O deputado jucurutuense Nelter Queiroz emitiu nesta terça-feira (22) uma nota de esclarecimento em sua página no Facebook, a respeito de uma publicação feita recentemente pela blogueira Emanuella Galvão na citada rede social.
Leia a nota de esclarecimento do parlamentar e entenda:
Sobre a publicação realizada pela blogueira Emanuella Galvão, na última quarta-feira (16), em sua página oficial do Facebook, sobre uma possível intervenção e posterior “carta branca” do “deputado” venho a público esclarecer que:
1) Ao longo de meus 34 anos de vida pública, sou reconhecido por minha retidão, cumprimento das leis e respeito institucional aos demais poderes constituídos e órgãos públicos, assim, nunca interferi na fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (Detran/RN) em nossa Jucurutu;
2) Sou defensor de qualquer tipo de fiscalização que traga benefícios ao nosso povo, desde que a mesma seja feita, a princípio, de forma educativa e sem nenhum tipo de abuso de autoridade. Assim, o uso de capacetes por parte dos condutores e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores é uma questão de saúde pública de extrema importância, pois evita acidentes fatais e sequelas irreversíveis;
3) Por fim, apoio irrestritamente a decisão do promotor de justiça de Jucurutu sobre o uso de capacetes por parte dos condutores e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Apesar de termos consciência de que o equipamento vem sendo utilizado por criminosos para esconderem suas identidades, o uso obrigatório desta proteção está claramente descrito nos artigos 54 e 55 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
É importante frisarmos não só à obrigatoriedade do uso do capacete como equipamento de proteção à vida, mas também à importância de que os proprietários mantenham seus veículos devidamente emplacados e com a documentação em dia, e que só os conduzam caso sejam portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), isso, para evitar possíveis e previsíveis transtornos previstos em lei.
A educação ambiental é uma das atividades mais importantes de conscientização contra o desperdício e degradação dos recursos naturais. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por meio da Gerência de Qualidade da Água e Meio Ambiente (GQM), cumpre essa função social por meio de campanhas educativas que visam informar à população sobre a melhor utilização da água, destacando as maneiras de se evitar seu desperdício.
O “Caern nas Escolas” é um dos programas educativos da companhia, que existe há pelo menos 15 anos. Estudantes do ensino fundamental de diversas escolas vêm à Caern para participar de uma palestra ministrada pela equipe de educação ambiental da GQM. Assuntos como utilização correta da água, destinação do esgoto e outros temas de saúde pública são colocados em pauta para os jovens, que também assistem a uma apresentação de mamulengos. A ideia é que eles possam ser agentes multiplicadores do conhecimento, transmitindo a informação para seus pais, amigos e outras pessoas do seu círculo social, visando a mudança do hábito.
Outra ação é o “Água é vida”, que realiza palestras de educação ambiental a professores, fazendo-os conhecer o sistema de esgoto e estimulando-os a desenvolver o tema na sala de aula para seus alunos. Roberta Medeiros Falcão, da GQM, diz que até agora o programa focou no interior do Estado, mas que vai realizá-lo em Natal também. O projeto já atingiu cerca de 1.000 professores desde que foi iniciado.
Mais dois programas contemplam a agenda da GQM: “Agentes do Saneamento” visa orientar agentes de saúde do Estado contra doenças causadas pela incorreta utilização da água e esgoto. E o “teatro de mamulengo” se apresenta em vários eventos organizados pela Caern, explicando ao público, em geral crianças, como tratar corretamente a água, em uma linguagem simples e lúdica.
A GQM visa também a elaboração de outros projetos sociais. Um deles é a “Gestão água”. “Ele pretende sensibilizar os colaboradores das indústrias da Grande Natal sobre a importância da água, mostrar a crise hídrica, e criar um novo olhar sobre a água, tanto no processo produtivo quanto no âmbito doméstico”, diz Roberta Medeiros, idealizadora do projeto. Para isso, Roberta vem buscando parcerias com a Casa da Indústria, que já se mostrou interessada e iniciou as conversas. Outras parcerias vêm sendo concretizadas, como a UFRN e Cosern, buscando ampliar o máximo as ações de educação ambiental de maneira a atingir o maior número de pessoas.
Com o intuito de governar o município com seriedade e compromisso, o prefeito eleito de Caicó, Batata Araújo (PSDB), viaja para Brasília nesta terça-feira(22) afim de conseguir a continuação de convênios com alguns ministérios, bem como garantir novos recursos para o município a partir de 2017.
“Alguns convênios da prefeitura com o governo federal se encerram no fim do ano, com isso nós teríamos dificuldades de continuar as obras início de nossa gestão a partir de 2017, porém, estivemos nos reunindo com representantes da caixa agilizando a renovação desses convênios, e agora vamos aos ministérios em busca da liberação de forma mais rápida desses recursos para Caicó, disse Batata.
O prefeito eleito tem agenda com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, onde pretende tratar de assuntos como a construção de casas populares e do recém lançado, Cartão Reforma, onde o cidadão Caicoense que se cadastrar poderá realizar reforma em sua casa através do valor depositado no cartão. Além disso o recapeamento asfáltico de Caicó também estará em pauta no encontro. Batata irá se encontrar ainda com outros ministros priorizando áreas como saúde, segurança, recursos hídricos, mobilidade urbana, infraestrutura, ações de turismo, entre outras.
Folha de S. Paulo –O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) vai negociar nesta terça-feira (22) com governadores um plano de recuperação dos Estados com a adoção de contrapartidas que garantam o fim em definitivo da crise fiscal.
Entre as medidas do cardápio que será analisado, estão a privatização de estatais, limite para o crescimento dos gastos de pessoal, autorização para captação de empréstimos no exterior e antecipação de receitas para os Estados (como a repatriação de recurso de brasileiros lá fora).
Também está prevista uma reunião dos governadores com o presidente Michel Temer para tentar fechar o plano de recuperação fiscal dos Estados. Este encontro dependerá da evolução das negociações com Meirelles.
Temer e seu ministro da Fazenda vão dizer aos governadores que qualquer ajuda não poderá comprometer o ajuste fiscal da União e que serão cobradas contrapartidas dos Estados em troca do socorro.
Segundo assessores presidenciais, não há espaço para ajuda caso os governadores não se comprometam com um cardápio de medidas fiscais que terão de adotar.
O presidente decidiu negociar o socorro aos Estados para evitar um crise grave neste final de ano, com cerca de 20 governadores sem recursos para pagar aos servidores o 13º salário.
PLACAR – Nesse começo do mês de novembro, a CBF anunciou a premiação dos clubes do Campeonato Brasileiro. Mas você sabe quanto seu clubes receberá por sua posição no torneio? A CBF distribuirá R$ 60 milhões entre os clubes que ficarem na primeira divisão, ou seja, os 16 primeiros.
O campeão, obviamente, é quem mais recebe. Serão R$ 17 milhões para o campeão, com R$ 10,7 milhões para o vice. O terceiro colocado recebe R$ 7,3 milhões, enquanto o quarto colocado recebe R$ 5,3 milhões. A premiação de 2017 é 67,6% maior do que a do Brasileiro de 2015, quando a CBF distribuiu R$ 35,8 milhões entre os 16 primeiros colocados.
Veja quanto recebe cada clube do Campeonato Brasileiro de 2016
G1 RN – O Banco do Brasil anunciou o fechamento de seis agências no Rio Grande do Norte e a mudança de sete agências que serão transformadas em postos de atendimentos. De acordo com o BB, as mudanças fazem parte de um “conjunto de medidas para ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional”.
Em todo o país 402 agências serão encerradas e 379 agências serão transformadas em postos de atendimento. Com a reorganização das unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas.
No Rio Grande do Norte serão fechadas as agências da Avenida Ayrton Senna, da Base Naval, do Huol, do Shopping Midway Mall, do Norte Shopping, todas em Natal, e da FAB, em Parnamirim.
Serão transformadas em postos de atendimento as agências de Afonso Bezerra, Florânia, Governador Diz-Sept Rosado, Martins, Mossoró (Petrobrás), Pedro Avelino e a agência do TRT em Natal. De acordo com a assessoria do BB, todos os clientes serão comunicados previamente das mudanças nas agências.
Pelo menos 358 agências serão transformadas em postos de atendimento – Foto: Divulgação
O Estado de S. Paulo – O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, disse nesta segunda-feira, 21, que a reestruturação do banco – com o fechamento de agências e plano de aposentadoria incentivada a funcionários – é essencial para que a instituição consiga alcançar 9,5% de capital principal em janeiro de 2019. O índice é uma exigência das novas regras de Basileia 3, acordo internacional que mede a relação entre o capital de um banco e o volume de empréstimos.
Atualmente, segundo Caffarelli, o nível de capital principal do banco é de 9,07%. “Essas medidas têm um papel significativo nesse movimento. Temos que melhorar nossa rentabilidade, cortar despesas e focar na constituição de um índice nos moldes requeridos sem contar com aportes do Tesouro”, afirmou.
Ele afirmou que, por uma questão prudencial, o banco quer se antecipar à data da exigência e pretende alcançar os 9,5% em julho do ano que vem. “Estamos trabalhando nesse processo do capital sem contar com efeitos extraordinários, como a venda de ativos”, afirmou.
Atualmente, a parte dos acionistas no patrimônio exigido é de 4,7%, mas, pelas regras de Basileia 3, esse piso ficará entre 7% e 9,5%. Esse adicional de capital próprio vai fazer com que o índice de Basileia – atualmente em 11% – chegue a 13% em 2019. Caffarelli disse que o índice de capital principal do banco vem aumentando ao longo dos últimos meses. Em setembro de 2015 era de 8,07%, em março deste ano aumentou para 8,26% e junho deste ano, 8,42%.
Do UOL – O Flamengo sofreu um empate em 2 a 2 do Coritiba no fim do confronto e está fora da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O resultado também afasta o Coritiba da zona de rebaixamento.
Restando somente duas partidas para o fim do Brasileirão, o Flamengo ficou com 67 pontos e está no terceiro posto da tabela de classificação. O líder Palmeiras tem 74, ou seja, sete pontos à frente do Rubro-Negro. A equipe comandada pelo técnico Carpegiani chegou aos 46 pontos e está na 14ª colocação do Brasileiro.
Na próxima e penúltima rodada da competição nacional, O Flamengo enfrenta o Santos em confronto direto pelas primeiras posições da tabela. A partida será no próximo domingo (27), às 17 horas (de Brasília). O Coritiba, por outro lado, recebe o Vitória na segunda-feira (28), às 20 horas (de Brasília), no estádio Couto Pereira.
De joelhos, jogadores do Palmeiras comemoram a vitória deste domingo (Foto: Marcos Ribolli)
Globoesporte.com – Se a situação do Palmeiras já era confortável antes da 36ª rodada do Brasileirão, os resultados de domingo deixaram o líder com uma das mãos e quase todos os dedos da outra na taça. A vitória sobre o Botafogo e o tropeços de Santos e Flamengo fizeram as chances de título do Verdão pularem para 98%.
Os 2% restantes estão com o Peixe, que precisa vencer seus dois últimos jogos e torcer para o rival não pontuar mais. Os cálculos são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia. Missão impossível para os santistas? Deixe sua opinião nos comentários.
Em casa, o Palmeiras venceu o Botafogo com gol de Dudu. O capitão do Verdão cabeceou para as redes apenas dois segundos depois de Ricardo Oliveira fazer o segundo gol do Santos sobre o Cruzeiro em Belo Horizonte. Para deixar a situação do líder ainda mais confortável, Manoel, também de cabeça e em posição irregular, empatou o jogo para a Raposa no fim. Os resultados deixaram o Verdão com 74 pontos e o Santos com 68.
O Flamengo teve uma grande chance de terminar a 36ª rodada na vice-liderança a cinco pontos do Palmeiras. O time chegou a abrir 2 a 0 sobre o Coritiba no Maracanã, mas cedeu o empate, ficou no 2 a 2 e não tem mais chances de título.
G1 RN – Um mototaxista foi morto a tiros na noite deste domingo (20) em uma praça de alimentação de Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, Lucas Batista de Oliveira, de 32 anos, foi surpreendido pelos disparos quando trabalhava em um trailer.
A Praça de Alimentação Doutor José Augusto é um dos pontos mais movimentados da cidade. Ninguém foi preso. Ainda de acordo com a polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ainda prestou socorro ao mototaxista, mas ele não resistiu aos ferimentos. A PM ainda fez buscas pelo criminoso, mas ninguém foi preso.