08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Nível da água na lagoa de Extremoz está baixo e Caern começa racionamento preventivo na zona Norte

Assessoria Caern – Em virtude do rebaixamento no volume de água da lagoa de Extremoz, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começa na manhã desta quarta-feira (08), a adotar o rodízio no abastecimento para alguns bairros da Zona Norte de Natal, em caráter preventivo. A lagoa que abastece 70% da Zona Norte está com 40% da sua capacidade, o que já poderá a curto prazo comprometer o atual ponto de captação. Os outros 30% do abastecimento são oriundos de poços tubulares.

De acordo com a equipe técnica da Caern, a primeira semana de rodízio será experimental para avaliação do abastecimento em diversos trechos dos bairros, com atenção maior para as partes mais altas onde o fornecimento de água normalmente é reduzido pela falta de pressão na rede. Quanto maior o consumo nas partes baixas, menor é a pressão da água nas canalizações que levam o produto aos pontos de topografia mais elevadas.

A Caern além de procedimentos técnicos que já vem sendo providenciado, como rebaixamento do atual sistema de bombeamento, também já estuda outras ações do plano de contingências, como instalação de um novo ponto de captação através de sistema flutuante, ativações de poços para reforçar o abastecimento dos reservatórios, bem como atendimento através de carros pipas, com prioridade para escolas, hospitais, delegacias e outros prédios que caracterizem prioridade especiais.

“Estamos trabalhando para minimizar os efeitos da estiagem também na capital, o rodízio será feito de forma a prevenir o esvaziamento da lagoa de Extremoz nesse momento em que as chuvas ainda não chegaram”, explica o Diretor Presidente da Caern, Marcelo Toscano.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Abastecimento de Assú é suspenso nesta quarta (08) e quinta (09) para ampliação de ETA

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai paralisar o abastecimento de água de Assú nestas quarta e quinta-feira, 08 e 09 de fevereiro, respectivamente, para a substituição de filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A intervenção faz parte de um projeto de ampliação da ETA, o que deve ocasionar melhorias no sistema de abastecimento assuense.

O abastecimento será retomado na sexta-feira (10), devendo ser normalizado para as partes mais altas até o sábado (11) . A Caern pede a compreensão dos moradores da cidade, no sentido de redobrar os cuidados com o uso da água disponível nos reservatórios, para que não tenham prejuízos as suas atividades essenciais.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Eventos

O tour da taça da Copa do Nordeste chega a Salvador

O tour da taça da Copa do Nordeste chega a Salvador

É a vez de Salvador receber o troféu mais cobiçado do primeiro semestre do futebol brasileiro. Entre hoje (8/2) e domingo (12/2), a taça da Copa do Nordeste chega na capital baiana, para que os fãs da região possam conhecê-la.

Nesta quarta-feira (8/2), a taça vai ser exposta no Estádio do Pituaçu, das 16h30 às 20h30, antes do jogo entre Bahia x Bahia de Feira, pelo Campeonato Baiano. Quinta-feira (9/2) é dia do troféu passar pela Federação Baiana de Futebol. Já no sábado (11/2), a ‘Orelhuda’ visita o Barradão, dia do jogo entre Vitória x América-RN.

A taça é feita em aço fundido e banhado a ouro, tem 49 centímetros e pesa oito quilos. Cada anel representa um estado do Nordeste. O mascote oficial do torneio vai divertir o público presente, que pode participar de várias atividades e concorrer a brindes exclusivos.

Após a passagem por Salvador, a taça segue para Aracaju. Ainda no mês de fevereiro, o troféu passa por em Maceió. Já em março, ela vai à São Luís, Teresina, Natal, Campina Grande, e por fim, João Pessoa. O torneio começou no último dia 24 de janeiro e se encerra em maio, também no dia 24. O Esporte Interativo transmite os jogos para todo o país.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Nélter Queiroz propõe discussão sobre fortalecimento de Câmaras Municipais do RN

Nelter

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) propôs o fortalecimento das Câmaras Municipais  do Rio Grande do Norte através da construção, ampliação ou reforma das sedes dos legislativos com  recursos provenientes de emendas parlamentares. Em seu pronunciamento, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (7), o deputado anunciou que o assunto será discutido em audiência pública no mês de março.

“Os vereadores são para-choques junto à população. Muitas vezes esses parlamentares não têm, sequer, um gabinete para trabalhar e algumas Câmaras não possuem nem sede própria ou precisam de melhorias. Por isso, queremos discutir a possibilidade do repasse dos recursos públicos para esta finalidade através de emendas dos deputados e contamos com o apoio de todos”, defendeu Nélter Queiroz.

Ele disse ainda que convidará representantes do Governo, Federação das Câmaras, União de Vereadores, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas e Câmara Municipais de todo Estado para o debate em torno do assunto. “A presidente da Câmara Municipal de Jucurutu já fez, inclusive, uma consulta pública junto ao Tribunal de Contas do Estado para saber se é legal este repasse, o que contribuirá para a discussão”, acrescentou o parlamentar.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Parnamirim: Prefeito Taveira reúne secretariado e reforça ordem para reduzir gastos

Prefeito Taveira reúne secretariado e reforça ordem para reduzir gastos

Com o objetivo de avaliar os primeiros dias de governo, o prefeito Rosano Taveira reuniu nesta terça (07), no Centro Administrativo, todos os secretários que compõem à administração pública.  No segundo encontro geral dos secretários, o chefe do executivo municipal reforçou a orientação para que todos sigam, rigorosamente, a meta de reduzir 30% do custeio e dos recursos com pessoal.

Os contratos dos imóveis alugados pela administração, por exemplo, estão sendo revistos para se ajustarem a atual situação financeira dos municípios. “Precisamos reduzir os gastos atuais para ter condições de investimento”, enfatizou o prefeito. Em pouco mais de um mês à frente da administração, o prefeito comemorou a atualização dos pagamentos dos servidores municipais, a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Maria Nazaré Silva dos Santos, em Nova Esperança, o pleno funcionamento do Cine Teatro Paulo Barbosa da Silva e a realização do tradicional Carnaval de Parnamirim.

“Temos conhecimento que a situação econômica do país não é das melhores, mas todos nós estamos empenhados e comprometidos em fazer o nosso dever de casa: economizar pra ter condições de crescimento”, disse o secretário de Planejamento e Finanças, Giovani Júnior.

Rosano Taveira concluiu falando da importância do planejamento que deve seguir o Plano de Governo. “Vamos escutar não só os secretários, como também os conselhos e a sociedade em geral para que tenham voz no nosso Plano Plurianual. Será um planejamento participativo”, afirmou. Na próxima semana, no dia 15, o prefeito fará a mensagem anual na Câmara Municipal de Parnamirim na abertura dos trabalhos legislativos.

07/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Radialista Robson Oliveira pode retornar aos microfones da Rádio Cidade FM de Jucurutu

Após nove anos longe da Rádio Cidade FM de Jucurutu, o comunicador Robson Oliveira poderá retornar aos microfones da emissora. O Blog do Danilo Evaristo redigiu ontem (06) e publicou nas redes sociais uma nota informando que a FM Cidade, passará a ser dirigida por uma nova direção.

Ao ler a notícia postada nesta página, Robson Oliveira, compartilhou a informação em seu Facebook, parabenizando a emissora pela nossa fase que se inicia, com a chegada de Gutemberg Dias Soares, assumindo a função de presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura, mantenedora da Rádio Cidade.

“Quero parabenizar nosso amigo Guto, por esse novo desafio assumindo a direção da Rádio Cidade FM e também desejar boa sorte ao nosso amigo Jonata Denis (Shampoo) pelo novo projeto em sua vida profissional, todos sabem que fui um dos primeiros locutores da Rádio Cidade FM, em 2006 fiz parte desta equipe onde conquistei através do rádio muitos amigos, na verdade cheguei aqui em Jucurutu através da referida emissora, onde tenho um carinho enorme e me identifico pelo trabalho que a mesma desenvolve que é prestar serviço a comunidade”, relatou o radialista.

Ao compartilhar a matéria, Robson externou seu real desejo de voltar a comunicar na emissora onde conquistou amigos e através dela estabeleceu moradia em Jucurutu. “Ao tomar conhecimento da nova gestão da Rádio Cidade, gostaria de expressar meu desejo de ter um espaço na emissora, talvez até mesmo um programa independente, um projeto com ideais diferentes, onde eu possa contribuir com o crescimento da nossa cidade. Estou a disposição, um abraço a toda equipe da Rádio Cidade”, disse Robson Oliveira.

Ao se colocar a disposição da direção da Rádio Cidade para uma conversa objetivando tratar sobre um possível programa independente, Robson viu Gutemberg Dias Soares, abrir as portas da rádio para seu retorno: “Fico feliz que você coloque essa possibilidade de voltar a nossa rádio, e saiba que no que depender da nova direção, as portas estarão abertas pra esse grande profissional que eu sei e todos sabem que você é. Abraço”, respondeu Gutemberg Dias Soares (Gutão). “Valeu Guto conversaremos, um abraço e obrigado”, finalizou Robson.

07/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

“A população vive uma terrível crise hídrica e o prefeito de Jucurutu apenas assiste de camarote”, diz vereador Alan Amaral

O vereador Alan Amaral entrou em contato com o Blog do Danilo Evaristo, nesta terça-feira (07) visivelmente indignado com a falta de ação por parte da prefeitura de Jucurutu, diante da falta de água vivenciada pela população. “Eu não estou vendo isso, juro que não estou! A população vive uma terrível crise hídrica e até agora o atual gestor apenas assiste toda essa situação de braços cruzados, de camarote?”, indagou o vereador.

“Até agora o atual prefeito de Jucurutu não demonstrou preocupação alguma com o povo, essa é a verdade!”, disparou Alan. “Será que estou errado em solicitar que o prefeito tome medidas emergenciais para amenizar esse sofrimento que a população vive? Ou está cedo para se cobrar algo de caráter emergencial?”, desabafou Alan.

Alan informou que o hospital Terezinha Lula estava sem água e após uma denúncia feita hoje nas redes sociais, três carros pipa foram deslocados para abastecer aquela casa de saúde: “Meu irmão Alisson Amaral, recebeu uma denúncia de uma pessoa que está internada no hospital, pedindo a ele que o mesmo entrasse em contato com o deputado Nelter Queiroz, para abastecer o reservatório do hospital, porque a gestão deixou faltar água”, contou ele.

“De pronto Alisson entrou em contato com o deputado Nelter, que por sua vez autorizou meu irmão contratar uma pipa para atender ao pedido da pessoa que denunciou. Mas ao tomarem conhecimento da denúncia, rapidamente providenciaram três carros pipa para abastecer o hospital. Para mostrarmos que tudo foi verdade, meu irmão foi ao hospital e fotografou as pipas, contratadas certamente pela prefeitura, abastecendo o hospital”, encerrou.

07/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN abre concurso com 70 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros

Governo do RN abre concurso com 70 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros

O Governo do Rio Grande do Norte abriu 70 vagas em concurso público para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar. O edital foi publicado na edição desta terça-feira (7) do Diário Oficial do Estado, disponível online em http://www.diariooficial.rn.gov.br.

A realização será do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). As inscrições serão abertas no dia 24 de fevereiro de 2017 a partir das 14h e seguirão até às 17h do dia 6 de abril de 2017, exclusivamente através do site www.idecan.org.br. A taxa é de R$ 80,00. O concurso será realizado em seis etapas. A primeira constará de prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada na data provável de 21 de maio de 2017, simultaneamente nas cidades do Natal, Mossoró e Caicó.

As fases seguintes consistirão de Avaliação Médica e Odontológica, Exame de Avaliação de Condicionamento Físico, Avaliação Psicológica e Investigação Social e da Vida Pregressa do candidato. A última etapa consistirá no Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar, com duração média de 12 meses.

As vagas serão distribuídas em ampla concorrência tanto para homens quanto para mulheres. Não haverá vagas para pessoas com deficiência, pois o cargo exige aptidão plena dos candidatos. O salário inicial é de R$ 2.904,00, podendo chegar, nos termos da legislação pertinente às promoções referentes ao quadro de praças, a R$ 9.472,65, subsídio correspondente ao cargo de Subtenente Nível X. O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

07/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Tribunal de Contas de Pernambuco recomenda a novos prefeitos que deem prioridade a concursados

TCE de Pernambuco

O auditor geral do Tribunal de Contas, Carlos Pimentel, expediu ofício-circular, nesta segunda-feira (06), a todos os prefeitos do Estado de Pernambuco, recomendando-lhes que deem prioridade aos “concursados”, em vez de “temporários”, quando forem preencher cargos na administração pública municipal.

Segundo ele, quase todos os dias chegam ao TCE, por meio de sua Ouvidoria, denúncias de que os novos prefeitos estão ignorando concursos realizados por seus antecessores e nomeando servidores por meio de contratos temporários. Para o auditor, alguns prefeitos, de má fé, alegam que não estão chamando os concursados por recomendação do TCE, o que não é verdade.

O Tribunal de Contas, de fato, disse ele, fez esta recomendação no final do ano passado para que fosse respeitada a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe aumento de despesas nos últimos 180 dias do mandato.

06/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Nelter cobra a retomada do abastecimento de água em Jucurutu

Nelter cobra a retomada do abastecimento de água em Jucurutu

O deputado estadual Nelter Queiroz visitou nesta segunda-feira (06) a sede da CAERN em Natal, onde foi recebido pelo diretor-presidente do órgão, Marcelo Toscano. A crise hídrica em Jucurutu – oriunda das poucas chuvas registradas ao longo dos últimos 5 anos – foi o tema da reunião.

O parlamentar buscou saber quando o abastecimento será retomado em Jucurutu e ouviu Marcelo Toscano explicar que uma equipe de profissionais da CAERN, está realizando um prolongamento na tubulação da adutora que atende Jucurutu e mudando o local de captação de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Segundo Marcelo, a mudança do ponto de captação na barragem precisa ocorrer periodicamente, devido à baixa no volume do reservatório. Em sua página no Facebook, o deputado, publicou um trecho da conversa que teve com diretoria da CAERN.

“Confiram um trecho de nossa visita à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), realizada nesta segunda-feira (6), onde tivemos audiência com o diretor-presidente, Marcelo Toscano, e sua equipe, para pedirmos providências no que tange a normalização do abastecimento d’água em nosso município!”, escreveu.

https://www.facebook.com/nelter.queiroz.1/videos/1306679492752600/


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros