijo. No sábado levo pra Caicó, pra Natal, às vezes manda pra São Paulo”, explica Francimar.
Pensando no crescimento da produção, que hoje gira em torno de 11 quilos de queijo por dia, a família quer modernizar o processo de fabricação. Para isso, o casal vai participar do edital do governo que tem como foco a adequação de queijeiras da agricultura familiar, na região Seridó.
“O programa visa a adequação, legalização e, posteriormente, a regularização das queijeiras e das unidades de beneficiamento de leite de uma forma geral, junto aos órgãos de inspeção”, explica Fabiano Lima, gerente do programa Governo Cidadão.
A certificação vai possibilitar que os produtores saiam da informalidade e possam ganhar novos mercados, além de trocar as ferramentas artesanais por equipamentos mais práticos dentro dos padrões sanitários estabelecidos.
Um levantamento feito em 2016 identificou mais de 300 queijeiras no Seridó. A maioria delas ainda não tem as certificações junto aos órgãos de inspeção e o principal desafio dos produtores é o custo para fazer essas adequações.