09/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Muita chuva no Nordeste nos próximos dias, diz Clima Tempo

Clima Tempo – Grande parte do interior do Nordeste pode se preparar para mudanças no tempo ainda esta semana. Áreas muito secas do interior da Bahia, de Pernambuco, do Ceará e de Sergipe devem voltar a receber chuva frequente e em grande quantidade nos próximos dias.

Aos poucos as pancadas de chuva mais volumosas estão retornando ao oeste da Bahia. Barreiras já começou o mês de fevereiro com chuva forte. Em sete dias choveu quase 85 mm, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse total já superou a quantidade de chuva de todo o mês de janeiro.

Em outra localidade da Bahia, em Formosa do Rio Preto, choveu quase 48 mm entre 5h e 13h desta terça-feira (7). A chuva voltou a cair forte nesta terça também no interior do Piauí. Em apenas 2 horas choveu 55 mm em Canto do Buriti. As condições meteorológicas continuam favoráveis a entrada de mais umidade pelo centro-oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão.

09/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

SENAC lança pós-graduação a distância em Gestão de Saúde para todo o país

Nas últimas décadas, o setor de saúde foi um dos que mais cresceu no Brasil. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre outubro de 2015 e outubro de 2016, atividades ligadas à área mantiveram saldo de empregos positivo em 14 das 27 unidades da Federação. Além disso, com o envelhecimento da população brasileira, aumenta a necessidade de profissionais qualificados para atender a demanda e a complexidade do setor. Por isso, o Senac lança a pós-graduação lato sensu Gestão de Saúde, no formato a distância. O curso está com inscrições abertas para o primeiro semestre deste ano.

“A especialização tem como objetivo formar gestores para atender empresas do sistema de saúde. Também desenvolve competências e visão estratégicas para que o profissional possa atuar na liderança e administração de hospitais, clínicas, secretarias, ministérios e outras instituições do setor”, afirma Patricia Elaine Cipriano Duran, coordenadora do curso e da área de gestão de serviços de saúde do Senac.

A pós-graduação ainda possibilita ao aluno entender, analisar e desenvolver soluções para os problemas dos empreendimentos de saúde, tanto públicos como privados. Com estudos de caso reais, o curso estimula o gestor a desenvolver visão estratégica dos serviços. “O conteúdo prevê situações ativas de aprendizagem e ainda considera os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos”, explica Patricia.

O lançamento do curso no formato EAD pelo Senac oferece mais flexibilidade ao aluno, em um ambiente virtual de aprendizagem, que conta com mecanismos de interação e comunicação adequados, além da disponibilização de conteúdos e recursos multimídia, que incluem vídeos e aulas narradas. A especialização é totalmente a distância, mas é preciso realizar uma avaliação presencial por semestre no polo escolhido. Atualmente, são 289 polos em todo território nacional.

Pós-graduação – os 26 cursos a distância, quatro deles novos (Cloud Computing, Segurança da Informação, Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, e Gestão de Saúde), são ideais para quem não dispõe de tempo para deslocamento e precisam de mais flexibilidade no estudo. O Senac conta com a maior rede de ensino a distância do país, com 289 polos em todos os estados brasileiros.

09/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Febre amarela já provocou a morte de 70 pessoas em três estados

Agência Brasil – A febre amarela já provocou a morte de 70 pessoas nos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo. Segundo boletim divulgado ontem (08) pelo Ministério da Saúde, até o momento, 1.060 pacientes apresentaram suspeita da doença nos três estados e também na Bahia e no Tocantins. Do total notificado, 215 casos foram confirmados, 765 permanecem sob investigação e 80 foram descartados. Das 166 mortes suspeitas da doença registradas até agora, três foram descartadas e 93 ainda estão sendo avaliadas.

Minas Gerais é o estado com maior número de registros de febre amarela, com 903 notificações, das quais 191 confirmadas, em 73 municípios. O estado também tem o maior número de mortes por febre amarela, com a confirmação de 61 das 70 notificações. Com 114 notificações de suspeitas da doença, o Espírito tem 20 casos confirmados de febre amarela e continua investigando 89. Seis pessoas morreram pela doença no estado. Em São Paulo, quatro casos de febre amarela já foram confirmados – três com morte – e cinco continuam sob investigação.

09/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Espírito Santo transfere controle da segurança pública para as Forças Armadas

Agência Brasil – O governo do Espírito Santo transferiu o controle operacional dos órgãos de segurança pública para o general de brigada Adilson Carlos Katibe, comandante da força-tarefa conjunta e autoridade encarregada das operações das Forças Armadas. O objetivo é promover a garantia da lei e da ordem no estado, no período de 6 a 16 de fevereiro. O decreto está publicado no Diário Oficial do estado desta quarta-feira (8) e foi assinado pelo governador em exercício, César Colnago, e pelo secretário de Segurança Pública, André Garcia.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou, na tarde de terça-feira, que a Operação Capixaba receberá reforço de 550 militares das Forças Armadas. Além disso, segundo ele, mais 100 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública chegarão a Vitória e serão empregados em patrulhamentos em municípios do interior. Eles se juntam ao mil homens do Exército e aos 200 da Força Nacional que já estão patrulhando as ruas da região metropolitana da capital capixaba.

“Estamos enviando estes 550 militares, que estão se deslocando em aviões ou por viaturas para Vitória. Conversei hoje com o ministro interino da Justiça, José Levi, que me informou que mais 100 homens da Força Nacional estão seguindo para cidades do interior capixaba”, afirmou Jungmann, em nota.

09/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN paga 82% da folha no sábado (11)

O Governo do RN chega a 82% da folha quitada no próximo sábado (11), quando deposita os vencimentos dos 33.071 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 2001 e R$ 4 mil. Ao todo, somando com a Educação, Administração Indireta que possuem recursos próprios e com os funcionários que recebem até R$ 2 mil, 90.843 servidores já terão recebido salários até esta data, uma soma equivalente a R$ 260 milhões.

No mesmo sábado, os servidores que ganham acima de R$ 4 mil receberão uma parcela de R$ 4 mil. O complemento do salário deste grupo será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos. A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças segue acompanhando as receitas do Estado e trabalhando focada para reduzir ao máximo os efeitos da crise econômica no Rio Grande do Norte.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RJ cassa mandato de Pezão e determina novas eleições

Foto: Pedro Ladeira

UOL – O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) cassou nesta quarta-feira (8) os mandatos do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do vice-governador, Francisco Dornelles (PP), por abuso de poder econômico e político. Como ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a decisão não tem efeito por enquanto. A cassação, caso confirmada pelo TSE, deixa Pezão e Dornelles inelegíveis por oito anos. O TRE-RJ determinou ainda que sejam realizadas eleições diretas para a chefia do Executivo do Estado.

A decisão do tribunal regional foi por maioria dos votos. Segundo nota divulgada pelo órgão, “o abuso de poder econômico e político ficou configurado uma vez que o Governo do Estado do Rio de Janeiro concedeu benefícios financeiros a empresas como contrapartida a posteriores doações para a campanha do então candidato Pezão e de seu vice”.

Em seu voto, o desembargador Marco Couto afirmou que “restou comprovado que contratos administrativos milionários foram celebrados em troca de doação de campanha”. A decisão do TRE-RJ responde a uma representação protocolada pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) em setembro de 2014, ainda durante a campanha eleitoral daquele ano. Segundo o documento, empresas doaram milhões de reais para o PMDB ou para a campanha de Pezão e Dornelles como recompensas a recursos recebidos do governo.

“Observa-se, na prática, uma canalização de recursos públicos para a campanha do governador-candidato e seus correligionários, travestida a partir de falsos acordos e aditivos contratuais com o Governo do Estado, muito deles realizados pelas brechas da Lei das Licitações”, diz a representação.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Rádio Cidade FM de Jucurutu recebe visita do radialista Robson Oliveira

FM Cidade recebe visita do radialista Robson Oliveira

A Rádio Cidade FM de Jucurutu recebeu na manhã desta quarta-feira (08) a visita do radialista Robson Oliveira. Durante um proveitoso bate papo, entre o comunicador e a direção da emissora, Robson apresentou seu desejo de retornar aos microfones da rádio.

“Recebemos hoje a visita do radialista Robson Oliveira, que um dia fez parte da equipe de comunicadores de nossa rádio. Na conversa que tivemos, ele nos informou seu desejo de retornar a apresentar um programa”, contou a direção da FM Cidade. 

“Robson Oliveira almeja apresentar uma programação independente e já iniciamos as discussões em torno desse projeto”, revelou Gutemberg Soares, novo diretor da FM. O locutor Jackson Douglas também participou da reunião.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN finaliza hoje (08) cadastro dos aprovados no Sisu

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nesta quarta-feira, 8, o último dia de cadastramento para as vagas oferecidas pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas cidades de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A lista com os documento necessários está disponível no edital do Sisu, especificamente no item 5.4. O documento está disponível no endereço www.prograd.ufrn.br.

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro fará palestra em Campina Grande hoje (08)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) chega à Paraíba nesta quarta-feira (8), às 14h, para proferir a palestra “Família Prioridade Nacional” nas cidades de Campina Grande e Cabedelo, na Grande João Pessoa. Os dois eventos são promovidos pelo Foro de Campina, Direita Paraíba, Ordem dos Conservadores e pelo empresário Julian Lemos.

“É uma palestra diversificada, que fala sobre temas como economia, segurança nacional e riquezas naturais”, adiantou Julian Lemos. Em Campina, a palestra do deputado Jair Bolsonaro será realizada na noite da quarta-feira, às 19h, no Garden Hotel. Já na quinta-feira (9), a discussão acontece no Forte de Santa Catarina, na cidade portuária, também às 19h. As palestras são direcionadas ao público em geral, em especial aos militantes da direita paraibana. É cobrada uma taxa individual de R$ 25.

Via Robson Pires

08/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Presidente da CAERN diz que abastecimento da Adutora Serra de Santana será normalizado nesta quarta-feira

O diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Saldanha Toscano, entrou em contato com o Blog do Tonny Washington, por intermédio do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), e enviou vídeo com informações acerca da previsão para normalizar o abastecimento das cidades atendidas pela Adutora Serra de Santana. De acordo com Toscano, a paralisação foi necessária para prolongamento do sistema de captação e o abastecimento deverá ser normalizado nesta quarta-feira (08).


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros