24/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Polícia Militar tem plano de ação para garantir a segurança no maior Natal do RN

Blog PM Jucurutu Como acontece todos os anos, a Polícia Militar de Jucurutu está montando uma grande operação de segurança para este sábado, 24 de dezembro, quando acontecerá o Natal mais tradicional do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações nos passadas pelo capitão Mycael Campus, comandante da 3ª CPM/6º BPM, a intensificação das ações policiais começarão ainda durante o dia, com equipes do CPRE, que farão a fiscalização no trânsito em Jucurutu. Somado a isso, os efetivos da Rádio Patrulha e GTO estarão nas ruas para garantir a segurança dos jucurutuenses e visitantes.

Ainda de acordo com informações do capitão Mycael, cerca de 40 Policiais Militares estarão na Praça Pública, onde acontecerá a festa de Natal para garantir que todos possam se divertir com tranquilidade. “Temos um bom efetivo de serviço normal e reforço, que irá garantir a segurança da festa, como também de toda a Cidade de Jucurutu, pois vamos também reforçar as rondas durante toda a noite, para evitarmos que crimes aconteçam”, disse o capitão Mycael Campus, ao Blog PM Jucurutu.

24/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Previsão é de chuvas para todo o RN nos próximos dias

Com as chuvas registradas em boa parte do Rio Grande do Norte nos últimos dias, a previsão climática de consenso dos próximos dois meses, ou seja, entre janeiro e fevereiro, é de que as precipitações fiquem dentro do normal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para os próximos dias, a estimativa é de pancadas de chuva por todo o estado, como já é observado desde esta quarta-feira, dia 21, por conta da formação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior com centro sobre o Oceano Atlântico, nas proximidades do litoral do Nordeste. Este sistema já trouxe precipitações sobre o Piauí, Maranhão e Ceará e algumas precipitações em Pernambuco e na Paraíba. Em Natal, entre o período entre os dias 23 e 27 de dezembro, a previsão é de nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do estado, os próximos dias serão de pancadas de chuva localizadas.

Durante a semana, a média de chuvas ocorridas no estado ficaram entre valores estimados entre 30mm e 50mm. As chuvas dos últimos dias foram causadas pelos sistemas meteorológicos que transitam sobre a região, como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior e restos de Frentes Frias. Esses sistemas são de baixa previsibilidade climática, só podendo ser previstos com alguns dias de antecedência, dificultando a análise do comportamento das chuvas para esse período.

Apesar disso, a perspectiva é de que o volume das chuvas não seja suficiente para recuperar o potencial hidrográfico dos reservatórios potiguares. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), é comum ocorrerem chuvas sobre o estado a partir de dezembro. É o chamado de pré-estação chuvosa, pois antecede a estação das chuvas, que ocorre entre os meses de fevereiro a maio. Entre os municípios potiguares, segundo a meteorologia, as chuvas observadas ainda não são expressivas, mas deverão aumentar durante a intensificação e deslocamento do centro deste sistema para o oeste, o que está previsto para os próximos dias.

23/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Orçamento do MPRN em 2017 será de R$ 302 milhões

A Procuradoria-Geral de Justiça comunica que a Assembleia Legislativa aprovou o Orçamento Geral do Estado para 2017, tendo sido destinados créditos para o Ministério Público do Rio Grande do Norte de R$ 302 milhões. Trata-se do maior orçamento que a Instituição já teve, superando, pela primeira vez, o patamar de  R$ 300 milhões. É maior, também, do que a proposta original do Relator do orçamento na Assembleia Legislativa, Deputado George Soares, que pretendia deixar os valores orçamentários dos poderes, do MPRN e do TCE, para 2017, iguais aos consignados para este exercício.

Após diversos debates realizados pelo PGJ e equipe com o Relator, bem como com os demais deputados estaduais, o orçamento final do MPRN acabou sendo incrementado em relação à primeira proposta, notadamente em função da perspectiva de crescimento das nossas despesas e da comprovada qualidade da execução orçamentária da Instituição, que neste ano deve ficar próximo de 95%, o que convenceu os parlamentares da necessidade e pertinência do aumento solicitado, em relação ao orçamento de 2016.

Os valores aprovados para o MPRN, de R$ 302 milhões, são superiores em quase 4% os créditos orçamentários a que efetivamente a Instituição teve direito em 2016, descontados os contingenciamentos sofridos em função da frustração de receitas ocorrida. Trata-se, para o Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, de uma grande conquista para o MPRN ter seu orçamento incrementado mais uma vez após um aumento de quase 15% de 2015 para 2016, notadamente quando o Brasil passa pela crise econômico-financeira mais grave de sua história. Para ele, nos patamares aprovados, os projetos fundamentais do MPRN restaram preservados e mesmo com possibilidades reais para desenvolvimentos.

23/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Água Amana vence a IV Taça Cidade Jucurutu de Futsal

Água Amana vence a IV Taça Cidade Jucurutu de Futsal

Como sempre ocorre em todas as competições, a apaixonada torcida lotou as arquibancadas do Ginásio Ailson Lopes, na noite desta quinta-feira (22), onde a prefeitura municipal de Jucurutu, através da secretaria de Esporte, finalizou mais uma edição da Taça Cidade Jucurutu de Futsal.

Iniciada no dia 12 deste mês, a IV Taça Cidade Jucurutu de Futsal, reuniu um total de 16 times masculinos na categoria aberto. A grande final da competição foi disputada entre as equipes Água Amana e Sertão Jucurutu. No jogo, a rapaziada da Água Amana não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada de 7 a 1. O time campeão levantou troféu, ganhou medalhas e recebeu prêmio no valor de R$ 1.000,00, reais. Já o vice-campeão levou medalhas e premiação no valor de R$ 500,00, reais.

Para o secretário municipal de Esporte, Pablo Cassiano, a última competição promovida pela gestão do prefeito George Queiroz, mostra bem como foram às ações desenvolvidas no esporte de uma forma geral ao longo dos últimos quatro anos. “A gestão do prefeito George Queiroz iniciou e está sendo concluída com um legado na área do esporte. Foram 4 anos de muitos investimentos e conquistas. Conquistamos a Copa Garoto Bom de Bola do RN em 2015, realizamos várias competições de diversas modalidades, apoiamos e incentivamos outros vários eventos”, lembrou Pablo.

Pablo aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito George Queiroz pela oportunidade de atuar como secretário em sua gestão: “Quero agradecer publicamente ao prefeito e amigo pessoal, George Queiroz, pela confiança em nosso trabalho! Deixo a secretaria de Esporte de Jucurutu, com a certeza de que fizemos o melhor para servir à população amante do esporte, em todas as modalidades. Suamos, mas escrevemos uma história especial, que será lembrada sempre pelos desportistas, tudo partindo do apoio irrestrito da gestão George Queiroz”, concluiu o secretário. Fotos: Danilo Evaristo.

Equipe Sertão Jucurutu

 

 

23/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça determina que BB mantenha agências em funcionamento

A juíza de Direito Érika de Paiva Duarte Tinôco, da 8ª Vara Cível da comarca de Natal, deferiu pedidos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em ação civil pública ajuizada pela 24ª Promotoria de Justiça, determinando que o Banco do Brasil mantenha em funcionamento seis agências que pretendia fechar e se abstenha de reduzir outras sete agências a postos de atendimento no Estado, como parte de um conjunto de medidas para ampliar o atendimento digital, reduzir custos e aumentar eficiência operacional.

A magistrada deferiu tutela de urgência em ação ajuizada pela promotoria de defesa do Consumidor determinando que o Banco do Brasil mantenha em pleno funcionamento seis agências: da avenida Ayrton Senna; da Base Naval; do hospital universitário Onofre Lopes – HUOL; do shopping Midway Mall; do Norte Shopping (todas em Natal). Além da agência situada na base aérea, em Parnamirim.

Em sua decisão, a juíza também determinou ao Banco do Brasil que se abstenha de reduzir a postos de atendimento sete agências: a situada na sede do Tribunal Regional do Trabalho – TRT/RN, em Natal; a instalada na base da Petrobras, em Mossoró; e dos municípios de Afonso Bezerra, Florânia,  Governador Dix-Sept Rosado, Martins e Pedro Avelino.

A juíza Érika Tinôco determinou que o Banco do Brasil aponte quais serviços deixariam de ser prestados e quais continuariam sendo oferecidos; que apresente relatório detalhado com a motivação das mudanças, os impactos econômicos, adequações ao plano de negócios e à estratégia operacional da instituição; bem como as providências que estão sendo ou foram tomadas para evitar impacto negativo aos consumidores; e ainda apresentar o quantitativo de funcionários, atendimentos realizados em 2016, além do universo de clientes das agências a serem reestruturadas no Rio Grande do Norte.

O MPRN ajuizou a ação civil pública com o objetivo de que o Banco do Brasil demonstrasse que as medidas de fechamento de agências e transformação de outras em postos de atendimento bancários, previstas para o próximo mês de janeiro de 2017, não prejudicarão os consumidores, que deverão ter atendimento adequado, eficiente e de qualidade.

A manifestação da Associação de Moradores do Conjunto Iprevinat juntado aos autos pelo MPRN aponta que em face das mudanças previstas para a agência bancária do Banco do Brasil situada na avenida Ayrton Senna poderia prejudicar aproximadamente 60 mil usuários que terão que se deslocar mais de cinco quilômetros para serem atendidos em outra agência mais próxima.

A juíza se convenceu da legitimidade e interesse do MPRN de agir no problema através da promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, principalmente, devido a grande quantidade de pessoas eventualmente prejudicadas. “Isto porque o fechamento de agências bancárias do Banco do Brasil e a redução de algumas delas a postos de atendimento, implica em impacto social forte, sobretudo considerando a grande quantidade de pessoas atingidas, o que é confirmado”, traz trecho da decisão.

A magistrada fixou multa diária no valor de R$ 10 mil a ser revertida em favor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, em caso de descumprimento.

23/12/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Duas apostas dividem prêmio de R$ 40 milhões da Mega-Sena

UOL – Duas apostas acertaram os seis números do sorteio 1.888 da Mega-Sena, divulgado na noite de quinta-feira (22). Os vencedores, ambos de Campinas (SP), vão receber aproximadamente R$ 20 milhões cada um. Confira os números: 01 – 10 – 17 – 18 – 45 – 48.

A chance de acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades. Além do prêmio principal, 113 apostas acertaram a quina e ganharam R$ 25 mil. Outros 7.195 jogos acertaram ao menos quatro números sorteados e vão receber R$ 575.

O sorteio foi realizado por volta das 20h — horário de Brasília — dentro da “Mega Semana de Natal”. Em comemoração à data, a Caixa promove, esta semana, três sorteios em vez dos tradicionais dois, às quartas e aos sábados. Além do de hoje, houve um na última terça-feira (20). A programação especial será encerrada no próximo sábado (24), dia do último sorteio antes da “Mega da Virada”

A “Mega Semana de Natal” é a 11ª no ano em que são realizados três sorteios. Neste ano, já foram feitas semanas especiais em lembrança a Verão (janeiro), Carnaval (fevereiro), Mulher (março), Mães (maio), Namorados (junho), Férias (julho), Pais (agosto), Primavera (setembro), Sorte (outubro) e República (novembro).

22/12/2016
Por Danilo Evaristo em Caicó

Ida de Batata a Brasília agilizou liberação de R$ 800 mil para a saúde de Caicó

Ida de Batata a Brasília agilizou liberação de 800 mil reais para a saúde de Caicó

O município de Caicó recebeu nas últimas semanas importantes recursos para a área de saúde provenientes de emendas parlamentares e propostas aprovadas pelo Ministério da Saúde que estavam aguardando a transferência dos recursos federais para que fossem investidos em ações em prol da população caicoense.

Durante sua ida a Brasília o prefeito eleito Robson Araújo – Batata levou um relatório completo sobre a necessidade da liberação desses recursos e entregou pessoalmente ao ministro Ricardo Barros, que garantiu agilização nos tramites para liberação, o que já vem ocorrendo a cerca de duas semanas.

Os recursos que estão chegando ao município de Caicó e serão investidos a partir de janeiro 2017 na gestão do prefeito Batata, já somam R$ 800 mil, sendo que R$ 599.850,00 são destinados a aquisição de diversos equipamentos para Unidade de Pronto Atendimento e outros R$ 200.217,82 que tem como destino a aquisição de diversos equipamentos para unidades básicas de saúde, além de 2 veículos para transporte de equipes da saúde.

Via Blog do Eduardo Dantas

22/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Primeiro dia de verão tem chuvas em 24 municípios

Primeiro dia de verão tem chuvas em 24 municípios – Foto: Danilo Evaristo

Emparn  O primeiro dia de verão teve chuvas em 24 municípios do estado. As precipitações foram registradas pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) entre as 7h da quarta-feira (21) e as 7h desta quinta (22) e se concentraram nas regiões do Leste e do Agreste potiguar.

A maior precipitação foi em Natal, onde choveu 37,4 mm. Ainda na região Leste, choveu mais forte em Parnamirim (19,3 mm), Goianinha (18,8 mm) e São Gonçalo do Amarante (18,8 mm). Já no Agreste, as maiores chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (22,5 mm), Bom Jesus (18,7 mm) e São Pedro (17,4 mm).

Região Agreste
Ielmo Marinho: 22,5 mm
Bom Jesus: 18,7 mm
São Pedro: 17,4 mm
Bento Fernandes: 14,0 mm
Nova Cruz: 14,0 mm
Passa e Fica: 12,2 mm
Santa Maria: 12,0 mm
Boa Saúde: 10,5 mm
Santo Antônio: 8,5 mm
São Paulo do Potengi: 8,5 mm
Rui Barbosa: 6,1 mm
Tangará: 6,0 mm
Serrinha: 5,6 mm
João Câmara: 3,3 mm
São Bento do Trairi: 3,3 mm
Sítio Novo: 2,0 mm

Região Leste
Natal: 37,4 mm
Parnamirim: 19,3 mm
Goianinha: 18,8 mm
São Gonçalo do Amarante: 18,8 mm
Senador Georgino Avelino: 16,2 mm
Baía Formosa: 13,5 mm
Canguaretama: 11,1 mm
Taipu: 2,0 mm

Previsão

O verão, que começou na quarta, deve ter temperaturas e chuvas na média devido à ação do fenômeno La Niña, de acordo com a Gerência de Meteorologia da Emparn. Para o meteorologista Gilmar Bristot, ainda não é possível prever se as condições serão favoráveis às chuvas no Nordeste nos próximos meses.

Segundo Gilmar, as condições só devem ser propícias às chuvas na região entre fevereiro e maio de 2017, graças ao início do verão no hemisfério sul. O meteorologista explica que o Oceano Atlântico Sul deve ficar mais quente que o Atlântico Norte para que a Zona de Convergência Intertropical se posicione favoravelmente.

As chuvas começam já a partir de dezembro, com a pré-estação chuvosa. Segundo a Gerência de Meteorologia da Emparn, é difícil prever as variações do clima durante este período, que vai até fevereiro, quando começa a estação chuvosa.

Um vórtice ciclônico formado próximo ao litoral do Nordeste tem provocado chuvas no Piauí, Maranhão e Ceará, e, nos próximos dias, deve fazer chover em todas as regiões do RN, segundo observaram os meteorologistas da Emparn. A previsão é que as chuvas se concentrem no litoral e no Oeste potiguar, com precipitação de 30 mm a 50 mm.

22/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeito George Queiroz irá inaugurar mais de 10 novas obras no próximo dia 29 em Jucurutu

UBS do centro da cidade, construída próxima ao comércio de Chiquinho de Abel – Foto: Danilo Evaristo

Em entendimento com a vice-prefeita, Paula Lopes, com os secretários municipais e com os vereadores da base aliada, o prefeito George Queiroz, decidiu inaugurar as últimas obras de sua gestão na próxima quinta-feira (29/12). George Queiroz caminha para concluir sua gestão como prefeito de Jucurutu, entregando mais de 10 obras.

Entre as obras que serão entregues à população, estão reformas e ampliações de unidades básicas de saúde, conclusão do saneamento básico da zona urbana e pavimentações de ruas. “Estamos nesses próximos 09 dias, concluindo nossa gestão como prefeito de Jucurutu, mesmo assim, ainda temos mais de 10 obras importantes para entregar a população, e diante da dedicação dos secretários nos preparativos para a nossa tradicional festa natalina, que ocorrerá no próximo sábado (24) em praça pública, achamos conveniente realizar as inaugurações quinta-feira (29)”, justificou o prefeito.

Veja a lista de obras que serão inauguradas na próxima quinta-feira (29) em Jucurutu:

Academia Pública do bairro Novo Horizonte – UBS do centro da cidade – UBS da comunidade Aroeira – Inauguração do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro Freitas – Inauguração oficial do Ginásio Poliesportivo Francisco Eufrásio, localizado entre os bairros Abraão Lopes e Freitas – Pavimentação a paralelepípedo da Rua principal da Vila do Velame – Pavimentação a paralelepípedo da Rua em frente BR-226 (Próximo ao Portal do Vale) – Pavimentação a paralelepípedo da Rua em frente à praça do bairro Freitas – Pavimentação a paralelepípedo de Rua no bairro Alto da Bela Vista – Inauguração oficial de Galpões construídos e cedidos pela prefeitura para instalação de empresas têxteis, no bairro Novo Horizonte – Inauguração das obras de conclusão do saneamento básico – Inauguração das obras de revitalização da Praça Recanto da Saudade – Inauguração da reforma da Praça Vereador José Marcelino Fernandes – Inauguração da Praça da comunidade Santa Rita e da Praça Janúncio Afonso.

22/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governador do RN anuncia que pagamento do 13° será antecipado

Robinson Faria – Foto: Danilo Evaristo

G1 RN – O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria usou uma rede social nesta quinta-feira (12) para anunciar que o pagamento do 13° salário dos servidores que recebem entre R$ 3 e R$ 4 mil será antecipado. Antes previsto para ser pago no dia 28, agora será depositado nesta sexta-feira (23).

“Tenho uma excelente notícia para os mais de 15 mil servidores que ganham entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Vamos pagar o décimo terceiro salário de vocês amanhã, antecipando a previsão divulgada do depósito ser feito dia 28. Conseguir puxar o pagamento do 13º dessa faixa salarial para antes do Natal é resultado do empenho e do trabalho do nosso governo”, postou o governador em perfil no Instagram.

Segundo Robinson Faria, amanhã (23), já terão recebido integralmente o 13º salário cerca 85 mil servidores, representando quase 80% da folha.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros