14/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
FOTO: DETRAN/RN
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) prorrogou para o dia 23 deste mês os vencimentos das taxas de licenciamento dos veículos com placas de fina 0. A decisão determinada pela Direção do Órgão foi motivada pelo atraso na entrega dos carnês não alcançando em tempo hábil o envio dos boletos para todas as residências dos proprietários.
Mesmo com a atraso gerado na entrega dos carnês, o Detran dispõe para o proprietário de veículo automotor a opção de emitir a segunda via do boleto de pagamento diretamente na página eletrônica da Detran (www.detran.rn.gov.br), digitando a placa do veículo e o número do Renavam. No local, também estão disponíveis as informações sobre as datas e guias de liquidação do IPVA e do Seguro Obrigatório. O valor do licenciamento não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte.
Outro ponto positivo trabalhado pelo Detran para conceder maior comunidade ao usuário e diminuir as filas no âmbito de suas unidades foi o funcionamento de sistema para pagamento da Taxa de Licenciamento e IPVA. O programa possibilita ao condutor a opção de quitação das taxas tanto pelo Banco do Brasil, como já era feito, como também por outras instituições bancárias. O processo é simples, basta o usuário acessar o site do Detran, clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação.
Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo. Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. No caso do proprietário ser correntista do Banco do Brasil, o pagamento poderá ser realizado diretamente no caixa eletrônico, sem necessidade do boleto bancário.
Somente após a comprovação da quitação da taxa de licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório é que o proprietário recebe o CRLV em sua residência, desde que não exista ainda nenhum outro débito referente a infração de trânsito ou outros. De acordo com informações do setor de Estatística do Detran, atualmente o Rio Grande do Norte conta com 124.621 veículos cadastrados com placas final 0. O número é referente a 10,36% de toda a frota relacionada no Estado, que é de 1.202.444 automóveis.
Assessoria de Comunicação Detran/RN
14/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Ed Ferreira
O governador Robinson Faria tratou da urgência da retomada das obras de transposição do Rio São Francisco, em reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, na tarde desta terça-feira, 13. No encontro, na sede do órgão em Brasília, o chefe do Executivo Estadual potiguar realçou a situação preocupante causada por quase sete anos seguidos de seca no estado.
“Esta reunião foi muito importante porque sensibilizou a Ministra a nos ajudar em relação à questão judicial da transposição. Ela foi muito atenciosa e prometeu o empenho do Supremo para agilizar as demandas junto ao consórcio para a retomada da obra”, afirmou Robinson.
O processo licitatório para a contratação da empresa que concluiria a obra foi paralisado por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e isso pode provocar um atraso ainda maior na transposição. “Nós ainda temos um agravante: o Rio Grande do Norte será o último estado a receber as águas do Rio São Francisco, e, assim como os outros estados nordestinos, 80% de nossas cidades estão com dificuldade no abastecimento”, acrescentou.
Também participaram do encontro, o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e mais dois governadores do Nordeste, Camilo Santana, do Ceará, Ricardo Coutinho, da Paraíba, além do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry.
Compensação
Robinson ainda tratou da necessidade de uma compensação para os estados que têm dívida irrelevante com a União. “O Nordeste não deve à União. Nossa dívida no Rio Grande do Norte é a segunda menor do país, então temos que encontrar uma forma de compensar os estados que não foram atendidos nessa rolagem de dívida”.

Diretor do CDP de Jucurutu participa de Curso de Gerenciamento de Crise em Natal
PM Jucurutu – O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jucurutu, Reginaldo Gomes, participou do curso Gerenciamento de Crise dentro do Sistema Penitenciário. O curso foi realizado entre os dias 05 e 09 de junho de 2017, com duração de 40 horas/aulas, tendo á frente da coordenação o Coronel PM Araújo Lima, especialista em Gerenciamento de Crise e público alvo os gestores das unidades prisionais do estado do RN.
O curso tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança para atuar e gerenciar crises dentro das unidades prisionais do estado do RN. A Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) do RN busca através desses cursos capacitar os profissionais de segurança para atuar e no futuro ter seu próprio grupo de gerenciamento de Crise.
Reginaldo Gomes já participou de três cursos nessa área de atuação. Demonstrando seu interesse em ser um profissional cada vez mais qualificado para a atuação dentro da unidade quando assim for necessário. “O Coronel PM Araújo Lima está de parabéns por ser um profundo conhecedor do que se passa dentro dos presídios do RN. Não poderíamos ter um mestre mais preparado que ele”, ressaltou o diretor do CDP de Jucurutu.
14/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do RN deposita em 19 de junho, no decorrer do dia, o salário dos 14.490 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 3.001 e R$ 4 mil, uma soma equivalente a R$ 50,1 milhões.
Com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios, além dos servidores que recebem até R$ 3 mil, 80,13% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários, num total de 88.419 servidores, o que corresponde a uma soma de R$ 183,7 milhões.
Acima de R$ 4 mil
Em relação aos 22.064 servidores ativos, aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 4 mil, o Governo vai depositar em 22 de junho, no decorrer do dia, uma parcela de R$ 4 mil, um montante de R$ 88,2 milhões. O complemento desta faixa salarial será pago, sem distinção, em data a ser anunciada a partir da disponibilidade de recursos.
14/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Natal
Interdição na Avenida Bernardo seguirá até 30 de junho
A obra de esgotamento sanitário que está sendo realizada na Avenida Bernardo Vieira, no trecho entre Salgado Filho e Romualdo Galvão, só será concluída no próximo dia 30. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que, em razão da execução do serviço de implantação de rede de esgoto, o tráfego de veículos continuará fechado na avenida, no referido trecho, com acesso liberado apenas para o transporte público.
A obra de implantação de rede foi iniciada no último dia 15 de maio. O adiamento da conclusão da obra, que ocorreria esta semana, se deve à necessidade de fazer alterações sugeridas pela Prefeitura do Natal. A pedido da STTU e Semov, a equipe da Caern vai reforçar a pavimentação no trecho aberto para a implantação da tubulação em frente à parada de ônibus da lateral do Midway Mall. Segundo explica o gerente de Obras de Natal, Fábio Siqueira, a medida também será vantajosa porque vai proteger melhor os tubos da rede de esgotamento sanitário no local.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que tem sido parceira nas obras executadas pela Caern, está orientando o trânsito, mas ressalta que os motoristas devem evitar o trecho, principalmente nos horários de pico, utilizando rotas alternativas, tais como as avenidas Prudente de Morais, Xavier da Silveira, Romualdo Galvão, Alexandrino de Alencar, ruas São José e Jaguarari.
14/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasA prefeitura de São Gonçalo do Amarante antecipou o comunicado do decreto municipal de ponto facultativo para a próxima sexta-feira (16), nos órgãos da administração direta, indireta e fundacional, exceto para os serviços considerados essenciais. A publicação do documento será feita na edição eletrônica de amanhã do Jornal Oficial Município.
Portanto, em função do feriado de Corpus Christi e o decreto de ponto facultativo, o expediente normal, das 8h às 16h, nas repartições públicas municipais, vai até esta quarta-feira (14), sendo retomado apenas na segunda-feira (19).

Nelter Queiroz – Foto: João Gilberto
Preocupado em lutar por alternativas que possibilitem o convívio da população rural de Currais Novos com a seca que perdura há seis anos consecutivos, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) solicitou nesta terça-feira (13) ao Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), a perfuração e instalação de poços tubulares nas comunidades Quandú e Barra da Areia.
“O pleito surgiu através de uma iniciativa proposta pelo vereador Edmilson Sousa, que também foi abraçada por nosso mandato. Sua viabilização será de grande importância, pois beneficiará diretamente 20 famílias residentes nas duas localidades”, destacou Nelter.

Prefeitura de Angicos oferta curso de manipulação de alimentos e higiene para merendeiras e ASGS
A prefeitura municipal de Angicos, por intermédio da secretaria de Educação, realizou na manhã deste sábado (10) uma capacitação para merendeiras e ASGs da rede municipal de ensino. O curso teve como tema: “Boas práticas na alimentação escolar”.
O curso foi ministrado pela nutricionista Andreia Cunha e teve duração de 4 horas, das 8h às 12h, na escola municipal Profª. Maria Odila. Ao todo, 40 pessoas entre ASGs e merendeiras receberam certificados. O prefeito municipal Deusdete Gomes e a secretária de Educação estiveram presentes na ocasião.
Dentro desta temática, o curso abordou os seguintes tópicos:
– Doenças transmitidas por alimentos
– Noções de microbiologia dos alimentos
– Higiene dos manipuladores
– Noções de segurança no trabalho
A secretária de Educação, Francisca Ramos destacou que, além de garantir aos alunos qualidade nos alimentos e manter os padrões de higiene e segurança alimentar conforme preconiza a legislação vigente, à capacitação proporcionará refeições saudáveis e nutritivas, alem de ampliar os bons hábitos alimentares.
Para o prefeito Deusdete Gomes (PSDB), a busca pela qualificação profissional é essencial nos dias atuais. O gestor público acrescentou que, a intenção do Poder Público é criar meios de aprimoramento. “Essa capacitação visou valorizar o trabalho das nossas merendeiras, bem como oportunizar novos conhecimentos, que possam ajudar no preparo de alimentos mais diversificados para as nossas crianças.”, enfatizou o prefeito.
ASSECOM/PMA
11/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Juntos há 70 anos, casal anda de mãos dadas, troca beijos e carinhos (Foto: Andréa Tavares/ G1 )
As mãos não se separam há mais de meio século e estão sempre unidas em um firme aperto entrelaçado. Eles ainda andam de mãos dadas e fazem todas as refeições juntos. Uma rotina que os aposentados Dezilda, de 91 anos e Zezito, de 96, mantêm há 70 anos. O segredo para tanto tempo de união? “Ah, tem que ter muito jogo de cintura”, responde, sem titubear, seu Zezito. E dona Dezilda completa: “Só quem vai nos separar é a morte”, diz, apaixonada.
A união que começou em 1947 rendeu frutos: 13 filhos, 25 netos e 20 bisnetos. Os dois são de Nova Cruz, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Foi no Natal de 1944 que seu Zezito, em uma tentativa de se aproximar de dona Dezilda, chamou ela para passear em um parque de diversões que estava na cidade. Os dois brincavam num brinquedo popularmente conhecido como ‘canoa’, quando o primeiro beijo aconteceu. “Sorte que a canoa não virou”, brinca Dezilda. Desde então, não se desgrudaram mais.
“Ele tentou me impressionar dizendo que tinha dinheiro, me prometendo mil coisas, mas pra mim bastavam esses olhos verdes, que me cativaram”, disse Zezilda. A doce senhora completa a frase dizendo que o amor só vai aumentando com o passar dos anos.
Entre brincadeiras e revelações, o casal conta histórias enquanto dona Dezilda mostra um dos segredos que, segundo ela, ajudaram a conquistar o marido. “Eu que fiz esse bolo, esses biscoitos, esse brownie e essas raivinhas. Tudo receita de família. Esse é um dos segredos que conquistou esse aqui”, brinca ela, apontando para Zezito, que se delicia com um bolo.
O segredo do casamento
Ao folhear álbuns de fotografias, o casal revela o que fez a relação ser duradoura em tempos de ‘casamentos descartáveis’: respeito. “Nesses relacionamentos de hoje falta carinho, amor, tolerância e Deus”, critica Dezilda. “De vez em quando tem uma briguinha, mas acho que isso é normal”, brinca Zezito.
Nesses 70 anos eles não se separaram nenhuma vez e contam que nunca tiveram uma briga feia.”Claro que às vezes discordávamos um do outro, mas a gente pegava na mão um do outro e ficava tudo bem. Tem que entender o outro e se colocar no lugar dele, concluiu Zezito.
Os dois têm orgulho de dizer que sempre se deram bem, sendo amigos e companheiros antes de qualquer coisa. Para o casal, o segredo para a felicidade e o amor é muito simples “Se não houver perdão, desaparece tudo. Tem que ter compreensão, amizade e respeito”, ensina Zezito.
Por Andrea Tavares, G1 RN
11/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério da Educação divulgará amanhã (12) o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. Estão sendo oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O resultado estará disponível na página do programa na internet.
Até o dia 19 de junho, os estudantes pré-selecionados deverão procurar as instituições de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato.
Podem concorrer às bolsas do ProUni estudantes brasileiros da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, que não tenham diploma de curso superior. É preciso ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado zero na redação.
Os candidatos que pleitearem bolsas integrais devem ter renda familiar bruta mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos.
Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira está marcada para amanhã e a segunda está prevista para 26 de junho. Na segunda chamada a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho.
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil